Relatórios > Passo 2: Criar disposições > Mostrar resultados em gráficos
Mostrar resultados em gráficos
Utilize a vista Gráfico para posicionar colunas num gráfico e para personalizar o título, localização da legenda, títulos de eixo, etiquetas de dados, tamanho e escala. Pode selecionar o gráfico, tal como um gráfico de linhas ou um gráfico de barras; o subtipo de gráfico, tal como bidimensional; e o estilo das colunas, tal como a forma e o padrão de preenchimento. Pode também definir os limites e cores e controlar outras características do gráfico. Os utilizadores podem definir o nível de detalhe dos resultados na vista Gráfico.
As opções de gráficos incluem gráficos de áreas, gráficos de barras, gráficos de bolhas, gráficos de linhas e outros tipos. Os subtipos de gráfico incluem 2D, 3D, absolutos, agrupados, empilhados, de combinação e personalizados.
Este tópico explica como trabalhar com gráficos. Contém as seguintes informações:
- Diagramas
- Botões da Vista Diagrama
- Componentes básicos do gráfico
Este tópico também fornece instruções para executar as seguintes tarefas:
- Adicionar ou modificar vistas de gráfico
- Especificar as propriedades gerais para uma vista de gráfico
- Controlar a apresentação das linhas de grelha nas vistas de gráfico
- Especificar a localização da legenda numa vista de gráfico
- Definir cores para fundo, texto e limites nas vistas de gráfico
- Selecionar as colunas a apresentar como eixos nas vistas de gráfico
- Definir as opções de escala do eixo nas vistas de gráfico
- Editar marcadores de escala nas vistas de gráfico
- Criar marcadores de escala de linha
- Criar marcadores de escala de intervalo
- Especificar definições avançadas para valores de intervalo e de linha
- Especificar títulos e etiquetas de eixo nas vistas de gráfico
- Especificar títulos de eixo nas vistas de gráfico
- Especificar o que acontece quando um utilizador clica num gráfico
- Formatar o aspeto de uma série de gráficos
- Efetuar seleções para etiquetas de dados em gráficos circulares
NOTA: O Oracle CRM On Demand utiliza um motor de gráficos de terceiros. O tipo de gráfico, o tamanho e o número de elementos representados no gráfico podem afetar a apresentação de eixos ou legendas. Estas restrições são impostas pelo espaço disponível na página do navegador da Internet. Por vezes, ajustando os controlos de largura e altura, é possível apresentar os eixos e as legendas no gráfico.
Diagramas
A tabela seguinte mostra os gráficos disponíveis na lista pendente Diagrama e descreve as respetivas utilizações. Nem todos os diagramas são apropriados para todos os tipos de dados. O gráfico predefinido é um gráfico de barras verticais.
Tipo de gráfico
|
Descrição
|
Área
|
Um gráfico de área é semelhante a um gráfico de linhas, mas com as áreas debaixo das linhas preenchidas. Os gráficos de área mostram a percentagem do total que cada variável compreende.
Os gráficos de área são úteis para observar alterações no valor cumulativo ou na percentagem ao longo do tempo. Por exemplo, pode comparar grupos em determinadas medições, tais como o resultado e apresentar tendências de grupo.
|
Barras horizontais
|
Utilize um gráfico de barras horizontais para comparar factos através da apresentação de barras numa direção horizontal.
Os gráficos de barras horizontais são úteis para comparar diferenças entre itens semelhantes. Por exemplo, pode comparar vendas de produtos concorrentes, vendas do mesmo produto durante períodos de tempo diferentes ou as vendas do mesmo produto em mercados diferentes.
|
Bolhas
|
Um gráfico de bolhas é uma variação de um gráfico de dispersão que apresenta elementos de dados como círculos (bolhas). Mostra três variáveis em duas dimensões. Um valor é representado pela localização do círculo no eixo x. Outro valor é representado pela localização do círculo no eixo y. O terceiro valor é representado pelo tamanho relativo do respetivo círculo.
Os gráficos de bolhas são úteis para representar dados com três variáveis e para apresentar dados financeiros durante um período.
SUGESTÃO: Para criar um gráfico de bolhas, represente um facto no eixo x, outro facto no eixo y e um terceiro facto no eixo do raio da bolha. Estes três factos são representados para seleções no eixo Nível.
