Conceitos básicos > Trabalhando com registros > Localizando registros > Sobre a pesquisa direcionada
Sobre a pesquisa direcionada
Você pode realizar dois tipos de pesquisa em Oracle CRM On Demand: pesquisa direcionada e pesquisa por palavra-chave. O administrador da empresa determina que tipo de pesquisa é usado por padrão para a empresa selecionando o tipo de pesquisa na página de perfil da empresa. A pesquisa direcionada é o tipo recomendado. Para obter informações sobre pesquisa por palavra-chave, consulte Sobre pesquisa por palavra-chave.
Você pode usar a pesquisa direcionada em vários locais de Oracle CRM On Demand, da seguinte forma:
- A seção Pesquisa da barra Ação. Dependendo do tipo de pesquisa selecionado pelo administrador para a empresa, é usada a pesquisa por palavra-chave ou a pesquisa segmentada na seção Pesquisa da barra Ação da empresa. Para obter mais informações sobre a procura de registros, consulte Procurando registros na barra Ação.
- Janelas de pesquisa. Dependendo do tipo de pesquisa selecionado pelo administrador para a empresa, é usada a pesquisa por palavra-chave ou a pesquisa segmentada nas janelas Pesquisa onde você procura registros a serem vinculados ao registro com o qual você está trabalhando. Para obter mais informações sobre a procura de registros, consulte Procurando registros em janelas de pesquisa.
- A página Pesquisa avançada em Oracle CRM On Demand. Na página Pesquisa avançada, o tipo de pesquisa depende das opções selecionadas da seguinte forma:
- Campos de filtro rápido em páginas de lista. Pesquisas que usam os campos Filtro rápido em páginas Lista serão sempre pesquisas direcionadas, mesmo se a pesquisa por palavra-chave for selecionada como o tipo de pesquisa padrão para a empresa.
Para pesquisas direcionadas, a função de usuário determina quais tipos de registro podem ser pesquisados e quais campos você pode pesquisar em cada tipo de registro da seguinte forma:
- Se o administrador da empresa não disponibilizar nenhum campo de pesquisa no layout de pesquisa atribuído à função de usuário para um tipo de registro, acontecerá o seguinte:
- Você não pode procurar registros desse tipo na seção Pesquisa da barra Ação.
- Você não pode especificar nenhum critério de pesquisa para uma pesquisa avançada desse tipo de registro. A execução de uma pesquisa avançada sem critérios de pesquisa retorna todos os registros desse tipo que a função de usuário e as configurações de acesso o permitem ver.
- Você não pode usar os campos de filtro rápido em janelas de pesquisa.
- Você não pode especificar nenhum critério de pesquisa para uma lista de registros desse tipo. Para obter mais informações sobre como criar e refinar listas, consulte Criando e refinando listas.
- Para qualquer tipo de registro, convém ver vários campos de pesquisa na seção Pesquisa da barra Ação e nos campos de filtro rápido em janelas de pesquisa, dependendo de quais campos o administrador da empresa disponibiliza no layout de pesquisa atribuído à função de usuário para o tipo de registro.
- Se o privilégio Todos os campos na pesquisa e nas listas estiver ativado para a função do usuário, você poderá pesquisar todos os campos disponibilizados pelo administrador da empresa no layout de pesquisa atribuído à função do usuário para o tipo de registro em qualquer um dos seguintes locais:
- Barra Ação
- Janelas de pesquisa
- Pesquisa avançada
OBSERVAÇÃO: recomendamos que os administradores da empresa não ativem o privilégio Todos os campos na Pesquisa e nas listas para a maioria das funções do usuário. Quando o privilégio não é ativado, os campos que sua empresa não usam não ficam visíveis nas páginas de pesquisa e da lista. Isso reduz a aglomeração e facilita a visualização dos campos para os usuários.
- Se o privilégio Todos os campos na pesquisa e nas listas não estiver ativado para a função de usuário, você só poderá pesquisar um campo na barra Ação, nas janelas de pesquisa ou na pesquisa avançada se o campo atender a ambos os seguintes critérios:
A pesquisa direcionada retorna registros nos quais os valores especificados por você nos campos de pesquisa correspondem aos valores nos registros do tipo que você selecionou. Ela exibe somente os registros nos quais uma correspondência é encontrada para cada valor informado, o que equivale a usar uma condição AND entre os campos de pesquisa. Se você deixar um campo de pesquisa em branco, esse campo não será considerado na pesquisa. No entanto, se uma caixa de seleção estiver presente na apresentação de pesquisa, o valor do campo da caixa de seleção será sempre incluído como parte dos critérios de pesquisa. Se você marcar a caixa de seleção, o Oracle CRM On Demand interpretará o valor da caixa de seleção como verdadeiro ou sim. Se você desmarcar a caixa de seleção, o Oracle CRM On Demand interpretará o valor da caixa de seleção como falso ou não.
