Administrar o Oracle CRM On Demand > Personalização de aplicação > Acerca das relações muitos para muitos dos objetos personalizados
Acerca das relações muitos para muitos dos objetos personalizados
Por predefinição, todas as relações entre os Objetos personalizados 01, 02 e 03 e outros tipos de registo são de muitos para muitos. No entanto, para todos os outros tipos de registo de objeto personalizado (por exemplo, Objeto personalizado 04), qualquer relação entre o tipo de registo de objeto personalizado e qualquer outro tipo de registo (incluindo outros tipos de registo de objeto personalizado) é de um para muitos, por predefinição.
Pode criar relações muitos para muitos para tipos de registo de objeto personalizado utilizando outro tipo de registo de objeto personalizado como uma tabela de intersecção.
Vantagens da utilização de um tipo de registo de objeto personalizado como uma tabela de intersecção
Utilizar um tipo de registo do objeto personalizado como uma tabela de intersecção, em vez de utilizar as relações muitos para muitos com outros tipos de registo fornecidos nos Objetos personalizados 01 a 03, tem as seguintes vantagens:
- Flexibilidade. O utilizador tem mais flexibilidade em controlar a relação entre os objetos. Utilizar um tipo de registo do objeto personalizado como uma tabela de intersecção permite acesso direto aos registos da intersecção no tipo de registo do objeto personalizado. Os Objetos personalizados 01, 02 e 03 não expõem as tabelas de intersecção e as respetivas relações muitos para muitos com outros tipos de registo. Por conseguinte, os utilizadores não podem visualizar ou modificar os registos de intersecção. O Objeto personalizado 04 e os tipos de registo superiores também são mais flexíveis porque permitem ao utilizador determinar que tipos de registo devem ter a relação muitos para muitos. As relações muitos para muitos dos Objetos personalizados 01, 02 e 03 com outros tipos de registo são pré-configuradas e não as pode alterar. Por exemplo, ao utilizar o Objeto Personalizado 01, e se necessitar apenas de relações um para muitos entre o Objeto Personalizado 01 e a Conta, é armazenado como uma relação muitos para muitos. O Objeto personalizado 01 utiliza um registo adicional para armazenar a relação na tabela de intersecção oculta mesmo se não for necessário e este registo adicional é contado em relação à atribuição de registos da empresa. No entanto, se estiver a utilizar o Objeto personalizado 04 e se necessitar apenas de uma relação um para muitos entre o Objeto personalizado 04 e a Conta, pode utilizar a relação um para muitos predefinida fornecida. Caso contrário, se não estiver a utilizar o Objeto personalizado 04, pode escolher utilizar outro tipo de registo do objeto personalizado para criar uma relação muitos para muitos entre o Objeto personalizado 04 e a Conta.
- Melhor integração. Os eventos de integração são mais eficientes quando utiliza um tipo de registo de objeto personalizado como uma tabela de intersecção. Pode carregar relações muitos para muitos diretamente no tipo de registo do objeto personalizado através da utilização da ferramenta de importação no Oracle CRM On Demand ou dos serviços Internet. No entanto, a ferramenta de importação não suporta a importação de relações entre os Objetos personalizados 01, 02 e 03 e outros tipos de registo. Os eventos de integração também podem controlar apenas os campos principais dos Objetos personalizados 01, 02 e 03. Os eventos de integração não podem controlar qualquer evento que ocorra para os Objetos personalizados 01, 02 e 03 e os tipos de registo relacionados, como uma associação ou dissociação com outros tipos de registo. No entanto, se estiver a utilizar o Objeto personalizado 04 e os tipos de registo superiores como tabelas de intersecção, pode controlar e detetar quaisquer eventos que ocorram na tabela de intersecção porque se trata de um tipo de registo do objeto personalizado com o suporte do evento de integração.
- Armazenar informações adicionais. O utilizador poderá pretender armazenar informações adicionais sobre as relações muitos para muitos entre dois tipos de registo, como por exemplo, um campo de texto ou um modelo de negócio mais complexo poderão necessitar de relações com outros tipos de registo. O Objeto personalizado 04 e os tipos de registo superiores suportam todos os campos personalizados disponíveis no Oracle CRM On Demand, permitindo criar campos personalizados na tabela de intersecção. O Objeto personalizado 04 e os tipos de registo superiores também suportam as relações com outros tipos de registo, permitindo criar relações com a tabela de intersecção. As tabelas de intersecção para os Objetos personalizados 01, 02 e 03 e outros tipos de registo não suportam campos personalizados ou relações com outros tipos de registo.
Exemplo da criação de uma relação muitos para muitos
A sua empresa possui e gere centros de conferências e fornece instalações para conferências a outras empresas, clientes governamentais, etc. Deseja utilizar um tipo de registo de objeto personalizado para controlar informações sobre eventos e outro tipo de registo de objeto personalizado para controlar informações sobre as salas que serão utilizadas para cada evento. Cada sala é utilizada para muitos eventos e cada evento pode utilizar diversas salas, pelo que tem de ter uma relação muitos para muitos entre os tipos de registo.
Para criar esta relação muitos para muitos, pode utilizar um terceiro tipo de registo de objeto personalizado como uma tabela de intersecção para controlar as informações sobre a reserva de cada sala ou sessão. Em seguida, pode criar uma relação um para muitos entre salas e sessões e uma relação um para muitos entre eventos e sessões, o que lhe dá uma relação muitos para muitos entre salas e eventos.
O procedimento seguinte descreve como configurar os tipos de registo e as relações para este exemplo. Os Objetos personalizados 04, 05 e 06 são utilizados para os novos tipos de registo.
Para configurar uma relação muitos para muitos
- Se os tipos de registo de objeto personalizado que pretende utilizar não estiverem configurados para a sua empresa, contacte o Suporte técnico a clientes para os configurarem.
- Depois de o Suporte técnico a clientes ter configurado os objetos personalizados, mude o nome dos tipos de registo Objeto personalizado 04, 05 e 06 para Sala, Evento e Sessão respetivamente.
Para obter informações sobre como mudar o nome dos tipos de registo, consulte Mudar o nome dos tipos de registo.
- Para cada função de utilizador que necessite de acesso aos novos tipos de registo, defina o nível de acesso necessário no Passo 2 Acesso ao tipo de registo do Assistente de gestão de funções. (O nível de acesso necessário é determinado pelo utilizador, com base nas responsabilidades do mesmo.)
Para obter informações sobre a configuração de funções de utilizador, consulte Adicionar funções.
- Para cada função de utilizador que necessite de acesso aos novos tipos de registo, configure o perfil de acesso para os novos tipos de registo.
Pelo menos, terá de configurar o seguinte:
- Criar novas disposições da página para os novos tipos de registo:
- Para cada função de utilizador que necessite de acesso aos novos tipos de registo, atribua as disposições da página que criou no Passo 6 do Assistente de gestão de funções.
Para obter informações sobre a configuração de funções de utilizador, consulte Adicionar funções.
NOTA: Além das alterações de configuração descritas no procedimento anterior, pode personalizar os novos tipos de registo do mesmo modo que personaliza outros tipos de registo. Para obter informações sobre como personalizar tipos de registo, consulte Página Personalização da aplicação do tipo de registo.
|