![]() |
|
Funções de agregaçãoAs funções de agregação executam trabalho em vários valores para criar resultados resumidos. As funções de agregação não podem ser usadas para formar uma agregação aninhada nas expressões das colunas que têm uma regra de agregação padrão predefinida pelo Oracle CRM On Demand. AvgCalcula o valor médio (média) de uma expressão de um grupo de resultados. Precisa usar uma expressão numérica como seu argumento. Sintaxe: AVG (n_expression) em que:
AvgDistinctCalcula a média de todos os valores distintos de uma expressão. Precisa usar uma expressão numérica como seu argumento. Sintaxe: AVG (DISTINCT n_expression) em que:
BottomNClassifica os menores n valores do argumento da expressão de 1 a n, sendo que 1 corresponde ao valor numérico mais baixo. A função BOTTOMN opera nos valores retornados no grupo de resultados. Sintaxe: BOTTOMN (n_expression, n) em que:
OBSERVAÇÃO: Uma consulta pode conter apenas uma expressão BOTTOMN. CountCalcula o número de linhas que têm um valor não nulo para a expressão. Normalmente, a expressão é um nome de coluna, caso em que é retornado o número de linhas com valores não nulos dessa coluna. Sintaxe: COUNT (expression) em que:
CountDistinctAdiciona processamento distinto à função COUNT. Sintaxe: COUNT (DISTINCT expression) em que:
Count (*) (CountStar)Conta o número de linhas. Sintaxe: COUNT(*) Por exemplo, se uma tabela chamada Fatos contivesse 200.000.000 linhas, a seguinte consulta retornaria os seguintes resultados: SELECT COUNT(*) FROM Facts COUNT(*) 200000000 MavgCalcula uma média de movimento das últimas n linhas de dados, inclusive da linha atual. A média da primeira linha é igual à expressão numérica da primeira linha; a média da segunda linha é calculada usando a média das duas primeiras linhas de dados; a média da terceira linha é calculada usando a média das três primeiras linhas de dados e assim por diante. Quando a enésima linha for atingida, a média será calculada com base nas últimas n linhas de dados. Sintaxe: MAVG (numExpr, integer) em que:
MaxCalcula o valor máximo (maior valor numérico) das linhas que satisfazem o argumento de expressão numérica. Sintaxe: MAX (expression) em que:
MedianCalcula o valor mediano das linhas que satisfazem o argumento de expressão numérica. Quando há um número igual de linhas, o mediano é a média das duas linhas do meio. Esta função sempre retorna um dobro. Sintaxe: MEDIAN (n_expression) em que:
MinCalcula o valor mínimo (menor valor numérico) das linhas que satisfazem o argumento de expressão numérica. Sintaxe: MIN (expression) em que:
NTileA função NTILE determina a classificação de um valor em termos de intervalo especificado pelo usuário. Ela retorna inteiros que representam qualquer intervalo de classificações. Em outras palavras, o conjunto de dados classificado resultante é dividido em vários blocos, sendo que há aproximadamente um número igual de valores em cada bloco. Sintaxe: NTILE (expressão_n, n) em que:
Se o argumento expressão_n não é NULO, a função retorna um número inteiro que representa uma classificação no intervalo relatado. NTile com n=100 retorna o que é geralmente chamado de percentil (com números que variam de 1 a 100, sendo que 100 representa o máximo da classificação). Esse valor é diferente dos resultados da função de percentil do Oracle BI Server, que obedece ao que denomina-se classificação de porcentagem no SQL 92 e retorna valores de 0 a 1. PercentileCalcula uma classificação de percentil de cada valor de satisfaz o argumento de expressão numérica. Os intervalos de classificação de percentil são de 0 (primeiro percentil) a 1 (100º percentil), inclusive. A função PERCENTILE calcula o percentil com base nos valores do grupo de resultados da consulta. Sintaxe: PERCENTILE (n_expression) em que:
RankCalcula a classificação de cada valor de satisfaz o argumento de expressão numérica. O número mais alto é atribuído a uma classificação 1, e cada classificação sucessiva é atribuída ao próximo número inteiro consecutivo (2, 3, 4,...). Se alguns valores forem iguais, será atribuído a eles a mesma classificação (por exemplo, 1, 1, 1, 4, 5, 5, 7...). A função RANK calcula a classificação com base nos valores do grupo de resultados da consulta. Sintaxe: RANK (n_expression) em que:
StdDevA função STDDEV retorna o desvio padrão de um conjunto de valores. O tipo de retorno é sempre um dobro. Sintaxe: STDDEV([ALL | DISTINCT] expressão_n) em que:
Existem duas outras funções relacionadas ao STDDEV: STDDEV_POP([ALL | DISTINCT] expressão_n) STDDEV_SAMP([ALL | DISTINCT] expressão_n) STDDEV e STDDEV_SAMP são sinônimos. StdDev_PopRetorna o desvio padrão para um conjunto de valores usando a fórmula computacional de variação de preenchimento e desvio padrão. Sintaxe: StdDev_Pop([ALL | DISTINCT] numExpr) em que:
SumCalcula a soma obtida pela adição de todos os valores que satisfazem o argumento de expressão numérica. Sintaxe: SUM (n_expression) em que:
SumDistinctCalcula a soma obtida pela adição de todos os valores distintos que satisfazem o argumento de expressão numérica. Sintaxe: SUM(DISTINCT expressão_n) em que:
TopNClassifica os n valores mais altos do argumento da expressão de 1 a n, sendo que 1 corresponde ao maior valor numérico. A função TOPN opera nos valores retornados no grupo de resultados. Sintaxe: TOPN (expressão_n, n) em que:
Uma consulta pode conter apenas uma expressão TOPN. |
Publicado em Setembro de 2017 | Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices. |