Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Adicionar funções

Pode adicionar uma função ao Oracle CRM On Demand executando o seguinte procedimento:

  • Criar uma nova função
  • Copiar uma função existente, mudar o nome da cópia e, em seguida, editar os privilégios e direitos de acesso da cópia

A cópia de funções é útil no caso de planear ter funções semelhantes, mas pretender que os utilizadores vejam disposições da página diferentes. Por exemplo, os executivos da América do Norte e EMEA poderão precisar de ver as informações de oportunidades de várias formas, requerendo diferentes campos e disposições da página para cada conjunto de utilizadores. Para efetuar esta configuração, crie duas funções que se baseiem na função Executivo predefinida e atribua um nome às novas funções, Exec - América do Norte e Exec - EMEA. Quando copia a função Executivo, os privilégios de acesso da função original são retidos para a nova função e só tem de alterar as disposições da página para que os utilizadores a quem concedeu a nova função possam visualizar as vistas e os campos relevantes para o trabalho deles.

NOTA: Tem de criar as disposições da página que pretende associar à função. Para obter informações sobre como criar disposições da página, consulte Página Personalização de aplicação do tipo de registo.

SUGESTÃO: Considere a configuração de um utilizador de teste para cada função. Em seguida, ative esse utilizador e certifique-se de que as configurações foram definidas corretamente. Não ative outros utilizadores até ter concluído todas as atividades de configuração do utilizador, incluindo os direitos de acesso, as definições da função, hierarquias de supervisão e partilha de dados, regras de fluxos de trabalho e qualquer outra personalização do processo de atividade. Desative os utilizadores de teste quando a fase de testes estiver concluída.

Antes de começar. Efetue os seguintes procedimentos:

  • Certifique-se de que a função que possui tem o privilégio Gerir Funções e Acesso.
  • Se pretender atualizar o campo Expirar Senhas de Utilizador A numa função, certifique-se de que a sua função tem o privilégio Gerir Empresa.
  • Leia as diretrizes sobre configuração de funções, consulte Diretrizes sobre configuração de funções.

NOTA: O Oracle CRM On Demand gera registos de auditoria de todas as alterações a funções. Se a função de utilizador incluir o privilégio Aceder à pista de auditoria principal e à auditoria de configuração da administração, poderá visualizar a pista de auditoria das alterações a funções. Para mais informações sobre como ver a auditoria, consulte Rever a auditoria para obter alterações da configuração da administração.

O procedimento seguinte descreve como adicionar uma função.

Para adicionar uma função

  1. No canto superior direito de qualquer página, clique na ligação global Admin.
  2. Na secção Gestão de utilizadores e controlos de acesso, clique em Gestão de utilizadores e controlos de acesso.
  3. Na secção Gestão de funções, clique em Gestão de funções.
  4. Na página Lista de funções, no campo Língua de tradução, escolha o idioma principal da empresa.
  5. Efetue um dos seguintes procedimentos:
    • Para criar uma nova função copiando uma função existente, clique em Copiar na função que pretende copiar.
    • Para criar uma nova função que não se baseia numa função existente, clique em Nova função na barra de título da página.

      É apresentado o Assistente de gestão de funções que o orienta no processo. Cada passo no Assistente de gestão de funções controla determinadas definições para a função. Todas as definições da função em conjunto, determinam os direitos de acesso para os utilizadores que têm a função.

  6. No Passo 1, Informações da função, forneça um nome e uma descrição, e preencha os restantes campos, conforme necessário. Estes campos são descritos na tabela seguinte.

    Campo

    Descrição

    Marcar para Tradução

    A caixa de verificação Marcar para tradução só produz efeitos se ambas as situações seguintes se verificarem:

    • Quando o nome de uma função existente está a ser alterado
    • O nome da função existente já foi traduzido numa ou mais idiomas adicionais

      Nestas situações, pode utilizar a caixa de verificação Marcar para tradução, para indicar se o nome da função traduzido deverá ser substituído pelo novo nome ou permanecer inalterado. Dependendo da definição na caixa de verificação Marcar para tradução, o nome da função será apresentado da seguinte forma:

    • Se selecionar a caixa de verificação Marcar para tradução, o novo nome será apresentado no idioma em que tiver sido introduzido, independentemente do idioma utilizado para ver a lista de funções. Quando a lista de funções é visualizada no idioma em que o novo nome foi introduzido, esse nome é apresentado a preto. No entanto, quando a lista de funções é visualizada noutro idioma, o nome é apresentado a azul entre parênteses.
    • Se não selecionar a caixa de verificação Marcar para tradução, o novo nome será apresentado quando a lista de funções for visualizada no idioma em que o novo nome foi introduzido. No entanto, quando a lista de funções é visualizada em qualquer outro idioma, o nome da função traduzido originalmente continua a ser apresentado.

