Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Criar registos

Pode criar um registo a partir de diferentes áreas dentro da aplicação. A área a escolher depende do que pretenda fazer:

  • Criar o registo numa janela de contexto que seja independente dos registos em que está a trabalhar. Esta ação não irá fazê-lo sair da área principal da aplicação.
  • Criar o registo clicando no botão Novo da página principal, de lista ou de detalhes. Cada uma destas páginas abre o mesmo formulário que os outros métodos, mas muda o foco da sua página atual para a página de edição. Terá de utilizar a ligação Anterior para regressar à página em que está a trabalhar.
  • Criar o registo para um tipo de registo diferente que seja automaticamente ligado ao registo em que está a trabalhar atualmente.

Também pode criar novos registos das seguintes formas:

  • Através da importação de registos:
    • Utilizar o Assistente de importação para importar registos a partir de ficheiros (CSV) de valores separados por vírgulas externos se a função de utilizador tiver o privilégio Importação pessoal
    • Utilizar o utilitário do cliente do Oracle Data Loader On Demand
    • Utilizar os serviços Internet para sincronizar registos com outras aplicações

      O tipo de registos que é possível importar depende dos privilégios atribuídos à função de utilizador. Para obter mais informações sobre como importar registos a partir de ficheiros CSV externos e outras origens externas, consulte Ferramentas de importação e exportação.

  • Através da conversão de registos da pista. Com base nas opções que selecionar na página Converter pista, é possível criar um ou mais do seguinte através da conversão de um registo da pista:
  • Através da conversão de registos de negócio. Com base nas opções que selecionar na página Converter registo de negócio, é possível criar um ou mais do seguinte através da conversão de um registo de negócio:

SUGESTÃO:  Para evitar a duplicação de registos, pesquise o registo antes de criar um novo e consulte Localizar registos.

NOTA: Um asterisco (*) ao lado de um nome de campo indica que se trata de um campo obrigatório. Além disso, se uma disposição customizada for atribuída à sua função para a página de novo registo do tipo de registo, a página que abre quando cria um registo pode incluir menos campos do que os disponíveis na disposição completa da página para o tipo de registo. Se pretender introduzir informações para campos adicionais, pode abrir a página completa ao clicar na ligação Avançado na página de novo registo. A ligação Avançado está disponível na página de novo registo apenas se uma disposição customizada for atribuída à sua função para a página de novo registo do tipo de registo. Para mais informações sobre a disposição de campo em páginas de novo registo, consulte Acerca das Disposições de Páginas de Novo Registo.

Para criar um registo utilizando a secção Criar

  1. Na barra de ação, expanda a secção Criar se necessário.
  2. Clique no tipo de registo que pretende criar.
  3. No formulário Novo registo, preencha as informações de registo.
  4. Grave o registo, clicando em Gravar ou em Gravar e Continuar:
    • Se clicar em Gravar, o Oracle CRM On Demand grava o novo registo e fecha o formulário do novo registo.
    • Se clicar em Gravar e Continuar, o Oracle CRM On Demand grava o novo registo e orienta o utilizador para a página Detalhe do novo registo de forma a que possa associar conteúdo adicional ao registo, por exemplo, notas e anexos.

Para criar um registo a partir da página principal, de lista ou de detalhes

  1. A partir de qualquer destas páginas, clique no botão Novo na barra de título.
  2. Na página Editar, preencha as informações de registo.
  3. Grave o registo.

Para criar um registo que esteja ligado ao registo selecionado

  1. Selecione o registo.

    Para obter instruções sobre como selecionar um registo, consulte Localizar registos.

  2. Na página Detalhes do registo, desloque-se para a secção adequada.
  3. Na barra de título dessa secção, clique no botão Novo ou Adicionar.
  4. Na página Editar, preencha as informações de registo.
  5. Grave o registo.

Introduzir informações nos registos

Quando cria registos, pode introduzir informações diretamente nalguns campos ou selecionar valores de uma lista pendente. Para além disso, no caso de alguns campos, pode clicar num ícone à direita do campo para apresentar uma janela a partir da qual pode selecionar valores ou introduzir valores. Os ícones em que pode clicar são:

  • Ícone de telefone. Permite introduzir os detalhes de um número de telefone.
  • Ícone de calendário. Permite selecionar uma data.
  • Ícone de moeda. Permite pesquisar e selecionar uma moeda.
  • Ícone de pesquisa (lupa). Permite pesquisar e selecionar um ou vários registos que estarão associados ao registo que está a ser criado. O ícone de pesquisa também é utilizado para selecionar valores para campos da lista de escolha com seleção múltipla.

Acerca de campos da lista de escolha e grupos de valores da lista de escolha

Nos campos da lista de escolha, pode selecionar um valor a partir de uma lista de valores predefinida. Se a empresa utilizar grupos de valores da lista de escolha, a empresa pode limitar os valores disponíveis num campo da lista de escolha a um subconjunto de valores definidos para o campo em determinados casos. Para mais informações sobre os campos da lista de escolha e grupos de valores da lista de escolha, consulte Acerca de campos da lista de escolha, grupos de valores da lista de escolha e divisões.

