Administrando o Oracle CRM On Demand > Gerenciamento do processo de negócio > Regras de dados e atribuição > Sobre regras de atribuição
Sobre regras de atribuição
Antes de começar. Para configurar as regras de atribuição, sua função deve incluir o privilégio Regras de dados e atribuição.
As regras de atribuição permitem que você atribua automaticamente um lead, uma oportunidade, uma solicitação de serviço ou uma conta à pessoa, à equipe e o território apropriados, com base nas regras (chamadas grupos de regras) que você configurar.
Se a sua empresa tiver selecionado a opção de atribuição do grupo, todos os membros do grupo compartilharão os registros que você atribuir a um membro do grupo. Para obter mais informações, consulte Gerenciamento de grupo.
Dependendo da estrutura e dos processos de negócio da sua empresa, regras de atribuição podem ser simples. Por exemplo:
- Leads de vendas para cada região geográfica são atribuídos ao gerente de vendas regional.
- Novas solicitações de serviço são atribuídas ao gerente de serviços técnicos.
Ou as regras podem ser mais complexas. Por exemplo:
- A maioria dos leads é atribuída de acordo com a experiência com o produto e a localização geográfica, mas alguns são atribuídos a um gerente de telemarketing.
- A maioria das solicitações de serviço é atribuída por área problemática, mas todas as solicitações que envolvam um produto específico são direcionadas a uma pessoa.
A tabela a seguir descreve como você pode atribuir tipos de registro:
Este tipo de registro
|
Possui estas opções de atribuição
|
Contas
|
Você pode atribuir os registros a um funcionário ou território. Além disso, é possível especificar equipes que compartilhem a propriedade das contas recém-atribuídas.
|
Leads
|
Você pode atribuir os registros a um funcionário.
|
Oportunidades
|
Você pode atribuir os registros a um funcionário ou a um território. Além disso, é possível especificar equipes que compartilhem a propriedade das oportunidades recém-atribuídas.
|
Solicitações de serviço
|
Você pode atribuir os registros a um funcionário.
|
As regras de atribuição no grupo de regras ativo são avaliadas quando acontece o seguinte em relação a um tipo de registro:
- Para leads: a caixa de seleção Reatribuir proprietário está selecionada e a alteração será salva.
- Para solicitações de serviço:
- A solicitação de serviço é criada sem um proprietário ou o proprietário é excluído do registro (ou seja, o campo Proprietário fica em branco).
- A caixa de seleção Reatribuir proprietário está selecionada e a alteração será salva.
- Para contas: a caixa de seleção Reatribuir proprietário está selecionada e a alteração será salva.
- Para oportunidades: a caixa de seleção Reatribuir proprietário está selecionada e a alteração será salva.
OBSERVAÇÃO: O gerente de atribuições tentará reatribuir um registro imediatamente depois que a caixa de seleção Reatribuir proprietário for selecionada no registro e o registro for salvo. No entanto, quando o registro de lead estiver sendo convertido em uma conta ou oportunidade, qualquer tentativa de reatribuição da conta ou oportunidade falhará porque o gerente de atribuições não poderá reatribuir o registro até que o lead seja convertido completamente. Por exemplo, o uso de uma regra de workflow para selecionar a caixa de seleção Reatribuir proprietário ou a definição de um valor padrão na conta ou na oportunidade enquanto o lead estiver sendo convertido, não resultará na reatribuição do registro. Em vez disso, reatribua o registro manualmente, selecionando a caixa de seleção Reatribuir proprietário no registro convertido depois que o registro for convertido completamente.
Notificações de e-mail
Quando um lead ou uma solicitação de serviço é atribuída a um proprietário, um e-mail é enviado ao novo proprietário. O modelo que é usado para o e-mail é determinado pelo idioma selecionado na página Detalhes pessoais do novo proprietário. Por exemplo, se o usuário quiser receber os e-mails de notificação em espanhol, então Espanhol deve ser selecionado no campo Idioma na página Detalhes pessoais do usuário. 4 Para obter informações sobre a atualização de regras de atribuição, consulte Configurando regras de atribuição.
