Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Acrescentar Filtros a Colunas no Analytics

No separador Critérios, pode configurar filtros para colunas no relatório. Um filtro limita os resultados que são apresentados quando um relatório é executado, mostrando apenas os resultados que correspondem aos critérios.

Um filtro de coluna é constituído pelos seguintes elementos:

  • Uma coluna para filtrar como, por exemplo, Tipo de conta.
  • Um valor a utilizar quando é aplicado o filtro, tal como 10 (pode ser utilizada uma expressão de SQL ou uma variável em vez de um valor quando necessário).
  • Um operador que determina a forma como o valor é aplicado como, por exemplo, Menor que.

    Por exemplo, se a coluna contiver a quantidade de unidades vendidas, se o operador for Menor que e se o valor for 10, os resultados só incluirão as quantidades de encomendas em que foram vendidas menos de 10 unidades.

Um filtro de coluna também poderá ter as seguintes características:

  • Pode ser combinado com outros filtros de coluna para restringir ainda mais os resultados de um relatório.
  • Os filtros podem ser agrupados de modo a criar filtros complexos.
  • O respetivo valor pode ser restringido pelos resultados de um relatório anteriormente gravado.
  • Um filtro de coluna só se aplica à coluna em que é criado. Não afeta outras colunas.

O filtro é convertido numa cláusula WHERE na instrução SELECT de SQL. A cláusula WHERE é utilizada para limitar as linhas devolvidas apenas às que satisfazem as restrições especificadas. Os utilizadores avançados podem introduzir diretamente o SQL para um filtro.

NOTA: Se selecionou a opção para adicionar novos valores da lista de escolha ao importar dados, é possível que esses novos valores da lista de escolha não sejam apresentados nas 24 horas seguintes. Assim sendo, poderá não conseguir utilizar os novos valores da lista de escolha como filtros durante esse período de tempo.

Criar filtros de coluna

Para criar um filtro sem adicionar a coluna ao relatório

  • Na secção Filtros, clique em Criar um filtro para o ícone atual Área de Atividade, selecione Mais Colunas... e, em seguida, selecione a coluna a partir da caixa de diálogo Selecionar Coluna.

Para criar um filtro de coluna

  1. No separador Critérios, seleciona a opção Filtro na coluna onde pretende criar o filtro.
  2. Na caixa de diálogo Novo Filtro, selecione um operador na lista pendente Operador.

    Utilize as diretrizes mostradas na seguinte tabela quando escolher um operador e especificar valores. Para obter mais informações sobre operadores, consulte Notas sobre a utilização de operadores, que aparece após este procedimento.

    Operador

    Diretrizes de utilização

    é igual a ou está em

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna correspondem ao valor no filtro.

    não é igual a ou não está em

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna não correspondem ao valor no filtro.

    é menor que

    Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna são menores que o valor no filtro.

    é maior que

    Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna são maiores que o valor no filtro.

    é menor que ou igual a

    Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna são menores que ou iguais ao valor no filtro.

    é maior que ou igual a

    Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna são maiores que ou iguais ao valor no filtro.

    está entre

    Válido para uma coluna que contém números ou datas. Especifique dois valores. Os resultados incluirão registos para os valores especificados e os valores entre ambos.

    é nulo

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Não especifique um valor. O operador só testa a ausência de dados na coluna. Os resultados só incluem registos onde não existam dados na coluna.

    Por vezes, poderá ser útil saber se existem dados presentes e a utilização do operador IS NULL constitui uma forma de testar essa condição.

    não é nulo

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Não especifique um valor. O operador só testa a presença de dados na coluna. Os resultados só incluirão os registos onde existem dados na coluna.

    está entre os primeiros

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados só incluirão os primeiros n registos, em que n é um número inteiro especificado como o valor no filtro.

    Este operador destina-se a resultados classificados. Por exemplo, pode utilizar este operador para obter uma lista dos 10 principais desempenhos.

    está entre os últimos

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados só incluirão os últimos n registos, em que n é um número inteiro especificado como o valor no filtro.

    Este operador destina-se a resultados classificados. Por exemplo, pode utilizar este para obter uma lista dos clientes que comunicaram o menor número de erros.

    contém todos

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna contêm todos os valores no filtro.

    contém qualquer

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna contêm pelo menos um dos valores no filtro.

    não contém

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna não contêm nenhum dos valores no filtro.

    começa com

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna começam com o valor no filtro.

    termina com

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Especifique um único valor. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna terminam com o valor no filtro.

