Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Tópico anterior

Próximo tópico

Criando ações de workflow: criar tarefa

Quando as condições na regra de workflow são atendidas, uma ação Criar tarefa cria automaticamente uma tarefa.

OBSERVAÇÃO: é possível criar várias ações para uma regra de workflow; até 25 ações para cada regra.

Sobre como configurar regras de fluxo de trabalho para criar tarefas de acompanhamento para atividades

A ação Criar tarefa está disponível para o tipo de registro de atividade para que seja possível configurar regras de fluxo de trabalho e criar tarefas de acompanhamento quando novos registros de atividade forem salvos ou registros de atividade existentes forem atualizados, excluídos ou restaurados. As tarefas de acompanhamento criadas para registros de atividade não acionam nenhuma regra de workflow subsequente com base no tipo de registro de atividade. Para obter mais informações, consulte Exemplo de como configurar regras de fluxo de trabalho a fim de criar tarefas de acompanhamento para atividades.

Tarefas vinculadas a registros pais

Se uma regra de workflow se basear em um tipo de registro compatível com tarefas filhos, quando a ação Criar tarefa na regra criar uma tarefa, o registro que acionou a regra de workflow se tornará o registro pai para o novo registro de tarefa filho. Além disso, as atividades criadas pelas ações de regra de workflow são vinculadas automaticamente a outros registros pais da seguinte forma:

  • Quando uma ação Criar tarefa cria uma atividade para um registro de oportunidade, a ação de workflow vincula automaticamente a atividade à conta pai da oportunidade, bem como ao próprio registro da oportunidade.
  • Quando uma ação Criar tarefa cria uma atividade para um registro de solicitação de serviço, a ação de workflow vincula automaticamente a atividade à conta pai e o contato à solicitação de serviço, bem como ao próprio registro da solicitação de serviço.

Se uma regra de workflow se basear em um tipo de registro não for compatível com tarefas filhos, quando a ação Criar tarefa na regra criar uma tarefa, a tarefa não será vinculada a um registro pai.

O procedimento a seguir descreve como criar uma ação Criar tarefa.

OBSERVAÇÃO: Para uma ação Criar tarefa ser bem-sucedida, o usuário cujas ações acionam a regra de workflow deve ter os direitos de acesso apropriados para criar uma tarefa. Para obter informações sobre o que acontece quando uma ação do workflow falha, consulte Sobre Falhas de Regras e Ações do Workflow.

Antes de começar. Para realizar o procedimento a seguir, você precisa ter o privilégio Gerenciar regras de dados - Gerenciar regras de fluxo de trabalho em sua função de usuário. Para obter informações sobre como adicionar privilégios às funções, consulte Adicionando funções.

Para criar uma ação Criar tarefa

  1. Navegue até a regra na qual você deseja criar a ação:
    1. No canto superior direito de qualquer página, clique no link global Administração.
    2. Na seção Gerenciamento de processo de negócios, clique em Configuração do workflow.
    3. Na página da Lista de regras de workflow, localize a regra na qual deseja criar a ação.

      Para obter informações sobre a pesquisa de regras de workflow na página da lista, consulte Filtrando listas.

  2. Clique no link Nome do workflow da regra.
  3. Na barra de título Ações da página de Detalhes de regra de workflow, clique em Menu e selecione Criar tarefa.

    OBSERVAÇÃO: o evento de acionamento na regra de workflow determina que tipos de ações podem ser criados na regra.

    DICA: é possível criar uma cópia de uma ação existente da regra de workflow clicando no link Copiar da ação.

  4. Na página de Edição de ação do workflow, digite um nome para a ação.
  5. Se desejar ativar a ação, marque a caixa de seleção Ativa.
  6. Preencha os campos descritos na tabela a seguir e salve a ação.

    OBSERVAÇÃO: se você selecionar a opção Usuário relativo no registro do campo Proprietário da tarefa, e o proprietário do registro não for um usuário inativo, a tarefa não será criada.

    Campo

    Descrição

    Proprietário

    Selecione o tipo de proprietário para a tarefa (Usuário relativo no registro ou Usuário específico) e selecione o proprietário:

    • Se for selecionado Usuário relativo no registro, selecione o usuário da lista.

      Se for selecionada uma função da equipe como proprietário, a regra de workflow cria uma tarefa para todos os usuários que tenham a função da equipe atribuída.

      OBSERVAÇÃO: para os tipos de registro Conta, Contato, Lead, Oportunidade e Solicitação de serviço, quaisquer funções de equipe personalizadas adicionadas ao tipo de registro ficarão disponíveis para seleção na lista de proprietários do Usuário relativo no registro. Para obter mais informações sobre tipos de registros personalizados, consulte a Página de personalização do aplicativo de tipo de registro. Para obter informações sobre quais usuários podem ser selecionados no campo Proprietário quando a ação de workflow é para o tipo de registro Usuário, consulte Considerações ao Criar Regras de Workflow para o Tipo de Registro Usuário.