Nas notificações de e-mail, o endereço De é sempre donotreply@crmondemand.com e o campo Remetente é definido como o endereço especificado no campo E-mail do remetente no grupo de regras de atribuição. O Oracle CRM On Demand anexa uma sequência de caracteres a cada e-mail para que possa ser rastreado no sistema de envio de e-mail da Oracle. Se um destinatário do e-mail responder a uma notificação de e-mail, então o campo Para na resposta será definido como o endereço especificado no campo E-mail do remetente no grupo de regras de atribuição.
Rastreando o processo de reatribuição
Você pode usar três campos para ajudar a rastrear o processo de reatribuição de proprietário ou executar a análise para determinar quanto tempo leva o processo de reatribuição. Você pode adicionar esses campos às apresentações da página de Conta, Oportunidade, Lead e Solicitação de serviço. Os campos são:
- Status da atribuição
O status pode ser Em fila (o registro está na fila para ser processado pelo gerente de atribuições), Em processamento (o registro está sendo processado no momento pelo gerente de atribuições) ou em branco (o registro não está na fila, nem sendo processado).
- Data de envio da última atribuição
Se o registro estiver na fila de processamento ou sendo processado no momento pelo gerente de atribuições, este campo mostra a data e a hora em que o registro foi salvo com a caixa de seleção Reatribuir proprietário marcada. Mas no caso de um registro de solicitação de serviço, esse campo mostra a data e a hora em que o registro foi salvo com o campo Proprietário em branco.
- Data de conclusão da última atribuição
Se um registro nunca foi reatribuído, este campo fica em branco; caso contrário, o campo mostra a data e a hora em que o registro foi reatribuído pelo última vez.
Para obter mais informações sobre a adição dos campos às apresentações da página, consulte Personalizando apresentações estáticas da página.
Ativando grupos de regras
Você pode criar vários grupos de regras de atribuição, mas apenas um grupo pode ficar ativo de cada vez para cada tipo de registro.
CUIDADO: O grupo de regras marcado como ativo da última vez que as regras foram liberadas, continua ativo até que as regras sejam liberadas novamente. Da próxima vez que as regras são liberadas, o grupo de regras que foi marcado pela última vez como ativo fica ativo. Ao criar um novo grupo de regras e marcá-lo como ativo, não exclua o grupo de regras ativo anteriormente, até que as regras sejam liberadas.
DICA: Os grupos de regras podem servir como referência histórica aos leads. No lugar de excluir os grupos de regras, você pode marcá-los como inativo.
Sobre atribuição de grupo
Se sua empresa atribui registros a grupos inteiros no lugar de um funcionário, o administrador da sua empresa deve:
- Selecionar o campo Atribuição padrão do grupo na página de Perfil da empresa (consulte Configurando os padrões globais e o perfil da sua empresa).
- Configurar os grupos antes de ativar as regras de atribuição (consulte Configurando grupos).
- Selecionar um membro do grupo para ser o proprietário de contas ou oportunidades durante o procedimento de atribuição.
OBSERVAÇÃO: a funcionalidade do grupo não é suportada para lead ou registros de solicitação de serviço.
Quando o registro é atribuído a um proprietário do grupo:
- O campo Proprietário mostra as informações do proprietário.
- Caso o administrador da empresa tenha adicionado o campo à apresentação, o campo Grupo principal mostra o nome do grupo ao qual o proprietário pertence nas páginas de Edição e de Detalhes.
- O registro é exibido nas áreas de aplicativos que geralmente exibem os registros do funcionário, como Páginas inicias e listas de registros.
Geralmente, todos os membros do grupo têm acesso completo ao registro, embora os níveis de acesso possam ser ajustados para restringir o acesso de um usuário.
Sobre o gerente de atribuição e os modos de propriedade de registro
O gerente de atribuições só pode reatribuir registros a usuários. Ele só poderá reatribuir registros se o tipo de registro estiver configurado no modo de usuário ou no modo misto de propriedade de registro. Se houver um livro personalizado principal atribuído ao registro antes do gerente de atribuições reatribuir o registro a um proprietário, o gerente de atribuições removerá o livro principal do registro. O gerente de atribuições não poderá reatribuir registros se o tipo de registro estiver configurado no modo de livro. Se você configurar um tipo de registro no modo de livro, será altamente recomendável inativar todos os grupos de regras para esse tipo de registro. Para obter mais informações sobre os modos de propriedade de registro, consulte Sobre os modos de propriedade de registro.