      A caixa de verificação Marcar para tradução não produz qualquer efeito quando é adicionada uma nova função. Quando uma nova função é adicionada, o novo nome é apresentado automaticamente na lista de funções em todas as idiomas. Quando a lista de funções é visualizada no idioma em que o novo nome foi introduzido, o nome da nova função é apresentado a preto. Quando a lista de funções é visualizada em qualquer outro idioma, o nome da nova função é apresentado a azul entre parênteses.

    Processo de vendas predefinido

    (Opcional) Para predefinir o processo de vendas para novas oportunidades criadas por utilizadores com esta função atribuída, escolha uma opção no campo Processo de vendas predefinido.

    Para mais informações sobre esta opção, consulte Configurar processos de vendas, categorias e instrutores.

    Tema Predefinido

    (Opcional) O tema predefinido utilizado quando um utilizador atribuído a esta função inicia sessão no Oracle CRM On Demand através de um computador de secretária ou um portátil. Os utilizadores podem substituir esta definição quando editam as preferências pessoais. Se um tema predefinido não estiver selecionado no registo do utilizador, é utilizado o tema predefinido selecionado para a função de utilizador. Se um tema predefinido não estiver selecionado no registo do utilizador ou na função do utilizador, é utilizado o tema predefinido especificado para a empresa.

    Para mais informações sobre como criar temas, consulte Criar novos temas.

    Tema do Tablet

    (Opcional) O tema utilizado quando o utilizador atribuído a esta função inicia sessão no Oracle CRM On Demand através de um tablet ou outro dispositivo de ecrã tátil, desde que o tablet ou o dispositivo seja detetado por Oracle CRM On Demand. Os utilizadores podem substituir esta definição quando editam as preferências pessoais. Se um tema do tablet não estiver selecionado no registo do utilizador, é utilizado o tema do tablet selecionado para a função de utilizador. Se não estiver selecionado um tema do tablet no registo do utilizador ou na função do utilizador, é utilizado o tema do tablet especificado para a empresa. Se não for especificado um tema do tablet em qualquer nível, é utilizado o tema predefinido.

    Disposições da Barra de Ação e do Cabeçalho Global

    Por predefinição, a disposição padrão é utilizada na barra de ação e no cabeçalho global para todas as funções. Pode atribuir uma disposição diferente para a função. Se o utilizador utilizar um tema clássico, a disposição da barra de ação e do cabeçalho global para a função determina quais as secções disponíveis para o utilizador na disposição da barra de ação. Se o utilizador utilizar um tema moderno, a disposição da barra de ação e do cabeçalho global para a função determina quais as secções disponíveis para o utilizador na barra de ação e determina também quais as secções disponíveis para o utilizador no cabeçalho global.

    Formato das informações relacionadas

    (Opcional) Para definir um formato para as secções de informações relacionadas nas páginas Detalhe do registo para a função, escolha Listas ou Separadores.

    Esta definição determina se as secções de informações relacionadas nas páginas Detalhes do registo são mostradas como listas ou separadores. Esta definição também pode ser definida no registo de cada utilizador e os utilizadores cuja função inclua o privilégio Personalizar o formato de apresentação das informações relacionadas também podem definir a opção Formato das informações relacionadas no respetivo perfil pessoal. Se o campo Formato das Informações Relacionadas no registo de um utilizador estiver em branco, será utilizada a definição da função do utilizador; e se o campo Formato das Informações Relacionadas na função do utilizador estiver em branco, será utilizada a definição da empresa.

