Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Tópico anterior

Próximo tópico

Sobre gerenciamento de campo

No Oracle CRM On Demand, você pode executar as seguintes tarefas de gerenciamento de campo para os diferentes tipos de registro:

Ao criar campos personalizados ou definições de campo de edição, você pode especificar valores padrão que têm efeito para o campo quando novos registros são criados. Você também pode especificar que a validação de campo deve ser executada para garantir que tenha um valor específico.

Sobre a cópia de campos

A maioria dos tipos de registro no Oracle CRM On Demand tem uma função de cópia, isto é, os usuários podem copiar o registro atual que estão usando. Quando um usuário clica no botão Copiar da página Registro - Detalhes, uma nova página de registro é aberta. Essa nova página contém todos os campos que podem ser copiados. O usuário pode alterar e salvar esses campos.

OBSERVAÇÃO: quando você usa o botão Copiar, somente o registro base é copiado, mas não o item relacionado para registros filhos.

As seguintes restrições são aplicadas durante o uso da função de cópia:

  • Links da Web, campos concatenados, campos do sistema, campos de endereço e campos calculados e de referência não podem ser copiados. A caixa de seleção Cópia ativada não está disponível para esses itens.
  • Os campos somente leitura não podem ser copiados. Eles são definidos como somente leitura na configuração de campos ou na apresentação de campos.
  • Os campos que estão indisponíveis em uma apresentação de formulário do usuário não podem ser copiados.
  • Os campos de anexo a seguir não podem ser copiados:
    • Anexo
    • Anexo: Nome do arquivo
    • Anexo: tamanho (em bytes)

Você pode copiar campos usando o botão Copiar nas páginas de detalhes de registro no Oracle CRM On Demand. Você pode ativar essa configuração usando a caixa de seleção Cópia ativada na página Gerenciamento de campo da seção Personalização do aplicativo do Oracle CRM On Demand. Para obter mais informações sobre como especificar quais campos podem ser copiados no Oracle CRM On Demand, consulte Administrando a configuração Cópia ativada.

Campos obrigatórios

Há várias situações em que você pode definir campos como obrigatórios. Por exemplo, sua empresa pode requerer que todas as solicitações de serviço devam controlar as informações sobre a causa de uma solicitação de serviço. Nesse caso, você especifica que o campo Causa para solicitações de serviço é obrigatório. Em seguida, quando um registro for criado ou atualizado e salvo, a aplicação validará que o campo Causa NÃO É NULO.

Quando você especifica um campo como Obrigatório, a validação é aplicada a todas as interfaces, incluindo a interface de usuários, os Serviços Web e a importação de dados.

Os campos especificados como obrigatórios na página Edição de Campos são campos obrigatórios para todos os usuários, independentemente de sua função. Se precisar tornar um campo obrigatório somente para uma função específica, você poderá fazer isso editando a apresentação de página adequadas para os campos que ainda não são obrigatórios. Para obter mais informações sobre a edição de apresentações de página, consulte Personalizando apresentações de página estáticas.

Campos Condicionalmente Obrigatórios

Você pode configurar um campo de modo que ele seja condicionalmente obrigatório, ou seja, o campo não é obrigatório por padrão, mas ele se torna obrigatório quando uma condição definida é satisfeita. Para obter mais informações, consulte Sobre Campos Condicionalmente Obrigatórios.

Campos somente leitura

As seguintes situações em que você pode definir os campos como somente leitura:

  • Campos de origens externas. Se a sua empresa controlar, por exemplo, a classificação de crédito de uma conta em um sistema externo, provavelmente você desejará atualizar regularmente a classificação de crédito por meio de importação noturna, mas desejará definir o campo como somente leitura na UI.
  • Na movimentação de um campo existente para um campo personalizado indexado. Se desejar usar um dos campos personalizados de índice, você poderá especificar que os usuários podem ter acesso somente leitura apenas ao campo antigo durante a movimentação de dados para o novo campo de índice. Esta definição de campo evita que os dados se tornem desatualizados.

