Administrando o Oracle CRM On Demand > Personalização de aplicativo > Fazendo upload de extensões do cliente
Fazendo upload de extensões do cliente
Extensões do cliente são arquivos que você pode fazer o upload no Oracle CRM On Demand em vez de hospedá-los em outros servidores. Quando você faz o upload de uma extensão do cliente, o Oracle CRM On Demand gera um URL exclusivo usado para referenciar a extensão. Uma extensão do cliente pode chamar uma segunda extensão do cliente usando o URL exclusivo da segunda extensão do cliente. Você pode usar um URL para implantar uma extensão do cliente nas guias personalizadas da Web, nos applets personalizados da Web, nos applets globais da Web e nas adições personalizadas de cabeçalho HTML.
É possível fazer o upload de arquivos HTML, JPG, GIF, SWF, JavaScript e CSS na página de lista de extensões do cliente do Oracle CRM On Demand para criar uma extensão do cliente. O tamanho máximo do arquivo é de 20 megabytes (MB). Porém, tamanhos de arquivo menores proporcionam melhor desempenho quando o navegador faz o download desses arquivos no Oracle CRM On Demand.
OBSERVAÇÃO: o Atendimento ao cliente do Oracle CRM On Demand não tem acesso a nenhum componente das extensões do cliente. Esses componentes incluem os arquivos carregados ou o conteúdo presente nesses arquivos, imagens ou locais de referência para as extensões do cliente, inclusive guias personalizadas da Web, applets personalizados da Web, applets globais da Web e adições personalizada de cabeçalho HTML. Por isso, você é responsável por manter e suportar essas extensões.
Antes de começar. Para executar este procedimento, sua função deve incluir o privilégio Fazer upload das extensões do cliente e Gerenciar a tag do cabeçalho HTML personalizado. Para obter mais informações sobre como adicionar privilégios, consulte Sobre privilégios em funções.
Para fazer upload de uma extensão do cliente
- No canto superior direito de qualquer página, clique no link global Administração.
- Na seção Personalização do aplicativo, clique em Personalização do aplicativo.
- Na seção Configuração da aplicação, clique em Extensões do cliente.
A página da lista de extensões do cliente exibe as extensões do cliente carregadas anteriormente. Também é possível excluir as extensões do cliente carregadas anteriormente nessa página.
OBSERVAÇÃO: Se você excluir uma extensão do cliente configurada para uma guia da Web personalizada, um applet, um applet global da Web ou uma adição de cabeçalho HTML personalizado, esses applets deixarão de funcionar corretamente porque a extensão do cliente foi removida. O Oracle CRM On Demand não indicará se uma determinada extensão do cliente está em uso.
- Clique em Novo.
- Clique no ícone do clipe para localizar o conteúdo que você deseja fazer upload como uma extensão do cliente.
Este campo é obrigatório.
- Informe os seguintes detalhes:
- Tipo de MIME. Isso indica o tipo de mídia de Internet. Este tipo permite que o navegador exiba os tipos de mídia corretamente. Informe os detalhes completos dos tipos de MIME. Informe, por exemplo, um dos seguintes itens, dependendo do seu tipo de arquivo:
- text/html
- image/jpeg
- image/gif
- application/x-shockwave-flash
- text/css
- Arquivo: tamanho (em bytes). O tamanho do arquivo carregado. O Oracle CRM On Demand preenche este campo.
- Arquivo: extensões. A extensão de arquivo do arquivo carregado. O Oracle CRM On Demand preenche este campo.
- Nome. O nome da extensão do cliente. Este campo é obrigatório.
- Nome da URL. Este valor é usado para fornecer um nome significativo ao URL que aponta para as extensões do cliente. Os seguintes caracteres são aceitos no nome do URL: A-Z, a-z, 0-9, sublinhado (_) e ponto final (.). Não são permitidos dois pontos (..), e um ponto final (.) não deve ser o último caractere na string. Os exemplos de nomes de URL são: Logo_Image e Map376. É recomendável manter este campo o menor possível. Este campo só mudará quando um usuário editá-lo. Por isso, se você substituir o arquivo carregado ou alterar o nome da extensão do cliente, o valor do campo Nome do URL permanecerá inalterado. Assim, é possível atualizar, manter e implantar várias versões da extensão do cliente sem precisar reconfigurar as guias personalizadas da Web, os applets personalizados da Web, as guias globais da Web ou as adições de cabeçalho HTML personalizado. A edição deste campo altera os campos URL relativo e URL completo. Este campo é obrigatório.
