Administrar o Oracle CRM On Demand > Gestão do processo de negócio > Configuração do fluxo de trabalho > Criar ações de fluxo de trabalho: Enviar mensagem de correio eletrónico
Criar ações de fluxo de trabalho: Enviar mensagem de correio eletrónico
Uma ação Enviar mensagem de correio eletrónico num fluxo de trabalho gera automaticamente uma mensagem de correio eletrónico quando as condições na regra do fluxo de trabalho são preenchidas. A mensagem de correio eletrónico é enviada automaticamente quer a operação que acionou a regra do fluxo de trabalho seja concluída com êxito ou falhe. Os administradores podem ver uma lista das mensagens de correio eletrónico enviadas que atualmente estão à espera de envio no monitor de mensagens de correio eletrónico. Para obter mais informações sobre o monitor de mensagens de correio eletrónico, consulte Rever Mensagens de Correio Eletrónico Enviadas e Pendentes da Empresa.
NOTA: Pode criar várias ações para uma regra de fluxo de trabalho, até um máximo de 25 ações para cada regra.
Acerca do endereço de origem em mensagens de correio eletrónico enviadas por ações de fluxo de trabalho
Quando especificar o Endereço de origem para as mensagens de correio eletrónico enviadas por uma ação de fluxo de trabalho Enviar mensagem de correio eletrónico, pode selecionar uma das seguintes opções:
- Endereço de correio eletrónico predefinido
Se selecionar esta opção, o Endereço de origem na mensagem de correio eletrónico é donotreply@crmondemand.com e o campo Remetente está definido como support@crmondemand.com. Se o destinatário da mensagem de correio eletrónico tentar responder à mensagem de correio eletrónico, o endereço no campo Para da resposta é definido automaticamente como support@crmondemand.com.
NOTA: Desde a versão 20 do Oracle CRM On Demand, que o Endereço de origem predefinido nas mensagens de correio eletrónico enviadas por ações de fluxo de trabalho Enviar mensagem de correio eletrónico é donotreply@crmondemand.com. Nas versões do Oracle CRM On Demand anteriores à versão 20, o Endereço de origem predefinido era support@crmondemand.com.
- Utilizador atual
Se selecionar esta opção, a mensagem de correio eletrónico é enviada em nome do utilizador com sessão iniciada, que aciona o fluxo de trabalho. O Endereço de origem na mensagem de correio eletrónico é donotreply@crmondemand.com e o campo Remetente está definido com o endereço de correio eletrónico do utilizador. Se o destinatário da mensagem de correio eletrónico responder à mensagem de correio eletrónico, o endereço no campo Para da resposta é definido automaticamente como endereço de correio eletrónico do utilizador com sessão iniciada que aciona a regra de fluxo de trabalho.
- Endereço de correio eletrónico específico
Se selecionar esta opção, a mensagem de correio eletrónico é enviada em nome do endereço de correio eletrónico que especificar na ação de fluxo de trabalho. O Endereço de origem na mensagem de correio eletrónico é donotreply@crmondemand.com e o campo Remetente está definido com o endereço de correio eletrónico especificado pelo utilizador. Se o destinatário da mensagem de correio eletrónico responder à mensagem de correio eletrónico, o endereço no campo Para da resposta é definido automaticamente como endereço de correio eletrónico específico especificado pelo utilizador na ação de fluxo de trabalho.
NOTA: O Oracle CRM On Demand gera uma cadeia para cada mensagem de correio eletrónico de modo a que esta possa ser controlada no sistema de entrega de mensagens de correio eletrónico na Oracle. Em versões anteriores do Oracle CRM On Demand, a cadeia de controlo era mostrada na mensagem de correio eletrónico. Com início na Versão 24, a cadeia de controlo já não é mostrada na mensagem de correio eletrónico, em vez disso, é armazenada num cabeçalho que não está visível para o destinatário da mensagem de correio eletrónico.
Acerca da Tradução do Texto da Linha de Assunto e do Texto do Corpo da Mensagem nas Ações de Fluxo de Trabalho Enviar Mensagem de Correio Eletrónico
Após a criação de uma ação Enviar Mensagem de Correio Eletrónico, pode opcionalmente editar a ação para introduzir as versões traduzidas do texto da linha de assunto e do texto do corpo da mensagem relativamente à mensagem de correio eletrónico que é gerada pela ação de fluxo de trabalho. Pode introduzir uma tradução para cada língua que está ativa para a sua empresa. Se não introduzir uma tradução do texto da linha de assunto e do texto do corpo da mensagem para uma língua, em alternativa a versão do texto é utilizada na língua predefinida para a empresa.
Quando a ação de envio da mensagem de correio eletrónico é executada, o Oracle CRM On Demand utiliza o valor no campo Para da ação Enviar Mensagem de Correio Eletrónico para determinar a língua para a mensagem de correio eletrónico, da seguinte forma:
- Se Utilizador Específico ou Utilizador Relacionado no Registo for selecionado no campo Para, a língua para a mensagem de correio eletrónico é a língua do utilizador do destinatário da mensagem de correio eletrónico. Se Utilizador Relacionado no Registo for selecionado no campo Para e se for enviada uma mensagem de correio eletrónico para mais do que um utilizador, a língua para cada mensagem de correio eletrónico é a língua do utilizador do destinatário dessa mensagem.
