Administrar o Oracle CRM On Demand > Gestão do processo de negócio > Configuração do fluxo de trabalho > Criar regras de fluxos de trabalho
Criar regras de fluxos de trabalho
Este tópico descreve como criar regras de fluxo de trabalho.
NOTA: Se a caixa de verificação Ativar Suporte de Tradução do Idioma para a Mensagem do Fluxo de Trabalho: Cancelar/Gravar estiver selecionada no perfil da empresa, o campo Idioma de Tradução está disponível na página Detalhes da Regra de Fluxo de Trabalho e na página Editar Regra de Fluxo de Trabalho quando edita uma regra de fluxo de trabalho existente. O campo Idioma de Tradução permite introduzir versões traduzidas das mensagens de erro customizadas devolvidas aos utilizadores ou aos serviços Web se a condição de uma regra de fluxo de trabalho não for cumprida e a caixa de verificação Cancelar/Gravar for selecionada para a regra. Para obter mais informações sobre o campo Idioma de Tradução, consulte Cancelar as Operações de Gravação do Fluxo de Trabalho.
Antes de começar. A funcionalidade de fluxo de trabalho no Oracle CRM On Demand tem de estar configurada na empresa, conforme descrito em Acerca de regras de fluxos de trabalho. Para executar os procedimentos descritos neste tópico, tem de ter o privilégio Gerir regras de dados - Gerir regras de fluxos de trabalho na função de utilizador. Para criar regras de fluxo de trabalho para o tipo de registo Utilizador, tem de ter o privilégio Gerir Regras de Dados - Gerir Regras de Fluxos de Trabalho para Utilizadores na função de utilizador. O administrador pode ativar este privilégio para a função Administrador e para qualquer outra função, conforme necessário. Para obter mais informações acerca de considerações ao criar regras de fluxo de trabalho para o tipo de registo Utilizador, consulte Considerações ao Criar Regras de Fluxo de Trabalho para o Tipo de Registo Utilizador. Para obter mais informações sobre como adicionar privilégios a funções, consulte Adicionar Funções.
NOTA: Após a criação de uma regra, não pode alterar o tipo de registo ou o evento acionador na regra. No entanto, pode atualizar a condição do fluxo de trabalho.
Para criar uma regra de fluxo de trabalho
- No canto superior direito de qualquer página, clique na ligação global Admin.
- Na secção Gestão do processo empresarial, clique em Configuração do fluxo de trabalho.
- Na página Lista de regras de fluxos de trabalho, execute um dos seguintes procedimentos:
- Para criar uma nova regra de fluxo de trabalho copiando uma já existente, clique em Copiar na regra de fluxo de trabalho que pretende copiar.
- Para criar uma nova regra de fluxo de trabalho que não se baseia numa regra existente, clique em Novo na barra de título.
- Na página Detalhe da regra do fluxo de trabalho, na secção Detalhes de regras de fluxos de trabalho chave, preencha as informações da regra.
A tabela seguinte descreve os campos da regra.
Campo
|
Descrição
|
Nome do fluxo de trabalho
|
Introduza um nome exclusivo, até 50 caracteres.
|
Ativa
|
Utilize a caixa de verificação Ativa para ativar e desativar a regra. Pode ser ativado simultaneamente qualquer número de regras de fluxos de trabalho.
|
Encomenda
|
Este campo é só de leitura quando cria a regra de fluxo de trabalho. Determina a ordem pela qual o Oracle CRM On Demand invoca as regras que são baseadas no mesmo tipo de registo e no mesmo evento acionador, e onde for aplicável, no mesmo tipo de registo principal. O Oracle CRM On Demand atribui automaticamente a regra ao número de ordenação não utilizado seguinte para as regras baseadas no mesmo tipo de registo e no mesmo evento acionador. Se o evento acionador para a regra de fluxo de trabalho for Depois da associação com principal ou Depois da dissociação do principal, o Oracle CRM On Demand atribui automaticamente a regra ao número de ordenação não utilizado seguinte para as regras baseadas no mesmo tipo de registo, no mesmo evento acionador e no mesmo tipo de registo principal. Posteriormente, pode alterar a ordem das regras de fluxos de trabalho. Para mais informações, consulte Alterar a ordem das regras de fluxos de trabalho.
|
Sair
|
Se selecionar a caixa de verificação Sair nesta regra de fluxo de trabalho e se a condição na regra for cumprida, as ações ativas nesta regra de fluxo de trabalho serão executadas. No entanto, nenhuma das regras de fluxos de trabalho subsequentes, que são baseadas no mesmo tipo de registo e no mesmo evento acionador, e onde for aplicável, no mesmo tipo de registo principal, são acionadas.
Se a condição nesta regra de fluxo de trabalho não for cumprida, o Oracle CRM On Demand continua para a regra seguinte na sequência, independentemente da definição da caixa de verificação Sair nesta regra de fluxo de trabalho.
|
Descrição
|
(Opcional) Introduza informações adicionais sobre a regra do fluxo de trabalho, tal como o objetivo da regra.
|
Tipo de registo
|
Selecione o tipo de registo para a regra de fluxos de trabalho.
