Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Acerca da gestão de campos

No Oracle CRM On Demand pode efetuar as seguintes tarefas de gestão de campos para os diferentes tipos de registo:

Quando criar campos personalizados ou editar definições de campos, pode especificar os valores predefinidos do campo que entram em vigor quando forem criados novos registos. Pode também especificar que a validação do campo é efetuada para o campo para garantir que este tem um determinado valor.

Acerca da cópia de campos

A maioria dos tipos de registo no Oracle CRM On Demand tem uma função de cópia, isto é, os utilizadores podem copiar o registo atual que estiverem a utilizar. Quando um utilizador clica no botão Copiar na página Detalhes do registo, abre uma nova página do registo. Esta nova página do registo contém todos os campos que podem ser copiados. Um utilizador pode alterar e gravar estes campos.

NOTA: Quando utiliza o botão Copiar, apenas o registo base é copiado, e não o item relacionado para os registos descendentes.

As seguintes restrições aplicam-se quando a função de cópia é utilizada:

  • As ligações Internet, os campos concatenados, os campos do sistema, os campos de morada e os campos calculados e de referência não podem ser copiados. A caixa de verificação Cópia ativada não está disponível para estes itens.
  • Os campos só de leitura não podem ser copiados. Os campos só de leitura são campos definidos como só de leitura na configuração do campo ou na disposição dos campos.
  • Os campos indisponíveis na disposição do formulário de um utilizador não podem ser copiados.
  • Os campos de anexo seguintes não podem ser copiados:
    • Anexo
    • Anexo: nome do ficheiro
    • Anexo: tamanho (em bytes)

Pode copiar campos através da utilização do botão Copiar na página de detalhes do registo no Oracle CRM On Demand. Pode ativar esta definição através da utilização da caixa de verificação Cópia ativada, na página Gestão de campos da secção Personalização da aplicação do Oracle CRM On Demand. Para mais informações sobre como especificar os campos que podem ser copiados no Oracle CRM On Demand, consulte Administrar a definição da cópia ativada.

Campos obrigatórios

Existem várias situações em que pode definir os campos como obrigatórios. Por exemplo, a empresa pode necessitar que todos os pedidos de assistência controlem informações sobre a causa de um pedido de assistência. Neste caso, especifique que o campo Causa para pedidos de assistência é obrigatório. Em seguida, quando um registo é criado ou atualizado e gravado, a aplicação valida que o campo Causa é NÃO NULO.

Quando especificar um campo como Obrigatório, a validação será imposta através de todas as interfaces, incluindo a interface de utilizador, os serviços da Internet e a importação de dados.

Os campos especificados como obrigatórios na página Edição de Campo são campos obrigatórios para todos os utilizadores, independentemente da função que desempenham. Se necessitar de tornar um campo como obrigatório apenas para uma função específica, pode efetuá-lo editando a disposição de páginas adequada para os campos que ainda não são obrigatórios. Para mais informações sobre como editar disposições de páginas, consulte Personalizar disposições de páginas estáticas.

Campos de Obrigatoriedade Condicional

Pode configurar um campo de forma que seja de obrigatoriedade condicional, ou seja, o campo não é obrigatório por predefinição, mas torna-se obrigatório quando uma condição definida for cumprida. Para mais informações, consulte Acerca de Campos de Obrigatoriedade Condicional.

Campos só de leitura

Seguem-se as situações em que pode definir os campos como só de leitura:

  • Campos de origens externas. Se a empresa controlar, por exemplo, o rating do crédito de uma conta num sistema externo, é provável que pretenda que o rating do crédito seja atualizado regularmente através de uma importação noturna mas pretende que o campo seja só de leitura apenas na IU.
  • Deslocar ·um campo existente para um campo indexado personalizado. Se pretende utilizar um dos campos personalizados indexados para um campo personalizado existente, pode especificar que os utilizadores podem ter acesso só de leitura apenas para o campo antigo enquanto desloca dados para o novo campo indexado. Esta definição do campo evita que os dados fiquem fora da sincronização.