- Se Endereço de Correio Eletrónico Específico for selecionado no campo Para, Oracle CRM On Demand utiliza o valor no campo De da ação Enviar Mensagem de Correio Eletrónico para determinar a língua para a mensagem de correio eletrónico, da seguinte maneira:
- Se Utilizador Atual for selecionado no campo De, a língua para a mensagem de correio eletrónico é a língua do utilizador atual, ou seja, o utilizador que entrou em sessão que aciona o fluxo de trabalho.
- Se Endereço de Correio eletrónico Predefinido ou Endereço de Correio Eletrónico Específico for selecionado no campo De, a língua para a mensagem de correio eletrónico é a língua predefinida para a empresa.
O que Ocorre Se a Ação Enviar Mensagem de Correio Eletrónico For Atualizada?
Se alterar o texto da linha de assunto ou o texto do corpo da mensagem ou ambos, na língua predefinida para a empresa, poderá utilizar a caixa de seleção Marcar para Tradução para determinar o comportamento das outras línguas, da seguinte maneira:
- Se não selecionar a caixa de seleção Marcar para Tradução, ocorre o seguinte:
- No caso das línguas em que a tradução nunca foi introduzida, o texto da linha de assunto e o texto do corpo da mensagem são automaticamente substituídos pelo texto atualizado especificado para a língua predefinida para a empresa.
- Quaisquer versões traduzidas existentes do texto da linha de assunto e do texto do corpo da mensagem permanecem inalteradas.
- Se selecionar a caixa de seleção Marcar para Tradução, depois de gravar as suas alterações, o texto da linha de assunto e o texto do corpo da mensagem para todas as outras línguas são substituídos pelo texto da linha de assunto e pelo texto do corpo da mensagem especificados para a língua predefinida para a empresa. O texto é apresentado a azul e entre parênteses para as outras línguas até introduzir a versão traduzida.
NOTA: Se selecionar a caixa de seleção Marcar para Tradução quando atualizar qualquer campo numa ação Enviar Mensagem de Correio Eletrónico, gravará as suas alterações, o texto da linha de assunto e o texto do corpo da mensagem referentes a todas as línguas são substituídos pelo texto da linha de assunto e pelo texto do corpo da mensagem especificados na língua predefinida para a empresa, mesmo se não tiver atualizado o texto da linha de assunto ou o texto do corpo da mensagem na língua predefinida para a empresa.
Acerca da Caixa de Seleção Marcar para Tradução
A caixa de seleção Marcar para Tradução só produz efeitos se editar uma ação de fluxo de trabalho Enviar Mensagem de Correio Eletrónico existente e a língua predefinida para a empresa for selecionada no campo Língua da Tradução. Quando cria uma nova ação de fluxo de trabalho Enviar Mensagem de Correio Eletrónico, a caixa de seleção Marcar para Tradução é desmarcada e é só de leitura. Além disso, a caixa de seleção Marcar para Tradução é só de leitura quando selecionar uma língua diferente da língua predefinida para a empresa no campo Língua da Tradução quando editar uma ação de fluxo de trabalho.
O procedimento seguinte descreve como criar uma ação Enviar mensagem de correio eletrónico.
NOTA: A funcionalidade de fluxo de trabalho no Oracle CRM On Demand não se destina a ser utilizada como uma ferramenta para o envio de mensagens de correio eletrónico em bloco. Se necessita de enviar muitas mensagens de correio eletrónico aos seus clientes, recomenda-se que utilize um produto, tal como o Oracle CRM On Demand Marketing, para satisfazer as suas necessidades.
Antes de começar. Para executar o procedimento seguinte, deve ter o privilégio Gerir Regras de Dados - Gerir Regras de Fluxo de Trabalho na função de utilizador. Para obter mais informações sobre como adicionar privilégios, consulte Adicionar funções.
Para criar uma ação Enviar mensagem de correio eletrónico
- Navegue para a regra na qual pretende criar a ação:
- No canto superior direito de qualquer página, clique na ligação global Admin.
- Na secção Gestão do processo empresarial, clique em Configuração do fluxo de trabalho.
- Na página Lista de regras de fluxos de trabalho, procure a regra na qual pretende criar a ação.
Para mais informações sobre a pesquisa de regras de fluxos de trabalho na página de lista, consulte Filtrar listas.
- Clique na ligação Nome do fluxo de trabalho na regra.
- Na barra de título Ações na página Detalhe da regra do fluxo de trabalho, clique em Menu e selecione Enviar mensagem de correio eletrónico.
NOTA: O evento de acionador na regra de fluxo de trabalho determina os tipos de ação que podem ser criados na regra.
SUGESTÃO: Pode criar uma cópia de uma ação de regra de fluxo de trabalho existente, clicando na ligação Copiar da ação.
- Na página Edição da ação de fluxo de trabalho, introduza um nome para a ação.
- Se pretender ativar a ação, selecione a caixa de verificação Ativa.
