Analytics > Projetando uma análise > Etapa 1: Definir critérios no Analytics > Adicionando filtros a colunas no Analytics
Adicionando filtros a colunas no Analytics
Na guia Critérios, você pode configurar filtros para colunas do relatório. Um filtro limita os resultados exibidos quando um relatório é executado, mostrando apenas os resultados que correspondem aos critérios.
Um filtro de coluna consiste nos seguintes elementos:
- Uma coluna para filtrar, como Tipo de conta.
- Um valor para usar na aplicação do filtro, por exemplo, 10 (uma expressão SQL ou uma variável pode ser usada em vez de um valor, quando necessário).
- Uma operação que determina como o valor é aplicado, como Menor que.
Por exemplo, se a coluna contiver a quantidade vendida, o operador for Menor que e o valor for 10, os resultados incluirão somente quantidades da ordem em que menos de 10 unidades foram vendidas.
Um filtro de coluna pode também ter as seguintes características:
- Ele pode ser combinado com outros filtros de coluna para restringir ainda mais os resultados de um relatório.
- Os filtros podem ser agrupados para criar filtros complexos.
- Seu valor pode ser restrito pelos resultados de um relatório salvo anteriormente.
- O filtro da coluna se aplica somente à coluna na qual foi criada. Ele não afeta outras colunas.
O filtro é convertido em cláusula WHERE na instrução SQL SELECT. A cláusula WHERE é usada para limitar as linhas retornadas àquelas que atendam às restrições especificadas. Os usuários avançados podem informar diretamente o SQL para um filtro.
OBSERVAÇÃO: Se você tiver selecionado a opção para adicionar novos valores da lista de opções ao importar dados, esses novos valores poderão não ser exibidos nos relatórios por 24 horas. Portanto, não será possível usar os novos valores da lista de opções como filtros durante esse período.
Criando filtros de coluna
Para criar um filtro sem adicionar a coluna ao relatório
- No painel Filtros, clique no ícone Criar um filtro para a Área de assunto atual, selecione Mais colunas... e selecione a coluna na caixa de diálogo Selecionar coluna.
Para criar um filtro de coluna
- Na guia Critérios, selecione a opção Filtro na coluna em que deseja criar o filtro.
- Na caixa de diálogo Novo filtro, selecione um operador na lista suspensa Operador.
Siga as orientações mostradas na tabela a seguir ao escolher um operador e especificar valores. Para obter mais informações sobre operadores, consulte Notas de uso quanto a operadores, exibido depois desse procedimento.
Operador
|
Orientações de uso
|
é igual a ou está em
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único ou vários valores. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna correspondam ao valor do filtro.
|
é diferente de ou não está em
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único ou vários valores. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna não correspondam ao valor do filtro.
|
é menor que
|
Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um valor único. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna sejam menores que o valor do filtro.
|
é maior que
|
Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um valor único. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna sejam maiores que o valor do filtro.
|
é menor que ou igual a
|
Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um valor único ou vários valores. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna sejam menores ou iguais ao valor do filtro.
|
é maior que ou igual a
|
Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um valor único ou vários valores. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna sejam maiores ou iguais ao valor do filtro.
|
está entre
|
Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique dois valores. Os resultados incluirão registros relativos aos valores especificados e aos valores que estiverem entre eles.
|
é nulo
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Não especifique um valor. O operador verifica somente a ausência de dados na coluna. Os resultados incluem somente registros em que não haja dados na coluna.
Às vezes, convém verificar se há dados presentes, e uma forma de testar essa condição é usar o operador É NULO.
|
não é nulo
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Não especifique um valor. O operador verifica somente a presença de dados na coluna. Os resultados incluirão somente registros em que haja dados na coluna.
|
está acima
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único. Os resultados incluirão somente os primeiros n registros, em que 'n' seja um número inteiro especificado como o valor do filtro.
Esse operador se aplica a resultados de classificação. Por exemplo, você pode usar esse operador para obter uma lista dos 10 principais desempenhos.
|
está abaixo
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único. Os resultados incluirão somente os últimos n registros, em que 'n' seja um número inteiro especificado como o valor do filtro.