NOTA: Determinados campos do sistema são sempre só de leitura e só podem ser atualizados pelo Oracle CRM On Demand. Alguns exemplos de campos que são sempre só de leitura são o campo Criado e o campo Criação: Data, os quais estão disponíveis em muitos tipos de registo.

Regras de validação de campos personalizados

Pode utilizar o Oracle On Demand Expression Builder (Expression Builder) para criar expressões para regras de validação de campos personalizados. É possível clicar no ícone fx, junto do campo Validação do campo, para abrir a janela do Expression Builder na qual pode introduzir uma expressão. Para obter informações sobre a sintaxe que pode utilizar para expressões, consulte Expression Builder.

Seguem-se as situações em que pode definir as regras de validação de campos personalizados:

  • Impor política empresarial. Por exemplo, se a empresa tiver uma política empresarial em que um FDM não é eficaz num período superior a um ano, pode definir uma regra de validação num campo Data de fim para garantir que o valor do campo nunca é superior a um ano a partir da Data de início.

    Como outro exemplo, a empresa pode ter uma política empresarial em que se for perdida uma oportunidade, com receitas previstas no valor de 100.000 Euros ou mais, devem ser rastreados os motivos dessa perda. Neste caso, configure uma regra de validação no campo Estado de forma a que quando um utilizador tenta gravar um registo de oportunidade com o campo Estado definido como Perdido, o Oracle CRM On Demand determina se as receitas previstas são de 100.000 Euros ou mais, e se o campo Motivo de Oportunidade Ganha/Perdida está em branco. Pode também configurar a mensagem que será apresentada quando a validação falhar. Neste caso, a mensagem avisa o utilizador para selecionar um valor no campo Motivo de Oportunidade Ganha/Perdida antes de gravar o registo.

    NOTA: Para o processo de negócio onde pretenda que o campo Motivo de Oportunidade Ganha/Perdida seja obrigatório apenas em determinadas circunstâncias, pode alternativamente configurar o campo Motivo de Oportunidade Ganha/Perdida como um campo de obrigatoriedade condicional. Para mais informações, consulte Acerca de Campos de Obrigatoriedade Condicional.

  • Impor formato de dados. Por exemplo, se a empresa utilizar um número do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) numa conta europeia, poderá especificar essa validação do formato de IVA correto, com base na morada para faturação da conta. Noutro exemplo, pode especificar que o valor de um campo personalizado específico não tem mais nem menos que quatro dígitos.

Uma expressão de validação para um campo é avaliada cada vez que o campo é atualizado num registo novo ou num existente. No entanto, uma expressão de validação não é avaliada nas seguintes circunstâncias:

  • O campo é deixado em branco quando o registo é criado ou modificado. A validação do campo não impõe que um valor seja necessário.
  • O campo tem um valor pré-existente, válido ou inválido e o valor não é alterado quando o registo é atualizado.

Se uma expressão de validação não for avaliada ou se uma expressão de validação for avaliada como NULA, não é gerada qualquer mensagem de erro. Uma mensagem de erro só é gerada quando a expressão de validação falha (isto é, a expressão é avaliada como FALSE).

As expressões de validação do campo assumem que o primeiro parâmetro é o nome do campo em si. Se, por exemplo, estiver a colocar apenas uma expressão de validação simples num campo Montante para especificar que o valor tem de ser superior a 1000, é suficiente introduzir >1000. Não é necessário introduzir [<Amount>]>1000. Para mais informações sobre expressões mais complicadas, consulte Acerca das expressões.

Restrições na especificação das regras de validação de campos

Não é possível especificar regras de validação de campos para estes tipos de campo:

  • Campos de sistema
  • Campos internos calculados
  • Campos ID da linha e ID

    NOTA: Lembre-se que Row_ID é um campo do sistema interno. Dependendo das transições da operação, por exemplo, durante a criação do registo, nem sempre é garantido que permaneça estático. Pode diferir para ExternalSystemID ou IntegrationID.

