Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Otimizar o Desempenho

Sempre que acede a um relatório ou a uma análise, os dados são obtidos da base de dados, processados pelo servidor de relatórios e apresentados na página. Quanto mais complexa for a análise, mais tempo pode demorar a consulta à base de dados para obtenção e apresentação dos dados. Este tópico contém diretrizes que o ajudam a criar relatórios que sejam apresentados o mais rápido possível.

Antes de começar. Efetue os seguintes procedimentos:

  • Reveja os relatórios pré-criados disponíveis no Oracle CRM On Demand. Estes relatórios podem responder à maioria das necessidades de geração de relatórios do utilizador.
  • Realize cursos de formação.
  • Reúna os requisitos de geração de relatórios e obtenha a aprovação dos mesmos por parte dos intervenientes.
  • Verifique as definições do navegador para certificar-se de que o cliente de navegador está devidamente configurado para um bom desempenho.
  • Compreenda o desempenho do relatório. Para mais informações, consulte Acerca do desempenho do relatório.

Acerca de Áreas Empresariais

Pode utilizar dois tipos de áreas de informações empresariais dependendo das necessidades de relatórios e de negócio.

As áreas de informações empresariais do Analytics devem ser utilizadas sempre que possível para criar relatórios. Estas áreas de informações empresariais são criadas com base num repositório de dados criado especificamente para o efeito e otimizado para um melhor desempenho ao nível das consultas. O repositório de dados utilizado para as áreas de informações empresariais do Analytics é atualizado diariamente e os relatórios criados através destas áreas de informações empresariais apresentam resultados mais rapidamente do que as áreas de informações empresariais de relatórios, inclusive no caso de consultas mais extensas e complexas.

As áreas de informações empresariais de relatórios são criadas utilizando a mesma base de dados em que ocorrem todas as outras transações de utilizador na aplicação, pelo que consomem os mesmos recursos dos quais depende a aplicação quando os dados são obtidos para os relatórios.

Diretrizes sobre a utilização de uma área de informações empresariais de relatórios

Se estiver a utilizar uma área de informações empresariais de relatórios, siga estas diretrizes:

  • Sempre que possível, utilize os campos das pastas Morada (Completa).
  • Sempre que possível, minimize a utilização dos seguintes itens:
    • Campos de lista de escolha customizados.
    • Campos de qualquer pasta Pertencente a utilizador. Em vez disso, utilize o campo Proprietário.
    • Campos da pasta Contacto principal na pasta Conta.
    • Funções CAST para campos Data ou Data/hora.
    • Campos Conta principal, Última modificação por, Criado por e Gestor.
    • Campos das pastas tipo data, tais como Data de criação e Data de fecho.

      Apesar destas pastas proporcionarem um meio conveniente de agrupar o atributo de data em semana, mês, trimestre ou ano, a utilização das mesmas também torna a consulta mais complexa e pode afetar o desempenho do relatório. Se tiver problemas de desempenho com campos das pastas de data, tente utilizar os campos Data ou Data/Hora da pasta do tipo de registo primário. Por exemplo, abra a Área de informações empresariais da oportunidade e selecione o campo Data de fecho na pasta Oportunidade, em vez de um campo da pasta Data de fecho.

Diretrizes sobre melhoramento do desempenho

Siga estas diretrizes para melhorar o desempenho:

Criar Relatórios de Forma Incremental

Efetue os seguintes procedimentos:

  • Comece por um relatório pequeno e teste-o à medida que o vai criando. Comece apenas com alguns campos e teste-os antes de adicionar mais colunas.
  • Teste os filtros para determinar a melhor sequência de utilização.

    Diferentes sequências podem aumentar ou diminuir o desempenho, mas só conseguirá determinar isto testando, errando e tentando novamente.

Minimizar a utilização de tipos de registo entre campos ou colunas

Siga estas diretrizes:

  • Colunas. Quando seleciona colunas para mais de um tipo de registo para análise, está a acrescentar complexidade à consulta de dados. Esta complexidade pode afetar a velocidade de apresentação dos resultados. Como tal, tenha este fator em consideração quando incluir campos entre tipos de registo num relatório.
  • Seletores de Colunas. Mantenha todos os seletores de colunas no mesmo tipo de registo. Sempre que possível, não utilize um seletor de colunas que atravesse outro tipo de registo.
  • Critérios de Seleção. Tente criar todos os campos de referência de critérios de seleção na mesma pasta do tipo de registo.

Utilizar Campos Indexados

Efetue os seguintes procedimentos:

  • Utilize campos indexados para filtrar dados nos relatórios em tempo real.

