Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Acerca de regras de atribuição

Antes de começar. Para configurar regras de atribuição, a função de utilizador tem de incluir o privilégio Atribuição e regras de dados.

As regras de atribuição permitem atribuir automaticamente uma pista, uma oportunidade, um pedido de assistência ou uma conta à pessoa, à equipa e ao território adequados, com base nas regras (denominadas grupos de regras) que foram configuradas.

Se a empresa tiver selecionado a opção de atribuição de grupo, todos os membros do grupo partilham os registos atribuídos a um membro desse grupo. Para mais informações, consulte Gestão de grupos.

Consoante a estrutura da empresa e dos processos comerciais, as regras de atribuição poderão ser simples. Por exemplo:

  • As pistas de vendas para cada região geográfica são atribuídas ao gestor de vendas regional.
  • Os novos pedidos de assistência são atribuídos ao gestor de assistência técnica.

As regras também podem ser mais complexas. Por exemplo:

  • A maioria das pistas são atribuídas por especialidade dos produtos e localização geográfica, mas algumas são atribuídas a um gestor de telemarketing.
  • A maioria dos pedidos de assistência são atribuídos por área problemática, mas todos os pedidos que envolvam um produto específico são reencaminhados para uma pessoa.

A tabela seguinte descreve como pode atribuir tipos de registos:

Este tipo de registo

Tem estas opções de atribuição

Contas

Pode atribuir os registos a um funcionário ou território. Além disso, pode especificar equipas que partilhem a propriedade das contas recentemente atribuídas.

Pistas

Pode atribuir os registos a um funcionário.

Oportunidades

Pode atribuir os registos a um funcionário ou território. Além disso, pode especificar equipas que partilhem a propriedade das oportunidades recentemente atribuídas.

Pedidos de assistência

Pode atribuir os registos a um funcionário.

As regras de atribuição no grupo de regras ativo são avaliadas quando ocorrer o seguinte relativamente a um tipo de registo:

  • Para pistas: A caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário é selecionada e a alteração é guardada.
  • Para pedidos de assistência:
    • O pedido de assistência é criado sem um proprietário ou o proprietário é eliminado do registo (i.e., o campo Proprietário encontra-se em branco).
    • A caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário é selecionada e a alteração é guardada.
  • Para contas: A caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário é selecionada e a alteração é guardada.
  • Para oportunidades: A caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário é selecionada e a alteração é guardada.

NOTA: O gestor de atribuições tenta voltar a atribuir um registo imediatamente depois de a caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário ser selecionada e o registo ser guardado. No entanto, quando um registo de pista está a ser convertido para uma conta ou oportunidade, qualquer tentativa de reatribuição da conta ou oportunidade falha porque o gestor de atribuições não pode voltar a atribuir o registo até que a pista esteja totalmente convertida. Por exemplo, ao utilizar uma regra de fluxo de trabalho para selecionar a caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário ou ao definir um valor predefinido na conta ou oportunidade quando a pista está a ser convertida, não resulta na reatribuição de um registo. Em vez disso, tem de voltar a atribuir o registo manualmente selecionando a caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário no registo convertido depois de o registo estar totalmente convertido.

Notificações por correio eletrónico

Quando é atribuído um proprietário a uma pista ou pedido de assistência, é enviada uma mensagem de correio eletrónico para o novo proprietário. O modelo utilizado na mensagem de correio eletrónico é determinado pela língua selecionada na página Detalhes pessoais do novo proprietário. Por exemplo, se o utilizador pretender receber mensagens de correio eletrónico de notificação em espanhol, o espanhol deve ser selecionado no campo Língua na página Detalhes pessoais do utilizador. Pode desativar a notificação por correio eletrónico de pedidos de assistência com base numa regra, anulando a seleção da caixa de verificação Enviar notificação por correio eletrónico (sinalizador) na página Editar regra de atribuição do pedido de assistência. Para obter informações sobre como atualizar as regras de atribuição, consulte Configurar regras de atribuição.

Nas notificações por correio eletrónico, o Endereço de origem é sempre donotreply@crmondemand.com e o campo Remetente é definido para o endereço especificado pelo utilizador no campo Correio eletrónico de resposta no grupo de regras de atribuição. O Oracle CRM On Demand anexa uma cadeia a cada mensagem de correio eletrónico de forma a que a mensagem de correio eletrónico possa ser controlada no sistema de entrega por correio eletrónico da Oracle. Se um destinatário da mensagem de correio eletrónico responder a uma notificação por correio eletrónico, o campo Para da resposta é definido com o endereço especificado pelo utilizador no campo Correio eletrónico de resposta no grupo de regras de atribuição.