  • Campos associados
  • Campos de listas de escolha múltipla
  • Campos com Propriedade do utilizador definidos para excluí-las. Estes campos são definidos excecionalmente para impedir a quebra da lógica de gestão no código da aplicação.
  • Ligações Internet
  • Campos concatenados
  • Os seguintes campos de anexo:
    • Anexo
    • Anexo: nome do ficheiro
    • Anexo: tamanho (em bytes)

Acerca da definição de valores de campos predefinidos

Pode especificar valores predefinidos para campos no campo Valor predefinido na página Editar campo quando criar campos personalizados ou editar definições de campos.

A especificação de um valor predefinido para um campo é útil quando necessita de:

  • Um valor constante para um campo. Por exemplo, pode pretender que um campo Tipo de conta tenha um valor predefinido de Cliente quando é criado um novo registo.
  • Um valor baseado numa fórmula como predefinição. Por exemplo, pode pretender que o valor predefinido para um campo Data de vencimento de Pedidos de fundos assuma o valor predefinido de 6 meses após o valor do campo Data de criação.
  • A geração de um valor exclusivo para um campo. Por exemplo, pode pretender especificar uma expressão para gerar um número exclusivo como um ID para um campo Relatório de despesas. (Este campo também é só de leitura.)
  • Um valor predefinido específico de função. Por exemplo, numa empresa onde a maior parte dos pedidos de assistência (PA) são criados por representantes do serviço de apoio a clientes (RSC), poderá ser verificado um campo Sinalizador Voltar a atribuir por predefinição de modo a que se, por exemplo, um representante de vendas abrir o PA, este será encaminhado para o RSC correto com base nas regras de atribuição predefinidas.

NOTA: A maior parte destas situações são possíveis apenas se a função do utilizador incluir o privilégio Gestão avançada de campos.

Existem dois tipos de valores predefinidos para os campos:

  • Predefinição anterior. O campo foi previamente preenchido com o valor especificado quando um utilizador cria um novo registo. Os utilizadores podem substituir ou aceitar o valor predefinido.
  • Predefinição posterior. O campo não foi previamente preenchido com o valor especificado quando um utilizador cria um novo registo, mas o campo assume o valor predefinido especificado quando o registo é gravado se:
    • O utilizador deixar o campo em branco,
    • O campo estiver oculto na disposição
    • As ferramentas de integração não tiverem fornecido um valor

Predefinição anterior é o tipo de valor predefinido dos campos. Pode especificar o valor Predefinição posterior selecionando a caixa de verificação com esse nome na página Editar campo.

Os valores de campos predefinidos são apenas aplicáveis para novos registos e não para atualizações de registos.

Se especificar um valor predefinido para um campo que já tenha uma predefinição especificada pelo sistema, o valor do utilizador terá precedência para a empresa. Uma exceção a esta regra é o campo Receitas, nos registos de Oportunidade. Qualquer predefinição ou valores de predefinição posterior que especificar posteriormente para este campo, são ignorados, porque o campo é utilizado na geração de previsões, com base nas receitas da oportunidade.

Não é possível predefinir valores para estes tipos de campos:

  • Campos de sistema
  • Campos internos calculados
  • Campos ID da linha e ID

    NOTA: Lembre-se que Row_ID é um campo do sistema interno. Dependendo das transições da operação, por exemplo, durante a criação do registo, nem sempre é garantido que permaneça estático. Pode diferir para ExternalSystemID ou IntegrationID.

  • Campos associados
  • Campos de listas de escolha múltipla
  • Campos com Propriedade do utilizador definidos para excluí-las. Estes campos são definidos excecionalmente para impedir a quebra da lógica de gestão no código da aplicação
  • Ligações Internet
  • Campos concatenados
  • Caixas de verificação (valores predefinidos posteriores)
  • Os seguintes campos de anexo:
    • Anexo
    • Anexo: nome do ficheiro
    • Anexo: tamanho (em bytes)

A tabela seguinte mostra os valores predefinidos que pode especificar para os tipos de campo diferentes no Oracle CRM On Demand.

Tipo de campo

Valores predefinidos válidos

Caixa de verificação

S se a caixa de verificação estiver marcada e o Valor booleano for verdadeiro.

