Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Tópico anterior

Próximo tópico

Sobre o bloqueio de registro

Para determinados tipos de registro, o administrador da empresa poderá configurar processos para restringir as ações que você pode realizar em um registro enquanto um campo no registro tiver um valor específico. A restrição dos usuários de realizarem determinadas ações dessa forma é conhecida como bloqueio de registros. Quando um registro está bloqueado por um processo, Oracle CRM On Demand não permite realizar as ações não permitidas pelo processo, e você também poderá ver uma mensagem de erro se tentar realizar uma ação não permitida.

Dependendo de como o administrador da empresa configura os processos de bloqueio de registro para a empresa, os processos podem restringir as ações de usuário da seguinte forma:

  • Ações no nível do registro. Os processos de bloqueio de registro podem impedir a realização das seguintes ações em um registro bloqueado:
    • Atualizando o registro.
    • Excluindo o registro.
    • Removendo o registro de um relacionamento com outro registro, se a remoção do registro do relacionamento resultar na exclusão do registro de Oracle CRM On Demand. No entanto, se a remoção do registro do relacionamento não resultar na exclusão do registro de Oracle CRM On Demand, você poderá remover o registro do relacionamento, mesmo se você estiver impedido de excluir o registro.

      Por exemplo, o administrador da empresa pode configurar um processo para o tipo de registro Solução. O processo pode evitar que você exclua soluções que tenham o status Aprovado ou atualize soluções com o status Obsoleto e assim por diante.

  • Ações no nível do registro relacionado. Os processos de bloqueio de registro podem impedir a realização das seguintes ações em registros de um determinado tipo de registro relacionado enquanto o registro pai está bloqueado:
    • Criando um novo registro do tipo de registro relacionado a partir do registro pai.
    • Atualizando registros do tipo de registro relacionado que são filhos do registro pai. Nesse caso, você não poderá atualizar os registros relacionados em qualquer lugar em Oracle CRM On Demand enquanto o registro pai estiver bloqueado.
    • Adicionando um registro existente do tipo de registro relacionado ao registro pai.

      Por exemplo, convém ser impedido de vincular registros de contato a uma tarefa quando o status da tarefa está definido como Concluído.

  • Ações no nível do campo. Os processos de bloqueio de registro podem impedir a atualização de determinados campos enquanto um campo no registro tem um valor específico de forma que o registro permaneça parcialmente bloqueado.

    Por exemplo, se a empresa usar endereços compartilhados, você poderá evitar a atualização das linhas de endereço 1, 2 e 3, os campos Estado, CEP ou Código postal e País enquanto o status no endereço estiver definido como Validado. No entanto, você pode continuar atualizando todos os campos personalizados no registro de endereço.

Para obter informações sobre como configurar processos para bloquear registros, consulte Administração do processo.

Sobre como substituir processos de bloqueio de registro

Determinados usuários recebem o privilégio Substituir administração do processo para que possam atualizar registros bloqueados. Se a função do usuário tiver o privilégio Substituir administração do processo ativado, os processos de bloqueio de registro não impedirão você de executar ações nos registros bloqueados. Além disso, você não vê nenhuma mensagem de aviso ou mensagem de erro para indicar que um registro está bloqueado.


Publicado em Agosto de 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.