Administrando o Oracle CRM On Demand > Personalização de aplicativo > Exibindo painéis, relatórios e páginas da Web externas em guias
Exibindo painéis, relatórios e páginas da Web externas em guias
É possível exibir o conteúdo da Web em uma guia no Oracle CRM On Demand. O conteúdo da Web pode incluir páginas da Web externas ou dados da empresa disponíveis na Web. Por exemplo, você pode rastrear informações do estoque em outro aplicativo da Web que deverá ser disponibilizado para seus representantes de serviço quando eles estiverem trabalhando no Oracle CRM On Demand. Para satisfazer esse requisito, é possível criar uma guia da Web personalizada para exibir seu aplicativo da Web externo na área de conteúdo principal do Oracle CRM On Demand. Você também pode incorporar relatórios e painéis do catálogo do Analytics em guias da Web personalizadas.
OBSERVAÇÃO: Para obter informações sobre o local em que os relatórios e os painéis podem ser incorporados em Oracle CRM On Demand, consulte Sobre a incorporação de relatórios e painéis em Oracle CRM On Demand.
Você também pode criar applets da Web personalizados para hospedar conteúdo da Web, relatórios e painéis. Para obter informações sobre applets da Web personalizados e sobre como eles podem ser comparados com as guias da Web personalizadas, consulte Sobre applets da Web personalizados.
OBSERVAÇÃO: Para obter mais informações sobre as considerações aplicáveis ao uso do código personalizado no Oracle CRM On Demand, consulte Considerações importantes para clientes usando código personalizado no Oracle CRM On Demand.
Para deixar uma guia da Web personalizada visível, adicione a guia à função de usuário necessária usando o Assistente de gestão de funções.
Antes de começar. Para executar este procedimento, sua função deve incluir o privilégio Personalizar aplicação.
Para poder exibir informações externas em uma página do Oracle CRM On Demand, verifique se:
- O aplicativo externo tem uma interface da Web
- O aplicativo externo ou a página da Web não exige controle total da janela do navegador
Para incorporar um relatório ou um painel em uma guia da Web, o relatório ou o painel deve ser armazenado em Pastas compartilhadas, em uma pasta à qual você tenha acesso.
OBSERVAÇÃO: se desejar usar recursos como Autenticação unificada ou integrar seu site com o Oracle CRM On Demand, verifique se os serviços da Web estão ativados para sua empresa.
Para exibir uma página da Web externa em uma guia
- No canto superior direito de qualquer página, clique no link global Administração.
- Na seção Personalização do aplicativo, clique em Personalização do aplicativo.
- Na seção Configuração do aplicativo, clique no link Guias da Web personalizadas.
- Na página Lista de guias personalizadas, clique em Novo.
- Na página Guia Web personalizada, use a tabela abaixo para preencher as informações obrigatórias e salve o registro.
- (Opcional) Para indicar que um nome atualizado deve ser traduzido para outros idiomas que estão ativados para sua empresa, marque a caixa de seleção Para tradução (na página Listas de guias da Web personalizadas) para a guia da Web.
Campo
|
Comentários
|
Nome
|
O nome da guia Web personalizada.
|
Tipo
|
Selecione o tipo de guia da Web a ser criado: URL, HTML, Relatório ou Painel.
|
Campos usuário e sistema
|
Antes de criar um applet Web no Oracle CRM On Demand, considere cuidadosamente como você usará as variáveis de campo do parâmetro como %%%User Id%%%, se o campo contiver caracteres que possam ser de escape como referências de entidade de caractere.
Quando você insere variáveis de campo do parâmetro no HTML, os caracteres no nome de campo como & serão de escape como referência de entidade de caractere correspondente, (neste caso &) e o navegador expandirá a referência de entidade para que o caractere mencionado seja exibido. Por exemplo, é possível que você queira criar um applet Web do HTML da página inicial com o nome da empresa: Fabricação A&B. Na lista suspensa Campos do Usuário e do Sistema, é possível escolher o Nome da empresa para inserir a variável: %%%Company name%%%. No momento da execução, a variável terá o valor de Fabricação A&B, que será exibido no navegador como Fabricação A&B. Contudo, as referências de entidade de caractere não serão expandidas no código de JavaScript, por isso, neste caso, coloque a variável em um contexto referenciável, recupere-a do documento DOM e codifique-a conforme a necessidade. As diferenças estão ilustradas no exemplo a seguir do código do HTML de applet Web:
<span id=”companyname” style=”display:none” data-value=”%%%Company name%%%”></span>
<script type=”text/javascript”>
var var1 = ”%%%Company name%%%”;
var var2 = document.getElementById(“companyname”).getAttribute(“data-value”);
</script>
O valor de var1 é “Fabricação A&B” e o valor de var2 é “Fabricação A&B”. Os valores de var1 e var2 são diferentes porque o navegador expandirá referências de entidade em dados e tags HTML, mas não no elemento <script>.
Selecione uma opção na lista suspensa Campos usuário e sistema para adicionar campos de parâmetro ao campo URL ou HTML na posição atual do cursor. Por exemplo, se você escolher ID do usuário na lista suspensa, %%%User id%%% será inserido no URL, dependendo de onde o cursor estiver posicionado. No tempo de execução, esse parâmetro será substituído pelo ID do usuário que está conectado.
