Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Alterar valores da lista de escolha

Alguns campos fornecem aos utilizadores uma lista pendente de valores predefinidos a partir dos quais têm de efetuar a seleção. Esta lista de valores é designada como lista de escolha. Por exemplo, os valores da lista de escolha do campo Área para pedidos de assistência podem ser Produto, Instalação, Manutenção e Formação.

Pode adicionar, editar e reordenar valores das listas de escolha para campos. As listas de escolha têm de conter pelo menos um valor, mas o número máximo de valores (ativos ou desativados) numa lista de escolha é de 1000. O número de ordem de uma nova entrada de lista de escolha é automaticamente preenchido, mas pode alterar o número da ordem quando edita a lista de escolha.

O sistema não permite alterar os valores da lista de escolha utilizados para métricas de previsões e relatórios. No entanto, permite-lhe alterar outros valores da lista de escolha utilizados como base para listas padrão que aparecem noutras áreas da aplicação. Para essas listas padrão, a aplicação continua a incluir os registos que correspondem aos critérios, independentemente dos valores da lista de escolha cujo nome mudou. Para mais informações, consulte Acerca de campos, listas de escolha e métricas.

Após criar uma nova lista de escolha, um valor inicial denominado <No Values> encontra-se automaticamente disponível na lista de escolha. Este valor é utilizado para comunicar aos utilizadores que ainda não existem valores na lista de escolha, caso em que o campo é adicionado a uma disposição da página antes dos valores reais serem adicionados à lista. A opção predefinida <No Values> desaparece da lista de escolha assim que um valor personalizado é adicionado a uma lista de escolha.

ATENÇÃO: Não utilize o valor predefinido <No Values> como parte de qualquer lista de escolha nova ou lista de escolha em cascata. A utilização deste valor deste modo pode levar à ocorrência de erros no âmbito do Oracle CRM On Demand. Se pretender continuar a ter uma opção <No Values> disponível numa lista de escolha, deverá adicioná-la como um valor personalizado.

Como procedimento recomendado, não mude o nome ou reutilize os valores de lista de escolha existentes. Em vez disso, desative o valor de lista de escolha antigo, crie um novo valor de lista de escolha e execute uma importação ou uma atualização em bloco (ou, em alternativa, serviços Internet) para alterar todos os valores do registo para novos valores de lista de escolha. Se alterar um valor numa lista de escolha, tem de verificar que o valor está atualizado e alterado para cada registo individual, já que não é implementado automaticamente no Oracle CRM On Demand.

NOTA: No Oracle CRM On Demand (a aplicação padrão), a prioridade de tarefas é indicada nas listas de tarefas por setas. Uma seta para cima indica 1-Prioridade alta, nenhuma indica 2-Prioridade média e uma seta para baixo indica 3-Prioridade baixa. Se alterar os valores de apresentação para o campo Prioridade, no tipo de registo Atividade, a partir dos valores predefinidos (por exemplo, a partir do valor predefinido de 1-Elevada para um valor de Mais elevada), Oracle CRM On Demand não apresentará setas no campo Prioridade para as listas de tarefas, a menos que utilize os seguintes padrões: 1-etiqueta, 2-etiqueta ou 3-etiqueta, em que etiqueta é o nome que atribui à prioridade da tarefa. Neste caso, Oracle CRM On Demand apresenta uma seta para cima para 1-etiqueta, nenhuma seta para 2-etiqueta, uma seta para baixo para 3-etiqueta e nenhuma seta para quaisquer outros valores de apresentação. Por exemplo, Oracle CRM On Demand apresenta uma seta para cima para um valor de 1-A minha mais elevada, mas não apresenta nenhuma seta para um valor de A minha mais elevada. Oracle CRM On Demand não apresenta setas para quaisquer valores personalizados que adicione à lista de escolha do campo Prioridade.

Antes de começar. Para efetuar este procedimento, a função de utilizador tem de incluir o privilégio Customizar Aplicação. Para além disso, para acrescentar ou alterar valores na lista de escolha Estado para o tipo de registo Atividade, a sua função deve incluir o privilégio Customizar Aplicação - Editar Lista de Escolha 'Estado' da Atividade.