    é COMO (correspondência padrão)

    Válido para uma coluna que contém texto. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Requer a utilização de um símbolo de percentagem (%) como carácter universal. Pode especificar até dois caracteres de sinal de percentagem no valor. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna correspondem ao valor padrão no filtro.

    não é COMO (correspondência padrão)

    Válido para uma coluna que contém texto. Especifique um único valor ou múltiplos valores. Requer a utilização de um símbolo de percentagem (%) como carácter universal. Pode especificar até dois caracteres de sinal de percentagem no valor. Os resultados só incluirão os registos onde os dados na coluna não correspondem ao valor padrão no filtro.

    é solicitado

    Válido para uma coluna que contém texto, números ou datas. Definir uma coluna para é solicitado indica que está a sinalizá-la para ser filtrada por um valor que lhe foi transmitido de outro relatório.

    NOTA: Utilize esta opção quando ligar relatórios conjuntamente através da navegação (consulte Passo 2: Rever Resultados e Criar Disposições). Uma ou mais colunas no relatório no qual está a definir o nível de detalhes têm de conter o filtro é solicitado para que o relatório apresente linhas limitadas ao valor selecionado e com o nível de detalhe do relatório principal.

  3. Introduza um valor no campo Valor.

    O campo Valor tem opções para introduzir fórmulas, datas, variáveis, etc. Os seguintes passos descrevem algumas destas opções.

  4. Para colunas de data pode clicar no ícone de calendário à direita do campo Valor e utilizar a caixa de diálogo Selecionar data para especificar uma data.
  5. Para algumas colunas pode selecionar uma linha específica para ser apresentada no relatório ao clicar no ícone da seta para baixo para a direita do campo Valor e, em seguida, selecionar as linhas a incluir.
  6. Para algumas colunas pode utilizar a funcionalidade Pesquisar (clique no ícone de pesquisa à direita do campo Valor) e selecionar valores específicos para incluir na análise. Desloque os seus valores selecionados da coluna Disponível para a coluna Selecionada através dos controlos de setas.
  7. Para acrescentar uma expressão SQL ou uma variável (sessão, repositório ou apresentação), efetue o seguinte:
    1. No campo Valor, clique em Acrescentar Mais Opções e escolher Expressão SQL, Variável da Sessão, Variável do Repositório ou Variável da Apresentação.

      É apresentado um novo campo abaixo do campo Valor.

    2. Introduza a expressão de SQL ou o nome da variável no novo campo.

      As expressões de SQL podem conter chamadas de funções que funcionam em valores de colunas. Para mais informações, consulte Utilizar Funções no Analytics e Variáveis da Sessão no Analytics.

      Para remover um valor, uma expressão de SQL ou uma variável de sessão, clique no ícone X junto à mesma.

  8. Para impor restrições a este filtro através do valor de uma coluna noutra análise, consulte Utilizar Relatórios Gravados como Filtros posteriormente neste tópico.
  9. Para converter o filtro em SQL, clique na caixa de seleção Converter este filtro para SQL.
  10. Quando concluir, clique em OK.

    O filtro é apresentado na área Filtros no separador Critérios ou no Catálogo.

Notas sobre a utilização de operadores

Alguns operadores efetuam funções semelhantes mas não são exatamente as mesmas funções. Tenha em consideração as semelhanças e as diferenças entre os seguintes operadores:

  • é igual a
  • está em
  • contém todos
  • contém qualquer
  • é LIKE

É igual a ou está em pesquisa uma correspondência exata entre os critérios de pesquisa e os valores na base de dados. Por exemplo, se o critério for Paula Lopes, só Paula Lopes é uma correspondência exata e passa no filtro. Uma vez que todas as pesquisas são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, os valores, tais como, paula Lopes ou Paula lopes não passam no filtro.

Contém todos pesquisa todos os valores que correspondem aos critérios e todos os valores têm de estar corretos para passarem no filtro, tal como numa pesquisa AND. Por exemplo, se os critérios forem pesquisar dois valores, valor = Paula e valor = Lopes, Paula Lopes e Lopes Paula passam no filtro mas paula Lopes, Paula Silva e Cristina Lopes não passam no filtro uma vez que não contêm todos os critérios (Paula AND Lopes).

Contém qualquer pesquisa os valores que correspondem aos critérios mas é menos exata uma vez que não requer todos os valores, tal como numa pesquisa OR. Por exemplo, se o critério for pesquisar dois valores, valor = Paula e valor = Lopes, então, Paula, Paula Silva, Cristina Lopes e Lopes passam no filtro, uma vez que cumprem os critérios Paula OR Lopes.

