Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Tópico anterior

Próximo tópico

Criando regras de fluxo de trabalho

Este tópico descreve como criar regras de workflow.

OBSERVAÇÃO: Se a caixa de seleção Ativar Suporte a Tradução de Idioma para Workflow Cancelar Mensagem de Salvamento estiver selecionada no perfil da empresa, o campo Idioma de Tradução está disponível na página Detalhe da Regra de Workflow e na página Editar Regra quando você editar uma regra de workflow existente. O campo Idioma de Tradução permite inserir versões traduzidas das mensagens de erro personalizadas que são retornadas para os usuários ou serviços da Web, se a condição em uma regra de workflow não for atendida e a caixa de seleção Cancelar Salvamento estiver selecionada para a regra. Para obter mais informações sobre o campo Idioma de Tradução, consulte Cancelando operações de salvamento do fluxo de trabalho.

Antes de começar. A funcionalidade de workflow no Oracle CRM On Demand deve ser configurada para a sua empresa, como descrito em Sobre as regras de workflow. Para executar os procedimentos descritos neste tópico, você deve possuir o privilégio Gerenciar regras de dados - Gerenciar regras de workflow em sua função do usuário. Para criar regras de fluxo de trabalho para o tipo de registro Usuário, é necessário também ter o privilégio Gerenciar regras de dados - Gerenciar regras de fluxo de trabalho na sua função de usuário. O administrador pode ativar esse privilégio para a função Administrador e para qualquer função, conforme necessário. Para obter mais informações sobre considerações ao criar regras de workflow para o tipo de registro Usuário, consulte Considerações ao Criar Regras de Workflow para o Tipo de Registro Usuário. Para obter informações sobre como adicionar privilégios às funções, consulte Adicionando funções.

OBSERVAÇÃO: depois que uma regra é criada, não é possível alterar o tipo de registro ou evento de acionamento da regra. No entanto, é possível atualizar a condição de workflow.

Para criar uma regra de workflow

  1. No canto superior direito de qualquer página, clique no link global Administração.
  2. Na seção Gerenciamento de processo de negócios, clique em Configuração do workflow.
  3. Na página Lista de regras de workflow, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Para criar uma nova regra de workflow copiando uma regra existente, clique em Copiar na regra de workflow que você deseja copiar.
    • Para criar uma nova regra de workflow que não se baseia em uma regra existente, clique em Nova na barra de título.
  4. Na página Detalhe de regra de workflow, na seção Detalhes-chave de regra de workflow, preencha as informações da regra.

    A tabela a seguir descreve os campos da regra.

    Campo

    Descrição

    Nome do workflow

    Insira um nome exclusivo de até 50 caracteres.

    Ativo

    Use a caixa de seleção Ativo para ativar e desativar a regra. Todas as regras de workflow podem estar ativas ao mesmo tempo.

    Ordem

    Este campo é somente leitura quando você cria uma regra de workflow. Determina a ordem em que o Oracle CRM On Demand chama as regras que se baseiam no mesmo tipo de registro e no mesmo evento de acionamento e, onde aplicável, no mesmo tipo de registro pai. O Oracle CRM On Demand atribui automaticamente a regra ao próximo número de ordem não utilizado para as regras baseadas no mesmo tipo de registro e no mesmo evento de acionamento. Se o evento de acionamento para a regra de workflow for Após associação com pai ou Após dissociação do pai, então o Oracle CRM On Demand atribuirá automaticamente a regra ao próximo número de ordem não utilizado para as regras baseadas no mesmo tipo de registro, no mesmo evento de acionamento e no mesmo tipo de registro pai. Posteriormente, você pode alterar a ordem das regras de workflow. Para obter mais informações, consulte Alterando a ordem das regras de workflow.

    Sair

    Se você marcar a caixa de seleção Sair nesta regra de workflow, e se a condição da regra for atendida, então as ações ativas nesta regra de workflow serão executadas. No entanto, nenhuma das regras de workflow subsequentes que se baseiam no mesmo tipo de registro e no mesmo evento de acionamento e, onde aplicável, no mesmo tipo de registro pai, são acionadas.

    Se a condição desta regra de workflow não for atendida, então o Oracle CRM On Demand prosseguirá para a próxima regra na sequência, independente da configuração da caixa de seleção Sair desta regra de workflow.

    Descrição

    (Opcional) Especifique informações adicionais sobre a regra de workflow, tal como a finalidade da regra.

    Tipo de registro

    Selecione o tipo de registro para a regra de workflow.

