Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Enviar extensões do lado do cliente

As Extensões do lado do cliente são ficheiros que pode enviar para e alojar no Oracle CRM On Demand em vez de alojá-los em outros servidores. Quando envia uma extensão do lado do cliente, o Oracle CRM On Demand gera um URL exclusivo que utiliza para fazer referência à extensão. Uma extensão do lado do cliente pode chamar uma segunda extensão do lado do cliente utilizando o URL exclusivo da segunda extensão do lado do cliente. É possível utilizar um URL para implementar uma extensão do lado do cliente em separadores da Internet personalizados, applets da Internet personalizadas, applets da Internet globais e em adições personalizadas de cabeçalho HTML.

É possível enviar ficheiros HTML, JPG, GIF, SWF, JavaScript e CSS a partir da página Lista de extensões do lado do cliente do Oracle CRM On Demand para criar uma extensão do lado do cliente. O tamanho máximo do ficheiro é 20 megabytes (MB). No entanto, tamanhos inferiores de ficheiros fornecem um melhor desempenho quando o navegador transfere estes ficheiros a partir do Oracle CRM On Demand.

NOTA:O Suporte técnico a clientes do Oracle CRM On Demand não tem acesso a qualquer componente das extensões do lado do cliente. Estes componentes incluem os ficheiros enviados ou o conteúdo contido nesses ficheiros, imagens ou localizações a partir dos quais as extensões do lado do cliente são referenciadas, incluindo os separadores da Internet personalizados, as applets da Internet personalizadas, as applets da Internet globais e as adições personalizadas de cabeçalho HTML. Assim, o utilizador é responsável pela manutenção e suporte destas extensões.

Antes de começar. Para executar este procedimento, a função de utilizador tem de incluir o privilégio Enviar extensões do lado do cliente e gerir a etiqueta do cabeçalho HTML personalizada. Para obter mais informações sobre como adicionar privilégios, consulte Acerca de privilégios nas funções.

Para enviar uma extensão do lado do cliente

  1. No canto superior direito de qualquer página, clique na ligação global Admin.
  2. Na secção Personalização da aplicação, clique em Personalização da aplicação.
  3. Na secção Configuração da aplicação, clique nas Extensões do lado do cliente.

    A página Lista de extensões do lado do cliente enviou previamente extensões do lado do cliente. Também pode eliminar as extensões do lado do cliente previamente enviadas nesta página.

    NOTA: Se eliminar uma extensão do lado do cliente que foi configurada para um separador da Internet personalizado, applet, applet da Internet global ou adição personalizada de cabeçalho HTML, essas applets deixarão de funcionar corretamente porque a extensão do lado do cliente foi removida. O Oracle CRM On Demand não indica se uma determinada extensão do lado do cliente está a ser utilizada.

  4. Clique em Novo.
  5. Clique no ícone de clipe para encontrar o conteúdo que pretende enviar como uma extensão do lado do cliente.

    Este campo é obrigatório.

  6. Introduza os detalhes seguintes:
    • Tipo MIME. Isto indica o tipo de meio Internet. Este tipo permite ao navegador apresentar tipos de meios corretamente. Introduza os detalhes completos dos tipos MIME. Introduza, por exemplo, um dos seguintes dependendo do tipo de ficheiro:
      • texto/html
      • imagem/jpeg
      • imagem/gif
      • aplicação/x-shockwave-flash
      • texto/css
    • Ficheiro: tamanho (em bytes). O tamanho do ficheiro enviado. O Oracle CRM On Demand preenche este campo.
    • Ficheiro: extensões. A extensão do ficheiro enviado. O Oracle CRM On Demand preenche este campo.
    • Nome. O nome da extensão do lado do cliente. Este campo é obrigatório.
    • Nome do URL. Este valor é utilizado para fornecer um nome explicativo para o URL que aponta para a extensão do lado do cliente. Os caracteres seguintes são aceites no nome do URL: A-Z, a-z, 0-9, sublinhado (_) e ponto final (.). Os pontos finais duplos (..) não são permitidos e um ponto final (.) não deve ser o último carácter na cadeia. Os exemplos de nomes de URL são: Logo_Image e Map376. Recomenda-se que mantenha este campo o mais abreviado possível. Este campo só é alterado quando um utilizador o edita. Assim, se substituir o ficheiro enviado ou se alterar o nome da extensão do lado do cliente, o valor do campo Nome do URL não é alterado. Como resultado, pode atualizar, manter e implementar várias versões da extensão do lado do cliente sem ter de voltar a configurar os separadores da Internet personalizados, as applets da Internet personalizadas, os separadores da Internet globais ou as adições personalizadas de cabeçalho HTML. Editar este campo altera os campos URL relativo e URL completo. Este campo é obrigatório.
    • URL relativo. O Oracle CRM On Demand preenche este campo. Este valor é o URL relativo que navega para a extensão do lado do cliente a partir do Oracle CRM On Demand. Se o valor deste campo for alterado e a extensão do lado do cliente for implementada, terá de atualizar os separadores da Internet personalizados, as applets da Internet personalizadas, os separadores da Internet globais ou adições personalizadas de cabeçalho HTML que referenciam esta extensão do lado do cliente para utilizar o URL gerado recentemente. O valor deste campo só é alterado se o campo Nome do URL for atualizado.
    • URL completo. O Oracle CRM On Demand preenche este campo. Este valor é o URL completo que aponta para o URL na aplicação do Oracle CRM On Demand. Se o valor deste campo for alterado e a extensão do lado do cliente for implementada, terá de atualizar os separadores da Internet personalizados, as applets da Internet personalizadas, separadores da Internet globais ou adições personalizadas de cabeçalho HTML que referenciam esta extensão do lado do cliente para utilizar o URL gerado recentemente. O valor deste campo só é alterado se o campo Nome do URL for atualizado.
  7. Clique em Guardar.