    • Se selecionar Usuário específico, clique no ícone de Pesquisa e selecione o proprietário da tarefa.

      OBSERVAÇÃO: Para obter informações sobre como os modos de propriedade de registro afetam a propriedade de tarefas geradas automaticamente, consulte Modos de propriedade de registro e tarefas geradas automaticamente.

    Tipo

    Selecione o tipo de atividade da lista suspensa.

    Subtipo da Atividade

    Selecione o subtipo de atividade n lista suspensa.

    Data de vencimento

    Informe uma expressão que seja avaliada na data de vencimento da tarefa. É possível usar o Expression Builder para criar a expressão. Clique no ícone fx ao lado do campo para abrir a janela do Expression Builder. A expressão pode conter, no máximo, 1.024 caracteres.

    OBSERVAÇÃO: para que a ação do workflow funcione corretamente, o campo Data de vencimento deve conter uma expressão avaliada como uma data válida. Não informe mais nada, como uma data ou um inteiro, no campo Data de vencimento.

    Se a expressão informada for avaliada em uma data anterior ou igual à data atual, a data de vencimento será a data atual por padrão.

    Não há limite de tempo futuro para o qual a data calculada pode ser definida. Porém, a expressão deverá ser avaliada em uma data válida. Se a expressão for avaliada em uma data inválida ou em outro tipo de dados, como string, inteiro ou Booliano, ocorrerá um erro, e a atividade não será criada.

    É possível usar o botão Verificar sintaxe no Expression Builder para testar a sintaxe da expressão. Porém, o Expression Builder não verifica se a expressão é avaliada em uma data válida.

    Para obter informações sobre como usar o Oracle On Demand Expression Builder, consulte Expression Builder.

    Prioridade

    Selecione a prioridade da atividade da lista suspensa.

    Status

    Selecione o status da atividade da lista suspensa.

    Moeda da tarefa

    Selecione uma moeda.

    Privado

    Marque a caixa de seleção se desejar que a tarefa fique visível apenas para o proprietário da tarefa.

    Assunto

    Informe a linha de assunto para a tarefa.

    É possível incorporar funções e nomes de campo ao texto. Três sinais de porcentagem (%%%) antes e depois de uma função ou nome do campo incorporado indicam que deve ser convertido para string.

    Por exemplo, o texto pode incluir o seguinte:

    Chamada %%%[<ContactLastName>]%%%

    Se você digitar o nome do campo ou uma função diretamente no campo, digite três sinais de porcentagem antes e depois. Se usar o Expression Builder para incorporar uma função ou nome do campo, esses sinais são adicionados automaticamente. Se usar o Expression Builder para incorporar uma expressão complexa, talvez os sinais não sejam adicionados nos locais corretos. Nesse caso, verifique se os sinais de porcentagem foram colocados antes e depois da expressão inteira, para que a expressão seja avaliada corretamente.

    Por exemplo, %%%Hoje() + 30%%% soma 30 dias à data atual, mas %%%Hoje() %%%+ 30 encadeia 30 à representação de string da data atual.

    Para usar o Expression Builder para incorporar nomes de campo e funções no campo, clique no ícone fx ao lado do campo.

    Se estiver digitando apenas texto estático, não será preciso usar o Expression Builder.

    Este campo pode conter no máximo 1024 caracteres, incluindo os sinais de porcentagem antes e depois das expressões.

    Descrição

    Informe a descrição da tarefa.

    É possível incorporar funções e nomes de campos ao texto, como descrito no campo Assunto.

    Este campo pode conter no máximo 1024 caracteres, incluindo os sinais de porcentagem antes e depois das expressões.

OBSERVAÇÃO: os nomes de campos independentes de idioma e a sintaxe de nome de campo usada em qualquer expressão de exemplo neste tópico são os nomes de campo e a sintaxe do nome de campo que foram usados no Expression Builder nas versões anteriores à Versão 29 do Service Pack 1. Esses exemplos ainda são válidos. No entanto, se você selecionar os campos correspondentes de uma expressão na lista de Campos no Expression Builder na Versão 29 do Service Pack 1 ou posterior, os nome de campos e a sintaxe dos nomes de campos serão diferentes daquelas mostradas nos exemplos. É recomendado que você sempre selecione os campos das suas expressões na lista de Campos no Expression Builder para que os nomes de campos e a sintaxe dos nomes de campos estejam sempre corretas. Para obter mais informações sobre os nomes de campos e a sintaxe nos nomes de campos nas expressões, consulte Sobre expressões.

Para obter os procedimentos passo-a-passo para criar outros tipos de ações de workflow, consulte os tópicos a seguir:

Tópicos relacionados

Consulte os seguintes tópicos para obter informações relacionadas a workflow:


Publicado em Setembro de 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.