Iniciação > Trabalhar com registos > Localizar registos > Acerca da pesquisa direcionada
Acerca da pesquisa direcionada
É possível efetuar dois tipos de pesquisa no Oracle CRM On Demand: pesquisa direcionada e pesquisa por palavra-chave. O administrador da empresa determina que tipo de pesquisa é utilizada por predefinição na empresa, selecionando o tipo de pesquisa na página Perfil da empresa. A pesquisa direcionada é o tipo de pesquisa recomendada. Para obter informações sobre a pesquisa por palavra-chave, consulte Acerca da pesquisa por palavra-chave.
É possível utilizar a pesquisa direcionada em vários locais no Oracle CRM On Demand, através da seguinte forma:
- A secção Procurar da barra de ação.Dependendo do tipo de procura que o administrador da empresa selecionar para a empresa, é utilizada a procura por palavra-chave ou a procura direcionada na secção Procurar da barra de ação na empresa. Para obter mais informações sobre como procurar registos na barra de ação, consulte Procurar registos na barra de ação.
- Janelas de pesquisa. Dependendo do tipo de procura que o administrador da empresa selecionar para a empresa, é utilizada a procura por palavra-chave ou a procura direcionada nas janelas de pesquisa em que procura os registos para ligar ao registo com o qual está a trabalhar. Para obter mais informações sobre como procurar registos nas janelas de pesquisa, consulte Procurar registos nas janelas de pesquisa.
- A página Procura avançada no Oracle CRM On Demand. Na página Procura avançada, o tipo de procura depende das opções selecionadas, da seguinte forma:
- Campos Filtro rápido nas páginas Lista. As pesquisas que utilizam os campos Filtro rápido nas páginas Lista são sempre pesquisas direcionadas mesmo se a pesquisa por palavra-chave estiver selecionada como tipo de pesquisa predefinida para a empresa.
Para as pesquisas direcionadas, a função de utilizador determina os tipos de registo que pode pesquisar e os campos em cada tipo de registo que pode pesquisar, através da seguinte forma:
- Se o administrador da empresa não disponibilizar os campos de pesquisa na disposição da pesquisa que é atribuída à função de utilizador para um tipo de registo, acontece o seguinte:
- Não é possível pesquisar registos desse tipo na secção Pesquisar da barra de ação.
- Não é possível especificar critérios de pesquisa para uma pesquisa avançada desse tipo de registo. A execução de uma pesquisa avançada sem qualquer critério de pesquisa devolve todos os registos desse tipo de registo que a função de utilizador e as definições de acesso permitem visualizar.
- Não é possível utilizar os campos Filtro rápido nas janelas de pesquisa.
- Não é possível especificar critérios de pesquisa para uma lista de registos desse tipo de registo. Para obter mais informações sobre como criar e refinar listas, consulte Criar e refinar listas.
- Para qualquer tipo de registo, poderá ver vários campos de pesquisa na secção Pesquisar da barra de ação e nos campos Filtro rápido nas janelas de pesquisa, consoante os campos que o administrador da empresa disponibilizar na disposição da pesquisa atribuída à função de utilizador para o tipo de registo.
- Se o privilégio Todos os Campos na Pesquisa e Listas estiver ativado para a função do utilizador, pode pesquisar todos os campos de polegada que o administrador da empresa disponibilizar na disposição da pesquisa atribuída à função de utilizador para o tipo de registo, em qualquer um dos seguintes locais:
- Barra de ação
- Janelas de pesquisa
- Pesquisa avançada
NOTA: Recomenda-se que os administradores da empresa não activem o privilégio Todos os campos na Procura e Listas para a maioria das funções do utilizador. Quando o privilégio não está activo, os campos que a empresa não utiliza não estão visíveis nas páginas de procura e lista. Isto reduz a desorganização e facilita aos utilizadores visualizarem os campos em que estão mais interessados.
- Se o privilégio Todos os campos na pesquisa e listas não estiver ativado para a função de utilizador, pode pesquisar um campo na barra de ação, janelas de pesquisa ou pesquisa avançada apenas se o campo cumprir os seguintes critérios:
A pesquisa direcionada devolve os registos em que os valores especificados nos campos de pesquisa correspondem aos valores correspondentes nos registos do tipo de registo selecionado. Apresenta apenas esses registos em que uma correspondência é encontrada para cada um dos valores introduzidos, o que é equivalente a utilizar uma condição AND entre os campos de pesquisa. Se deixar um campo de pesquisa em branco, o campo não é considerado na pesquisa. No entanto, se existir um campo da caixa de verificação na disposição da pesquisa, o valor do campo da caixa de verificação será sempre incluído como parte dos critérios de pesquisa. Se selecionar a caixa de verificação, Oracle CRM On Demand interpreta o valor da caixa de verificação como Verdadeiro ou Sim. Se anular a seleção da caixa de verificação, Oracle CRM On Demand interpreta o valor da caixa de verificação como Falso ou Não.