Para alterar listas de escolha

  1. No canto superior direito de qualquer página, clique na ligação global Admin.
  2. Na secção Personalização da aplicação, clique na ligação Personalização da aplicação.
  3. Na secção Configuração do tipo de registo, clique na ligação do tipo de registo obrigatório.
  4. Na secção Gestão de campos, clique na ligação Configuração de campos obrigatória.
  5. Na página Campos de tipo de registo, clique na ligação Editar lista de escolha para o campo cujos valores pretende personalizar.

    NOTA: Devido à codificação especializada, personalizar as listas de escolha Tipo de transação de amostras do Oracle CRM On Demand Life Sciences Edition, Tipo de chamada da conta e Tipo de chamada do contacto não é suportado.

    AVISO: A adição ou edição dos valores que estão disponíveis por predefinição na lista de escolha para o campo Estado para o tipo de registo Atividade poderá produzir resultados não pretendidos para o processamento da atividade. O Oracle CRM On Demand procura especificamente os valores dos campos Concluído, Submeter, Enviado ou Planeado quando processa as atividades. Se a sua empresa desativar estes valores dos estados e substituí-los por valores customizados, o processamento da atividade na aplicação do Oracle CRM On Demand não funcionará conforme documentado. Consequentemente, a alteração dos valores na lista de escolha do campo Estado para o tipo de registo Atividade não é recomendada.

  6. Na janela Editar lista de escolha:
    • Para alterar um valor existente, introduza o novo valor no campo Valores da lista de escolha ou desative o antigo valor e crie um novo valor.

      NOTA: Se pretender que este nome atualizado apareça nas listas de escolha de outros idiomas ativados, selecione a caixa de verificação Marcar para tradução. Nos outros idiomas, este nome atualizado aparece a azul entre parênteses até introduzir manualmente as versões traduzidas. Desta forma, pode controlar os termos que precisam de ser traduzidos.
      Se não selecionar Marcar para tradução, os outros valores da lista de escolha não serão afetados pela alteração que acabou de efetuar.

    • Para adicionar um novo valor, introduza as informações na linha apresentada na parte inferior da lista.

      Para adicionar mais novos valores, clique em Gravar e criar novo.

      Os novos valores da lista de escolha que adicionar aparecem automaticamente a azul e entre parêntesis nos outros idiomas ativados (independentemente da definição da caixa de verificação Marcar para tradução).

    • Para eliminar um valor, selecione a caixa de verificação Desativado. Para ocultar ou mostrar valores desativados, clique em Ocultar desativados e Mostrar desativados, respetivamente.

      ATENÇÃO: Quando desativa valores, também está a ocultar as versões traduzidas noutros idiomas.

    • Para dispor a ordem pela qual os valores da lista de escolha são apresentados, altere os números na coluna Ordem.

      SUGESTÃO:  Considere a introdução de números com intervalos entre os mesmos, tais como 10, 20, 30 e assim sucessivamente. Isto permite-lhe adicionar novos valores no meio da lista de escolha de forma mais fácil, sem ter de reordenar a lista inteira.

    • Para dispor os valores da lista de escolha por ordem alfabética, clique no botão Gravar e ordenar alfabeticamente.
  7. Na janela Editar lista de escolha, clique em Gravar e fechar.
  8. Para introduzir manualmente o equivalente traduzido do novo valor da lista de escolha:
    1. Na página Campos, selecione o idioma na lista pendente Idioma da tradução.
    2. Clique na ligação Editar lista de escolha apropriada.
    3. Introduza o equivalente traduzido e clique em Gravar.

      NOTA: Para ajudar a identificar o valor de lista de escolha quando estiver a editar, a aplicação apresenta o ID interno e o valor predefinido específico do idioma. Se editar o valor de lista de escolha errado, a lista de escolha ficará dessincronizada em todos os idiomas. Quando utilizar disposições dinâmicas, não pode utilizar valores da lista de escolha idênticos às IDs da lista de escolha internas, uma vez que pode gerar um comportamento imprevisível.


Publicado em Agosto 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.