    Os campos indexados são otimizados de modo a acelerar a apresentação dos resultados do relatório.

  • Planeie antecipadamente o momento de configurar os dados para certificar-se de que os dados corretos são armazenados nos campos indexados.

    Este procedimento permite-lhe criar relatórios que utilizem campos os indexados, incorporando-os nos locais mais adequados. O Oracle CRM On Demand também tem um número limitado de campos customizados indexados. O número varia consoante o tipo de campo e tipo de registo.

Limitar a hierarquia organizacional a cinco níveis

Quanto mais alta for a posição de um utilizador na hierarquia organizacional, mais dados serão devolvidos e mais lenta será a execução do relatório. Por isso, deve limitar a hierarquia a um máximo de 5 níveis.

Utilizar Filtros

A utilização de filtros restringe a quantidade de dados devolvida quando acede a uma análise. A filtragem pode aumentar a velocidade de execução do relatório.

  • Aplique filtros como primeiro passo na criação de um relatório. Se a empresa tiver muitos dados, não execute a primeira pré-visualização de um relatório enquanto não aplicar filtros.
  • Filtre o tipo de registo orientador como uma prioridade. Por exemplo, quando utilizar uma área de informações empresariais de atividades, filtre Atividades.
  • Escolha os filtros mais restritivos primeiro e, depois de fazer experiências, levante essas restrições conforme necessário.

No entanto, tenha as seguintes diretrizes em consideração quando adicionar filtros:

  • Se um filtro fizer referência a uma coluna com uma fórmula CASE subjacente, esse filtro poderá afetar negativamente o desempenho dos relatórios, dependendo da fórmula e do processamento relacionado necessário. Quando filtrar um campo com uma instrução CASE ou outra fórmula, experimente determinar em que medida essa filtragem afeta o desempenho dos relatórios.
  • Antes de utilizar uma fórmula CASE, coloque as seguintes questões:
    • Esta classificação pode ser executada no Oracle CRM On Demand utilizando a funcionalidade Fluxo de Trabalho?
    • O código de classificação figura noutros relatórios? Se for o caso, considere criar uma nova coluna e criar um fluxo de trabalho para a preencher.
  • Um relatório que filtre um campo Data personalizado pode ser executado mais rapidamente do que um relatório semelhante que filtre um campo Data e Hora personalizado porque todos os campos Data e Hora envolvem a conversão de fusos horários o que afeta o desempenho dos relatórios. Por conseguinte, sempre que possível, filtre os campos Data personalizados em vez dos campos Data e Hora personalizados.
  • Evite utilizar uma cláusula OR em diferentes tipos de registo ou colunas (por exemplo, em que SR.Type = 'A' OR SR.Priority = 'Alta' OR Account.Industry = 'Medicina'). Em vez disso, experimente o seguinte:
    • Remova a cláusula OR e prossiga com a classificação na tabela dinâmica.
    • Divida o relatório em vários relatórios mais pequenos e agregue o resultado através da análise combinada.

Sigas as diretrizes sobre definição de critérios de seleção

Pode definir critérios de seleção para o relatório no Passo 3 da página Construir e Visualizar Análise no Oracle CRM On Demand. Estes critérios de seleção permitem aos utilizadores que acedem ao relatório concluído efetuar seleções para limitar os dados no relatório. Quando executa um relatório que utiliza critérios de seleção, a experiência de um utilizador é afetada pelo tempo de processamento dos critérios de seleção e pelo tempo de processamento do relatório.

Se adicionar critérios de seleção ao relatório, execute o seguinte procedimento:

  • Minimize o número de critérios de seleção utilizados para um relatório.
  • Evite utilizar imagens de alta resolução para critérios de seleção da imagem. Recomenda-se que não utilize uma imagem num relatório que exceda os 100 pontos por polegada (ppp). Para obter um melhor desempenho, utilize imagens de 50 ppp ou inferior.
  • Quando definir critérios de seleção, no menu Quais os valores que devem ser mostrados ao utilizador, escolha Nenhum ou Todos os valores para obter o desempenho mais rápido. Evite utilizar a opção Filtrar valores limitados. Esta opção restringe o número de critérios de seleção apresentados nesse relatório. A restrição é baseada noutros filtros e critérios de seleção aplicados ao relatório. Se um relatório contiver grandes volumes de dados, esta opção poderá prejudicar o desempenho do mesmo.

    Ao decidir se seleciona Nenhum, Todos os valores ou Filtrar valores limitados, recomenda-se que tente obter um equilíbrio entre o nível de desempenho dos relatórios que pretende e a apresentação ideal dos valores a apresentar aos utilizadores.