Cenário para atribuir leads
Segue um exemplo de regras de negócios típicas de uma empresa para a atribuição de leads. Para configurar as regras que atribuem automaticamente os leads dessa empresa, o administrador faz o seguinte:
- Informa as pessoas sobre as regras de negócios da empresa para atribuição de leads.
Por exemplo, para contas nos EUA, muitos territórios de vendas são atribuídos por estado, mas em alguns estados, a especialidade do produto determina as atribuições do território. Além disso, a conta da Corporação XYZ sempre é atribuída a um determinado gerente de vendas, independentemente do interesse no produto ou do estado do lead.
- Lista todos os cenários de atribuição necessários para cobrir as regras de negócios:
- A conta (empresarial) é a Corporação XYZ. Atribuir ao Gerente de vendas A.
- Endereço principal - O estado é CA, NV, OR, WA. Atribuir ao Gerente de vendas B.
- Endereço principal - O estado é OH, IN, MI, NY, KY. Atribuir ao Gerente de vendas C.
- Lead é interessante ao produto ABC (em todos os estados, exceto aqueles já listados e não para a Corporação XYZ). Atribuir ao Gerente de vendas D.
- Endereço principal - O estado não é listado. Atribuir ao Gerente de vendas E.
- Coloca o cenário na ordem em que serão considerados.
Primeiro, examine o campo Conta. Se o valor for Corporação XYZ, atribua o lead ao Gerente de vendas A, independentemente das demais condições. Se este critério não for atendido, examine o campo Estado do endereço principal. Se o valor for CA, NV, OR ou WA, atribua o lead ao Gerente de vendas B e assim por diante.
A melhor prática é usar o Modelo de atribuição de registro para ajudar a planejar os cenários de atribuição da sua empresa e configurar as regras que oferecem os resultados desejados.
Condições dos critérios nas regras de atribuição
É possível usar as seguintes condições nos critérios das regras de atribuição:
- Entre. Faz a correspondência das regras com os registros em que o valor do campo de critérios fica entre os dois valores definidos nos critérios da regra. (Os resultados não podem incluir registros em que o valor do campo de critérios é igual a um dos valores da regra.) Use uma vírgula para separar os valores. Não use hífen (-) para especificar uma faixa de valores ou separar valores.
Use a condição Entre somente em campos de data. Use o formato de data MM/DD/AAAA.
- Contém todos os valores. Compara a regra com os registros nos quais o valor do campo de critérios corresponde aos valores exatos. O aplicativo não recupera substrings dos valores ou o mesmo valor com capitalização diferente (maiúsculas ou minúsculas). É possível informar um único valor ou vários valores separados por vírgulas.
- Contém o valor do campo exato. Faz a correspondência da regra com os registros em que o campo de critérios está com a string inteira no valor do campo de critérios e nenhum caractere adicional. Por exemplo, se você digitar Fechado como valor de critério, a regra é compatível com os registros em que o valor do campo de critérios é Fechado, mas nenhum registro em que o valor de critérios é Fechada/ganha.
Não é possível usar a condição Contém o valor do campo exato para os campos de número ou data.
- Não contém nenhum dos valores. Faz a correspondência da regra com os registros em que o campo de critérios possui qualquer valor diferente do valor de critério da regra.
Não é possível usar a condição Não contém nenhum dos valores para os campos de número ou data.
- Menor que ou igual a. Faz a correspondência da regra com os registros em que o campo de critérios é menor que ou igual ao valor de critério da regra.
É possível usar a condição Menor que ou igual a somente nos campos de moeda e número.
- Maior que ou igual a. Faz a correspondência da regra com os registros em que o valor do campo de critérios é maior que ou igual ao valor de critério da regra.
É possível usar a condição Maior que ou igual a somente nos campos de moeda e número.
Observe os pontos a seguir a respeito dos critérios da regra:
- Uma regra sem critérios é sempre bem-sucedida.
- As regras são avaliadas em ordem sequencial e a avaliação é interrompida quando os critérios de uma regra são atendidos.
Por exemplo, se dez regras estão sendo avaliadas e os critérios da regra 6 são atendidos, as regras 7, 8, 9 e 10 serão ignoradas (ou seja, elas não serão avaliadas). Do mesmo modo, se não houver critérios para a regra 6, ela terá êxito e as regras 7, 8, 9 e 10 serão ignoradas.
Para obter instruções passo a passo sobre como configurar regras de atribuição, consulte Configurando regras de atribuição.
|