N se a caixa de verificação não estiver marcada e o Valor booleano for falso.

Em branco representa um valor indefinido para uma caixa de verificação mesmo que apareça desmarcada

Nota: Não é possível selecionar Predefinição posterior para um campo da caixa de verificação.

Moeda

Um valor numérico válido até 15 dígitos.

Data

Hoje + número, onde número representa um número específico de dias. A data predefinida é calculada como a data de hoje mais o número introduzido. Por exemplo, se hoje for 1 de Janeiro de 2008 e introduzir Hoje + 7, o valor predefinido será definido como 8 de Janeiro de 2008.

Data/hora

Relativamente ao tipo de campo da data mas, para além disso, a hora de abertura do novo registo também é apresentada.

Número inteiro

Um valor numérico válido entre -2147483648 e 2147483647.

Lista de escolha múltipla

Não é possível definir um valor predefinido para uma lista de escolha múltipla.

Nota

Um valor de texto até 16350 caracteres.

Número

Um valor numérico válido entre -2147483648 e 2147483647.

Percentagem

Um valor numérico válido entre -2147483648 e 2147483647.

Telefone

Um número de telefone válido.

Lista de escolha

O valor da lista de escolha selecionado será o valor predefinido para o campo.

Texto (integral)

Um valor de texto até 255 caracteres.

Texto (abreviado)

Um valor de texto até 40 caracteres para campos personalizados e a maior parte dos campos pré-configurados. No entanto, em alguns campos pré-configurados poderá introduzir mais de 40 caracteres. Por exemplo, o tipo de registo Conta pode ter um nome maior que 40 caracteres, portanto o comprimento do valor para o campo Predefinido não está restrito a 40 caracteres.

Texto (Curto-Mascarável)

Um valor de texto até 40 caracteres no qual alguns dados estão ocultos da vista para alguns utilizadores. Por exemplo, se um campo mascarável contiver o valor 4558785236, os utilizadores veem XXXX5236. Uma função de utilizador deve incluir o privilégio Visualizar Dados Mascarados para ver os dados no campo mascarável. Para mais informações, consulte Acerca de Campos Mascaráveis.

Ligação Internet

Um URL válido. As expressões e a validação não são permitidas. Um valor predefinido pode ser definido através da página de edição Ligação Internet.

O campo Apresentar texto pode conter até 250 caracteres. O campo URL pode conter até 8000 caracteres. Os navegadores têm comprimentos máximos de URL diferentes. Se especificar um URL demasiado longo, poderá não funcionar como planeado. O comprimento do URL é alterado se estiver a utilizar a substituição de parâmetros.

NOTA: Se criar uma expressão para definir um valor predefinido, o resultado da expressão não pode exceder o número máximo de caracteres permitido no campo. Além disso, qualquer cadeia ou literal numérico movido para uma função no Expression Builder não pode exceder 75 caracteres. Para mais informações sobre como utilizar o Expression Builder, consulte Expression Builder.

Além disso:

  • Para todos os tipos de campo, incluindo listas de escolha, pode introduzir um valor constante. Por exemplo:

    Estado (Tarefa) = 'Não iniciada'

  • Para os campos Data pode especificar um número de dias a partir da data de hoje. Por exemplo:

    Data de vencimento (Pedido do fundo) = Hoje() + 180

  • Para um campo Proprietário pode especificar um <criador do registo> (variável) ou um utilizador específico.

    Não é suportada qualquer pesquisa, deve escrever diretamente no campo.

Também pode criar expressões complexas para valores de campos predefinidos. Pode introduzir uma expressão diretamente no campo Valor predefinido ou clicar no ícone fx para abrir a janela do Expression Builder, onde pode introduzir uma expressão. Para obter informações sobre a sintaxe que pode utilizar para expressões, consulte Expression Builder.

Para utilizar o Expression Builder na gestão de campos, tem de ter o privilégio Gestão avançada de campos na função do utilizador. Os utilizadores que têm a função Administrador podem ativar este privilégio para a própria função e para outras funções.


Publicado em Agosto 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.