Fornecer ligações de pesquisa detalhada para relatórios detalhados

Em vez de criar um relatório que apresente uma longa lista de tabelas, diagramas e gráficos, faça o seguinte:

  • Crie um relatório inicial que mostre as informações de resumo ou tendências e permita ao utilizador pesquisar os detalhes.
  • Crie relatórios para informações mais detalhadas visando os dados do primeiro relatório. Em seguida, forneça ligações de pesquisa detalhada para o relatório de resumo.

O procedimento seguinte descreve como ligar relatórios a tabelas.

Para ligar relatórios a tabelas

  1. Clique no ícone Formato da coluna para abrir a caixa de diálogo Propriedades da coluna.
  2. Clique no separador Formato da coluna.
  3. Na lista pendente Tipo de interação do valor, escolha Navegar.
  4. No campo Navegar para outra análise, procure um relatório detalhado que pretenda pesquisar detalhadamente e, em seguida, clique em OK.

O procedimento seguinte descreve como ligar relatórios a gráficos.

Para ligar relatórios a gráficos

  1. Clique no ícone Opções adicionais de gráficos na página Editar gráfico (na análise: barra Título do relatório, no lado esquerdo da página).
  2. Clique no separador Interação.
  3. Selecione Navegar e procure um relatório detalhado para pesquisar detalhadamente a partir do gráfico.

Limitar o número de operações definidas

As funcionalidades avançadas permitem-lhe combinar consultas. Pode definir operações como, por exemplo, uniões, intersecções e outras ações de união nessas consultas para criar um relatório final. Quanto maior for o número de resultados de consulta combinados, mais tempo será necessário para a execução do relatório final. Para obter um processamento mais rápido, limite o número de operações definidas a um máximo de três.

Clarificar o código HTML e narrativas

Quando utilizar HTML em conjunto com SQL, faça o seguinte:

  • Certifique-se de que o HTML é claro e preciso e não contém tags desnecessárias ou informações supérfluas.
  • Certifique-se de que as narrativas são claras e precisas e não contêm instruções desnecessárias.

    As narrativas precisas tornam a formatação especificada mais eficaz e reduzem os problemas de desempenho.

Remover colunas em tabelas dinâmicas

As tabelas dinâmicas permitem mostrar o relatório em várias vistas sem escrever vários relatórios mas também podem afetar o desempenho. Sempre que possível, remova as colunas dos critérios do relatório (no Passo 1 - Definir critérios) que não sejam utilizadas na própria tabela dinâmica.

Utilizar resultados do gráfico dinâmico

Sempre que possível, para cada tabela dinâmica que necessite de um gráfico, utilize a opção Resultados do gráfico dinâmico em vez de criar uma vista de gráfico separada. A utilização de vários gráficos num relatório pode requerer maior processamento, uma vez que o Oracle CRM On Demand deve criar os gráficos individualmente, em vez de simultaneamente com a tabela dinâmica.

Assegurar que os relatórios são redimensionáveis

Os relatórios podem ser executados sem problemas através de um teste antes da importação de todos os dados de produção. Após essa importação, o volume de dados acrescido irá afetar negativamente o desempenho dos relatórios. Se estiver na fase de implementação do Oracle CRM On Demand, dedique algum tempo a fazer novos testes e a otimizar os relatórios após a importação de todos os dados de produção.

Utilizar os campos Code e UTC otimizados nos filtros

Muitas áreas de informações empresariais de relatórios incluem campos especiais nas respetivas dimensões que são otimizadas para reduzir o tempo de consulta quando são utilizadas nos filtros. Os campos otimizados terminam com as palavras Code ou UTC. Por exemplo, a dimensão Conta tem um campo Tipo de conta. Existe também um campo Código do tipo de conta, que é uma versão otimizada do campo Tipo de conta. Os campos otimizados e não otimizados produzem os mesmos resultados em relatórios, mas utilizar o campo otimizado no filtro gera consultas mais rápidas. Este método é mais rápido do que utilizar o campo não otimizado. Utilizar estes campos nas condições do filtro reduz as junções da tabela adicionais e evita as conversões da marca de hora baseadas no fuso horário da empresa.

Nota: Estes campos otimizados suportam traduções de idioma para todos os idiomas suportados, mas não suportam a mudança do nome do tipo de registo.

Para determinar se os campos de filtragem otimizados existem para uma área de informações empresariais de relatórios específicos, consulte a ajuda online para essa área de informações empresariais e procure o cabeçalho Campos de filtragem otimizados.


Publicado em Setembro 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.