OBSERVAÇÃO: determinados campos do sistema são sempre somente leitura e só podem ser atualizados por Oracle CRM On Demand. Alguns exemplos de campos que são sempre somente leitura são o Criado e o Criado: Data, e os dois estão disponíveis em muitos tipos de registro.

Regras de validação de campo personalizado

Você pode usar o Oracle On Demand Expression Builder (Expression Builder) para criar expressões referentes às regras de validação de campo personalizado. Você pode clicar no ícone fx, ao lado do campo Validação de campo, para abrir a janela do Expression Builder em que uma expressão pode ser informada. Para obter informações sobre a sintaxe que você pode usar para expressões, consulte Expression Builder.

A seguir, estão situações em que você pode definir regras de validação de campo personalizado:

  • Aplicando a política comercial. Por exemplo, se a sua empresa tiver uma política comercial em que um MDF não pode ficar efetivo por mais de um ano, você poderá definir uma regra de validação em um campo Data de término para garantir que o valor do campo nunca seja mais de um ano da Data de início.

    Como outro exemplo, sua empresa poderá ter uma política de negócios que, se uma oportunidade for perdida, que tinha uma receita esperada de US$100.000 ou mais, os motivos da perda deverão ser controlados. Neste caso, você deverá configurar uma regra de validação para o campo Status. Dessa forma, quando um usuário tentar salvar um registro de oportunidade com o campo Status definido como Perdido, o Oracle CRM On Demand determinará se a receita esperada é igual a ou maior que US$100.000 e se o campo Motivo do Ganho/Perda está vazio. Você também pode configurar a mensagem que deverá exibida quando a validação falhar. Nesse caso, a mensagem adverte o usuário a selecionar um valor no campo Motivo do ganho/perda antes de salvar o registro.

    OBSERVAÇÃO: Para o processo de negócios em que você deseja que o campo Motivo do Ganho/perda seja obrigatório em determinadas circunstâncias apenas, é possível configurar, alternativamente, o campo Motivo do Ganho/perda como um campo condicionalmente obrigatório. Para obter mais informações, consulte Sobre Campos Condicionalmente Obrigatórios.

  • Aplicando o formato de dados. Por exemplo, se a sua empresa usar um número de valor agregado (VAT) em uma conta europeia, você poderá especificar essa validação do formato VAT correto, com base no endereço de cobrança de uma conta. Como outro exemplo, você pode especificar que o valor para um campo personalizado específico deve ter quatro dígitos.

Uma expressão de validação de um campo é avaliada toda vez que o campo é atualizado em um novo registro ou em um registro existente: No entanto, uma expressão de validação não é avaliada nas circunstâncias a seguir:

  • O campo é deixado em branco quando o registro é criado ou modificado. A validação de campo não exige que um valor seja obrigatório.
  • O campo tem um valor pré-existente, seja ele válido ou inválido, e o valor não é alterado quando o registro é atualizado.

Se a expressão de validação não for avaliada ou se for avaliada como NULO, nenhuma mensagem de erro é gerada. Uma mensagem de erro é gerada apenas quando ocorre falha na expressão de validação (ou seja, a expressão é avaliada como FALSE).

As expressões de validação de campo pressupõem que o primeiro parâmetro seja o nome de campo em si. Se, por exemplo, você estiver colocando uma expressão de validação de campo simples em um campo Valor para especificar que o valor deve ser maior que 1000, será suficiente informar >1000. Não é necessário informar [<Valor>]>1000. Para obter mais informações sobre expressões complicadas, consulte Sobre expressões.

Restrições na especificação de regras de validação de campo

Você não pode especificar regras de validação de campo para estes tipos de campos:

  • Campos do sistema
  • Campos calculados internos
  • Campos RowID e ID

    OBSERVAÇÃO: lembre-se de que Row_ID é um campo de sistema interno. Dependendo das transições da operação, por exemplo, durante a criação do registro, nem sempre é garantido que ele permaneça estático. Ele pode diferir para ExternalSystemID ou IntegrationID.

