Analytics > Projetando uma análise > Etapa 1: Definir critérios no Analytics > Editando propriedades de coluna
Editando propriedades de coluna
Você pode editar propriedades de uma coluna para controlar a aparência e o layout de uma coluna e seu conteúdo. Além disso, poderá especificar a formatação a ser aplicada somente se o conteúdo da coluna atender algumas condições. Por padrão, suas seleções para uma coluna se aplicam apenas ao relatório atual.
Editando a aparência do conteúdo da coluna
A aparência padrão do conteúdo da coluna nos resultados tem como base as folhas de estilo em cascata e os arquivos de mensagem XML. Você pode usar a guia Estilo da caixa de diálogo Propriedades da coluna para substituir várias configurações padrão, como fonte e tamanho de fonte usados. As suas seleções se aplicam apenas ao conteúdo da coluna do relatório com o qual está trabalhando.
Para editar a aparência do conteúdo da coluna
- Na guia Critérios, acesse o menu referente ao campo desejado e escolha Propriedades da coluna.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Estilo.
- Selecione as opções de fonte, célula, borda, imagem e formatação de estilo avançada.
Para obter mais informações, consulte Formatando o conteúdo da coluna neste tópico.
- Na guia, Formato de dados, você pode controlar o modo de exibição dos dados marcando a caixa de seleção Substituir formato de dados padrão.
Essa opção permite substituir as características de exibição padrão. As seleções que você visualiza variam de acordo com o tipo de dados. Por exemplo, se a coluna contiver dados numéricos, selecione como os números devem ser tratados, como porcentagens, nomes de mês ou datas. É possível selecionar o número de casas decimais a ser exibido, como exibir números negativos, o número de dígitos exibido e o separador de milhares a ser usado. Se a coluna contiver texto, selecione como o texto será tratado, como texto plano, HTML ou link. De acordo com a sua seleção, a caixa de texto Formato de texto personalizado exibe a string HTML aplicável usada para exibir dados.
Para usar um formato personalizado de texto, selecione Formato de texto personalizado na lista suspensa Tratar texto como e, em seguida, informe o formato personalizado. Você pode informar chamadas HTML que forneçam formatação especial. Você também pode informar qualquer string HTML válida, inclusive JavaScript, VBScript etc.
O HTML de exemplo a seguir define a largura e a altura da coluna nas tabelas e tabelas dinâmicas. No exemplo, o texto html entre parênteses ([html]) indica para usar HTML, e o caractere de arroba (@) representa o conteúdo dinâmico da coluna.
[html]<span style="width:200px" style="height:50px">@</span>
Se você não tiver conhecimento de HTML, JavaScript, VBScript etc., poderá consultar uma referência de terceiros.
Para criar um formato numérico personalizado, use o sinal de número (#) para incluir dígitos significativos, e o número zero (0) para incluir o máximo de dígitos especificado, mesmo que o número não contenha esse detalhe. Veja os exemplos:
Especificando ##.#, 12.34 será mostrado como 12.3
Especificando ##.000, 12.34 será mostrado como 12.340
- Clique em OK quando terminar.
Editando o layout do conteúdo da coluna
Use a guia Formato de coluna da caixa de diálogo Propriedades da coluna para executar as seguintes tarefas:
- Especificar se a coluna deve aparecer nos resultados.
Geralmente, as colunas ficam visíveis nos resultados, por padrão. No entanto, você pode incluir uma coluna no relatório que não deverá ser exibida nos resultados, por exemplo, uma coluna usada na criação de um filtro.
- Controlar a exibição de dados duplicados, por exemplo, valores repetidos da coluna.
Os dados de uma coluna da tabela podem se repetir em relação às linhas de dados de outras colunas da tabela. Por exemplo, se uma coluna listar nomes de cliente e a outra listar regiões onde se encontram esses clientes, os dados da região poderão se repetir na linha de cada cliente. Você pode selecionar a exibição de dados duplicados apenas uma vez ou exibi-los em cada linha. A exibição de dados repetidos ou duplicados somente uma vez pode facilitar a leitura da tabela e diferenciar esses dados de modo mais claro.