    Para criar, atualizar e excluir eventos de acionamento, cada regra de workflow se relaciona a apenas um tipo de registro. A regra é avaliada para aquele tipo de registro e as ações são executadas naquele tipo de registro. Após a criação de uma regra, não é possível alterar o tipo de registro nela.

    Para regras de workflow em que o evento de acionamento seja Após associação ao pai ou Após dissociação do pai, selecione o tipo de registro do registro filho. Por exemplo, se você quiser que a regra de workflow seja acionada quando um registro de contato for associado a um registro de conta, selecione Contato nesse campo e Conta no campo Tipo de registro principal.

    Evento de acionamento

    Seleciona o evento que aciona a regra.

    Quando o evento ocorre em um registro do tipo especificado, a regra é avaliada. Depois que uma regra é criada, não é possível alterar o evento de acionamento da regra.

    OBSERVAÇÃO: os eventos de acionamento Após associação ao pai ou Após dissociação do pai são suportados somente para os tipos de registro Conta, contato e oportunidade. Para obter mais informações, consulte a seção Associação e dissociação dos eventos de acionamento do tópico Sobre regras de workflow.

    Tipo de registro pai

    Este campo será exibido se você selecionar o evento de acionamento Após associação ao pai ou Após dissociação do pai.

    Seleciona o tipo de registro pai. Por exemplo, se você estiver configurando uma regra de workflow que será acionada quando um registro de contato for associado a um registro de conta-pai, selecione Conta neste campo e selecione Contato no campo Tipo de registro.

  5. Se quiser definir uma condição na regra de workflow, clique no ícone fx na seção Condição da regra de workflow da página e use Expression Builder para definir a condição da regra de workflow. Para obter mais informações sobre Expression Builder, consulte Expression Builder

    OBSERVAÇÃO: se você não definir condições para a regra de workflow, as ações da regra serão executadas cada vez que a regra for acionada.

    Ao criar condições para regras de workflow, observe os seguintes pontos:

    • Uma condição de regra de workflow pode conter o máximo de 2048 caracteres.
    • É possível configurar regras de fluxo de trabalho específicas a uma função ou canal particular. Para obter mais informações sobre como restringir regras de fluxo de trabalho a funções ou canais específicos, consulte Restringindo regras de fluxo de trabalho a canais e funções específicos.
    • É possível determinar se um campo em um registro foi atualizado usando-se uma condição semelhante à seguinte na regra de fluxo de trabalho. Neste exemplo, a string foi usada para determinar se o campo alterado é Inválido, mas você pode usar qualquer string que quiser, desde que ela não exista como um valor no campo examinado:

      IfNull([<FieldName>], "Invalid") <> IfNull(PRE("<FieldName>"), "Invalid")

      CUIDADO: a função PRE não retorna o valor anterior de um campo caso a função seja usada em algum workflow ou ação invocada após uma Ação de espera. Para obter mais informações sobre a função PRE(), consulte PRE.

  6. Se a seção Ações para o caso de a condição ser falsa estiver disponível na página Detalhe de regra de workflow, então você pode especificar que a operação de gravação deve ser cancelada se a condição da regra não for atendida.

    Para obter mais informações sobre como especificar que a operação de gravação deve ser cancelada se a condição na regra não for atendida, consulte Cancelando operações de salvamento do fluxo de trabalho.

  7. Salve a regra de workflow.

Depois que você tiver salvo a regra, será possível criar as ações para a regra. É possível criar várias ações para uma regra de workflow, até no máximo 25 ações para cada regra.

OBSERVAÇÃO: os nomes de campos independentes de idioma e a sintaxe de nome de campo usada em qualquer expressão de exemplo neste tópico são os nomes de campo e a sintaxe do nome de campo que foram usados no Expression Builder nas versões anteriores à Versão 29 do Service Pack 1. Esses exemplos ainda são válidos. No entanto, se você selecionar os campos correspondentes de uma expressão na lista de Campos no Expression Builder na Versão 29 do Service Pack 1 ou posterior, os nome de campos e a sintaxe dos nomes de campos serão diferentes daquelas mostradas nos exemplos. É recomendado que você sempre selecione os campos das suas expressões na lista de Campos no Expression Builder para que os nomes de campos e a sintaxe dos nomes de campos estejam sempre corretas. Para obter mais informações sobre os nomes de campos e a sintaxe nos nomes de campos nas expressões, consulte Sobre expressões.

Para obter os procedimentos passo a passo para criar ações de workflow, consulte os seguintes tópicos:

Tópicos relacionados

Consulte os seguintes tópicos para obter informações relacionadas a workflow:


Publicado em Setembro de 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.