Controlar o processo de reatribuição

Pode utilizar três campos para o ajudar a controlar o processo de reatribuição do proprietário ou para executar análises de modo a determinar a duração do processo de reatribuição. Pode adicionar estes campos às disposições das páginas Conta, Oportunidade, Pista e Pedido de assistência. Os campos são:

  • Estado da atribuição

    O estado pode ser Em fila (o registo encontra-se em fila para ser processado pelo gestor de atribuições) ou A processar (o registo está a ser processado pelo gestor de atribuições) ou pode estar em branco (o registo não está em fila nem a ser processado).

  • Data de Submissão da Última Atribuição

    Se o registo for colocado em fila para processamento ou está a ser processado pelo gestor de atribuições, este campo mostra a data e a hora em que o registo foi guardado com a caixa de verificação Voltar a atribuir proprietário seleccionada. No entanto, no caso de um registo de pedido de assistência, este campo mostra a data e a hora em que o registo foi guardado com o campo Proprietário em branco.

  • Data de Conclusão da Última Atribuição

    Se o registo nunca tiver sido reatribuído, este campo encontra-se em branco. Caso contrário, o campo mostra a data e a hora em que o registo voltou a ser atribuído pela última vez.

Para mais informações sobre como adicionar campos a disposições de página, consulte Personalizar disposições de página estáticas.

Tornar os grupos de regras ativos

Pode criar vários grupos de regras de atribuição mas só um grupo de regras pode estar activo num determinado momento para cada tipo de registo.

ATENÇÃO: O grupo de regras que foi marcado como activo da última vez que as regras foram lançadas continua a estar activo até que as regras sejam lançadas novamente. Quando as regras forem novamente lançadas, o último grupo de regras marcado como activo ficará activo. Quando criar um novo grupo de regras e o marcar como activo não elimine o grupo de regras definido anteriormente como activo até que as regras sejam lançadas.

SUGESTÃO:  Os grupos de regras podem funcionar como referência histórica para as pistas. Em vez de eliminar grupos de regras, pode marcá-los como inactivos.

Acerca da atribuição de grupos

Se a empresa atribuir registos a grupos inteiros em vez de o fazer em relação a um funcionário, o administrador da empresa deverá:

  1. Seleccionar o campo Atribuição do grupo predefinido na página Perfil da empresa (consulte Configurar o perfil da empresa e as predefinições globais).
  2. Configurar os grupos antes de activar as regras de atribuição (consulte Configurar grupos).
  3. Seleccionar um membro do grupo que deverá ser o proprietário de contas ou oportunidades durante o procedimento de atribuição.

    NOTA: A funcionalidade de grupo não é suportada pelos registos de pista ou de pedido de assistência.

Quando o registo for atribuído a um proprietário do grupo:

  • O campo Proprietário mostra as informações do proprietário.
  • O campo Grupo principal mostra o nome do grupo a que o proprietário pertence nas páginas Editar e Detalhes do registo, caso o administrador da empresa tenha adicionado o campo à disposição.
  • O registo aparece nas áreas das aplicações que apresentam normalmente os registos desse funcionário, como Páginas principais e listas de registos.

Geralmente, todos os membros do grupo têm acesso total ao registo, apesar de ser possível ajustar níveis de acesso para limitar o acesso de um utilizador.

Acerca do gestor de atribuições e modos de propriedade do registo

O gestor de atribuições pode voltar a atribuir registos apenas a utilizadores. Pode voltar a atribuir registos apenas se o tipo de registo estiver configurado no modo de utilizador ou no modo misto da propriedade do registo. Se existir um livro personalizado principal atribuído ao registo antes do gestor de atribuições atribuir o registo a um proprietário, o gestor de atribuições remove o livro principal do registo. O gestor de atribuições não pode voltar a atribuir os registos se o tipo de registo estiver configurado em modo de livro. Se configurar um tipo de registo em modo de livro, recomenda-se vivamente que torne todos os grupos de regras inativos para esse tipo de registo. Para obter mais informações sobre os modos de propriedade do registo, consulte Acerca dos modos de propriedade do registo.