É LIKE pesquisa padrões, o que requer a utilização de um ou dois símbolos de percentagem (%) como carácter universal. Por exemplo, se os critérios de pesquisa forem valor = P%a %es, Paula Lopes, Paulina alves e Palmira borges passam no filtro mas paula Lopes não passa.

Para obter a melhor velocidade de pesquisa, reduza ou elimine a utilização de operadores de correspondência de padrões, tais como, Contém todos, Contém qualquer e É LIKE. Se pretende pesquisar valores exatos, não utilize operadores de correspondência de padrões em vez de operadores de correspondência exata.

Guardar filtros de coluna

Pode gravar um filtro como parte de uma análise ou para reutilização noutras análises. Se um filtro se destinar a uma análise específica e gravar a análise, o filtro é gravado como parte da análise e será aplicado sempre que a análise for executada. Também poderá gravar o filtro explicitamente para poder ser utilizado noutras análises.

Os filtros gravados e as pastas que contenham filtros da área de atividade são apresentados a seguir ao nome da área de atividade, onde aplicável.

Para gravar um filtro de coluna como parte de uma análise

  1. No separador Critérios, clique em Gravar.
  2. Na caixa de diálogo Gravar Como, selecione a localização onde pretende gravar a análise e, em seguida, clique em OK.

Para gravar um filtro de coluna para utilizar noutras análises

  1. N separador Critérios, na secção Filtros, clique em Mais opções (>>) e, em seguida, escolha Gravar Filtros.
  2. Na caixa de diálogo Gravar Como, selecione uma pasta onde gravar o filtro:
    • Para gravar o filtro para utilização pessoal, clique em As Minhas Pastas.

      Os filtros gravados em As Minhas Pastas só estão disponíveis apenas para o utilizador.

    • Para gravar o filtro para outros utilizarem, selecione Pasta Partilhada por Toda a Empresa.

      Os filtros gravados numa pasta pública estão disponíveis para outros utilizadores que tenham permissão para aceder à pasta.

  3. Introduza um nome (512 caracteres no máximo) para o filtro.
  4. (Opcional) Introduza uma descrição para o filtro.
  5. Clique em OK.

Para apresentar as propriedades para um filtro gravado

  • No separador Critérios, na secção Filtros, selecione o filtro e clique no ícone Ver Filtro Gravado.

Aplicar filtros de coluna gravados a análises

Pode aplicar um filtro de coluna gravado a uma análise. Pode aplicar o conteúdo do filtro ou uma referência ao filtro.

Quando aplica o conteúdo de um filtro de coluna gravado, o conteúdo real desse filtro é copiado para a área Filtros no separador Critérios. Isto permite-lhe manipular os critérios do filtro sem alterar o filtro gravado. Quando aplica uma referência a um filtro gravado, o filtro gravado é referenciado apenas pelo respetivo nome podendo ver o respetivo conteúdo, mas não alterá-lo.

Para aplicar um filtro de coluna gravado a uma análise

  1. No separador Critérios, no painel Catálogo, navegue até ao filtro gravado.
  2. Selecione o filtro gravado e clique no ícone Acrescentar Mais Opções na parte superior do painel Catálogo.

    É aberta a caixa de diálogo Aplicar Filtro Gravado.

  3. Especifique as opções de filtro (Limpar todos os filtros existentes antes de aplicar e Aplicar conteúdos do filtro em vez de uma referência ao filtro) e, em seguida, clique em OK.

    O filtro é apresentado na área Filtros no separador Critérios.

Editar filtros de coluna

Pode editar um filtro de coluna para alterar as respetivas propriedades.

Para editar um filtro de coluna

  1. No separador Critérios, na secção Filtros, coloque o ponteiro sobre o Filtro e, quando o menu for apresentado, clique no ícone Editar.

    É apresentada a caixa de diálogo Editar Filtro.

  2. Efetue as alterações e, em seguida, clique em OK.

Remover filtros de coluna

Pode remover um único filtro ou todos os filtros de uma análise.

NOTA: Se a análise tiver sido gravada anteriormente com algum filtro aplicado, grave novamente a análise para retirar permanentemente os filtros.

Para apagar um filtro de coluna de uma análise

  • No separador Critérios, na secção Filtros, coloque o ponteiro sobre o filtro até o menu ser apresentado e, em seguida, clique no ícone Apagar.

