Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Tópico anterior

Próximo tópico

Excluindo e restaurando registros

Quando você exclui um registro ou uma lista de registros, os registros são armazenados por 30 dias na área Itens Excluídos. Durante esse tempo, é possível restaurar os registros. No entanto, após 30 dias, os itens excluídos serão limpos permanentemente e não poderão ser recuperados.

OBSERVAÇÃO: para obter uma lista de tipos de registro que estão armazenados na área Itens Excluídos, consulte Oracle Web Services On Demand Guide, que está disponível na biblioteca da documentação do Oracle CRM On Demand em Oracle Technology Network.

Tipos de operações de exclusão

Quando você exclui um registro, as operações de exclusão que foram executadas no registro e seus registros relacionados serão determinados pelos tipos de registro e os relacionamentos entre os registros. Os tipos de operações de exclusão serão os seguintes:

  • Exclusão direta. Quando você excluir um registro, o próprio registro será excluído. Esta operação é chamada de exclusão direta.
  • Exclusão em cascata. Quando você exclui um registro, qualquer um dos registros filhos do registro que não sejam um tipo de registro nível superior, como observações e anexos, também serão excluídos. Esta operação é chamada de exclusão em cascata.

    As seguintes exceções são aplicadas:

    • Uma exclusão em cascata não será executada em registros de trilha de auditoria quando o seu registro pai for excluído.
    • Uma exclusão em cascata não será executada em um registro de endereço filho se ele for um endereço compartilhado.
  • Exclusão profunda. Em alguns casos, quando você exclui um registro, alguns dos registros filhos do registro que sejam um tipo de registro nível superior também serão excluídos. Esta operação é chamada de exclusão profunda.

    Quando uma exclusão profunda for executada em um registro filho, acontecerá o seguinte:

    • Uma exclusão em cascata será executada em qualquer um dos registros filhos do registro que não sejam um tipo de registro de nível superior, exceção feita aos registros de trilha de auditoria e registros de endereço filhos que sejam endereços compartilhados.
    • Uma exclusão profunda será executada em alguns dos registros filhos do registro que sejam um tipo de registro de nível superior, dependendo dos tipos de registro envolvidos.

      A tabela a seguir mostra os tipos de registro nos quais uma exclusão profunda será executada quando um registro pai for excluído. Além dos tipos de registro listados nesta tabela, todos os outros registros filhos de registro de nível superior não serão afetados quando seus registros pais forem excluídos.

      Tipo de registro pai

      Tipos de registro nos quais é executada uma exclusão profunda

      Conta

      • Ativo
      • Lead
      • Oportunidade
      • Veículo

      Contato

      Lead

      Concessionária

      Veículo

      Oportunidade

      Lead

      Parceiro

      • Lead
      • Oportunidade

Por exemplo, presumir que você tem uma conta com registros de observações filhos, um registro de objeto 04 personalizado filho e um registro de oportunidade filho. O registro de oportunidade filho tem registros de observações filhos, um registro de objeto 05 personalizado filho e um registro lead filho. Se você excluir o registro de conta, acontecerá o seguinte:

  • Uma exclusão direta é executada no registro de conta.
  • Uma exclusão em cascata é executada nos registros de observação filhos da conta.
  • O registro de objeto personalizado 04 filho da conta não será afetado porque o tipo de registro Objeto personalizado 04 é do tipo de registro de nível superior e não está listado na tabela de tipos do registro em que uma exclusão profunda é executada.
  • Uma exclusão profunda é executada no registro de oportunidade filho da conta.

Quando uma exclusão profunda for executada na oportunidade filha da conta, os registros filhos da oportunidade serão tratados da seguinte forma:

  • Uma exclusão em cascata é executada nos registros de observação filhos da oportunidade.
  • O registro de objeto personalizado 05 filho da oportunidade não será afetado porque o tipo de registro Objeto personalizado 05 é do tipo de registro de nível superior e não estará listado na tabela de tipos do registro em que uma exclusão profunda for executada.
  • Uma exclusão profunda é executada no registro de lead filho da oportunidade.

Excluindo associações de registro

Quando você exclui um registro filho vinculado a outro registro (pai), o Oracle CRM On Demand não excluirá as informações que associam os registros entre si. As informações de associação serão mantidas para que, se um registro excluído for restaurado posteriormente, as associações entre o registro recuperado e quaisquer registros com os quais foram vinculados anteriormente também possam ser recuperados. No entanto, devido às informações da associação para o registro filho excluído serem mantidas no registro pai, o serviço Web chamará a consulta que o registro pai retornará as informações da associação.

Portanto, se você desejar excluir um registro e também as informações que associam o registro a outro registro, é recomendado que primeiro exclua a associação entre os registros desvinculando-os. Por exemplo, se você tiver um registro de conta vinculado ao registro do objeto 01 personalizado e se desejar excluir a conta e a associação entre a conta e o registro do objeto 01 personalizado, deverá desvincular o registro de conta do registro do objeto 01 personalizado antes de excluir a conta. No entanto, se você recuperar posteriormente o registro de conta, o relacionamento entre o registro da conta e o registro do objeto 01 personalizado não será recuperado.

Informações adicionais sobre excluir registros

A tabela a seguir fornece mais informações adicionais sobre a exclusão de registros.

Se excluir este item

Esteja ciente de que

Conta

Você não pode excluir uma conta se ela estiver vinculada a uma Oportunidade com um Estágio de vendas de fechado/ganho.

Atividade

Se você quiser excluir uma atividade de comunicação, os privilégios Gerenciar Empresa e Exclusão e Recuperação em Lote deverão estar ativados para sua função.