    Disposição da conversão de pistas

    (Opcional) Para definir uma disposição da conversão de pistas (para a página Converter pista) para os utilizadores com esta função atribuída, escolha uma disposição no campo Disposição da conversão de pistas.

    Se não escolher uma disposição para a função, será utilizada para a função a disposição predefinida da empresa. Para obter informações sobre como criar disposições da conversão de pistas, consulte Criar disposições da conversão de pistas.

    Expirar palavras-passe de utilizador a

    Especifica o período de tempo durante o qual uma senha é válida para um utilizador com esta função. Após este período de tempo, o utilizador é obrigado a alterar a palavra-passe.

    Este campo está em branco por predefinição. Se deixar este campo em branco para a função, o período de validade da senha definido para a empresa aplica-se aos utilizadores com esta função. Para informações sobre como definir controlos de senha para a sua empresa, consulte Definir os Controlos de Senha da Empresa.

    NOTA: Se a sua função não tiver o privilégio Gerir Empresa, este campo será só de leitura.

    Restrições do endereço IP ativadas

    (Só de leitura) Se esta caixa de verificação for selecionada, poderá especificar que os utilizadores que têm esta função podem aceder a Oracle CRM On Demand só a partir de determinados endereços IP. Pode especificar os endereços IP no campo Endereços IP Permitidos.

    Endereços IP Permitidos

    Se pretender permitir aos utilizadores que têm esta função aceder a Oracle CRM On Demand só a partir de determinados endereços IP, introduza os endereços válidos ou os intervalos de endereços para a função neste campo. Se não introduzir quaisquer endereços neste campo, os utilizadores que têm esta função podem aceder a Oracle CRM On Demand a partir de qualquer endereço IP que é permitido ao nível da empresa. Para obter mais informações sobre como as restrições do endereço IP funcionam, consulte Acerca das Restrições do Endereço IP para as Funções.

    Separe os endereços IP e os intervalos de endereços IP com vírgulas. O exemplo a seguir mostra como introduzir vários endereços:

    192.0.2.1, 192.0.2.10, 192.0.2.15

    Utilize um hífen (-) para indicar uma intervalo do endereço, conforme mostrado no seguinte exemplo:

    192.0.2.1-3, 192.0.2.50-100, 192.0.2.200-254

    NOTA: Se restringir os endereços IP para a própria função do utilizador e se o endereço IP atual não se encontrar dentro do intervalo de endereços que permite para a função do utilizador, não poderá gravar as alterações na função. Esta funcionalidade impede que se bloqueie a si próprio por engano em Oracle CRM On Demand.

    Número Máximo de Registos por Exportação da Lista

    Para restringir o número de registos que os utilizadores com esta função podem exportar de uma só vez ao exportar uma lista de registos, introduza o valor apropriado neste campo. Por exemplo, se pretender que os utilizadores exportem um máximo de 100 registos numa lista de uma só vez, introduza 100 neste campo.

    A restrição aplica-se apenas em caso de registos exportados através da opção de menu Exportar Lista nas páginas de Lista. Não se aplica a operações de exportação que sejam executadas através do Assistente de Exportação ou através de outro canal.

    Por predefinição, este campo está em branco, isto é, não é aplicada nenhuma restrição.

  7. No passo 2, Acesso ao tipo de registo, para cada tipo de registo, selecione a caixa de verificação para cada nível de acesso que pretende conceder à função.

    Pode selecionar um ou mais dos seguintes níveis de acesso para cada tipo de registo:

    • Tem acesso
    • Pode criar
    • Pode ler todos os registos

      Para mais informações sobre estes níveis de acesso, consulte Acerca do acesso ao tipo de registo nas funções.

      ATENÇÃO: A recusa de acesso a um tipo de registo (não selecionando a caixa de verificação Tem acesso para o tipo de registo no Assistente de gestão de funções) pode impedir que um utilizador consiga criar um registo de outro tipo de registo. Por exemplo, se recusar o acesso a um tipo de registo a que um utilizador tenha de aceder para criar um registo baseado noutro tipo de registo, pode impedir um utilizador que tem a função de conseguir criar esse registo.