  • Campos associados
  • Campos da lista de opções com várias seleções
  • Campos com a Propriedade do usuário definida para excluí-los. Esses campos são definidos por exceção para impedir a interrupção da lógica de negócios existente no código da aplicação.
  • Links da Web
  • Campos concatenados
  • Os campos de anexo a seguir:
    • Anexo
    • Anexo: Nome do arquivo
    • Anexo: tamanho (em bytes)

Sobre a definição de valores de campo padrão

Você pode especificar valores padrão para campos no campo Valor padrão da página Campos - Edição ao criar campos personalizados ou definições de campo de edição.

A especificação de um valor padrão para um campo é útil onde você precisa de:

  • Um valor da constante para um campo. Por exemplo, é possível que um campo Tipo de conta tenha um valor padrão de Cliente quando um novo registro é criado.
  • Um valor baseado em fórmula como padrão. Por exemplo, é possível que o valor padrão de um campo Prazo de Solicitações de fundos tenha um valor padrão igual a 6 meses após o valor do campo Data de criação.
  • A geração de um valor exclusivo para um campo. Por exemplo, é possível especificar uma expressão para gerar um número exclusivo como um ID para um campo Relatório de despesas. (Esse campo também é somente leitura.)
  • Um valor padrão de função específica. Por exemplo, em uma empresa onde a maioria das solicitações de serviço (SR) é criada por representantes do atendimento ao cliente (CSR), um campo Reatribuir indicador pode ser marcado por padrão, de forma que, se, por exemplo, um representante de vendas abrir o SR, será roteado para o CSR correto com base nas regras de atribuição predefinidas.

OBSERVAÇÃO: a maioria desses campos será possível somente se sua função incluir o privilégio Gerenciamento de campo avançado.

Há dois tipos de valores padrão para campos:

  • Pré-padrão. O campo é preenchido anteriormente com o valor especificado quando um usuário cria um novo registro. Os usuários podem substituir ou aceitar o valor padrão.
  • Pós-padrão. O campo não será preenchido anteriormente com o valor especificado quando um usuário criar um novo registro, mas o campo usará o valor padrão especificado quando o registro for salvo se:
    • O usuário deixar o campo em branco
    • O campo for ocultado da apresentação
    • Um valor não tiver sido fornecido pelas ferramentas de integração

Pré-padrão é o tipo padrão de valor para campos. Você pode especificar Pós-padrão marcando a caixa de seleção desse nome na página Campos - Edição.

Os valores de campo padrão são aplicáveis somente a novos registros e não são aplicáveis a atualizações de registro.

Se você especificar um valor padrão para um campo que já tenha um padrão especificado pelo sistema, seu valor terá precedência para a sua empresa. Uma exceção a esta regra é o campo Receita nos registros de Oportunidade. Todos os valores padrão e pós-padrão especificados para esse campo serão ignorados, pois o campo será usado na geração de previsões com base na receita de oportunidades.

Você não pode definir valores padrão para estes tipos de campos:

  • Campos do sistema
  • Campos calculados internos
  • Campos RowID e ID

    OBSERVAÇÃO: lembre-se de que Row_ID é um campo de sistema interno. Dependendo das transições da operação, por exemplo, durante a criação do registro, nem sempre é garantido que ele permaneça estático. Ele pode diferir para ExternalSystemID ou IntegrationID.

  • Campos associados
  • Campos da lista de opções com várias seleções
  • Campos com a Propriedade do usuário definida para excluí-los. Esses campos são definidos por exceção para impedir a interrupção da lógica de negócios existente no código da aplicação.
  • Links da Web
  • Campos concatenados
  • Caixas de seleção (valores Enviar padrão)
  • Os campos de anexo a seguir:
    • Anexo
    • Anexo: Nome do arquivo
    • Anexo: tamanho (em bytes)

A tabela a seguir mostra os valores padrão que você pode especificar para os diferentes tipos de campo no Oracle CRM On Demand.

Tipo de campo

Valores padrão válidos

Caixa de seleção

S caso a caixa de seleção precise estar marcada e o valor Booliano ser verdadeiro.

