Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Tópico anterior

Tópico seguinte

Acerca de Campos de Obrigatoriedade Condicional

Pode configurar um campo de forma que não seja obrigatório por predefinição, mas torna-se obrigatório quando uma condição definida for cumprida. Um campo que esteja configurado deste modo é referido como um campo de obrigatoriedade condicional. Por exemplo, pode decidir que quando um utilizador define o estado de uma oportunidade como Perdido, o utilizador deve selecionar um valor no campo Motivo de Oportunidade Ganha/Perdida antes de gravar o registo. Para implementar este processo, pode introduzir a seguinte condição para o campo Motivo de Oportunidade Ganha/Perdida na gestão de campos:

[{Status}]=LookupValue("OPTY_STATUS", "Perdido")

Após configurar o campo deste modo, se um utilizador selecionar o estado Perdido para uma oportunidade, o utilizador não pode gravar a oportunidade até que um valor seja selecionado no campo Motivo de Oportunidade Ganha/Perdida. Um asterisco vermelho (*) é apresentado ao lado do campo e se for apresentada a etiqueta para o campo, é apresentada em texto vermelho.

Quando configurar um campo de obrigatoriedade condicional, note os seguintes pontos:

  • Deve certificar-se de que o campo de obrigatoriedade condicional é apresentado nas disposições de páginas relevantes. Caso contrário, os utilizadores não poderão introduzir um valor para o campo quando se tornar obrigatório. Da mesma forma, recomenda-se que selecione a caixa de seleção Sempre na Disposição para o campo de obrigatoriedade condicional no Assistente de Disposições de Páginas, de forma a que os utilizadores não possam retirar o campo das respetivas disposições de páginas. Se alguns utilizadores já tiverem personalizado as respetivas disposições de páginas, poderá ser necessário repor as disposições de páginas personalizadas para a disposição predefinida após configurar o campo de obrigatoriedade condicional. Para mais informações, consulte Redefinir disposições de páginas personalizadas
  • Se pretender que um campo de obrigatoriedade condicional seja sempre obrigatório para determinada função, pode tornar o campo obrigatório na disposição de página que é utilizada para essa função. O campo será assim obrigatório em todos os casos onde essa disposição de página seja utilizada, mesmo que a condição que estiver definida para o campo ao nível do campo não for cumprida. Onde forem utilizadas outras disposições de páginas, o campo é apenas obrigatório quando a condição for cumprida.

A tabela seguinte explica as definições para tornar os campos obrigatórios ou de obrigatoriedade condicional na gestão de campos e no Assistente de Disposições de Páginas.

Caixa de Seleção Obrigatório na Gestão de Campos

Campo de Obrigatoriedade Condicional na Gestão de Campos

Caixa de Seleção Obrigatório no Assistente de Disposições de Páginas

Caixa de Seleção Obrigatoriedade Condicional no Assistente de Disposições de Páginas

Resultado

Selecionado

Em branco

Selecionado e só de leitura

Não selecionado e só de leitura

O campo é sempre obrigatório.

Não selecionado

Contém uma expressão

Não selecionado e editável

Selecionado e só de leitura

NOTA: Se selecionar a caixa de seleção Obrigatório no Assistente de Disposições de Páginas, a caixa de seleção Obrigatoriedade Condicional é automaticamente limpa.

O campo é obrigatório apenas quando a condição que for especificada para o campo for cumprida, a menos que selecione a caixa de seleção Obrigatório no Assistente de Disposições de Páginas.

Não selecionado

Em branco

Não selecionado e editável

Não selecionado e só de leitura

Se selecionar a caixa de seleção Obrigatório no Assistente de Disposições de Páginas, o campo é obrigatório em todos os casos onde a disposição da página for utilizada. Caso contrário, o campo não é obrigatório.

Funcionalidade do Expression Builder para Campos de Obrigatoriedade Condicional

As limitações seguintes aplicam-se à funcionalidade do Expression Builder que pode utilizar nas condições que criar para os campos de obrigatoriedade condicional:

  • Funções. Apenas são suportadas as seguintes funções do Expression Builder:
  • Tipos de dados. Não pode utilizar campos do tipo Data ou Data/Hora nas expressões para os campos de obrigatoriedade condicional. Pode utilizar todos os outros tipos de campo que são suportados para utilização no Expression Builder.
  • Operadores. Limitações não aplicáveis.

Para mais informações sobre a utilização do Expression Builder, consulte Expression Builder.

Limitações na Edição de Campos de Obrigatoriedade Condicional

Os administradores e os utilizadores deverão ter em conta as seguintes limitações na edição de campos de obrigatoriedade condicional:

  • A expressão num campo de obrigatoriedade condicional pode incluir campos dos registos associados. Por exemplo: na página Detalhe do Contacto, é possível ter-se um campo que só seja obrigatório quando uma determinada conta estiver associada ao registo do contacto. A expressão pode incluir o campo ID ou o campo Nome da conta, tal como nos seguintes exemplos:

    [{Account Id}]="1QA2-1IRPI7"

    [{Primary Account Name}]="Peças de Computador ACME"

    Quando se fizerem chamadas a serviços Web ou à API REST para atualizar o registo, e o registo incluir a associação, para garantir que a expressão no campo de obrigatoriedade condicional avalia corretamente, o pedido deverá conter o campo correto do registo associado. No exemplo do contacto, os campos ID ou Nome, dependendo do que estiver configurado no campo de obrigatoriedade condicional, deverão estar no pedido. Em alternativa, o pedido pode conter o campo ID e o campo Nome.

  • A expressão num campo de obrigatoriedade condicional pode avaliar os campos só de leitura que são automaticamente atualizados quando for atualizada uma associação entre dois registos, por exemplo, o campo Localização da Conta num registo de um contacto. No entanto, esse tipo de configuração não funciona corretamente nas seguintes circunstâncias:
    • Se o campo de obrigatoriedade condicional não for atualmente obrigatório (ou seja, a expressão no campo avalia como falso) e o registo for editado em linha na página Detalhe do registo e a atualização faz com que a expressão no campo de obrigatoriedade condicional seja avaliada como verdadeira. Neste caso, o campo de obrigatoriedade condicional continua a não ser obrigatório.
    • Se o campo de obrigatoriedade condicional não for atualmente obrigatório (ou seja, a expressão no campo avalia como verdadeiro) e o registo for editado na página Editar do registo e a atualização faz com que a expressão no campo de obrigatoriedade condicional seja avaliada como falsa. Neste caso, o campo de obrigatoriedade condicional continua a ser obrigatório.
  • Um campo de obrigatoriedade condicional pode utilizar uma expressão que avalia campo customizados de informações relacionadas. No entanto, quando um campo de origem de um campo customizado de informações relacionadas for atualizado, há uma brevíssima demora antes de o valor no campo customizado de informações relacionadas ser automaticamente atualizado.

    Sendo assim, se a expressão num campo de obrigatoriedade condicional avaliar um campo customizado de informações relacionadas, a expressão poderá não ser corretamente avaliada imediatamente após o campo de origem do campo customizado de informações relacionadas ter sido atualizado.


Publicado em Agosto 2018 Copyright © 2005, 2018, Oracle. Todos os direitos reservados. Legal Notices.