      NOTA: Para converter pistas ou registos de negócio, os utilizadores têm de ter as definições de nível de acesso adequadas para determinados tipos de registo. Para mais informações sobre os níveis de acesso necessários para converter pistas, consulte Definições de perfil de acesso e de função para converter pistas. Para obter informações sobre os níveis de acesso necessários para converter registos de negócio, consulte Definições de perfil de acesso e de função para converter registos de negócio.

      SUGESTÃO: Quando efetua alterações aos níveis de acesso para uma função, depois de gravar as alterações, os utilizadores com a função atribuída, têm de terminar sessão e iniciar sessão de novo para que as alterações às respetivas funções produzam efeito.

  8. No Passo 3, Perfis de acesso, escolha os perfis de acesso a atribuir a esta função:

    Para mais informações sobre perfis de acesso nas funções, consulte Acerca de perfis de acesso nas funções.

  9. No passo 4, Privilégios, selecione a caixa de verificação Atribuir para cada privilégio que pretenda conceder à função ou anule a seleção da caixa de verificação Atribuir para qualquer privilégio da função que pretenda revogar.

    Os privilégios são organizados alfabeticamente por categoria.

    ATENÇÃO: Nalguns casos, se a seleção da caixa de verificação Atribuir referente a um privilégio for anulada na função Administrador, o privilégio será removido do Oracle CRM On Demand e o administrador da empresa não poderá conceder esse privilégio a nenhuma outra função. Se este problema ocorrer, contacte o Oracle CRM On Demand Customer Care para restaurar o privilégio.

    Para mais informações sobre privilégios nas funções, consulteAcerca de privilégios nas funções.

  10. No Passo 5, Acesso e ordem de separadores, mova os separadores para a secção adequada da página e, em seguida, clique nas setas para cima e para baixo na secção Separadores selecionados para definir a ordem pela qual o utilizador vê, por predefinição, os separadores apresentados.

    A secção Separadores não disponíveis lista os separadores de tipo de registo e separadores da Internet personalizados que pode disponibilizar para a função. A lista de tipos de registo apresentada nesta secção é determinada pelo Oracle CRM On Demand. A maior parte dos tipos de registo listados no passo 2 do Assistente de gestão de funções também é apresentada nesta lista. Outros tipos de registo, como Livros, não são apresentados nesta lista porque não podem ser apresentados como separadores. Os separadores mostrados na secção Separadores não disponíveis não estão disponíveis para os utilizadores que têm a função.

    Para tornar separadores disponíveis ou visíveis a utilizadores com esta função, execute o seguinte procedimento:

    • Mova os separadores que pretende que os utilizadores vejam, por predefinição, para a secção Separadores selecionados. Esta secção lista os separadores de tipo de registo e separadores da Internet personalizados que estão visíveis, por predefinição, para qualquer utilizador que tenha a função, a primeira vez que o utilizador inicia sessão com a função. Utilize as setas para cima e para baixo para determinar a ordem pela qual os separadores são inicialmente apresentados. Cada utilizador que tenha a função pode personalizar as respetivas definições para que os separadores não tenham de ser apresentados por predefinição ou sejam apresentados numa ordem diferente. Para mais informações sobre como os utilizadores podem gerir as definições pessoais, consulte Personalizar a aplicação.
    • Mova os separadores que não pretende que os utilizadores vejam por predefinição mas que possam tornar visíveis para eles próprios para a secção Separadores disponíveis. Esta secção lista os separadores de tipo de registo e separadores da Internet personalizados disponíveis para a função mas que não são apresentados por predefinição. Ou seja, os separadores listados nesta secção não são apresentados para os utilizadores enquanto estes não os tornarem visíveis para eles próprios na respetiva disposição pessoal (disponível a partir da ligação A minha configuração). Cada utilizador que tenha a função pode personalizar as respetivas definições para que os separadores disponíveis sejam apresentados por predefinição. Cada utilizador também pode especificar a ordem pela qual todos os separadores são apresentados.
    • Deixe os separadores que pretende ocultar de utilizadores na secção Separadores não disponíveis.

      NOTA: Mover um separador da secção Separadores não disponíveis para a secção Separadores disponíveis ou para a secção Separadores selecionados faz com que o separador só fique disponível para o utilizador se a caixa de verificação Tem acesso for selecionada para o tipo de registo no passo 2 (Acesso ao tipo de registo) do Assistente de gestão de funções.