Cenário para atribuir pistas

Em seguida, encontra-se um exemplo de regras comerciais comuns da empresa para atribuir pistas. Para configurar as regras que atribuem automaticamente as pistas desta empresa, o administrador executa o seguinte:

  1. Enumera as regras comerciais da empresa para atribuir pistas a pessoas.

    Por exemplo, no caso de contas nos Estados Unidos, muitos territórios de vendas são atribuídos por estado, mas, em determinados estados, a especialidade dos produtos determina as atribuições do território. Além disso, a conta da Empresa XYZ é sempre atribuída a um determinado gestor de vendas, independentemente do estado da pista ou do interesse do produto.

  2. Lista todos os cenários de atribuição necessários para cumprir as regras comerciais:
    • A conta (empresa) é a Empresa XYZ. Atribuir ao Gestor de vendas A.
    • Morada principal – O estado é CA, NV, OR, WA. Atribuir ao Gestor de vendas B.
    • Morada principal – O estado é OH, IN, MI, NY, KY. Atribuir ao Gestor de vendas C.
    • A pista está interessada no produto ABC (em todos os estados, excepto nos estados já listados, e não para a Empresa XYZ). Atribuir ao Gestor de vendas D.
    • Morada principal – O estado não se encontra listado. Atribuir ao Gestor de vendas E.
  3. Coloca os cenários na ordem em que deverão ser considerados.

    Primeiro, examinar o campo Conta. Se o valor for Empresa XYZ, atribuir a pista ao Gestor de vendas A, independentemente de outras condições. Se este critério não corresponder, examinar o campo Estado da morada principal. Se o valor for CA, NV, OR ou WA, atribuir a pista ao Gestor de vendas B, etc.

Como procedimento recomendado, utilize o Modelo de atribuição de registos para o ajudar a planear os cenários de atribuição da empresa e para configurar regras com as quais obtenha os resultados pretendidos.

Condições dos critérios nas regras de atribuição

Pode utilizar as seguintes condições nos critérios das regras de atribuição:

  • Entre. Efetua a correspondência entre a regra e os registos em que o valor no campo de critérios esteja entre dois valores definidos nos critérios de regras. (Os resultados não incluem os registos em que o valor no campo de critérios seja igual a um dos valores da regra.) Utilize uma vírgula para separar os valores. Não utilize um traço (-) para especificar um intervalo de valores ou para separar valores.

    Utilize a condição Entre apenas para campos de datas. Utilize o formato de data MM/DD/AAAA.

  • Contém todos os valores. Efetua a correspondência entre a regra e os registos em que o valor no campo de critérios efetua correspondência com os valores exatos. A aplicação não obtém subcadeias dos valores ou o mesmo valor com diferente utilização de maiúsculas e minúsculas. Pode introduzir um valor único ou múltiplos valores separados por vírgulas.
  • Contém valor de campo exato. Efetua a correspondência entre a regra e os registos em que o campo de critérios contenha todas as cadeias no valor do campo de critérios e nenhum critério adicional. Por exemplo, se introduzir Fechado como valor do critério, a regra efetua correspondência com os registos em que o valor do campo do critério é Fechado, mas não efetua correspondência com nenhum registo em que o valor do critério seja Fechado/ganho.

    Não pode utilizar a condição Contém valor de campo exato para campos de datas ou de números.

  • Não contém nenhum dos valores. Efetua a correspondência entre a regra e os registos em que o campo de critérios contenha qualquer valor que não seja igual ao valor dos critérios da regra.

    Não pode utilizar a condição Não contém nenhum dos valores para campos de datas ou de números.

  • Menor ou igual a. Efetua a correspondência entre a regra e os registos em que o valor no campo de critérios seja menor ou igual ao valor dos critérios da regra.

    Pode utilizar a condição Menor ou igual a só para campos de números e de moedas.

  • Maior ou igual a. Efetua a correspondência entre a regra e os registos em que o valor no campo de critérios seja maior ou igual ao valor dos critérios da regra.

    Pode utilizar a condição Maior ou igual a só para campos de números e de moedas.

Tome nota dos seguintes pontos relativos aos critérios de regras:

  • Uma regra sem critérios tem sempre êxito.
  • As regras são avaliadas por ordem sequencial e a avaliação para quando os critérios de uma regra são satisfeitos.

Por exemplo, se estiverem a ser avaliadas dez regras e os critérios da regra 6 forem satisfeitos, as regras 7, 8, 9 e 10 serão ignoradas (isto é, não serão avaliadas). Da mesma forma, se não existirem critérios na regra 6, a regra 6 terá êxito e as regras 7, 8, 9 e 10 serão ignoradas.

Para obter instruções passo a passo sobre como configurar regras de atribuição, consulte Configurar regras de atribuição.


Publicado em Setembro 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.