- Use a guia Formato de dados para formatar os resultados de várias maneiras.
- Utilize a guia Formato condicional para usar funções e expressões condicionais para formatar resultados condicionalmente.
- Use a guia Interação para especificar a interação que deverá ocorrer quando os usuários trabalharem com os resultados, tais como detalhamento, navegação para outro relatório usando Links de ação ou envio de eventos detalhados principais.
As suas seleções se aplicam apenas ao conteúdo da coluna do relatório com o qual está trabalhando.
Para ocultar uma coluna nos resultados
- Na guia Critérios, acesse o menu referente à coluna desejada e escolha Propriedades da coluna.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Formato da coluna.
- Marque a caixa de seleção Ocultar, caso ainda não esteja marcada.
Para criar cabeçalhos personalizados de tabela e coluna
- Na guia Critérios, acesse o menu referente à coluna desejada e escolha Propriedades da coluna.
Se você tiver resultados combinados de vários relatórios, o botão Propriedades da coluna estará no nível da coluna de resultado. Para obter mais informações sobre relatórios, consulte Combinando resultados de vários relatórios usando operações definidas.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Formato da coluna.
- Na área Cabeçalhos, marque a caixa de seleção Cabeçalhos personalizados.
Isso permite alterar o texto e a formatação do cabeçalho.
- Para alterar o texto do cabeçalho da tabela ou da coluna, especifique um novo cabeçalho na caixa de texto apropriada.
O cabeçalho será usado nesse relatório em vez do cabeçalho padrão.
- Para alterar o formato do cabeçalho da tabela ou da coluna, clique no botão Editar formato, ao lado da caixa de texto.
Será exibida a caixa de diálogo Editar formato.
Selecione as opções de fonte, célula, borda e formatação de estilo avançada. Para obter mais informações, consulte “Formatando o conteúdo da coluna” a seguir.
Para suprimir dados duplicados
- Na guia Critérios, acesse o menu referente à coluna desejada e escolha Propriedades da coluna.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Formato da coluna.
- Na área Supressão de valor, selecione a opção apropriada:
- Selecione Suprimir para exibir dados repetidos somente uma vez e suprimir linhas duplicadas.
- Selecione Repetir para exibir dados repetidos de cada linha.
- Selecione Padrão para reter as características de exibição padrão.
Para especificar o que deve acontecer quando os usuários clicam em um valor
- Na guia Critérios, acesse o menu referente à coluna desejada e escolha Propriedades da coluna.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Interação.
- Para especificar o que deve acontecer quando os usuários clicam em um valor, selecione a opção apropriada no campo Interação principal:
- Padrão (Detalhamento).Restaura a interação padrão.
- Detalhamento. Permite fazer drill-down para exibir mais informações.
- Links de ação. Especifique links de ação para um painel ou um relatório de destino.
- Enviar eventos detalhados principais. Use o campo Especificar canal para identificar para onde enviar os dados.
- Nenhum(a). Desativa o detalhamento ou a navegação.
As interações são definidas separadamente para um cabeçalho de coluna e para os dados de uma coluna.
Aplicando formatação condicional no conteúdo da coluna
Em tabelas tradicionais e tabelas dinâmicas, a formatação condicional ajuda a direcionar a atenção para um elemento de dados, caso ele satisfaça uma determinada condição. Por exemplo, você pode exibir números de vendas elevados de receita em uma cor específica, ou exibir uma imagem, como um troféu, ao lado do nome de cada vendedor que ultrapassar a receita em uma determinada porcentagem.
