Administrar o Oracle CRM On Demand > Gestão de conteúdos > Configurar scripts de avaliação > Acerca de scripts de avaliação
Acerca de scripts de avaliação
Um script de avaliação corresponde a uma série de perguntas que ajudam os utilizadores a recolher dados de clientes. Os scripts de avaliação podem ser utilizados para qualificar pistas, avaliar oportunidades, orientar interações com o serviço de apoio a clientes, indagar a satisfação dos clientes, capturar as informações da atividade, etc.
Pode pontuar as respostas dos clientes, atribuir diferentes ponderações a perguntas e definir limiares para estabelecer decisões. Além disso, pode corresponder campos utilizados durante a avaliação com o registo principal e, posteriormente, executar relatórios e análises com base nesses campos.
Antes de começar: Para executar os procedimentos descritos neste tópico, a função do utilizador deve incluir o privilégio Gerir o Conteúdo.
Como são utilizados os scripts de avaliação?
O processo de utilização de um script de avaliação decorre da seguinte forma:
- O utilizador inicia um script de avaliação a partir da pagina de detalhes de um registo. Os scripts de avaliação adequados (determinados por valores de campos de registo especificados) são listados na página de detalhes do registo. Se necessário, o utilizador também pode pesquisar outros scripts de avaliação.
- Ao efetuar as perguntas de avaliação, o utilizador recolhe informações importantes sobre o cliente, como detalhes sobre a qualidade de uma pista de vendas, e seleciona a resposta adequada para cada pergunta a partir de uma lista pendente de opções.
- Com base nas respostas, é calculado automaticamente uma pontuação e o registo é atualizado. Por exemplo, uma pista é classificada como qualificada ou rejeitada.
- As respostas às perguntas são correspondidas como valores de campos no registo, para que as respostas sejam de fácil acesso e estejam disponíveis para os relatórios.
- As avaliações concluídas são armazenadas e podem ser acedidas numa secção de registos relacionados do registo principal.
Que tipo de script de avaliação deverá criar?
Pode configurar um número de diferentes tipos de script de avaliação. Cada tipo de script é apropriado para uma tarefa específica. Utilize os tipos de script da seguinte forma:
Cada tipo de avaliação está ligado a um tipo de registo correspondente: Compromisso, Chamada de vendas ou Tarefa; Conta; Plano de negócio; Contacto; Pista; Objetivo; Oportunidade; ou Pedido de assistência. Se necessário, pode criar múltiplas avaliações de cada tipo e apresentar o script adequado ao utilizador. O script é baseado nos critérios de registo especificados.
Processo de criação de scripts de avaliação
Tem de concluir diversas tarefas para configurar um script de avaliação.
- Personalize os filtros dos scripts de avaliação.
Os filtros permitem definir os critérios utilizados para identificar a avaliação apropriada para uma tarefa com base nos valores especificados no campo de registo.
Por exemplo, um script de avaliação da qualificação da pista poderá ser configurado com estes filtros.
- Nível da conta = Ouro
- Segmento = Grande
- Região = Oeste
Em seguida, quando um utilizador inicia um script de avaliação a partir de um registo de pista com os valores correspondentes, o script de qualificação da pista correto é listado.
Todos os tipos de script de avaliação utilizam os mesmos quatro campos de filtro. Cada um deles contém uma lista de escolha de valores. Para personalizar os filtros, é necessário:
- Introduza os nomes de apresentação dos campos de filtro e os valores da lista de escolha para cada tipo de registo para o qual pretenda criar um script de avaliação.
Para mais informações, consulte Criar scripts de avaliação.
- Adicione os campos de filtro às disposições da página para cada tipo de registo para o qual pretenda criar um script de avaliação.
- Criar o script de avaliação:
- Introduza os detalhes do script.
- Adicione critérios (perguntas) ao script.
- Adicione uma lista de potenciais respostas para cada pergunta.
Para mais informações sobre estes passos, consulte Criar scripts de avaliação.