|
Barras verticais
|
Um gráfico de barras verticais compara os factos utilizando colunas verticais.
Os gráficos de barras verticais são úteis para comparar as diferenças entre itens semelhantes.
|
Linhas
|
Um gráfico de linhas pode ser utilizado para representar múltiplos factos.
Os gráficos de linhas são úteis para mostrar padrões e tendências nos dados.
|
Combinação de linhas e barras
|
Um gráfico com combinação de linhas e barras representa dois conjuntos de dados com diferentes intervalos: um conjunto como barras e um conjunto como linhas sobrepostas nas barras.
Os gráficos com combinação de linhas e barras são úteis para mostrar relações de tendências entre conjuntos de dados.
SUGESTÃO: Pode especificar qualquer mistura de barras e colunas, mas tem de existir uma de cada. Pode especificar todas as colunas como linhas funciona, mas se pretender apenas barras, utilize um gráfico de barras. (Quando são selecionadas apenas barras para este tipo de gráfico, algumas seleções de colunas poderão ser desenhadas como linhas.)
|
Pareto
|
Um gráfico Pareto é uma forma de gráfico de barras e gráfico de linhas que apresenta critérios por ordem descendente. Neste tipo de gráfico, a linha mostra um total cumulativo das percentagens.
Os gráficos de pareto são úteis para identificar elementos significativos, tais como o melhor e o pior ou o mais e o menos.
|
Circular
|
Um gráfico circular mostra conjuntos de dados como percentagens de um total.
Os gráficos circulares são úteis para comparar partes de um total, tal como as vendas por região ou por distrito.
|
Radar
|
Um gráfico de radar representa as mesmas informações que um gráfico de barras mas, em vez disso, apresenta dados originados a partir do centro do gráfico. Cada elemento de dados tem o seu próprio eixo de valor.
Os gráficos de radar são úteis para examinar a sobreposição e a distribuição de dados.
|
Dispersão
|
Um gráfico de dispersão apresenta valores x-y como pontos discretos, dispersos numa grelha x-y. Representa pontos de dados baseados em duas variáveis independentes. Um gráfico de dispersão permite-lhe representar grandes números de pontos de dados e observar o agrupamento de pontos de dados.
Os gráficos de dispersão são úteis para observar relações e tendências em conjuntos de dados grandes.
SUGESTÃO: Para criar um gráfico de dispersão, represente um facto no eixo x e represente outro facto no eixo y. Estes factos são representados para seleções no eixo Nível.
|
Passo
|
Um gráfico em escada é semelhante a um gráfico de linhas. Pode também ser utilizado para representar múltiplos factos.
|
A seleção para o gráfico determina os subtipos de gráfico disponíveis a partir da lista pendente Tipo. Nem todos os tipos de gráfico têm subtipos; por exemplo, os gráficos de bolhas e de radar não têm subtipos. Os subtipos de gráfico assumem a predefinição da opção 3D, se estiver disponível. Dependendo da seleção de tipo de gráfico, as opções de subtipo poderão incluir o seguinte:
- Gráficos de área: 3D e 2D
- Gráficos de barras: 3D, 2D, 3D empilhado e 2D empilhado
- Gráficos de linhas: 3D e 2D
- Gráficos de pareto: 3D e 2D
- Gráficos circulares: 3D e 2D
- Gráficos de dispersão: Dispersão e dispersão com linhas
- Gráficos em escada: 3D e 2D
A seleção para o tipo de gráfico determina também os estilos disponíveis a partir da lista pendente Estilo. Nem todos os tipos de gráfico têm estilos. O estilo assume a predefinição de preenchimento sólido, se estiver disponível. Dependendo da seleção de tipo de gráfico, os estilos para gráficos poderão incluir o seguinte:
- Gráficos de área: Preenchimento sólido e preenchimento com padrão
- Gráficos de barras: Retângulo, cilindro, gradação, triângulo, losango, preenchimento com padrão
- Gráficos de linhas: Retângulo, cilindro, gradação, triângulo, losango, preenchimento com padrão
- Gráficos de pareto: Retângulo, cilindro, gradação, triângulo, losango, preenchimento com padrão
- Gráficos circulares: Preenchimento sólido e preenchimento com padrão
Botões da Vista Diagrama
Os botões na parte superior da página da vista Gráfico fornecem acesso a várias definições de gráfico. A tabela seguinte descreve os botões e as definições da vista Diagrama.
Botão da vista Diagrama
|
Descrição
|