Acerca das listas de escolha múltipla

Uma lista de escolha de seleção múltipla é uma lista de escolha a partir da qual é possível selecionar vários valores. Quando clica no ícone Pesquisa de uma lista de escolha de seleção múltipla, é apresentada uma janela sobreposta, que lhe permite selecionar os valores obrigatórios, movendo valores de uma lista Disponível para uma lista Selecionado. Pode deslocar um valor de uma lista para outra ao clicar duas vezes no valor ou ao selecionar o valor e utilizar as setas para a esquerda e direita para o deslocar. Também é possível ordenar os valores na lista Selecionado.

As listas de escolha múltipla são suportadas para os seguintes tipos de registo:

  • Conta
  • Atividade
  • Contacto
  • Objeto personalizado 01
  • Objeto personalizado 02
  • Pista
  • Oportunidade
  • Parceiro
  • Pedido de assistência

Acerca dos números de telefone

Os campos de telefone têm um ícone de telefone junto a estes. Ao clicar no ícone abre o editor do telefone, onde pode efetuar o seguinte:

  • Selecione o país do número de telefone.
  • Introduza o indicativo.
  • Introduza o número local.
  • Introduza uma extensão se existir.

Quando grava o número de telefone, o Oracle CRM On Demand coloca o prefixo no número de telefone introduzido com o seguinte:

  • Um símbolo de mais (+) para representar o código de acesso internacional para ligar para o país onde está localizado.

    Por exemplo, se a Definição local no registo do utilizador for Inglês - Estados Unidos, o símbolo mais representa o código de acesso internacional 011. Se a Definição local no registo do utilizador for Francês - França, o símbolo mais representa o código de acesso internacional 00.

  • O indicativo do país selecionado no número de telefone.

    Por exemplo, se selecionar Espanha como o país do número de telefone, o Oracle CRM On Demand coloca o prefixo 34 no número de telefone, para além do símbolo mais.

SUGESTÃO: Se pretender determinar o indicativo de um país, poderá clicar no ícone de telefone, selecionar o país e gravar as informações. O indicativo do país é apresentado no campo Telefone.

A lista de países no editor do telefone inclui algumas dependências, territórios estrangeiros e regiões de estados soberanos. Por exemplo, a Ilha de Man é uma dependência da coroa britânica e Alanda é uma região da Finlândia. Uma dependência, um território estrangeiro ou uma região podem ter o mesmo código de país do estado soberano. Nestas situações, quando edita um número de telefone com esse código de país, o campo País no editor do telefone mostra o nome do estado soberano, mesmo se a dependência, o território estrangeiro ou a região do estado soberano tiver sido escolhida quando o número foi originalmente introduzido.

Por exemplo, poderá selecionar Alanda no campo País no editor do telefone quando introduzir, pela primeira vez, um número de telefone. O Oracle CRM On Demand cria automaticamente um prefixo para esse número de telefone com 358, para além do sinal de mais. Se clicar no ícone de telefone mais tarde para editar o número de telefone, a Finlândia aparece no campo País no editor do telefone.

Acerca de Campos de Obrigatoriedade Condicional

O seu administrador pode configurar um campo de forma que seja de obrigatoriedade condicional, ou seja, o campo não é obrigatório por predefinição, mas torna-se obrigatório se os dados noutros campos do registo cumprirem determinados critérios. Quando isto acontece, um asterisco vermelho (*) é apresentado ao lado do campo, que é agora um campo obrigatório, e se for apresentada a etiqueta do texto para o campo, é apresentada em texto vermelho. Se o campo estiver em branco, deve atualizá-lo antes de gravar o registo.

Para obter informações sobre algumas limitações aplicáveis ao editar campos de obrigatoriedade condicional, consulte Acerca de Campos de Obrigatoriedade Condicional.

Acerca da Conversão Automática de Texto em Ligações

Se a cadeia de texto que introduz num campo do tipo de campo Texto (Abreviado) ou Texto (Longo) iniciar com http:// ou https://, o texto pode automaticamente ser convertido numa ligação depois de o valor do campo ser gravado. A caixa de seleção Converter Valores do Texto URL em Ligações no perfil da empresa determina o comportamento desse texto nestes campos, da seguinte maneira:

  • Se a caixa de seleção estiver selecionada no perfil da empresa, o texto é automaticamente convertido numa ligação depois de o valor do campo ser gravado.
  • Se a caixa de seleção não estiver selecionada, o texto não será convertido numa ligação.

Acerca de campos de morada

Relativamente às moradas, a aplicação apresenta diferentes campos para receber informações específicas do país. Por exemplo, se selecionar Japão como o país de uma morada para faturação de uma conta, os outros campos de morada mudam para os campos necessários para as moradas japonesas, tais como Chome, Ku e Shi/Gun.

Em geral, as moradas são armazenadas com o tipo de registo específico. No entanto, algumas moradas são transitadas quando liga um registo a outro. Por exemplo, se introduzir uma morada de expedição e faturação para uma conta, a morada de faturação irá aparecer na página Detalhe do contacto quando ligar a conta ao contacto.

Se o administrador da sua empresa tiver adicionado a secção Moradas à sua aplicação, poderá controlar outras moradas para esses registos como contas e contactos. Quando controla moradas para contactos, a morada principal é sempre aquela que tiver introduzido na secção Morada alternativa.

Tópicos relacionados

Consulte os tópicos seguintes para obter informações relacionadas:


Publicado em Setembro 2017 Copyright © 2005, 2017, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.