Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Acerca da eliminação e restauração de registos

Quando elimina um registo, este é armazenado durante 30 dias na área Itens eliminados. Durante esse período, poderá restaurar os registos. No entanto, decorridos 30 dias, os itens eliminados serão permanentemente eliminados não podendo ser recuperados.

NOTA: Para obter uma lista dos tipos de registo que são armazenados na área Itens Apagados, consulte o Oracle Web Services On Demand Guide, que está disponível a partir da biblioteca de documentação do Oracle CRM On Demand em Oracle Technology Network.

Tipos de operações de eliminação

Quando elimina um registo, as operações de eliminação, que são executadas no registo e nos respetivos registos relacionados, são determinadas pelos tipos de registo e pelas relações entre os registos. Os tipos de operações de eliminação são os seguintes:

  • Eliminação direta. Quando elimina um registo, o próprio registo é eliminado. Esta operação é designada como eliminação direta.
  • Eliminação em cascata. Quando elimina um registo, qualquer um dos registos dependentes do registo que não forem do tipo de registo de nível superior, como notas e anexos, também será eliminado. Esta operação é designada como eliminação em cascata.

    Aplicam-se as seguintes exceções:

    • Não é executada uma eliminação em cascata nos registos da pista de auditoria, quando o respetivo registo principal é eliminado.
    • Uma eliminação em cascata não é executada num registo dependente da morada, se for uma morada partilhada.
  • Eliminação completa. Em alguns casos, quando elimina um registo, alguns dos registos dependentes do registo, que forem de um tipo de registo de nível superior, também são eliminados. Esta operação é designada como eliminação completa.

    Quando uma eliminação completa é executada num registo dependente, acontece o seguinte:

    • É executada uma eliminação em cascata em qualquer um dos registos dependentes do registo que não forem de um tipo de registo de nível superior, com exceção dos registos da pista de auditoria e de quaisquer registos dependentes da morada, que forem moradas partilhadas.
    • É executada uma eliminação completa em alguns registos dependentes do registo, que forem de um tipo de registo de nível superior, consoante os tipos de registo envolvidos.

      A tabela que se segue mostra os tipos de registo em que é executada uma eliminação completa, quando um registo principal é eliminado. Com exceção dos tipos de registo listados nesta tabela, todos os outros registos dependentes, que forem de um tipo de registo de nível superior, ficam inalterados quando o respetivo registo principal for eliminado.

      Tipo de registo principal

      Tipos de registo nos quais é executada uma eliminação completa

      Conta

      • Ativo
      • Pista
      • Oportunidade
      • Veículo

      Contacto

      Pista

      Concessionário

      Veículo

      Oportunidade

      Pista

      Parceiro

      • Pista
      • Oportunidade

Por exemplo, suponha que uma conta tem registos da nota dependentes, um registo do objeto personalizado 04 dependente e um registo da oportunidade dependente. O registo da oportunidade dependente tem registos da nota dependentes, um registo do objeto personalizado 05 dependente e um registo da pista dependente. Se eliminar o registo da conta, acontece o seguinte:

  • É executada uma eliminação direta no registo da conta.
  • É executada uma eliminação em cascata nos registos da nota dependentes da conta.
  • O registo do objeto personalizado 04 dependente da conta não é alterado, porque o tipo de registo Objeto personalizado 04 é um tipo de registo de nível superior e não está listado na tabela de tipos de registo, na qual é executada uma eliminação completa.
  • É executada uma eliminação completa no registo da oportunidade dependente da conta.

Quando uma eliminação completa é executada na oportunidade dependente da conta, os registos dependentes da oportunidade são tratados da seguinte forma:

  • É executada uma eliminação em cascata nos registos da nota dependentes da oportunidade.
  • O registo do objeto personalizado 05 dependente da oportunidade não é alterado, porque o tipo de registo Objeto personalizado 05 é um tipo de registo de nível superior e não está listado na tabela de tipos de registo, na qual é executada uma eliminação completa.
  • É executada uma eliminação completa no registo da pista dependente da oportunidade.

Acerca da eliminação de associações de registos

Quando elimina um registo dependente ligado a outro registo (principal), o Oracle CRM On Demand não elimina as informações que associam os registos uns aos outros. As informações de associação são retidas para que se um registo eliminado for posteriormente restaurado, as associações entre o registo restaurado e quaisquer outros registos aos quais estava previamente ligado também podem ser restauradas. No entanto, uma vez que as informações de associação para o registo dependente eliminado são retidas no registo principal, o serviço Internet chama essa consulta e o registo principal irá devolver as informações de associação.

Por conseguinte, se pretende eliminar um registo, e se também pretende eliminar as informações que associam esse registo a outro, é recomendado que elimine primeiro a associação entre os registos desligando-os. Por exemplo, se tiver um registo da conta ligado a um registo do objeto personalizado 01, e se pretender eliminar a conta e a associação entre a conta e o registo do objeto personalizado 01, desligue o registo da conta do registo do registo do objeto personalizado 01 antes de eliminar a conta. No entanto, se restaurar posteriormente o registo da conta, a relação entre o registo da conta e o registo do objeto personalizado 01 não é restaurada.

Informações adicionais acerca da eliminação de registos

A tabela seguinte fornece informações adicionais sobre como eliminar registos.

Se eliminar

Deverá ter em conta o seguinte

Conta

Não pode eliminar uma conta ligada a uma Oportunidade com uma Fase de vendas Fechada-Ganha.

Atividade

Se pretende apagar uma atividade de comunicação, o privilégio Gerir a Empresa e o privilégio Apagar e Restaurar em Lote devem estar ativados para a sua função.