|
Propriedades gerais do gráfico. Define propriedades gerais para o gráfico, tal como o respetivo título, se as etiquetas de dados são apresentadas e o tamanho do gráfico.
|

|
Títulos e etiquetas do eixo. Controla a apresentação do título de eixo e etiquetas de dados na parte inferior do gráfico e à esquerda do gráfico.
|

|
Escala do eixo. Define as propriedades de escala do eixo, o número de marcas de verificação e o tipo de escala.
|

|
Opções adicionais de gráficos. Controla as opções adicionais de gráficos, como as seguintes:
- A apresentação das linhas de grelha no gráfico
- A localização da legenda e fornece opções para o redimensionamento da legenda
- Cores do fundo, texto e limite
- O modo como os utilizadores interagem com o gráfico quando clicam no mesmo, tal como definir o nível de detalhe para dados de nível inferior ou navegar automaticamente para um relatório gravado relacionado ou um Web site
|

|
Formatar dados do gráfico. Permite-lhe formatar o aspeto de uma série de gráficos, tal como a cor, a largura da linha e os símbolos de linha.
|

|
Propriedades avançadas. Para gráficos circulares, permite-lhe efetuar seleções para etiquetas de dados.
|
Componentes básicos do gráfico
Pode definir os componentes básicos de um gráfico. A tabela que se segue descreve os componentes que pode personalizar.
NOTA: Alguns componentes só estão disponíveis para tipos de gráfico específicos. Por exemplo, um gráfico circular não tem eixos. O tipo de gráfico que selecionar determina os componentes que estão disponíveis.
Componente do gráfico
|
Descrição
|
Etiquetas de medidas
|
Controla a posição e a formatação do título da coluna dos dados na secção Medidas. Também fornece capacidades de cálculo de totais e ordenação. Se existir apenas uma medida, pode excluir este elemento.
|
Legenda
|
Utilize a legenda para explicar o gráfico. Pode especificar uma localização para a legenda e se pode ser abreviada.
|
Eixos
|
As linhas horizontais e verticais que identificam a escala do gráfico. Pode especificar os eixos horizontais e verticais do gráfico.
|
Linhas da grelha
|
Uma matriz de linhas horizontais e verticais que ajudam a relacionar qualquer ponto de um gráfico com os eixos. Pode especificar as cores das linhas da grelha.
|
Marcadores de escala
|
Identifica a escala do gráfico. Pode especificar propriedades, tais como a localização, o tamanho, a cor, a largura da linha e o intervalo.
|
Nível de detalhe
|
Apresenta mais detalhes. Pode especificar se e como é que um utilizador pode definir o nível de detalhe para aceder a mais detalhes sobre as informações apresentadas no gráfico.
|
Título
|
Especifica um título para descrever o gráfico.
|
Título, etiquetas e limite do eixo
|
Especifica se pretende e a forma como pretende que os títulos e as etiquetas da escala sejam apresentados nos eixos do gráfico.
|
Série de gráficos
|
Formata elementos do aspeto da série de gráficos, tais como a cor, a largura da linha e os símbolos de linha. Pode também aplicar a formatação com base em regras, tais como a aplicação de uma determinada cor quando uma posição da série for igual a um valor especificado.
|
Marcas de escala
|
Subdivide os marcadores de escala de um eixo para melhorar o detalhe.
|
Etiquetas de dados
|
Mostra o valor numérico dos dados quando parar o rato sobre o gráfico.
|
Adicionar ou modificar vistas de gráfico
O seguinte procedimento fornece os passos básicos para adicionar ou modificar uma vista de gráfico.
MOSTRAR