Você faz isso selecionando uma ou mais colunas no relatório a serem usadas, especificando a condição a ser atendida e fazendo seleções para fonte, célula, borda e opções da folha de estilos a serem aplicadas quando a condição for atendida. Os formatos condicionais podem incluir cores, fontes, imagens etc. para os dados e a célula da tabela que contiver os dados. As etapas para especificar uma condição são muito semelhantes àquelas usadas para criar filtros.
Você pode adicionar várias condições para que os dados e a célula da tabela sejam exibidos em um dos diversos formatos, com base no valor dos dados. Por exemplo, as vendas de receita inferiores podem ser exibidas em uma cor, e as superiores em outra cor.
Existem várias diferenças de formatação condicional de subtítulo entre tabelas tradicionais e tabelas dinâmicas. Os formatos condicionais que formatam uma coluna com base no valor de outra coluna são refletidos na tabela padrão, mas não na tabela dinâmica. Por exemplo, a definição da cor do nome de uma região baseada nas vendas dessa região não tem efeito na tabela dinâmica. No entanto, a definição da cor dos dados de vendas baseada no valor dos dados de vendas é refletida na tabela dinâmica, já que a definição da cor do nome da região é baseada no nome real; por exemplo, a exibição de um valor da região leste em texto negritado.
OBSERVAÇÃO: Nas tabelas dinâmicas, as condições são avaliadas em relação aos valores calculados ou agregados pela tabela dinâmica. A formatação condicional é aplicada com base no valor subjacente, mesmo que você selecione as opções Mostrar como para exibir os dados como porcentagens ou índices.
As suas seleções se aplicam apenas ao conteúdo da coluna do relatório com o qual está trabalhando.
Para adicionar formatação condicional a uma coluna do relatório
- Na guia Critérios, acesse o menu referente à coluna desejada e escolha Propriedades da coluna.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Formato condicional.
- Clique em Adicionar condição e selecione a coluna desejada no relatório que será usada na criação da condição.
A caixa de diálogo Nova condição será aberta.
- Selecione o operador e o valor para a condição.
- Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Nova condição.
A caixa de diálogo Editar formato será aberta.
- Selecione as opções de fonte, célula, borda, imagem e formatação de estilo avançada.
Para obter mais informações, consulte Formatando o conteúdo da coluna neste tópico.
OBSERVAÇÃO: Se você especificar uma imagem como parte da formatação condicional, ela será exibida condicionalmente nos resultados.
- Quando terminar, clique em OK para retornar à caixa de diálogo Propriedades da coluna.
A caixa de diálogo Propriedades da coluna exibe a condição e a formatação condicional a ser aplicada.
As condições são avaliadas na ordem em que são listadas, e a última condição avaliada como verdadeira determina qual formatação será aplicada.
- Para reordenar uma coluna, clique nos botões Mover para cima ou Mover para baixo.
- Para excluir uma coluna da condição, clique no botão Excluir.
- Para editar uma condição ou um formato condicional, clique no ícone correspondente.
- Especifique uma outra condição a ser incluída ou, se já terminou, clique em OK.
O exemplo a seguir descreve como a formatação condicional pode ser aplicada nos resultados.
Suponhamos que o relatório inclua dez categorias de classificação, sendo que o valor 1 na coluna indica a pior classificação e o valor 10 indica a melhor classificação. Você poderia aplicar a formatação condicional para exibir:
Formatando o conteúdo da coluna
Use a caixa de diálogo Editar formato (e as opções da guia Estilo, da caixa de diálogo Propriedades da coluna) para selecionar opções de fonte, célula, borda e formatação de estilo avançada para os dados da coluna exibidos dentro de uma célula, em formato tabular, por exemplo, uma tabela tradicional ou tabela dinâmica. Você pode também selecionar configurações para cabeçalhos de tabela e de coluna.
Se você estiver substituindo as propriedades de formatação padrão de uma coluna, suas seleções serão estáticas. Se estiver especificando propriedades de formatação condicional para uma coluna, suas seleções serão aplicadas apenas se a condição for atendida.