Esse operador se aplica a resultados de classificação. Por exemplo, você pode usar esse operador para obter uma lista dos clientes que apresentam o menor número de problemas.
|
contém todos
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único ou vários valores. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna contenham todos os valores do filtro.
|
contém qualquer
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único ou vários valores. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna contenham pelo menos um dos valores do filtro.
|
não contém
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único ou vários valores. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna não contenham nenhum dos valores do filtro.
|
começa com
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna comecem com o valor do filtro.
|
termina com
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um valor único. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna terminem com o valor do filtro.
|
é PARECIDO (correspondência padrão)
|
Válido para uma coluna que contém texto. Especifique um valor único ou vários valores. Requer o uso do símbolo de porcentagem (%) como um caractere curinga. Você pode especificar até dois caracteres de sinal de porcentagem no valor. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna correspondam ao valor padrão do filtro.
|
não é PARECIDO (correspondência padrão)
|
Válido para uma coluna que contém texto. Especifique um valor único ou vários valores. Requer o uso do símbolo de porcentagem (%) como um caractere curinga. Você pode especificar até dois caracteres de sinal de porcentagem no valor. Os resultados incluirão somente registros em que os dados da coluna não correspondam ao valor padrão do filtro.
|
é solicitado
|
Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. A definição de uma coluna como é solicitado indica que ela será filtrada por um valor recebido de um outro relatório.
OBSERVAÇÃO: Use esta opção ao vincular relatórios por meio de navegação (consulte Etapa 2: Verificar resultados e criar layouts). Uma ou mais colunas do relatório a ser obtido deverão conter o filtro é solicitado para que esse relatório exiba linhas limitadas ao valor selecionado e obtidas do relatório pai.
|
- Insira um valor no campo Valor.
O campo Valor tem opções para inserir fórmulas, datas, variáveis e assim por diante. As etapas a seguir descrevem algumas dessas opções.
- Para colunas de datas, você pode clicar no ícone de calendário à direita do campo Valor e usar a caixa de diálogo Selecionar data para especificar uma data.
- Para algumas colunas, você pode selecionar uma linha específica a ser exibida no relatório clicando no ícone de seta para baixo à direita do campo Valor e, em seguida, selecionando as linhas a serem incluídas.
- Para algumas colunas, você pode usar o recurso Pesquisar (clique no ícone de pesquisa à direita do campo Valor) e selecione valores específicos a serem incluídos na análise. Mova os valores selecionados na coluna Disponível até a coluna Selecionado usando os controles de seta.
- Para adicionar uma expressão SQL ou uma variável (sessão, repositório ou apresentação), faça o seguinte:
- Sob o campo Valor, clique em Adicionar mais opções e escolha Expressão SQL, Variável de sessão, Variável de repositório ou Variável de apresentação.
Um novo campo será exibido sob o campo Valor.
- Informe a expressão SQL ou o nome da variável no novo campo.
As expressões SQL podem conter chamadas de função que operam nos valores da coluna. Para obter mais informações, consulte Usando funções no Analytics e Variáveis de sessão no Analytics.
Para remover um valor, expressão SQL ou variável de sessão, clique no respectivo ícone X.
- Para que esse filtro seja restringido pelo valor de uma coluna em outra análise, consulte Como utilizar relatórios salvos como filtros mais adiante neste tópico.
- Para converter o filtro em SQL, clique na caixa de seleção Converter este filtro para SQL.
- Quando terminar, clique em OK.
O filtro é exibido na área Filtros, na guia Critérios ou no Catálogo.
Notas de uso quanto a operadores
Alguns operadores realizam funções semelhantes, mas não exatamente as mesmas. Considere as semelhanças e as diferenças entre os seguintes operadores:
- é igual a
- está em
- contém todos
- contém qualquer
- é PARECIDO
É igual a ou está em procura uma correspondência exata entre os critérios de pesquisa e os valores na base de dados. Por exemplo, se o critério for Pat Lee, apenas Pat Lee terá correspondência exata e passará pelo filtro. Como todas as pesquisas diferenciam maiúsculas de minúsculas, valores como pat Lee ou Pat lee não passam pelo filtro.
Contém tudo procura todos os valores correspondentes aos critérios, e todos os valores devem estar nos valores para passarem pelo filtro, como em uma pesquisa E. Por exemplo, se os critérios forem procurar dois valores; valor = Pat e valor =Lee, Pat Lee e Lee Pat passarão pelo filtro, mas pat Lee, Pat Smith e Chris Lee não passarão pelo filtro porque não contêm todos os critérios (Pat E Lee).