      SUGESTÃO: Pode mover uma série de separadores ao mesmo tempo selecionando o separador superior, mantendo premida a tecla Shift e clicando no último separador que compõe a série. Em seguida, clique na seta direita ou esquerda.

  11. No passo 6, Atribuição de disposições da página, para cada tipo de registo, escolha se o Tipo de vista da página deve ser estático ou dinâmico e, em seguida, selecione a partir da lista de disposições da página disponíveis para esse tipo de vista.

    As disposições da página determinam os campos e as secções que os utilizadores vêem nas páginas Criar, Editar e Detalhes para os vários tipos de registo. O Oracle CRM On Demand é fornecido com uma disposição da página padrão para cada tipo de registo. As disposições da página padrão, que não podem ser eliminadas, são disposições da página estática. Desta forma, a opção Estática está sempre disponível no campo Tipo de vista da página. A opção Dinâmica só está disponível se existirem disposições da página dinâmica para o tipo de registo. Os administradores da empresa podem criar disposições da página estática personalizadas adicionais ou disposições da página dinâmica para tipos de registo.

    Para cada tipo de registo, a disposição da página padrão e quaisquer disposições da página criadas para o tipo de registo estão disponíveis para atribuição à função. Para mais informações sobre como criar disposições da página estática e dinâmica, consulte Página Personalização de aplicação do tipo de registo.

    A disposição da página padrão para um tipo de registo é a disposição da página estática padrão para esse tipo de registo.

    NOTA: A lista de tipos de registo apresentada no passo 6 do Assistente de gestão de funções é determinada pelo Oracle CRM On Demand. Poderá ver tipos de registo como Administração de Utilizadores e Proprietário do Utilizador, que não aparecem como separadores no Oracle CRM On Demand.

  12. Se pretender configurar as definições do indicador de registos para as secções de informações relacionadas de um tipo de registo, efetue o seguinte procedimento no Passo 6, Atribuição de Disposições da Página:
    1. Na linha para esse tipo de registo, clique na ligação Configurar na coluna Gerir o Indicador de Registos para abrir a página onde configura as definições do indicador de registos.
    2. Mova cada uma das secções de informações relacionadas em que pretende apresentar os indicadores de registos da lista de Informações Relacionadas Disponíveis para a lista de Informações Relacionadas Selecionadas.

      NOTA: Todas as secções de informações relacionadas que são suportadas para o tipo de registo e também suportam a funcionalidade do indicador de registos estão disponíveis para seleção, incluindo as secções de informações relacionadas que não estão disponíveis na disposição da página Detalhes atualmente selecionada para a função relativa desse tipo de registo. As definições dos indicadores de registos continuam a ser aplicadas ao tipo de registo relativamente a essa função até que a alteração seja novamente alterada. Assim, se atualizar a disposição da página Detalhes que é atribuída à função de um tipo de registo, as definições do indicador de registos são aplicadas à disposição atualizada. Do mesmo modo, se atribuir mais tarde uma disposição da página Detalhes à função, as definições do indicador de registos são aplicadas à nova disposição da página.

    3. Se terminar a configuração das definições do indicador de registos para o tipo de registo, clique em Anterior para regressar à página principal no Passo 6 do assistente.
    4. Repita os passos de a a c deste procedimento para cada tipo de registo para o qual pretende configurar as definições do indicador de registos para esta função.

      NOTA: Os utilizadores cuja função inclui o privilégio Personalizar a Página de Detalhes - Indicador de Registos podem personalizar as definições do indicador de registos para a página Detalhes de um tipo de registo. As definições personalizadas de um utilizador relativamente aos indicadores de registos substituem as definições ao nível da função. No entanto, pode retirar todas as disposições da página personalizadas de um tipo de registo para uma função, incluindo as definições personalizadas relativas aos indicadores de registos, repondo a disposição da página para a disposição predefinida. Os utilizadores, cuja função inclua o privilégio Personalizar a Página de Detalhes - Indicador de Registos também podem redefinir as suas próprias definições do indicador de registos personalizadas de um tipo de registo para as predefinições desse tipo de registo para a função. Para obter informações sobre como redefinir as disposições de páginas, consulte Redefinir Disposições de Páginas Personalizadas. Para obter informações sobre o comportamento dos indicadores de registo, consulte Acerca dos Indicadores de Registo para Secções de Informações Relacionadas. Para obter informações acerca da personalização das definições do indicador de registos, consulte Gerir Indicadores de Registos para Secções de Informações Relacionadas.