- No campo De, selecione ou introduza o endereço a partir do qual é enviada a mensagem de correio eletrónico, através da seguinte forma:
- No campo Para, selecione ou introduza o endereço de correio eletrónico do destinatário da mensagem de correio eletrónico, da seguinte forma:
- Introduza a linha de assunto da mensagem de correio eletrónico.
Pode incorporar funções e nomes de campos no texto. Três sinais de percentagem (%%%) antes e depois de um nome de campo ou função incorporado, indicam que deverá ser convertido num valor de texto.
Por exemplo, o texto poderá incluir o seguinte:
Foi criada uma nova conta %%%[<AccountType>]%%%
Se introduzir diretamente uma função ou nome de campo no campo, deverá introduzir três sinais de percentagem antes e depois do mesmo. Se utilizar o Expression Builder para incorporar uma função ou nome de campo, os sinais de percentagem serão adicionados automaticamente. Se utilizar o Expression Builder para incorporar uma expressão complexa, os sinais de percentagem poderão não ser adicionados nos locais apropriados. Nesse caso, certifique-se de que os sinais de percentagem são colocados antes e depois da expressão completa, para que a mesma seja corretamente avaliada.
Por exemplo, %%%Today() + 30%%% adiciona 30 dias à data atual, mas %%%Today() %%%+ 30 concatena 30 à representação da cadeia da data atual.
Para utilizar o Expression Builder para incorporar funções e nomes de campos no campo, clique no ícone fx, ao lado do campo. Se estiver a introduzir apenas texto estático, não terá de utilizar o Expression Builder.
Este campo pode conter um máximo de 1024 caracteres, incluindo os sinais de percentagem antes e depois das funções e nomes de campos.
- No campo Formato de Correio Eletrónico, selecione o formato que pretende utilizar para a mensagem de correio eletrónico.
Pode selecionar o Texto Simples ou HTML para o formato de mensagem.
- Introduza a mensagem de correio eletrónico.
Pode incorporar funções e nomes de campos no texto, conforme descrito no Passo 8.
Por exemplo, o texto poderá incluir o seguinte:
Exmo. Sr. %%%[<Apelidodocontacto>]%%%,
Este campo pode conter um máximo de 2000 caracteres, incluindo os sinais de percentagem antes e depois das expressões.
Para obter informações sobre as considerações a ter quando utilizar o código HTML na mensagem e uma lista dos elementos e atributos que são suportados, consulte Código HTML nas Mensagens de Correio Eletrónico do Fluxo de Trabalho.
- Grave a ação.
O procedimento seguinte descreve como introduzir uma versão traduzida do texto da linha de assunto e do texto do corpo da mensagem na mensagem de correio eletrónico.
NOTA: Se não introduzir uma tradução do texto da linha de assunto e do texto do corpo da mensagem para uma língua, em alternativa a versão do texto é utilizada na língua predefinida para a empresa. Se mais tarde alterar o texto da linha de assunto ou o texto do corpo da mensagem, ou ambos, na língua predefinida para a empresa numa ação Enviar Mensagem de Correio Eletrónico existente e se não selecionar a caixa de seleção Marcar para Tradução, as atualizações também serão aplicadas ao texto da linha de assunto e do corpo da mensagem em qualquer língua, na qual uma tradução nunca tinha sido introduzida.
Para introduzir uma versão traduzida do texto da linha de assunto e do texto do corpo da mensagem no correio eletrónico
- Na página Detalhes da Regra do Fluxo de Trabalho, clique na ligação Editar para a ação de fluxo de trabalho Enviar Mensagem de Correio Eletrónico para a qual pretende introduzir a tradução.
- Na página Edição da Ação do Fluxo de Trabalho, no campo Língua da Tradução, selecione a língua na qual pretende introduzir a tradução.
- No campo Assunto, introduza a versão traduzida da linha de assunto da mensagem de correio eletrónico.
Pode incorporar funções e nomes de campos no texto.
- No campo Corpo da Mensagem, introduza a versão traduzida do texto da mensagem.
Pode incorporar funções e nomes de campos no texto.
- Grave as alterações.
- Repita este procedimento para cada língua na qual pretende introduzir uma tradução.
NOTA: Os nomes de campos independentes da língua e a sintaxe do nome do campo utilizada em quaisquer expressões de exemplo neste tópico são os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo que foram utilizados no Expression Builder em versões anteriores à Versão 29 do Service Pack 1. Estes exemplos ainda são válidos. No entanto, se selecionar os campos correspondentes para uma expressão a partir da lista de Campos no Expression Builder na Versão 29 do Service Pack 1 ou posterior, os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo serão diferentes dos apresentados nos exemplos. É recomendado que selecione sempre os campos para as expressões da lista de Campos no Expression Builder, para que os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo estejam sempre corretos. Para obter mais informações sobre os nomes de campos e a sintaxe do nome do campo nas expressões, consulte Acerca de Expressões.
Para obter os procedimentos passo a passo de criação de outros tipos de ações de fluxo de trabalho, consulte os seguintes tópicos:
Tópicos relacionados
Consulte os tópicos seguintes para obter informações relacionadas sobre fluxos de trabalho:
|