Contém qualquer procura valores correspondentes aos critérios, mas é menos rígido porque não exige todos os valores, como em uma pesquisa OU. Por exemplo, se o critério for a procura de dois valores; valor = Pat e valor =Lee, Pat, Pat Smith, Chris Lee e Lee passarão todos pelo filtro porque atendem aos critérios de Pat OU Lee.
É PARECIDO procura padrões e, assim, exige o uso de um ou dois símbolos de porcentagem (%) como um caractere curinga. Por exemplo, se os critérios de pesquisa forem valor = P%t %ee, Pat Lee, Pit smee e Packet trainee passarão todos pelo filtro, mas pat Lee não.
Tendo em vista uma velocidade de pesquisa ideal, reduza ou elimine o uso de operações de correspondência de padrão, como Contém tudo, Contém qualquer e É PARECIDO. Se você quiser pesquisar por valores exatos, não use operadores de correspondência do padrão em lugar de operadores exatos.
Salvando filtros de coluna
Você pode salvar um filtro como parte de uma análise ou para reutilizá-lo em outras análises. Se um filtro for destinado a uma análise específica e você salvar essa análise, o filtro será salvo como parte dela e será aplicado toda vez que a análise for executada. Também é possível salvar o filtro explicitamente para usá-lo em outras análises.
Os filtros salvos e as pastas que contêm filtros da área de assunto são exibidos após o nome da área de assunto, onde aplicável.
Para salvar um filtro de coluna como parte de uma análise
- Na guia Critérios, clique em Salvar.
- Na caixa de diálogo Salvar como, selecione o local no qual a análise será salva e clique em OK.
Para salvar um filtro de coluna a fim de usá-lo em outras análises
- Na guia Critérios, na seção Filtros, clique em Mais opções (>>) e escolha Salvar filtros.
- Na caixa de diálogo Salvar como, selecione uma pasta na qual o filtro será salvo:
- Insira um nome (máximo de 512 caracteres) para o filtro.
- (Opcional) Especifique uma descrição do filtro.
- Clique em OK.
Para exibir as propriedades de um filtro salvo
- Na guia Critérios, na seção Filtros, selecione o filtro e clique no ícone Exibir filtro salvo.
Aplicando filtros de coluna salvos em análises
Você pode aplicar um filtro de coluna salvo em uma análise. Aplique o conteúdo do filtro ou uma referência ao filtro.
Quando você aplica o conteúdo de um filtro de coluna salvo, o conteúdo real desse filtro é copiado para a área Filtros na guia Critérios. Isso permite manipular os critérios de filtro sem alterar o filtro salvo. Ao aplicar uma referência a um filtro salvo, o filtro salvo passa a ser referido somente pelo seu nome, e você pode visualizá-lo, mas não pode alterar seu conteúdo.
Para aplicar um filtro de coluna salvo em uma análise
- Na guia Critérios, no painel Catálogo, navegue até o filtro salvo.
- Selecione o filtro salvo e clique no ícone Adicionar mais opções na parte superior do painel Catálogo.
A caixa de diálogo Aplicar filtro salvo será aberta.
- Especifique as opções de filtro (Limpar todos os filtros existentes antes de aplicar e Aplicar conteúdo do filtro em vez de uma referência ao filtro) e clique em OK.
O filtro é exibido na área Filtros da guia Critérios.
Editando filtros de coluna
Você pode editar um filtro de coluna para alterar suas propriedades.
Para editar um filtro de coluna
- Na guia Critérios, na seção Filtros, passe o cursor do mouse por cima do Filtro e, quando o menu for exibido, clique no ícone Editar.
A caixa de diálogo Editar filtro será exibida.
- Faça suas alterações e clique em OK.
Removendo filtros de coluna
Você pode remover um ou todos os filtros de uma análise.
OBSERVAÇÃO: se a análise tiver sido salva anteriormente com algum filtro aplicado, você deverá salvá-la novamente para remover permanentemente os filtros.