NOTA: Os utilizadores que têm o privilégio Eliminar qualquer atividade na respetiva função podem eliminar atividades que não lhes pertencem ou atividades marcadas como privadas. Normalmente, o privilégio Eliminar qualquer atividade é atribuído apenas aos administradores da empresa.

Morada

Se restaurar uma morada eliminada, tem de atualizar as definições de Faturação e Expedição, porque quando o Oracle CRM On Demand restaura o registo de morada, não restaura as definições de morada para os valores originais. Deve reajustar estes valores para evitar a criação de dados errados.

Para obter mais informações sobre como eliminar moradas partilhadas, consulte Eliminar moradas partilhadas.

Divisão

Para obter informações sobre o que acontece quando as divisões são eliminadas, consulte Acerca da agregação e eliminação de divisões.

Grupo

Quando elimina um grupo, o sistema remove a referência ao grupo dos registos do grupo, revertendo a propriedade do registo para o funcionário no campo Proprietário. Se esse processo envolver um grande número de registos, poderá demorar algum tempo a concluir. Durante esse tempo, o sistema não permite que membros do grupo criem registos.

Oportunidade

Não é possível eliminar uma oportunidade em que o campo Fase de vendas esteja definido como Fechado, porque essas informações são utilizadas para relatórios históricos.

Produto

Não pode eliminar um produto. Para remover um produto da lista de produtos disponíveis que possa ser ligado às oportunidades ou ligado às contas como ativos, os administradores da empresa podem anular a seleção da caixa de verificação Passível de encomenda na página Edição de produto.

Categoria do produto

Um utilizador cuja função inclua o privilégio Gerir o conteúdo pode eliminar categorias do produto. Quando uma categoria é eliminada, a associação entre o produto e a categoria é quebrada mas os produtos mantêm-se.

Função

Um utilizador cuja função inclua o privilégio Gerir Funções e Acesso pode apagar funções.

Em vez de serem armazenadas durante 30 dias, as funções eliminadas são imediatamente eliminadas do sistema, não podendo ser restauradas.

Antes de eliminar uma função, todos os utilizadores atribuídos a essa função terão de ser atribuídos a uma outra. Caso contrário, a aplicação não permitirá a eliminação da função.

Solução

Quando elimina uma solução, os registos do histórico da solução também são eliminados. Se achar que uma solução já não é útil, mas que esteve ligada a um pedido de assistência, altere o estado da solução para Obsoleto, em vez de eliminar a solução. Dessa forma, a empresa pode impedir que a solução volte a ser utilizada pelos representantes do serviço de apoio a clientes mas pode guardá-la para efeitos de histórico. Para determinar se a solução foi utilizada, vá para a página Detalhes da solução e verifique se existem registos ligados na secção Pedidos de assistência.

Território

Um utilizador cuja função inclua o privilégio Gerir territórios pode eliminar territórios. Os territórios podem ser eliminados quer estejam ou não associados a outros territórios, contas, oportunidades, entre outros.

A página Detalhes do território mostra ao administrador da empresa se o território tem ou não quaisquer territórios dependentes. O administrador da empresa pode procurar contas, oportunidades e assim sucessivamente, utilizando o campo Território nos critérios de procura para saber se o território que vai ser eliminado está associado a quaisquer registos.

NOTA: Para obter mais informações sobre registos associados, consulte Converter pistas em contas, contactos, registos de negócio ou oportunidades.

Itens eliminados

Quando clica na ligação global Itens eliminados, a página Todos os itens eliminados aparece com todos os itens que tiver eliminado. Se a sua função de utilizador incluir o privilégio Recuperar todos os registos, verá todos os itens eliminados para a sua empresa.

O registo principal aparece na lista de itens eliminados mas não os registos associados. A única vez em que um registo associado aparece como um registo individual é quando elimina o registo associado antes de eliminar o registo principal.

Por exemplo, se eliminar uma conta com três notas ligadas à mesma, os registos da nota não aparecerão na lista de itens eliminados. No entanto, se tiver eliminado uma das notas ligadas antes de eliminar a própria conta, essa nota aparecerá na lista de itens eliminados como um registo individual.

Quando restaura um registo, todos os registos ligados a esse registo, na altura em que foi eliminado também são restaurados com as respetivas relações intactas. Restaure sempre o registo principal primeiro, porque, se tentar restaurar primeiro um registo dependente, o sistema apresentará uma mensagem de erro.

Pode utilizar a lista na página Todos os itens eliminados para encontrar registos eliminados. Quando seleciona um tipo de registo a partir da lista, os registos que são apresentados incluem todas as notas e anexos eliminados dos registos desse tipo, bem como os registos eliminados desse tipo. No entanto, a regra para os registos ligados aplica-se. As notas e os anexos que foram eliminados com o registo principal não são apresentados na lista. Por exemplo, se selecionar Todas as contas na lista, todas as notas e anexos das contas, que foram eliminados separadamente do respetivo registo principal, são apresentados, bem como todos os registos de contas eliminados.

NOTA: As empresas estão limitadas relativamente à quantidade de dados que podem armazenar. Os registos armazenados em Itens eliminados não contam para o limite de armazenamento total em disco de uma empresa.

Acerca de IDs de linha para itens eliminados

Quando elimina um registo, ao item eliminado é atribuído um ID de linha diferente do ID de linha do registo original. No entanto, quando restaura o registo, o ID de linha original do registo é restaurado. Se selecionar a opção para exportar todos os campos quando exporta uma lista de itens eliminados, os dados exportados para cada item eliminado incluem o ID de linha atribuído ao item eliminado e o ID de linha original do registo. Para mais informações sobre como exportar listas de registos, consulte Exportar registos em listas.

Tópico Relacionado

Consulte o tópico seguinte para obter as instruções sobre a eliminação e a restauração de registos:


Publicado em Setembro 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.