N caso a caixa de seleção precise estar desmarcada e o valor Booliano ser falso.

Em branco representa um valor indefinido para uma caixa de seleção, ainda que ela apareça desmarcada

Observação: não é possível selecionar Enviar padrão para um campo de caixa de seleção.

Moeda

Um valor numérico válido com até 15 dígitos.

Data

Hoje + número, em que número representa um número específico de dias. A data padrão é calculada como a data de hoje mais o número informado. Por exemplo, se hoje for 1º de janeiro de 2008 e você informar Hoje + 7, o valor padrão será definido como 8 de janeiro de 2008.

Data/hora

Como no tipo de campo Data, mas a hora também é mostrada quando o novo registro é aberto.

Inteiro

Um valor numérico entre -2147483648 e 2147483647.

Lista de opções com várias seleções

Você pode definir um valor padrão para uma lista de opções com várias seleções.

Observação

Um valor de texto com até 16350 caracteres.

Número

Um valor numérico entre -2147483648 e 2147483647.

Porcentagem

Um valor numérico entre -2147483648 e 2147483647.

Telefone

Um número de telefone válido.

Lista de opções

O valor da lista de opções selecionado será o valor padrão para o campo.

Texto (longo)

Um valor de texto com até 255 caracteres.

Texto (curto)

Um valor de texto com até 40 caracteres para campos personalizados e a maioria dos campos pré-configurados. Entretanto, para alguns dos campos pré-configurados você pode informar mais do que 40 caracteres. Por exemplo, o tipo de registro Conta pode ter um nome maior que 40 caracteres, por isso o comprimento do valor para o campo Padrão não se restringe a 40 caracteres.

Texto (Curto-Mascarável)

Um valor de texto com até 40 caracteres no qual alguns dados permanecem ocultos para alguns usuários. Por exemplo, se um campo mascarável contiver o valor 4558785236, os usuários verão XXXX5236. Uma função de usuário deverá incluir o privilégio Exibir Dados Mascarados para ver os dados contidos no campo mascarável. Para obter mais informações, consulte Sobre Campos Mascaráveis.

Link da Web

Um URL válido. Não são permitidas expressões e validações. Um valor padrão pode ser definido por meio da página de edição Link da Web.

O campo Texto de exibição pode conter até 250 caracteres. O campo URL pode conter até 8.000 caracteres. Navegadores têm tamanhos de URL máximos diferentes. Se você especificar um URL muito longo, ele talvez não funcione conforme esperado. O tamanho do URL mudará se você estiver usando a substituição de parâmetro.

OBSERVAÇÃO: se você criar uma expressão para definir um valor padrão, o resultado dela não deverá exceder o número máximo de caracteres permitidos no campo. Além disso, qualquer string ou literal numérico passado para uma função no Expression Builder não deve exceder 75 caracteres. Para obter mais informações sobre como usar o Expression Builder, consulte Expression Builder.

Além disso:

  • Para todos os tipos de campo, incluindo listas de opções, você pode informar um valor da constante. Por exemplo:

    Status (Tarefa) = ‘Não iniciado’

  • Para campos de Data, você pode especificar um número de dias a partir da data de hoje. Por exemplo:

    Prazo (Solicitação de fundos) = Hoje() + 180

  • Para um campo Proprietário, você pode especificar um <criador de registro> (variável) ou um usuário específico.

    Nenhuma pesquisa é suportada. Você deve digitar diretamente no campo.

Você também pode criar expressões complexas para valores de campo padrão. Você pode informar uma expressão diretamente no campo Valor padrão ou clicar no ícone fx para abrir a janela do Expression Builder, em que você pode informar uma expressão. Para obter informações sobre a sintaxe que você pode usar para expressões, consulte Expression Builder.

Para usar o Expression Builder no gerenciamento de campos, você deve ter o privilégio Gerenciamento de campos avançado na função de usuário. Os usuários com a função Administrador podem ativar esse privilégio para sua própria função e para outras.


Publicado em Agosto de 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.