NOTA: Se selecionar um gráfico que seja incompatível com os resultados, não serão apresentados quaisquer resultados.
Para adicionar ou modificar uma vista de gráfico
- Na página Criar Disposição, execute uma das seguintes ações:
- Efetue as seleções pretendidas nos campos Gráfico, Tipo e Estilo.
A seleção no campo Gráfico, como Circular ou Linha, determina as escolhas disponíveis para o Tipo e Estilo. Para alguns gráficos, só está disponível um subtipo ou estilo predefinido.
À medida que efetua seleções nas listas pendentes, a vista Gráfico muda consoante as seleções efetuadas.
SUGESTÃO: Pode adicionar colunas ao gráfico enquanto estiver na página vista Gráfico, clicando no nome do campo para cada coluna na Área de informações empresariais ativa. Alternativamente, pode navegar para a página Definir critérios para adicionar colunas adicionais. Quaisquer colunas que adicionar na página da vista Gráfico são adicionada ao relatório geral; pode ver colunas na página e Definir critérios e também noutras vistas, assim como na página da vista Gráfico. Para eliminar uma coluna do gráfico, tem de navegar para a página Definir critérios e clicar no botão Remover coluna para a coluna.
- Utilize os botões na parte superior da página da vista Gráfico para especificar definições adicionais de gráficos.
- Para ver os efeitos das alterações efetuadas, clique em Redesenhar.
Pode clicar em Redesenhar em qualquer altura para atualizar a vista Gráfico.
- Para remover alterações e começar a partir do gráfico original, clique em Restaurar predefinição.
- Para redimensionar o gráfico, utilize as barras de deslocamento vertical e horizontal.
- Grave o relatório.
Especificar as propriedades gerais do gráfico nas vistas Gráfico
Pode definir propriedades gerais para o gráfico, tais como um título e o aspeto das etiquetas de dados.
As etiquetas de dados são ativadas por predefinição para os tipos de gráficos 2D selecionados.
A predefinição para o tamanho do gráfico é escalar todos os elementos do gráfico existente, incluindo altura e largura, para se ajustar ao espaço disponível. A altura e a largura do gráfico permanecem proporcionais quando o tamanho do gráfico muda. O gráfico redimensiona automaticamente os elementos do gráfico. O tamanho revisto baseia-se no espaço disponível no gráfico. Pode especificar um tamanho fixo para o gráfico na caixa de diálogo Propriedades gerais do gráfico. O tamanho fixo substitui o tamanho predefinido.
NOTA: O gráfico pode ser expandido significativamente se o número de itens a ser incluído no gráfico crescer substancialmente.
Por exemplo, suponha que cria um relatório para apresentar as vendas de três produtos, cria um gráfico dos resultados com as vendas do produto mostradas como três colunas e o dimensiona o gráfico de modo a ocupar cerca de 25% da página. Se o relatório for executado posteriormente e se forem devolvidos seis produtos, o gráfico é expandido de modo a obter duas vezes a respetiva largura original ou cerca de 50% da página, para que as larguras das colunas individuais no gráfico permaneçam constantes.
Os elementos do gráfico são redimensionados conforme necessário para se ajustar ao gráfico. Com o exemplo precedente, o gráfico continua a ocupar cerca de 25% da página e as colunas são redimensionadas para se ajustar no espaço disponível.
Para especificar as propriedades gerais para uma vista de gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Propriedades gerais do gráfico:

- Na caixa de diálogo Propriedades gerais do gráfico, efetue as seleções e, em seguida, clique em OK.
A vista Gráfico é atualizada. O gráfico poderá ser redimensionado de modo a que as seleções fiquem ajustadas.
Controlar a apresentação das linhas de grelha nas vistas Gráfico
Pode controlar se as linhas de grelha são apresentadas no gráfico e especificar as cores das linhas de grelha.
Para controlar a apresentação das linhas de grelha numa vista Gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos:

- Na caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos, clique no separador Linhas de grelha, efetue as seleções e, em seguida, clique em OK.
A vista Gráfico é atualizada.
Especificar a localização da legenda na vista Gráfico
Pode especificar a localização da legenda e definir as opções para o redimensionamento da legenda.
Para especificar a localização da legenda numa vista Gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos:

- Na caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos, clique no separador Legendas, efetue as seleções e, em seguida, clique em OK.
A vista Gráfico é atualizada. O gráfico poderá ser redimensionado de modo a que as seleções fiquem ajustadas.
Definir cores para o fundo, texto e limites na vista Gráfico
Pode especificar a cor para o fundo, texto e limites do gráfico.
Para especificar as cores de fundo, texto e limites numa vista de gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos:

- Na caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos, clique no separador Limites e cores, efetue as seleções e, em seguida, clique em OK.
A vista Gráfico é atualizada.
Selecionar as colunas a apresentar como eixos na vista Gráfico
Pode selecionar as colunas que aparecem no gráfico e os eixos que representam essas colunas. O Oracle CRM On Demand apresenta uma matriz das opções apropriadas. O eixo esquerdo da matriz lista as colunas e o eixo superior lista os tipos de eixo disponíveis para o tipo de gráfico que está a utilizar. Também pode indicar se as etiquetas de medidas aparecem para dados concretos representados num eixo.
Os eixos disponíveis mudam consoante o tipo de gráfico selecionado na lista pendente Gráfico. Os botões de eixo de gráfico utilizados na vista de gráfico são descritos na tabela que se segue.
Botão de eixo de gráfico
|
Eixo
|

|
Define a coluna selecionada como um eixo de nível, para gráficos de dispersão e de bolhas.
|

|
Define a coluna selecionada como o eixo horizontal.
|

|
Define a coluna selecionada como o eixo vertical. Para um gráfico de radar, este é o eixo de facto.
|

|
Indica se os valores da coluna selecionada devem aparecer na legenda do gráfico
|

|
Define a coluna selecionada como o eixo de sobrecarga. Isto é para um gráfico com combinação de linhas e barra.
|

|
Define a coluna selecionada como o eixo do raio. Isto é para um gráfico de bolhas.
|

|
Define a coluna selecionada como um eixo de valores circulares. Para um gráfico de radar, este é o eixo de radar.
|
Para selecionar as colunas a apresentar como os eixos numa vista Gráfico
- Na área das colunas à esquerda do gráfico, clique na caixa de verificação apropriada para um dos botões de eixo para apresentar essa coluna como o eixo correspondente no gráfico.
Os botões de eixo mudam consoante o tipo de gráfico selecionado na lista pendente Gráfico.
- Para adicionar uma coluna ao gráfico, clique na coluna na área de seleção e, em seguida, defina-a como um eixo.
Isto é equivalente à adição da coluna ao relatório na página Definir critérios.
- Clique em Redesenhar para atualizar a vista Gráfico.
Especificar as opções de escala do eixo na vista Gráfico
Pode controlar os limites de eixo, as marcas de verificação e o tipo de escala e as propriedades dos marcadores de escala.
Para especificar as opções de escala do eixo para uma vista Gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Escala do eixo:

- Na caixa de diálogo Escala do eixo, efetue as seleções e, em seguida, clique em OK.
Para gráficos com eixos numéricos, as definições das opções de escala do eixo determinam como a escala é selecionada:
Editar marcadores de escala na vista Gráfico
Os marcadores de escala são linhas salientadas ou intervalos de fundo sombreados que marcam os pontos chave, limiares, intervalos, etc. As linhas ou intervalos podem ser aplicados a um ou mais eixos, consoante o tipo de gráfico. As linhas são apresentadas à frente das informações do gráfico, enquanto os intervalos são apresentados plano de fundo.
NOTA: Alguns tipos de gráfico, tais como gráficos circulares, não utilizam marcadores de escala.
O seguinte procedimento fornece os passos gerais para editar um marcador de escala.
Para editar os marcadores de escala para uma vista Gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Escala do eixo:

- Na caixa de diálogo Escala do eixo, clique em Editar marcadores de escala.
- Na caixa de diálogo Editar marcadores de escala, clique em Adicionar para adicionar o primeiro marcador de escala e efetuar as seleções para o marcador.
As opções avançadas incluem definir a escala para um valor estático, um nome de coluna em particular ou como resultado de uma consulta SQL. Para mais informações sobre os tipos de marcadores de escala e sobre como utilizar as opções avançadas, consulte os procedimentos que se seguem.
- Clique em OK sucessivamente para fechar as caixas de diálogo.
A vista Gráfico é atualizada. O gráfico poderá ser redimensionado de modo a que as seleções fiquem ajustadas.
Para criar um marcador de escala de linha
- Na caixa de diálogo Marcadores de escala, no campo Tipo, selecione Linha.
- Introduza uma largura de linha na terceira coluna.
Este valor é a espessura da linha, em pixéis.
- Introduza a posição para a linha na quarta coluna.
A posição indica onde será localizada a linha no eixo. Por exemplo, se o eixo da esquerda tiver valores compreendidos entre 0 e 100 e especificar uma posição de 40, será visualizada uma linha horizontal em intersecção com a posição 40 no eixo vertical.
- Introduza a cor para a linha.
- Introduza uma legenda para a linha.
A legenda é apresentada quando um utilizador parar o rato sobre a linha no gráfico e na legenda.
- Clique em OK.
Para criar um marcador de escala de intervalo
- Na caixa de diálogo Marcadores de escala, no campo Tipo, selecione Intervalo.
- Introduza a extremidade inferior do intervalo na terceira coluna.
- Introduza o valor elevado do intervalo na quarta coluna.
NOTA: Tem de especificar os valores que são apresentados no mesmo eixo do intervalo. Por exemplo, se o eixo da esquerda tiver valores compreendidos entre 0 e 100 e especificar 20 como valor inferior e 40 como valor superior, a cor de fundo do gráfico é apresentada na cor especificada para o intervalo entre esses valores.
- Introduza a cor para o intervalo.
- Introduza uma legenda para o intervalo.
A legenda é apresentada.
- Clique em OK.
Especificar Definições avançadas para valores de intervalo e de linha
As opções para estes valores incluem: um valor estático, um valor com origem numa coluna incluída no relatório ou um derivado de uma consulta SQL.
Para especificar uma definição avançada
- Clique no botão Propriedades ao lado do campo onde pretende especificar a opção avançada.
- Selecione uma das opções seguintes.
- Valor estático. Introduza um incremento numérico.
- Expressão da variável. Esta opção baseia-se nos resultados de uma sessão e nas respetivas variáveis da apresentação. Esta opção é limitada porque a maioria das variáveis da sessão ou da apresentação poderão não estar relacionadas com os valores no gráfico.
- Nome da coluna. Escolha uma coluna em que pretende basear o incremento.
- Consulta SQL. Esta opção baseia-se nos resultados de uma consulta SQL. Os resultados poderão ser uma tabela, mas apenas o valor da célula da primeira linha e da primeira coluna é aplicado.
- Clique em OK.
Especificar títulos e etiquetas de eixo na vista Gráfico
Pode especificar o seguinte para uma vista de gráfico:
- Se os títulos de eixo e as etiquetas de dados são apresentados na parte inferior e à esquerda do gráfico
- Se a etiquetas são rodadas para um melhor ajustamento na tabela
- O comprimento máximo da etiqueta
- O texto para a etiqueta se for diferente do texto predefinido
NOTA: Ajustar o tamanho de um gráfico pode afetar a forma como as etiquetas de eixo aparecem.
Para especificar um título de eixo numa vista Gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Títulos e etiquetas do eixos:

- Na caixa de diálogo Títulos e etiquetas do eixos, efetue as seleções e clique em OK.
A vista Gráfico é atualizada.
NOTA: Quando definir o comprimento da etiqueta de Limite, especifique o número total de caracteres que uma etiqueta pode conter. Serão apresentadas reticências (...) onde forem removidos quaisquer caracteres adicionais.
Especificar o que acontece quando um utilizador clica num gráfico
Quando um utilizador visualizar o gráfico, pode especificar o tipo de interação a ocorrer se o utilizador clicar no gráfico. Seguem-se os tipos de interações para um gráfico:
- Nível de detalhe. Permite ao utilizador pesquisar informações mais detalhadas. Esta é a interação predefinida se um caminho para o nível de detalhe for configurado automaticamente. Se não existir inicialmente nenhum caminho para o nível de detalhe, utilize Navegar para configurar um caminho personalizado.
- Navegar. Permite ao utilizador navegar para outro relatório gravado ou painel.
- Nenhum. Desativa a pesquisa detalhada ou a navegação a partir do gráfico.
Para especificar o que acontece quando um utilizador clica num gráfico
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos:

- Na caixa de diálogo Opções adicionais de gráficos, clique no separador Interação e efetue a seleção para a interação.
- Clique em OK.
Formatar o aspeto de uma série de gráficos
A formatação de uma série de gráficos permite aos utilizadores personalizar componentes de série individual. A formatação baseia-se na respetiva posição. Os utilizadores podem formatar o aspeto de uma série de gráficos, tal como a cor, a largura da linha e os símbolos de linha.
Por exemplo, num gráfico com combinação de linhas e barras com duas séries de dados, suponha que a barra está na posição 1 e que a linha está na posição 2. Os utilizadores podem alterar a cor da barra, a largura da linha e o símbolo que representa os pontos de dados. Os utilizadores também podem aplicar a formatação com base em regras, tais como uma determinada cor quando uma posição da série for igual a um valor especificado.
Para formatar o aspeto de uma série de gráficos
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Controlo do formato da série:

- Na caixa de diálogo Controlo do formato da série, efetue as seleções.
As opções disponíveis na caixa de diálogo Controlo do formato da série dependem do tipo de gráfico. Por exemplo, para executar o seguinte:
- Para personalizar uma série, desmarque a caixa de verificação Utilizar predefinição.
- Para restaurar as predefinições de uma série, selecione novamente a caixa de verificação Utilizar predefinição.
- Para adicionar um novo controlo da série do formato, clique no botão Adicionar. Mesmo que o gráfico atual não utilize esta série, será utilizado se for necessário (tal como para a definição de nível de detalhe).
- Para devolver os respetivos valores predefinidos a todas as séries, clique no botão Limpar tudo.
- Para alterar as cores, clique na caixa de cor para aceder à caixa de diálogo Seletor de cores.
- Para alterar outros atributos da série, clique no separador apropriado e selecione os atributos de barra ou linha.
- Clique em OK.
Efetuar seleções para etiquetas de dados em gráficos circulares
As etiquetas de dados aparecem quando um utilizador parar o rato sobre os elementos num gráfico circular. Pode especificar como os valores deverão aparecer e o que as etiquetas de dados deverão apresentar. Pode mostrar valores como percentagens do total ou como valores reais. As etiquetas de dados podem apresentar o valor ou o nome apenas ou ambos (o valor e o nome).
Consoante a seleção, o gráfico poderá ser redimensionado de modo a permitir que as etiquetas de dados sejam apresentadas.
Para efetuar seleções para etiquetas de dados em gráficos circulares
- Clique no botão seguinte na parte superior da página da vista Gráfico para abrir a caixa de diálogo Tipo de gráfico especial:

- Na caixa de diálogo Tipo de gráfico especial, efetue as seleções para o valor e etiqueta de dados. Em seguida, clique em OK.
|