Como outro exemplo, se você escolher Nome do Host na lista, %%%Hostname%%% será inserido na posição do cursor. No tempo de execução, esse parâmetro será substituído pelo nome do host do servidor no qual o Oracle CRM On Demand está sendo executado. Isso será útil nas configurações que contêm um URL para o Oracle CRM On Demand, uma vez que não for mais necessário modificar manualmente o nome de host do Oracle CRM On Demand na migração de um ambiente para outro.
Para obter mais informações, consulte Campos usuário e sistema.
|
URL
|
OBSERVAÇÃO: esta configuração só estará disponível se você selecionar URL no menu Tipo.
Informe o URL invocado quando o usuário clica no hiperlink, como www.oracle.com. Você não precisa informar a parte http:// do URL. Verifique se o URL é um identificador de recurso uniforme (URI) válido. Se não for válido, uma mensagem de erro será exibida em vez do conteúdo incorporado quando um usuário acessar a guia da Web personalizada.
OBSERVAÇÃO: para obter mais informações sobre a padronização de URLs no Oracle CRM On Demand, consulte Padronização de URL.
Também é possível incluir parâmetros sensíveis ao contexto colocando o cursor no campo URL e selecionando a lista suspensa Campos usuário e sistema. Essa ação coloca um parâmetro de campo no URL (designado como %%%fieldname%%%), substituído pelo valor do campo com base no registro atual quando o usuário clica no valor. Se você não especificar nenhum URL, o usuário será direcionado para um URL nulo quando clicar na guia.
Cada navegador tem um comprimento máximo de URL. Se você especificar um URL que ultrapasse esse comprimento, os usuários talvez presenciem comportamentos indeterminados do navegador quando clicarem na guia da Web.
OBSERVAÇÃO: embora seja possível usar um URL para incorporar um relatório ou um painel em uma guia da Web personalizada do tipo de URL, essa funcionalidade não é totalmente suportada, e o URL pode não funcionar após uma atualização.
|
Adições de título HTML
|
OBSERVAÇÃO: esta configuração só estará disponível se você selecionar HTML no menu Tipo.
O HTML informado é usado no atributo src de um elemento <iframe> dentro do código HTML da página à qual você adiciona a guia Web. Qualquer código que você adicionar ao campo HTML da guia Web será incluído no elemento <iframe>. É possível incluir referências aos arquivos JavaScript incorporados na seção <head> do HTML neste campo.
Não há suporte à referência de arquivos JavaScript no Oracle CRM On Demand. Qualquer conteúdo informado é adicionado aos tags <head>.
|
HTML da guia Web
|
OBSERVAÇÃO: esta configuração só estará disponível se você selecionar HTML no menu Tipo.
O HTML informado é usado no atributo src de um elemento <iframe> dentro do código HTML da página à qual você adiciona a guia Web. Qualquer código que você adicionar ao campo HTML da guia Web será incluído no elemento <iframe>. Qualquer conteúdo informado neste campo é adicionado aos tags <body>.
|
Caminho
|
OBSERVAÇÃO: Este campo estará disponível somente se você selecionar Relatório ou Painel no menu Tipo.
Clique no ícone Pesquisa (lupa) e navegue até o relatório ou painel desejado em Pastas compartilhadas e clique em OK.
O campo Caminho é preenchido automaticamente depois que você selecionar o relatório ou o painel.
|
Parâmetros
|
OBSERVAÇÃO: Este campo estará disponível somente se você selecionar Relatório ou Painel no menu Tipo.
(Opcional) Se você deseja especificar filtros a serem aplicados ao relatório ou ao painel em tempo de execução, especifique os filtros no campo Parâmetro.
Para obter informações detalhadas sobre como especificar os filtros, consulte Sobre a especificação de filtros para relatórios e painéis incorporados.
|
Descrição
|
Informe uma descrição da guia Web.
|
Altura
|
Informe um valor em pixel da guia Web.
|
Largura
|
Informe um valor em pixel da guia Web.
|
Ícone clássico
|
Clique no ícone Pesquisa (lupa) para selecionar o ícone a ser usado na guia da Web nos temas clássicos.
|
Ícone Moderno
|
Clique no ícone Pesquisa (lupa) para selecionar o ícone a ser usado na guia da Web nos temas modernos.
|
OBSERVAÇÃO: se desejar exibir esse nome atualizado em outros idiomas ativados, marque a caixa de seleção Para tradução. Nos outros idiomas (ou quando você escolher outro idioma na lista Idioma de tradução nessa página), o nome atualizado aparecerá em azul entre colchetes até você inserir as versões traduzidas manualmente. O nome atualizado em azul o ajuda a rastrear os termos que devem ser traduzidos.
Depois que você adicionar uma página da Web personalizada ao Oracle CRM On Demand, deverá disponibilizá-la para a função do usuário a fim de que os usuários possam vê-la. Para obter informações sobre como adicionar funções, consulte Adicionando funções.
|