- Fornecer aos utilizadores acesso ao script:
- Para cada função de utilizador que precise de utilizar scripts de avaliação, configure os perfis de acesso:
- Para criar avaliações. Para um utilizador conseguir criar scripts de avaliação, tem de conceder à função de utilizador acesso ao tipo de registo Avaliação, o que significa que a definição do nível de acesso para os perfis de acesso de proprietário e predefinidos para a função de utilizador tem de ser definida, pelo menos, como Ler/Editar para o tipo de registo Avaliação. Além disso, as definições de acesso do tipo de registo para a função têm de ter as caixas de verificação Tem acesso e Pode criar selecionadas para o tipo de registo Avaliação.
- Para ver avaliações. Para um utilizador conseguir visualizar os detalhes de uma avaliação, tem de conceder à função de utilizador acesso de leitura para o tipo de registo Avaliação, o que significa que a definição do nível de acesso para os perfis de acesso de proprietário e predefinidos para a função de utilizador tem de ser definida, pelo menos, como Só de leitura para o tipo de registo Avaliação. Além disso, as definições de acesso do tipo de registo para a função têm de ter as caixas de verificação Tem acesso e Pode ler todos os registos selecionadas para o tipo de registo Avaliação.
Para obter mais informações sobre como configurar funções de utilizador, consulte Adicionar funções. Para obter mais informações sobre como configurar perfis de acesso, consulte Processo de configuração de perfis de acesso.
- Para cada tipo de registo para o qual tenha criado scripts de avaliação, adicione a secção do script de avaliação adequada às informações apresentadas na página de detalhes do registo. Para obter mais informações sobre como personalizar disposições da página, consulte Personalizar disposições da página estática.
Exemplo de um script de avaliação
Um script comum que um administrador poderá pretender configurar é um script Qualificação da pista. este script é utilizado para determinar se uma pista deverá ser qualificada ou rejeitada.
A seguinte tabela apresenta os valores de exemplo que poderão ser utilizados para um script desse tipo:
Campo de script
|
Valor de exemplo
|
Tipo
|
Qualificação da pista
|
Limiar da pontuação
|
50
|
Valor do resultado se o limiar for atingido
|
Qualificado
|
Valor do resultado se o limiar não for atingido
|
Desqualificado
|
Campo a corresponder o valor do resultado
|
Descrição
|
Na seguinte tabela, são apresentados alguns exemplos de critérios de Qualificação da pista.
Critérios
|
Ponderação
|
Qual é o estado atual do orçamento?
|
50
|
Como será gerida a cronologia deste projeto?
|
25
|
Para quando está prevista a tomada de uma decisão?
|
25
|
Os exemplos de respostas e as pontuações para a pergunta "Qual é o estado atual do orçamento?" são apresentados na tabela que se segue.
Resposta
|
Pontuação
|
Orçamento aprovado
|
100
|
Orçamento rejeitado
|
0
|
A pontuação para cada critério é calculado multiplicando a ponderação do critério pela pontuação da resposta, equivalendo a ponderação a uma percentagem. Neste exemplo, se um utilizador escolher a resposta Orçamento aprovado, a pontuação da pergunta é calculada da seguinte forma:
(0.5 * 100) = 50
A pontuação total do script é a soma das pontuações de todos os critérios. Se o resultado final do script corresponder ao limiar definido no script ou o exceder, o valor do campo descrição na página Detalhe da pista é configurado para Qualificado. Se a pontuação for inferior ao limiar, o valor do campo é definido como Desqualificado.
Quando as pontuações da avaliação são calculadas, aplicam-se as seguintes regras:
- As pontuações para as perguntas individuais são arredondadas para a casa decimal mais próxima.
- A pontuação de avaliação global é arredondada para o número inteiro mais próximo.
- As regras de arredondamento baseiam-se nas regras matemáticas padrão, pelo que um valor decimal inferior a 0,5 é arredondado para baixo e um valor decimal de 0,5 ou superior é arredondado para cima.
|