Para usar a caixa de diálogo Editar formato ou a guia Estilo da caixa de diálogo Propriedades da coluna
- Na guia Critérios, acesse o menu referente à coluna desejada e escolha Propriedades da coluna.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Estilo.
- Na área Fonte, selecione a família de fonte, o tamanho, a cor, o estilo (por exemplo, negrito) e todos os efeitos aplicáveis (por exemplo, sublinhado).
- Na área Célula, selecione as opções de alinhamento e cor de fundo e uma imagem a ser exibida na célula.
- As seleções de alinhamento horizontal e vertical são semelhantes às seleções de distribuição de texto dos processadores de texto. O alinhamento vertical não tem impacto, a menos que a coluna ocupe várias linhas de outras colunas.
Para o alinhamento horizontal:
Selecione Esquerda para alinhar os dados à esquerda. Esse é o alinhamento mais comum para dados de texto. Selecione À direita para justificar os dados à direita. Essa é a justificação mais comum para dados numéricos. Selecione Centro para centralizar os dados. Para manter o alinhamento de dados padrão associado a essa coluna, selecione Padrão.
Para o alinhamento vertical:
Selecione Superior para alinhar os dados na parte superior da célula da tabela. Selecione Inferior para alinhá-los na parte inferior da célula da tabela. Selecione Centro para alinhá-los no meio da célula da tabela. Para manter o alinhamento vertical padrão associado a essa coluna, selecione Padrão.
- Quando você clica no botão Imagem, é aberta a caixa de diálogo Selecionar imagem.
- Selecione a opção Sem imagem, caso não queira incluir uma imagem.
- Para incluir uma imagem personalizada, selecione a opção Imagem personalizada e especifique o caminho apropriado na caixa de texto. A imagem deve ser acessível a todos os usuários que visualizarão os resultados. As imagens personalizadas podem ser usadas para resultados condicionais ou não condicionais.
- Para incluir uma imagem, use a janela de seleção de gráfico. A janela mostra imagens que são úteis na formatação condicional, por exemplo, medidores e setas de tendência. O painel esquerdo exibe categorias de imagens. Quando você clica em uma categoria de imagem, o painel direito exibe as imagens dessa categoria. Faça suas seleções marcando o botão ao lado da imagem que deseja usar.
- Para especificar o local da imagem na célula, faça uma seleção no menu suspenso Posição:
Padrão. Exibe as imagens na posição padrão, geralmente à esquerda do cabeçalho ou dos dados da coluna.
Esquerda. Exibe as imagens à esquerda do cabeçalho ou dos dados da coluna.
Direita. Exibe as imagens à direita do cabeçalho ou dos dados da coluna.
Somente imagens. Exibe somente a imagem, não o cabeçalho ou os dados da coluna.
- Na área Borda, selecione a posição da borda, a cor e o estilo da célula.
- Na área Opções adicionais de formatação, selecione a largura, a altura, o recuo (preenchimento à esquerda), o preenchimento à direita, o preenchimento superior e inferior da coluna.
- Na área Opções de estilo CSS personalizado (Somente HTML), você pode substituir os elementos de estilo e de classe especificados nas folhas de estilo do . Esse recurso é destinado a usuários que sabem como trabalhar com folhas de estilo em cascata.
- Expanda a área Opções de estilo CSS personalizado (Somente HTML) clicando no ícone +.
- Clique na caixa de seleção ao lado das configurações que deseja usar e forneça a localização da classe, estilo ou folha de estilo.
Por exemplo, para Usar estilo CSS personalizado, informe atributos de estilo CSS válidos, separados por ponto e vírgula, como:
text-align:center;color:red
- Quando terminar, clique em OK para fechar a caixa de diálogo.
Usando strings de formato de data/hora personalizado
As strings de formato de data/hora personalizado fornecem opções adicionais de formatação de colunas que contêm datas/horas, datas ou horas.
