Analytics > Conceber um Filtro
Conceber um Filtro
Pode criar filtros nomeados que pode reutilizar em várias análises e painéis. Ao criar um filtro nomeado reutilizável, está a fazer com que as análises e os painéis concebidos por si próprio e por outras pessoas sejam mais consistentes e fáceis de criar.
Para criar um filtro nomeado:
- A partir da Página Principal Analytics, abra o menu pendente Novo e escolha Filtro.
- Na caixa de diálogo Selecionar Área de Atividade, escolha a área de atividade para a qual pretende criar um filtro.
- A partir do painel Áreas de Atividade do editor Filtro, clique duas vezes numa coluna para a qual pretende criar o filtro.
- No campo Operador da caixa de diálogo Novo Filtro, escolha um operador para o filtro. A lista de operadores a partir da qual pode escolher é preenchida com base no tipo de coluna selecionado.
- No campo Valor, especifique um ou mais valores a utilizar quando aplicar o filtro ou condição. Pode:
- Escreva os valores, utilizando um ponto e vírgula para separar os valores.
- Selecione valores a partir da lista ou do calendário.
- Para pesquisar valores específicos, clique em Pesquisar na caixa de lista. A caixa de diálogo Selecionar Valores é apresentada, onde pode pesquisar e selecionar valores.
- Clique no botão Acrescentar Mais Opções para acrescentar ao filtro uma expressão de SQL, Variável da Sessão, Variável do Repositório ou Variável da Apresentação. Note que, se estiver a definir o valor do filtro com uma expressão de SQL ou variável, deve deixar o campo Valor em branco.
- Selecione a caixa Proteger Filtro para proteger o valor do filtro de ser substituído pelo valor do parâmetro correspondente ou quando o utilizador navega para outro relatório no âmbito da análise. Quando navega de um relatório para outro relatório no âmbito de uma análise, quaisquer valores do parâmetro que tenha especificado no primeiro relatório podem ser transferidos para o segundo relatório.
- Para converter o filtro em instruções de SQL, selecione a caixa Converter este filtro para SQL.
É apresentada a caixa de diálogo Filtro em SQL Avançado.
Nota: Esta é uma conversão unidirecional. Após selecionar a caixa Converter este filtro em SQL, já não pode visualizar e editar o filtro na caixa de diálogo Editar Filtro.
Após converter o filtro em instruções de SQL, só pode visualizar e editar o item do filtro como instruções de SQL na caixa de diálogo Filtro de SQL Avançado.
- Quando terminar de especificar os critérios do filtro, clique em OK.
- Clique em Gravar.
- Na caixa de diálogo Gravar Como, navegue para uma pasta para gravar o filtro, preencha os campos Nome (512 caracteres no máximo) e (opcional) Descrição e, em seguida, clique em OK.
|