![]() |
|
Funções de AgregaçãoAs funções de agregação funcionam em vários valores para criar resultados do resumo. As funções de agregação não podem ser utilizadas para formar uma agregação encadeada em expressões de colunas que têm uma regra de agregação predefinida pelo Oracle CRM On Demand. AvgCalcula o valor médio (média) de uma expressão num conjunto de resultados. Tem de ter uma expressão numérica como argumento. Sintaxe: AVG (expressão_n) em que:
AvgDistinctCalcula o valor médio (média) de todos os valores distintos de uma expressão. Tem de ter uma expressão numérica como argumento. Sintaxe: AVG (DISTINCT expressão_n) em que:
BottomNClassifica os n valores mais baixos do argumento da expressão de 1 a n, 1 corresponde ao valor numérico mais baixo. A função BOTTOMN funciona em valores devolvidos no conjunto de resultados. Sintaxe: BOTTOMN (expressão_n, n) em que:
NOTA: Uma consulta pode conter apenas uma expressão BOTTOMN. ContagemCalcula o número de linhas que tem um valor não nulo para a expressão. Normalmente, a expressão é um nome de coluna, sendo devolvido o número de linhas com valores não nulos dessa coluna. Sintaxe: COUNT (expressão) em que:
CountDistinctAdiciona processamento distinto à função COUNT. Sintaxe: COUNT (expressão DISTINCT) em que:
Contagem (*) (CountStar)Conta o número de linhas. Sintaxe: CONTAGEM(*) Por exemplo, se uma tabela designada como Factos contivesse 200.000.000 linhas, a consulta que se segue devolveria os seguintes resultados: SELECT COUNT(*) FROM Factos CONTAGEM(*) 200000000 MavgCalcula um valor médio (média) variável das últimas n linhas de dados, inclusive da linha atual. O valor médio da primeira linha é igual à expressão numérica da primeira linha, o valor médio da segunda linha é calculado com a média das duas primeiras linhas de dados, o valor médio da terceira linha é calculado com a média das três primeiras linhas de dados, e assim sucessivamente. Quando a linha n é atingida, o valor médio é calculado com base nas últimas n linhas de dados. Sintaxe: MAVG (numExpr, número inteiro) em que:
MaxCalcula o valor máximo (valor numérico mais alto) das linhas que satisfazem o argumento da expressão numérica. Sintaxe: MAX (expressão) em que:
MedianCalcula o valor mediano (meio) das linhas que satisfazem o argumento da expressão numérica. Quando existe um número igual de linhas, o valor mediano é a média das duas linhas do meio. Esta função devolve sempre um duplicado. Sintaxe: MEDIAN (expressão_n) em que:
MinCalcula o valor mínimo (valor numérico mais baixo) das linhas que satisfazem o argumento da expressão numérica. Sintaxe: MIN (expressão) em que:
NTileA função NTILE determina a classificação de um valor relativamente ao intervalo especificado por um utilizador. Devolve números inteiros para representarem qualquer intervalo de classificações. Ou seja, o conjunto de dados ordenados resultante é dividido num número de mosaicos onde existe aproximadamente um número igual de valores em cada mosaico. Sintaxe: NTILE (expressão_n, n) em que:
Se o argumento expressão_n não for NULL, a função devolve um número inteiro que representa uma classificação no intervalo reportado. NTile com n=100 devolve o que é designado normalmente como percentil (com números de 1 a 100, onde 100 representa o mais alto da ordenação). Este valor é diferente dos resultados da função percentil do Oracle BI Server, que está em conformidade com o que é designado como classificação da percentagem no SQL 92 e devolve valores de 0 a 1. PercentileCalcula uma classificação da percentagem para cada valor que satisfaça o argumento da expressão numérica. A classificação da percentagem tem o intervalo de 0 (1º percentil) a 1 (100º percentil), inclusive. A função PERCENTILE calcula o percentil com base nos valores do conjunto de resultados da consulta. Sintaxe: PERCENTILE (expressão_n) em que:
RankCalcula a classificação para cada valor que satisfaça o argumento da expressão numérica. Ao número mais elevado é atribuída a classificação de 1 e a cada classificação sucessiva é atribuído o seguinte número inteiro consecutivo (2, 3, 4,...). Se determinados valores forem iguais, é atribuída a mesma classificação (por exemplo, 1, 1, 1, 4, 5, 5, 7...). A função RANK calcula a classificação com base nos valores do conjunto de resultados da consulta. Sintaxe: RANK (expressão_n) em que:
StdDevA função STDDEV devolve o desvio padrão para um conjunto de valores. O tipo de devolução é sempre um duplicado. Sintaxe: STDDEV([ALL | DISTINCT] expressão_n) em que:
Existem mais duas funções que estão relacionadas com STDDEV: STDDEV_POP([ALL | DISTINCT] expressão_n) STDDEV_SAMP([ALL | DISTINCT] expressão_n) STDDEV e STDDEV_SAMP são sinónimos. StdDev_PopDevolve o desvio padrão para um conjunto de valores utilizando a fórmula de cálculo para variância da população e desvio padrão. Sintaxe: StdDev_Pop([ALL | DISTINCT] numExpr) em que:
SumCalcula a soma obtida através da adição de todos os valores que satisfazem o argumento da expressão numérica. Sintaxe: SUM (expressão_n) em que:
SumDistinctCalcula a soma obtida através da adição de todos os valores distintos que satisfazem o argumento da expressão numérica. Sintaxe: SUM(DISTINCT expressão_n) em que:
TopNClassifica os n valores mais altos do argumento da expressão de 1 a n, 1 corresponde ao valor numérico mais alto. A função TOPN funciona em valores devolvidos no conjunto de resultados. Sintaxe: TOPN (expressão_n, n) em que:
Uma consulta pode conter apenas uma expressão TOPN. |
Publicado em Setembro 2017 | Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices. |