Para inserir uma string de formato de data/hora personalizado
- Na guia Critérios, acesse o menu referente à coluna desejada (a que contém um marcador de data/hora, uma data ou um horário) e escolha Propriedades da coluna.
- Na caixa de diálogo Propriedades da coluna, clique na guia Formato de dados.
- Marque a caixa de seleção Substituir formato de dados padrão.
- No campo Formato de data, selecione Personalizado na lista suspensa.
- No campo Formato de data personalizado, digite a string de formato personalizado, exatamente como mostra as tabelas a seguir, incluindo os caracteres de abertura e fechamento de chaves ([ ]).
OBSERVAÇÃO: você deve digitar a string de formato personalizado no campo Formato de data personalizado. As strings de formato personalizado não ficam disponíveis para seleção na lista suspensa.
Strings gerais de formato personalizado
A tabela a seguir descreve algumas strings gerais de formato personalizado e os resultados exibidos. As strings permitem a exibição de campos de data/hora na localidade do usuário.
String geral de formato
|
Resultado
|
[FMT:dateShort]
|
Formata a data no formato curto de data da localidade. Você pode também digitar [FMT:date].
|
[FMT:dateLong]
|
Formata a data no formato longo de data da localidade.
|
[FMT:dateInput]
|
Formata a data no formato aceitável para entrada no sistema.
|
[FMT:time]
|
Formata a hora no formato de hora da localidade.
|
[FMT:timeHourMin]
|
Formata a hora no formato de hora da localidade, mas omite os segundos.
|
[FMT:timeInput]
|
Formata a hora no formato aceitável para entrada no sistema.
|
[FMT:timeInputHourMin]
|
Formata a hora no formato aceitável para entrada no sistema, mas omite os segundos.
|
[FMT:timeStampShort]
|
Equivale a digitar [FMT:dateShort] [FMT:time]. Isso formata a data no formato curto de data da localidade e a hora no formato de hora da localidade. Você pode também digitar [FMT:timeStamp].
|
[FMT:timeStampLong]
|
Equivale a digitar [FMT:dateLong] [FMT:time]. Isso formata a data no formato longo de data da localidade e a hora no formato de hora da localidade.
|
[FMT:timeStampInput]
|
Equivale a [FMT:dateInput] [FMT:timeInput]. Isso formata a data e a hora no formato aceitável para entrada no sistema.
|
[FMT:timeHour]
|
Formata o campo de hora somente no formato da localidade, por exemplo, 20h.
|
Strings de formato personalizado ODBC
A tabela a seguir apresenta as strings de formato personalizado digitadas de padrão ODBC e os resultados exibidos. Elas exibem campos de data/hora de acordo com o padrão ODBC.
String de formato ODBC
|
Resultado
|
[FMT:dateODBC]
|
Formata a data no formato de padrão ODBC, aaaa-mm-dd (quatro dígitos para ano, dois dígitos para mês e dois dígitos para dia).
|
[FMT:timeODBC]
|
Formata a hora no formato de padrão ODBC hh:mm:ss (dois dígitos para hora, dois dígitos para minuto e dois dígitos para segundo).
|
[FMT:timeStampODBC]
|
Equivale a digitar [FMT:dateODBC] [FMT:timeStampODBC]. Isso formata a data no formato aaaa-mm-dd e a hora no formato hh:mm:ss.
|
[FMT:dateTyped]
|
Exibe a palavra data e mostra a data no formato ODBC padrão aaaa-mm-dd. A data é mostrada entre aspas simples (‘).
|
[FMT:timeTyped]
|
Exibe a palavra hora e mostra a hora no formato ODBC padrão hh:mm:ss. A hora é mostrada entre aspas simples (‘).
|
[FMT:timeStampTyped]
|
Exibe as palavras data e hora e mostra a data e hora no formato ODBC padrão aaaa-mm-dd hh:mm:ss. A data e hora são mostradas entre aspas simples (‘).
|
Strings de formato personalizado para campos integrais
A tabela a seguir mostra as strings de formato personalizado disponíveis ao trabalhar com campos integrais. Elas permitem a exibição de nomes de mês e dia na localidade do usuário.
