Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Acerca do bloqueio de registos

Para determinados tipos de registo, o administrador da empresa pode configurar processos para restringirem as ações que pode efetuar num registo enquanto um campo do registo tiver um determinado valor. Restringir os utilizadores de efetuarem determinadas ações desta forma é designado como bloqueio de registos. Quando um registo é bloqueado por um processo, o Oracle CRM On Demand não permite efetuar as ações que não são permitidas pelo processo e é possível que também veja uma mensagem de erro se tentar efetuar uma ação que não seja permitida.

Consoante a forma como o administrador da empresa configurar os processos de bloqueio de registos para a empresa, os processos podem restringir as ações do utilizador através da seguinte forma:

  • Ações ao nível do registo. Os processos de bloqueio de registos podem impedir que efetue as seguintes ações num registo bloqueado:
    • Atualizar o registo.
    • Eliminar o registo.
    • Remover o registo de uma relação com outro registo, se a remoção do registo da relação originar a eliminação do registo do Oracle CRM On Demand. No entanto, se a remoção do registo da relação não resultar na eliminação do registo do Oracle CRM On Demand, pode remover o registo da relação mesmo que tenha sido impedido de eliminar o registo.

      Por exemplo, o administrador da empresa poderá configurar um processo para o tipo de registo Solução. O processo poderá impedir que o utilizador elimine as soluções que têm o estado Aprovado ou atualize as soluções que têm o estado Obsoleto e assim sucessivamente.

  • Ações ao nível do registo relacionado. Os processos de bloqueio de registos podem impedir que efetue as seguintes ações em registos de um determinado tipo de registo relacionado enquanto o registo principal está bloqueado:
    • Criar um novo registo do tipo de registo relacionado a partir do registo principal.
    • Atualizar registos do tipo de registo relacionado que são registos dependentes do registo principal. Neste caso, não pode atualizar os registos relacionados a partir de qualquer local no Oracle CRM On Demand enquanto o registo principal estiver bloqueado.
    • Adicionar um registo existente do tipo de registo relacionado para o registo principal.

      Por exemplo, é possível que seja impedido de ligar registos de contactos a uma tarefa quando o estado na tarefa estiver definido como Concluída.

  • Ações ao nível do campo. Os processos de bloqueio de registos podem impedir que atualize determinados campos enquanto um campo no registo tiver um determinado valor de modo a que o registo fique parcialmente bloqueado.

    Por exemplo, se a empresa utilizar moradas partilhadas, é possível que seja impedido de atualizar as linhas 1, 2 e 3 da morada, os campos Distrito, Código postal e País enquanto o estado na morada estiver definido como Validada. No entanto, pode continuar a atualizar qualquer campo personalizado no registo de morada.

Para obter informações sobre a configuração de processos para bloquear registos, consulte Administração de processos.

Acerca da sobreposição de processos de bloqueio de registos

O privilégio Sobrepor administração de processos é atribuído a determinados utilizadores de modo a que possam atualizar os registos bloqueados. Se a sua função de utilizador tiver o privilégio Sobrepor administração de processos ativado, os processos de bloqueio de registos não impedem de efetuar ações nos registos bloqueados. Além disso, não vê mensagens de aviso ou mensagens de erro para indicar que um registo está bloqueado.


Publicado em Agosto 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.