- URL relativa. O Oracle CRM On Demand preenche este campo. Este valor é a URL relativa que navega para a extensão do lado do cliente de dentro do Oracle CRM On Demand. Se esse valor de campo for alterado e a extensão do cliente for implantada, você deverá atualizar as guias personalizadas da Web, os applets personalizados da Web, as guias globais da Web ou as adições de cabeçalho HTM personalizado que fazem referência a essa extensão do cliente para usar o URL recém-gerado. Este valor de campo só é alterado se o campo Nome da URL for atualizado.
- URL completa. O Oracle CRM On Demand preenche este campo. Esse valor é a URL completa que aponta para a URL no aplicativo Oracle CRM On Demand. Se esse valor de campo for alterado e a extensão do cliente for implantada, você deverá atualizar as guias personalizadas da Web, os applets personalizados da Web, as guias globais da Web ou as adições de cabeçalho HTM personalizado que fazem referência a essa extensão do cliente para usar o URL recém-gerado. Este valor de campo só é alterado se o campo Nome da URL for atualizado.
- Clique em Salvar.
OBSERVAÇÃO: É possível fazer upload de uma extensão do cliente, mas ele não estará ativo até você configurá-la em uma guia Web personalizada, um applet personalizado da Web, uma guia global da Web ou uma adição de cabeçalho HTML personalizado .
Após o upload da extensão do cliente, o Oracle CRM On Demand gera os campos URL relativo e URL completo. Você usa esses valores para associar uma guia personalizada da Web, um applet personalizado da Web, uma guia global da Web ou uma adição de cabeçalho HTML personalizado à extensão do cliente. Você configura esses locais da mesma forma como configura qualquer extensão hospedada nos servidores.
Para obter informações sobre como incluir adições de cabeçalho HTML personalizado, consulte Gerenciando adições de cabeçalho HTML personalizado.
Para editar uma extensão do cliente existente
- No canto superior direito de qualquer página, clique no link global Administração.
- Na seção Personalização do aplicativo, clique em Personalização do aplicativo.
- Na seção Configuração da aplicação, clique em Extensões do cliente.
- Na página da lista de extensões do cliente, encontre a extensão do cliente que você deseja editar.
- Execute um destes procedimentos:
- Clique no campo Nome. Esta etapa abre a página de detalhes Lado do cliente na qual é possível editar a extensão do cliente.
- Clique em Editar.
- Clique em Salvar.
- Se você tiver substituído o arquivo da extensão do cliente, faça o seguinte:
- Desconecte-se do Oracle CRM On Demand.
- Limpe o cache do navegador.
- Conecte-se novamente para fazer o download da nova extensão do cliente de forma que ela possa ser baixada na página que implanta a extensão do cliente. Se você não se desconectar do e reconectar ao Oracle CRM On Demand, a nova extensão do cliente será baixada 30 dias depois do primeiro download.
Diretrizes para editar extensões do cliente
Considere as seguintes diretrizes:
- Mantenha o número de referências a extensões do cliente em uma página no mínimo para reduzir o impacto negativo sobre o desempenho.
- Mantenha o tamanho das extensões do cliente o menor possível. Por exemplo, evite usar arquivos de imagem ou SWF grandes. Quanto menor for o arquivo baixado como parte da extensão do cliente, mais rapidamente a página será carregada, em comparação com grandes arquivos.
- Mantenha todas as extensões do cliente no menor número de arquivos possível para reduzir o impacto negativo sobre o desempenho.
- Permita que o navegador armazene as extensões do cliente em cache. Se você permitir que o navegador armazene as extensões do cliente em cache, o conteúdo não precisará ser baixado nos servidores do Oracle CRM On Demand sempre que um usuário carregar a página. Se a extensão do cliente for alterada, você deverá limpar o cache de forma que o Oracle CRM On Demand carregue a página que contenha a extensão. Por padrão, as extensões do cliente são armazenadas em cache por 30 dias.
- Mantenha as extensões do cliente e os ativos no mínimo para melhorar o desempenho da barra Ação. Durante a configuração de uma extensão do cliente contida em um applet na barra Ação, a barra Ação é carregada sempre que a página é atualizada.
- Siga todas as diretrizes de serviços Web ao usar as extensões do cliente para chamar os serviços Web. Para obter mais informações, consulte Oracle Web Services On Demand Guide.
|