Combinar filtros de coluna com outros filtros de coluna

A combinação de filtros de coluna, também conhecida como filtragem parentética, permite-lhe criar filtros complexos sem ser necessário ter conhecimentos de SQL.

Pode combinar filtros de coluna com os operadores AND e OR. O operador AND significa que têm de ser satisfeitos os critérios especificados em cada filtro. Este é o método predefinido para combinar filtros de coluna. O operador OR significa que têm de ser satisfeitos os critérios especificados em cada um dos filtros de coluna, pelo menos.

Para combinar um filtro de coluna com outros filtros de coluna

  1. No separador Critérios, acrescente, pelo menos, dois filtros de coluna a uma análise ou acrescente, pelo menos, dois filtros de coluna a um filtro gravado.

    Os filtros são listados na secção Filtros com um operador AND a separá-los.

  2. Para alterar um operador AND para um operador OR, clique no mesmo.
  3. À medida que adiciona filtros de coluna, clique nos operadores AND e OR para agrupar filtros e criar as combinações de filtros pretendidas.

    Os elementos dos filtros combinados estão associados por caixas.

  4. Para duplicar, apagar ou desagrupar elementos associados, clique no botão Editar Grupo de Filtros e selecione a opção apropriada.
  5. Para copiar ou colar filtros, coloque o ponteiro sobre o filtro e escolha Copiar Filtro ou Colar Filtro.

Impedir um filtro de ser substituído durante a navegação e definição de critérios de seleção

Pode proteger o conteúdo de um filtro num relatório contra alterações durante a navegação e definição de critérios de seleção. Um filtro protegido é sempre aplicado a resultados.

Para proteger um filtro contra a alteração durante a navegação e definição de critérios de seleção

  1. No separador Critérios, na secção Filtros, coloque o ponteiro sobre o filtro até o menu ser apresentado e clique em Editar Filtro.
  2. Na caixa de diálogo Editar Filtro, selecione Proteger Filtro e clique em OK.

Utilizar relatórios gravados como filtros

Os filtros podem ser combinados com outros filtros, mas também podem basear-se nos valores devolvidos por outro relatório. Todos os relatórios gravados que devolvam uma coluna de valores podem ser utilizados para filtrar a coluna selecionada no relatório.

Para criar um filtro com base nos resultados de outro relatório gravado

  1. No separador Critérios, escolha Filtro na coluna em que pretende criar o filtro.
  2. Na caixa de diálogo Novo Filtro, abra a lista pendente Operador e escolha "baseia-se em resultados de outra análise".
  3. No campo Análise Gravada, clique em Navegar e vá até ao relatório gravado.
  4. No menu pendente Relação escolha um operador.
  5. No campo Utilizar valores na coluna, selecione a coluna a utilizar para o filtro.

    Se o relatório gravado contiver um nome de coluna que corresponda à coluna onde está a criar o filtro, o nome dessa coluna é apresentado em primeiro lugar na lista de valores no campo Utilizar valores na coluna. Pode selecionar uma coluna diferente.

  6. Clique em OK.

    O filtro é apresentado na secção Filtros no separador Critérios.

Editar SQL para um filtro de coluna

Pode editar a cláusula lógica WHERE de SQL para utilizar como filtro. Apesar de normalmente não ser necessária, esta funcionalidade está à disposição dos utilizadores que necessitam de capacidades de filtragem avançadas. Para obter uma descrição mais abrangente da sintaxe de SQL, consulte um livro de referência sobre SQL da autoria de terceiros, um manual de referência sobre SQL de um dos fornecedores da base de dados ou um Web site de referência online. Para mais informações gerais sobre como utilizar SQL, consulte Utilizar Funções no Analytics.

Para editar o SQL gerado para um filtro de coluna

  1. No painel Filtros, coloque o ponteiro sobre o filtro gerado de SQL e clique no ícone Editar.
  2. É aberta a caixa de diálogo Filtro em SQL avançado.
  3. Introduza as modificações na caixa de texto e, em seguida, clique em OK.

    O filtro é apresentado na área Filtros no separador Critérios. Quando escolher esta opção, a edição do filtro irá sempre apresentar o SQL introduzido.

Exemplo: Identificar clientes com o volume de vendas mais elevado

O seguinte exemplo descreve dados sobre os dez clientes com o volume de vendas mais elevado em 2003.

"Data de fecho"."Ano do calendário" = 2003

AND RANK("Métrica da oportunidade"."Receitas fechadas") <= 10


Publicado em Agosto 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.