O campos integrais contêm números inteiros que representam o mês do ano ou o dia da semana. Para os meses, 1 representa janeiro, 2 representa fevereiro e assim por diante, sendo que 12 representa dezembro. Para os dias da semana, 1 representa domingo, 2 representa segunda-feira e assim por diante, sendo que 7 representa sábado.
String de formato de campo integral
|
Resultado
|
[MMM]
|
Exibe o nome abreviado do mês na localidade do usuário.
|
[MMMM]
|
Exibe o nome completo do mês na localidade do usuário.
|
[DDD]
|
Exibe o dia abreviado da semana na localidade do usuário.
|
[DDDD]
|
Exibe o dia completo da semana na localidade do usuário.
|
Strings de formato personalizado para conversão em horas
A tabela a seguir apresenta as strings de formato personalizado que podem ser usadas para formatar dados em horas. Elas podem ser usadas nos seguintes tipos de campo:
- Campos que contêm números inteiros ou números reais que representam a hora decorrida desde o início do dia (00:00).
- Campos em que a saída está no formato [FMT:timeHour]. (Esse formato exibe o campo de hora somente no formato da localidade, por exemplo, 20h.)
String de formato para conversão de dados
|
Resultado
|
[FMT:timeHour]
|
Essa string considera que o valor representa o número de horas decorridas desde o início do dia e formata o número de horas na exibição de hh, em que hh é o número de horas. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 2 é formatado como 2h e o valor 12,24 como 12h.
|
[FMT:timeHour(min)]
|
Essa string considera que o valor representa o número de minutos decorridos desde o início do dia e formata o número de minutos na exibição de hh, em que hh é o número de horas. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 2 é formatado como 12h e o valor 363,10 como 6h.
|
[FMT:timeHour(sec)]
|
Essa string considera que o valor representa o número de segundos decorridos desde o início do dia e formata o número de segundos na exibição de hh, em que hh é o número de horas. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 600 é formatado como 0h e o valor 61.214,30 como 17h.
|
Strings de formato personalizado para conversão em horas e minutos
A tabela a seguir mostra as strings de formato personalizado que podem ser usadas para formatar dados em horas e minutos. Elas podem ser usadas em campos que contêm números inteiros ou números reais que representam o tempo decorrido desde o início do dia (00:00).
Elas podem ser usadas também quando a saída está no formato [FMT:timeHourMin]. (Esse formato exibe a hora no formato de hora da localidade, mas omite os segundos.)
String de formato para conversão de dados
|
Resultado
|
[FMT:timeHourMin]
|
Essa string considera que o valor representa o número de minutos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição de hh:mm, em que hh é o número de horas e mm é o número de minutos. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 12 é formatado como 00:12, o valor 73 como 01:13 e o valor 750 como 12:30.
|
[FMT:timeHourMin(sec)]
|
Essa string considera que o valor representa o número de segundos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição de hh:mm, em que hh é o número de horas e mm é o número de minutos. As frações são retiradas do valor. Por exemplo, o valor 60 é formatado como 00:01, o valor 120 como 00:02 e o valor 43.200 como 12:00.
|
[FMT:timeHourMin(hour)]
|
Essa string considera que o valor representa o número de horas decorridas desde o início do dia e converte o número de horas na exibição de hh:mm, em que hh é o número de horas e mm é o número de minutos restantes. Por exemplo, o valor 0 é formatado como 00:00, o valor 1,5 como 01:30 e o valor 13,75 como 13:45.
|
Strings de formato personalizado para conversão em horas e minutos e segundos
A tabela a seguir mostra as strings de formato personalizado que podem ser usadas para formatar dados em horas, minutos e segundos. Elas podem ser usadas em campos que contêm números inteiros ou números reais que representam o tempo.