NOTA: É possível enviar uma extensão do lado do cliente mas não se encontra ativa até que a configure num separador da Internet personalizado, numa applet da Internet personalizada, num separador da Internet global ou numa adição personalizada de cabeçalho HTML.

Depois de uma extensão do lado do cliente ser enviada, o Oracle CRM On Demand gera os campos URL relativo e URL completo. Utilize estes valores para associar um separador da Internet personalizado, uma applet da Internet personalizada, separador da Internet global ou adição personalizada de cabeçalho HTML com a extensão do lado do cliente. Configure estas localizações da mesma forma que configura qualquer extensão alojada nos servidores.

Para obter informações sobre como adicionar adições personalizadas de cabeçalho HTML, consulte Gerir adições personalizadas de cabeçalho HTML.

Para editar uma extensão do lado do cliente existente

  1. No canto superior direito de qualquer página, clique na ligação global Admin.
  2. Na secção Personalização da aplicação, clique em Personalização da aplicação.
  3. Na secção Configuração da aplicação, clique nas Extensões do lado do cliente.
  4. Na página Lista de extensões do lado do cliente, encontre a extensão do lado do cliente que pretende editar.
  5. Efetue um dos seguintes procedimentos:
    • Clique no campo Nome. Este passo abre a página de detalhes Lado do cliente onde pode editar a extensão do lado do cliente.
    • Clique em Editar.
  6. Clique em Guardar.
  7. Se tiver substituído o ficheiro para a extensão do lado do cliente, proceda da seguinte forma:
    1. Termine sessão no Oracle CRM On Demand.
    2. Limpe a cache do navegador.
    3. Inicie sessão para transferir a nova extensão do lado do cliente de forma a que a extensão do lado do cliente seja transferida para a página a implementá-la. Se não terminar a sessão no Oracle CRM On Demand e voltar a iniciar sessão, a nova extensão do lado do cliente será transferida 30 dias após ter executado a primeira transferência.

Diretrizes para editar extensões do lado do cliente

Considere as seguintes diretrizes:

  • Manter o número de referências para extensões do lado do cliente numa página para um mínimo para reduzir o impacto negativo no desempenho.
  • Manter o tamanho das extensões do lado do cliente o mais pequeno possível. Por exemplo, evite utilizar uma imagem grande ou ficheiros SWF. Quanto mais pequeno for o ficheiro transferido como parte da extensão do lado do cliente, mas rápido carrega a página em comparação com ficheiros maiores.
  • Manter todas as extensões do lado do cliente no menor número de ficheiros possível para reduzir o impacto negativo no desempenho.
  • Permitir que o navegador coloque na cache as extensões do lado do cliente. Se permitir que o navegador coloque na cache as extensões do lado do cliente, o conteúdo não tem de ser transferido a partir dos servidores Oracle CRM On Demand cada vez que um utilizador carregue a página. Se a extensão do lado do cliente for alterada, tem de limpar a cache de forma a que o Oracle CRM On Demand carregue a página que contém a extensão. Por predefinição, as extensões do lado do cliente são colocadas na cache durante30 dias.
  • Manter as extensões do lado do cliente e ativos para um mínimo para melhorar o desempenho da barra de ação. Quando configura uma extensão do lado do cliente contida numa applet na barra de ação, a barra de ação carrega cada vez que a página é atualizada.
  • Seguir todas as diretrizes dos serviços Internet quando utilizar as extensões do lado do cliente para chamar os serviços Internet. Para obter mais informações, consulte o Oracle Web Services On Demand Guide.


Publicado em Setembro 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.