Para criar, atualizar e eliminar eventos acionadores, cada regra de fluxo de trabalho está relacionada apenas com um tipo de registo. A regra é avaliada para esse tipo de registo e as ações são executadas nesse tipo de registo. Após a criação de uma regra, não pode alterar o tipo de registo na regra.
Nas regras de fluxos de trabalho em que o evento de acionador é Depois da associação com evento de acionador principal ou Depois da dissociação do evento de acionador principal, selecione o tipo de registo do registo dependente. Por exemplo, se pretender que a regra de fluxos de trabalho seja acionada quando um registo de contacto for associado a um registo de conta, selecione Contacto neste campo e selecione Conta no campo Tipo de registo principal.
|
Evento acionador
|
Selecione o evento que aciona a regra.
Quando este evento ocorre num registo do tipo especificado, a regra é avaliada. Depois de uma regra ser criada, não pode alterar o evento acionador na regra.
NOTA: Os eventos de acionador Depois da associação com evento de acionador principal e Depois da dissociação do evento de acionador principal são apenas suportados pelos tipos de registo de Conta, Contacto e Oportunidade. Para obter mais informações, consulte a secção Eventos de acionador de associação e dissociação do tópico Acerca de regras de fluxos de trabalho.
|
Tipo de registo principal
|
Este campo é apresentado se selecionar Depois da associação com evento de acionador principal ou Depois da dissociação do evento de acionador principal.
Selecione o tipo de registo principal. Por exemplo, se estiver a configurar uma regra de fluxos de trabalho que irá ser acionada quando um registo de contacto for associado a um registo de conta principal, selecione Conta neste campo e selecione Contacto no campo Tipo de registo.
|
- Se pretender definir uma condição na regra de fluxo de trabalho, clique no ícone fx na secção Condição da regra de fluxo de trabalho da página e utilize o Expression Builder para definir a condição da regra de fluxo de trabalho. Para obter mais informações sobre o Expression Builder, consulte Expression Builder.
NOTA: Se não definir qualquer condição para a regra de fluxo de trabalho, as ações na regra serão executadas sempre que a regra seja acionada.
Quando criar condições nas regras de fluxos de trabalho, tenha em atenção os seguintes pontos:
- Uma condição da regra de fluxo de trabalho pode conter um máximo de 2048 caracteres.
- Pode configurar regras de fluxos de trabalho que sejam específicas a funções ou canais em particular. Para obter mais informações sobre as regras de fluxos de trabalho para funções ou canais específicos, consulte Restringir regras de fluxos de trabalho para canais ou funções específicos.
- Pode determinar se um campo num registo foi atualizado através da utilização de uma condição semelhante à seguinte no regra de fluxo de trabalho. Neste exemplo, a cadeia utilizada para determinar se o campo foi alterado é Inválida, mas pode utilizar qualquer cadeia que pretender, desde que a cadeia não exista como um valor no campo que está a ser examinado:
IfNull([<FieldName>], "Invalid") <> IfNull(PRE("<FieldName>"), "Invalid")
ATENÇÃO: A função PRE não devolve o valor anterior de um campo se a função for utilizada em qualquer fluxo de trabalho ou ação que é invocado depois de uma ação Espera. Para obter mais informações sobre a função PRE(), consulte PRE.
- Se a secção Ações se a condição for falsa estiver disponível na página Detalhe da regra do fluxo de trabalho, pode especificar que a operação de gravação tem de ser cancelada se a condição na regra não for cumprida.
Para obter mais informações sobre como especificar que a operação de gravação tem de ser cancelada, se a condição na regra não for cumprida, consulte Cancelar operações de gravação do fluxo de trabalho.
- Grave a regra de fluxo de trabalho.
Quando tiver gravado a regra, pode criar ações para a regra. Pode criar várias ações para uma regra de fluxos de trabalho até ao número máximo de 25 ações para cada regra.
NOTA: Os nomes de campos independentes da língua e a sintaxe do nome do campo utilizada em quaisquer expressões de exemplo neste tópico são os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo que foram utilizados no Expression Builder em versões anteriores à Versão 29 do Service Pack 1. Estes exemplos ainda são válidos. No entanto, se selecionar os campos correspondentes para uma expressão a partir da lista de Campos no Expression Builder na Versão 29 do Service Pack 1 ou posterior, os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo serão diferentes dos apresentados nos exemplos. É recomendado que selecione sempre os campos para as expressões da lista de Campos no Expression Builder, para que os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo estejam sempre corretos. Para obter mais informações sobre os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo nas expressões, consulte Acerca de Expressões.
Para obter os procedimentos passo a passo de criação de ações de fluxo de trabalho, consulte os seguintes tópicos:
Tópicos relacionados
Consulte os seguintes tópicos para obter informações relacionadas sobre fluxos de trabalho:
|