Elas podem ser usadas quando a saída está no formato [FMT:time], descrito no tópico Strings gerais de formato personalizado. (Esse formato exibe a hora no formato de hora da localidade.)
String de formato para conversão de dados
|
Resultado
|
[FMT:time]
|
Essa string considera que o valor representa o número de segundos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição de hh:mm:ss, em que hh é o número de horas, mm é o número de minutos e ss é o número de segundos. Por exemplo, o valor 60 é formatado como 00:01:00, o valor 126 como 00:02:06 e o valor 43.200 como 12:00:00.
|
[FMT:time(min)]
|
Essa string considera que o valor representa o número de minutos decorridos desde o início do dia e converte o valor na exibição de hh:mm:ss, em que hh é o número de horas, mm é o número de minutos e ss é o número de segundos. Por exemplo, o valor 60 é formatado como 01:00:00, o valor 126 como 02:06:00 e o valor 1.400 como 23:20:00.
|
[FMT:time(hour)]
|
Essa string considera que o valor representa o número de horas decorridas desde o início do dia e converte o valor na exibição de hh:mm:ss, em que hh é o número de horas, mm é o número de minutos e ss é o número de segundos. Por exemplo, o valor 6,5 é formatado como 06:30:00 e o valor 12 como 12:00:00.
|
Formatos personalizados avançados
Além dos formatos anteriormente descritos, você pode formatar datas e horas criando seu próprio formato usando alguns formatos comuns de data e hora descritos na tabela a seguir.
Por exemplo, use os seguintes formatos para criar o formato:
dddd - h:mm tt
que formata os campos de data e hora da seguinte maneira:
Segunda-feira - 16:03
OBSERVAÇÃO: ao usar esses formatos, não inclua os colchetes ([ ]), que são necessários com outros formatos.
Embora os formatos a seguir ofereçam maior flexibilidade de formatação, eles não permitem a alteração de formatos de data de acordo com o ajuste da localidade do cliente, que é possível com muitos dos formatos anteriores.
Alguns formatos comuns de data e hora estão descritos na tabela a seguir.
Formato
|
Resultado
|
d
|
Número do dia do mês (por exemplo: de 1 até 31). Os números de dígito único não têm zero (0) à esquerda.
|
dd
|
Como o d, os números de dígito único começam com zero.
|
ddd
|
A abreviação de três letras para o dia da semana (por exemplo: dom, seg).
|
dddd
|
Nome completo do dia da semana (por exemplo: domingo, segunda-feira).
|
M
|
O número do mês (por exemplo: 1, 12). Os números de dígito único não têm zero à esquerda.
|
MM
|
Semelhante ao M, mas os números de dígito único começam com zero.
|
MMM
|
Abreviação de três letras para o mês (por exemplo: jan, fev).
|
MMMM
|
Nome completo do mês (por exemplo: janeiro, fevereiro).
|
aa
|
Número de dois dígitos para o ano (por exemplo: 06).
|
aaaa
|
Número de quatro dígitos para o ano (por exemplo: 2006).
|
h
|
Hora no formato de 12 horas. Os números de dígito único não têm zero à esquerda.
|
hh
|
Semelhante ao h, mas os números de dígito único começam com zero.
|
H
|
Hora no formato de 24 horas. Os números de dígito único não têm zero à esquerda.
|
HH
|
Semelhante ao H, mas os números de dígito único começam com zero.
|
m
|
Número de minutos. Os números de dígito único não têm zero à esquerda.
|
mm
|
Semelhante ao m, mas os números de dígito único começam com zero.
|
s
|
Número de segundos. Os números de dígito único não têm zero à esquerda.
|
ss
|
Semelhante ao s, mas os números de dígito único começam com zero.
|
tt
|
Indicador de AM e PM. Use com formatos h e hh.
|
|