  13. No passo 7, Atribuição de disposições da pesquisa, para cada tipo de registo, selecione a partir da lista de disposições da pesquisa disponíveis.

    Para cada tipo de registo listado, a lista de disposições disponíveis é mostrada no campo Nome da disposição da pesquisa. As disposições da pesquisa determinam os campos (campos padrão e campos personalizados) que os utilizadores podem utilizar ao pesquisar registos, bem como os campos que esses utilizadores vêem nas páginas de resultados da pesquisa. Pode atribuir uma disposição da pesquisa para a maior parte dos tipos de registo principais que estão disponíveis para a função como separadores. Também pode atribuir disposições da pesquisa a outros tipos de registo que também sejam passíveis de ser pesquisados como, por exemplo, Produto e Utilizador. Para mais informações sobre como criar e modificar disposições da pesquisa personalizadas, consulte Gerir disposições da pesquisa.

  14. No passo 8, Atribuição de disposições da página principal, para cada tipo de registo, selecione a partir da lista de disposições da página principal disponíveis.

    Para cada tipo de registo listado, a disposição padrão da página principal e quaisquer disposições da página principal criadas para o tipo de registo estão disponíveis para as poder atribuir à função. A lista de tipos de registo inclui todos os tipos de registo disponíveis como separadores para a função.

    As disposições da página principal determinam o tipo de informações que os utilizadores vêem na página principal Cada tipo de registo. O Oracle CRM On Demand é fornecido com uma disposição predefinida da página principal para cada tipo de registo principal que possa ser apresentado como um separador. Pode criar disposições personalizadas da página principal adicionais para tipos de registo. Para mais informações sobre como criar disposições da página principal, consulte Criar disposições da página principal Registo.

  15. (Opcional) No Passo 9, Atribuição da Disposição do Novo Registo, para cada tipo de registo, especifique a disposição que deve ser utilizada para as páginas em que os utilizadores introduzem informações para novos registos. A tabela seguinte descreve os campos no Passo 9 do assistente de Gestão de Funções.

    Campo

    Descrição

    Nome da Disposição do Novo Registo

    Os administradores podem configurar disposições customizadas para as páginas em que os utilizadores introduzem informações de novos registos. Se tiverem sido criadas disposições customizadas para o tipo de registo, pode selecionar uma disposição customizada a partir da lista no campo Nome da Disposição do Novo Registo. Por predefinição, nenhum valor está selecionado neste campo. Se deixar este campo em branco, a disposição atribuída à função da página Detalhes no Passo 6 do assistente de Gestão de Funções também é utilizado para a página em que os utilizadores introduzem informações de novos registos, salvo se o utilizador tiver personalizado a disposição de campo do tipo de registo, sendo utilizada, nesse caso, a disposição personalizada.

    Criação Rápida: Apenas Ligações

    Utilize esta caixa de verificação para especificar quando deve ser utilizada a disposição customizada no campo Nome da Disposição do Novo Registo, da forma que se segue:

    • Se esta caixa de verificação estiver desmarcada, a disposição customizada que selecionar é utilizada quando um registo é criado a partir de qualquer área no Oracle CRM On Demand.
    • Se esta caixa de verificação estiver selecionada, disposição selecionada é utilizada apenas quando um utilizador cria um registo através da barra de Ação ou do cabeçalho global. Quando um utilizador cria um registo a partir de outra área qualquer no Oracle CRM On Demand, a disposição da página Detalhes da função é utilizada, salvo se o utilizador tiver personalizado a disposição de campo do tipo de registo, sendo utilizada, nesse caso, a disposição personalizada.

      NOTA: Se não selecionar uma disposição no campo Nome da Disposição do Novo Registo, a caixa de verificação Criação Rápida: Apenas Ligações não se aplica.

  16. Clique em Concluir.

Tópicos relacionados

Consulte os tópicos seguintes para obter informações relacionadas:


Publicado em Agosto 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.