Para excluir um filtro de coluna de uma análise
- Na guia Critérios, na seção Filtros, passe o cursor do mouse por cima do filtro até o menu ser exibido e clique no ícone Excluir.
Combinando filtros de coluna com outros filtros de coluna
A combinação de filtros de coluna, também conhecida como filtragem parentética, permite criar filtros complexos sem a necessidade de conhecimento de SQL.
Você pode combinar filtros de coluna com operadores E e OU. O operador E significa que os critérios especificados em cada filtro devem ser atendidos. Esse é o método padrão de combinação de filtros de coluna. O operador OU significa que os critérios especificados em pelo menos um dos filtros de coluna devem ser atendidos.
Para combinar um filtro de coluna com outros filtros de coluna
- Na guia Critérios, adicione pelo menos dois filtros de coluna a uma análise ou adicione pelo menos dois filtros de coluna a um filtro salvo.
Os filtros são listados na seção Filtros com um operador E entre eles.
- Para mudar de operador E para OU, clique nele.
- Quando adicionar filtros de coluna, clique nos operadores E e OU para agrupá-los e formar as combinações de filtro desejadas.
Os elementos de filtros combinados são vinculados por caixas.
- Para duplicar, excluir ou desagrupar elementos vinculados, clique no botão Editar grupo de filtros e selecione a opção apropriada.
- Para copiar ou colar filtros, passe o cursor do mouse por cima do filtro e escolha Copiar filtro ou Colar filtro.
Como impedir que um filtro seja substituído durante a navegação e os prompts
Você pode proteger o conteúdo de um filtro em um relatório contra alterações durante a navegação e os prompts. Um filtro protegido é sempre aplicado aos resultados.
Para proteger um filtro contra alterações durante a navegação e os prompts
- Na guia Critérios, na seção Filtros, passe o cursor do mouse por cima do filtro até o menu ser exibido e clique no ícone Editar filtro.
- Na caixa de diálogo Editar filtro, selecione Proteger filtro e clique em OK.
Usando relatórios salvos como filtros
Os filtros podem ser combinados com outros filtros e ter como base os valores retornados por outro relatório. Qualquer relatório salvo que retorne uma coluna de valores pode ser usado para filtrar a coluna selecionada no relatório.
Para criar um filtro baseado nos resultados de outro relatório salvo
- Na guia Critérios, escolha Filtro na coluna em que deseja criar o filtro.
- Na caixa de diálogo Novo Filtro, acesse o menu suspenso Operador e escolha "é baseado nos resultados de outra análise".
- No campo Análise salva, clique em Procurar e navegue até o relatório salvo.
- No menu suspenso Relacionamento, escolha um operador.
- No campo Usar valores da coluna, selecione a coluna a ser usada para o filtro.
Se o relatório contiver um nome de coluna correspondente à coluna na qual você está criando o filtro, esse nome da coluna aparecerá primeiro na lista de valores no campo Usar valores da coluna. Você pode selecionar uma coluna diferente.
- Clique em OK.
O filtro aparece na seção Filtros da guia Critérios.
Editando o SQL de um filtro de coluna
Você pode editar a cláusula WHERE lógica do SQL para ser usada como um filtro. Embora, em geral, não seja necessário, esse recurso está disponível para usuários que necessitam de recurso de filtragem avançado. Para obter uma descrição abrangente da sintaxe SQL, consulte o manual de referência do SQL de terceiros, um manual de referência do SQL de um dos fornecedores de banco de dados ou um site de referência on-line. Para obter mais informações sobre como usar SQL, consulte Usando funções no Analytics.
Para editar o SQL gerado para um filtro de coluna
- No painel Filtros, passe o cursor do mouse por cima do filtro gerado por SQL e clique no ícone Editar.
- A caixa de diálogo Filtro de SQL avançado é aberta.
- Especifique suas modificações na caixa de texto e clique em OK.
O filtro é exibido na área Filtros da guia Critérios. Depois de escolhida essa opção, a edição do filtro sempre exibirá o SQL informado.
Exemplo: Identificação de clientes com o maior volume de vendas
O exemplo a seguir informa dados sobre os dez clientes com o maior volume de vendas em 2003.
"Data de fechamento"."Ano do calendário" = 2003
AND RANK("Métricas de oportunidade"."Receita fechada") <= 10
|