O layout de pesquisa atribuído à função de usuário para um tipo de registro determina quais campos são exibidos como colunas na lista de registros retornados por uma pesquisa desse tipo de registro.
OBSERVAÇÃO: não é possível especificar um valor nulo em um campo em uma pesquisa a partir da barra de ação. Para especificar um valor nulo, você deve usar a Pesquisa avançada. Consulte Usando a pesquisa avançada para obter mais informações.
Sobre curingas na pesquisa direcionada
Por padrão, como cada valor de pesquisa informado em um campo de pesquisa direcionada recebe o acréscimo de um curinga ou de um asterisco (*), você não precisa acrescentar um curinga à string da pesquisa. Você pode usar um curinga como um prefixo dos valores de pesquisa ou colocá-lo entre os valores de pesquisa. Você não pode usar o curinga em listas de separação nas quais os valores são pré-determinados. Por exemplo, em uma pesquisa direcionada de registros de conta, a apresentação de pesquisa padrão permite informar strings de pesquisa para o campo Nome da conta e para o campo Localização. Os dois campos não diferenciam maiúsculas e minúsculas. Se você informar C no campo Nome da conta e Título no campo Localização, a expressão da pesquisa direcionada será interpretada da seguinte forma:
Mostrar todas as contas nas quais Nome da conta seja semelhante a C* e Localização seja semelhante a Título*
A pesquisa retorna todas as contas nas quais o nome da conta começa com a letra C (letra maiúscula e letra minúscula) e o valor no campo Localização começa com a palavra Head (qualquer combinação de letras maiúsculas e letras minúsculas).
OBSERVAÇÃO: O uso do curinga afeta o desempenho da pesquisa. Pesquisas nas quais um valor de pesquisa seja prefixado com um curinga são as mais lentas.
O uso de curingas é restrito quando você procura correspondências exatas conforme descrito na seção a seguir.
Sobre como procurar correspondências exatas
Se souber o valor exato em um campo no registro que você está pesquisando, você poderá procurar correspondências exatas colocando um sinal de igualdade (=) antes da string de pesquisa. Quando você coloca um sinal de igualdade antes da string de pesquisa, a pesquisa direcionada age da seguinte forma:
- Um curinga não é acrescentado ao fim da string de pesquisa.
Se o campo de pesquisa diferenciar maiúsculas de minúsculas, a pesquisa retornará correspondências exatas para a string de pesquisa. Se o campo de pesquisa não diferenciar maiúsculas de minúsculas, a pesquisa retornará correspondências incluindo todas as combinações de maiúsculas e minúsculas.
Por exemplo, se você informar =Acme como o valor de pesquisa no campo Nome da conta, a pesquisa retornará todos os registros de contas nos quais o nome da conta for Acme ou ACME ou outras combinações de maiúsculas e minúsculas porque Nome da conta é um campo que não diferencia maiúsculas e minúsculas. A pesquisa não retornará nenhum registro no qual o nome da conta contiver a palavra Acme juntamente com outros caracteres, por exemplo, Acme Inc, Acme Incorporated ou Acme SuperStore.
- Se você usar um curinga explicitamente na string de pesquisa, o curinga será tratado como texto.
Por exemplo, suponha que haja dois registros de conta com os nomes de conta: Acme* e Acme Super Store. Se você informar =Acme* no campo de pesquisa Nome da conta, a pesquisa retornará o registro no qual o nome da conta for Acme*. A pesquisa não retornará o registro no qual o nome da conta for Acme Super Store.
- Se o valor do campo em um registro começa com um sinal de igualdade, somente o segundo sinal de igualdade que você informa no campo de pesquisa é tratado como parte da string de pesquisa.
Por exemplo, suponha que haja dois registros de conta com os nomes de conta: =Acme Super Store e Acme Super Store. Se você informar ==Acme Super Store no campo Nome da conta, a pesquisa retornará o registro no qual o nome da conta for =Acme Super Store. A pesquisa não retornará o registro no qual o nome da conta for Acme Super Store.
As restrições a seguir aplicam-se ao uso do sinal de igualdade como um prefixo:
- O sinal de igualdade usado como prefixo não é suportado para campos de pesquisa do tipo de campo Telefone.
- Você não pode colocar prefixo em um valor em um campo de pesquisa da lista de separação com o sinal de igualdade.
|