OBSERVAÇÃO: Os usuários que tiverem o privilégio Excluir qualquer atividade na função poderão excluir atividades que não sejam deles ou atividades que sejam marcadas como privadas. Normalmente, o privilégio Excluir qualquer atividade é concedido apenas a administradores de empresa.

Endereço

Se restaurar um endereço excluído, você deverá atualizar as configurações Cobrança e Envio porque quando Oracle CRM On Demand restaura o registro de endereço, ele não restaura os valores originais das configurações de endereço. Você deve reajustar esses valores para evitar a criação de dados errôneos.

Para obter mais informações sobre como excluir endereços compartilhados, consulte Excluindo endereços compartilhados.

Divisão

Para obter informações sobre o que acontece quando as divisões são excluídas, consulte Sobre a mesclagem e a exclusão de divisões.

Grupo

Quando você exclui um grupo, o sistema remove a referência ao grupo dos registros do grupo e a propriedade do registro é revertida para o funcionário no campo Proprietário. Se esse processo envolver um grande número de registros, pode ser que ele demore para ser concluído. Durante esse tempo, o sistema não permite que os membros do grupo criem registros.

Oportunidade

Não é possível excluir uma oportunidade quando o campo Estágio de vendas está definido como Fechado porque essas informações são usadas pelo relatório histórico.

Produto

Não é possível excluir um produto. Para remover um produto da lista de produtos disponíveis que podem ser vinculados às oportunidades ou às contas como ativos, os administradores da empresa poderão desmarcar a caixa de seleção Pedido possível na página Edição de produto.

Categoria do produto

Um usuário cuja função inclui o privilégio Gerenciar conteúdo pode excluir categorias do produto. Quando uma categoria for excluída, a associação entre o produto e a categoria será desfeita, mas os produtos serão mantidos.

Função

Um usuário cuja função inclui o privilégio Gerenciar usuários e acesso pode excluir funções.

Em vez de ficarem armazenadas por 30 dias, as funções excluídas são imediatamente limpas do sistema e não podem ser restauradas.

Antes de excluir uma função, todos os usuários atribuídos a essa função devem ser atribuídos a uma função diferente. Caso contrário, o aplicativo não permitirá a exclusão da função.

Solução

Quando você exclui uma solução, os registros de histórico da solução também serão excluídos. Se você acredita que uma solução não tem mais utilidade, mas que foi em algum momento vinculada a uma solicitação de serviço, altere o status para Obsoleto, em vez de excluí-la. Dessa forma, sua empresa pode impedir que a solução ainda seja usada pelos representantes do serviço ao cliente, mas ela será salva para fins históricos. Para determinar se a solução foi usada, vá para a página Detalhes da solução e verifique a seção Solicitações de serviço dos registros vinculados.

Território

Um usuário cuja função inclui o privilégio Gerenciar territórios pode excluir territórios. Os territórios podem ser excluídos estando ou não associados a outros territórios, contas, oportunidades, etc.

A página Detalhes do território mostra ao administrador da empresa se o território tem uma filial ou não. O administrador da empresa poderá pesquisar por contas, oportunidades etc, utilizando o campo Território nos critérios de pesquisa para descobrir se o território a ser excluído está associado a quaisquer registros.

OBSERVAÇÃO: para obter mais informações sobre os registros vinculados, consulte Convertendo leads em contas, contatos, registros de negócios ou oportunidades.

Itens excluídos

Quando você clica no link global Itens excluídos, a página Todos os itens excluídos é exibida com todos os itens que você excluiu. Se sua função de usuário incluir o privilégio Recuperar todos os registros, você verá todos os itens excluídos da sua empresa.

O registro pai aparece na lista de itens excluídos, mas os registros vinculados não. O único momento em que um registro vinculado aparece como um registro separado é quando você exclui o registro vinculado antes de excluir o registro pai.

Por exemplo, se você excluir uma conta com três observações vinculadas, os registros de observação não aparecerão na lista de itens excluídos. No entanto, se você tiver excluído uma dessas observações vinculadas antes de excluir a conta em si, essa observação aparecerá na lista de itens excluídos como um registro separado.

Quando você restaura um registro, todos os registros vinculados a esse registro no momento em que ele é excluído também são restaurados com seus relacionamentos intactos. Sempre restaure o registro pai primeiro; se você tentar restaurar um registro da filial primeiro, o sistema exibirá uma mensagem de erro.

É possível usar a lista na página Todos os itens excluídos para ajudar você a localizar registros excluídos. Quando você seleciona um tipo de registro na lista, os registros que são exibidos incluem todas os anexos e observações excluídos dos registros desse tipo, bem como todos os registros excluídos desse tipo. No entanto, a regra para registros vinculados ainda é aplicada. Os anexos e observações que foram excluídos com o registro pai não são mostrados na lista. Por exemplo, se você selecionar Todas as contas na lista, todos os anexos e observações da conta que foram excluídos separadamente do seu registro pai serão exibidos, bem como todos os registros de conta excluídos.

OBSERVAÇÃO: as empresas são limitadas à quantidade de dados que podem armazenar. Os registros armazenados em Itens excluídos não contam no limite total de armazenamento de disco de uma empresa.

IDs da linha para itens excluídos

Quando você exclui um registro, é fornecido ao item excluído um ID da linha diferente do registro original. No entanto, quando você recupera o registro, o ID da linha original do registro é recuperado. Se você seleciona a opção para exportar todos os campos durante a exportação da lista de itens excluídos, os dados exportados para cada item excluído incluirão o ID da linha que foi atribuído ao item excluído e o ID da linha original do registro. Para obter mais informações sobre a exportação das listas de registros, consulte Exportando registros nas listas.

Tópico relacionado

Consulte o tópico a seguir para obter instruções sobre como excluir e restaurar registros:


Publicado em Setembro de 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.