A disposição da pesquisa que foi atribuída à função de utilizador para um tipo de registo determina os campos que são apresentados como colunas na lista de registos devolvidos por uma pesquisa desse tipo de registo.
NOTA: Não é possível especificar um valor nulo num campo numa pesquisa a partir da barra de ação. Para especificar um valor nulo, deve utilizar a Pesquisa avançada. Para obter mais informações, consulte Utilizar pesquisa avançada.
Acerca dos caracteres universais na pesquisa direcionada
Por predefinição, cada valor de pesquisa introduzido num campo de pesquisa direcionada é anexado a um carácter universal ou asterisco (*), para que não necessite de anexar um carácter universal à cadeia de pesquisa. Pode colocar um prefixo nos valores de pesquisa com um carácter universal ou utilizar um carácter universal entre os valores de pesquisa. Não é possível utilizar o carácter universal nas listas de escolha em que os valores são predeterminados. Por exemplo, numa pesquisa direcionada de registos da conta, a disposição da pesquisa predefinida permite introduzir as cadeias de pesquisa no campo Nome da conta e no campo Localização. Ambos os campos são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Se introduzir C no campo Nome da conta e Head no campo Localização, a expressão da pesquisa direcionada é interpretada da seguinte forma:
Mostrar todas as contas em que o Nome da conta é como C* e a Localização como Head*
A pesquisa devolve todas as contas em que o nome da conta comece pela letra C (maiúsculas e minúsculas) e em que o valor no campo Localização comece pela palavra Head (qualquer mistura de maiúsculas e minúsculas).
NOTA: A utilização do carácter universal afeta o desempenho da pesquisa. As pesquisas em que um valor da pesquisa tem um carácter universal como prefixo são as mais lentas.
A utilização de caracteres universais é restringida quando pesquisa correspondências exatas como descrito na secção seguinte.
Acerca da pesquisa de correspondências exatas
Se souber o valor exato num campo no registo que pesquisa, pode pesquisar correspondências exatas através da colocação do prefixo na cadeia de pesquisa com um sinal de igual (=). Quando coloca um prefixo numa cadeia de pesquisa com um sinal de igual, a pesquisa direcionada comporta-se da seguinte forma:
- Um carácter universal não está anexado no fim da cadeia de pesquisa.
Se o campo de pesquisa for um campo sensível a maiúsculas e minúsculas, a pesquisa devolve correspondências exatas para a cadeia de pesquisa. Se o campo de pesquisa não for um campo sensível a maiúsculas e minúsculas, a pesquisa devolve correspondências que incluem correspondências com maiúsculas e minúsculas.
Por exemplo, se introduzir =Acme como o valor de pesquisa no campo Nome da conta, a pesquisa devolve todos os registos de contas em que o nome da conta é Acme ou ACME, ou variações de maiúsculas e minúsculas, porque o Nome da conta não é um campo sensível a maiúsculas e minúsculas. A pesquisa não devolve qualquer registo em que o nome da conta contenha a palavra Acme mas que também contenha outros caracteres, como por exemplo, Acme Inc, Acme Incorporated ou Acme SuperStore.
- Se utilizar explicitamente um carácter universal na cadeia de pesquisa, o carácter universal é tratado como texto.
Por exemplo, assuma que existem dois registos de contas com os nomes de conta: Acme* e Acme Super Store. Se introduzir =Acme* no campo de pesquisa Nome da conta, a pesquisa devolve o registo em que o nome da conta é Acme*. A pesquisa não devolve o registo em que o nome da conta é Acme Super Store.
- Se o valor do campo num registo começar por um sinal de igual, só o segundo sinal de igual que introduzir no campo de pesquisa é tratado como parte da cadeia de pesquisa.
Por exemplo, assuma que existem dois registos de contas com os nomes de conta:=Acme Super Store e Acme Super Store. Se introduzir ==Acme Super Store no campo Nome da conta, a pesquisa devolve o registo em que o nome da conta é =Acme Super Store. A pesquisa não devolve o registo em que o nome da conta é Acme Super Store.
As restrições seguintes aplicam-se à utilização do sinal de igual como um prefixo:
- O sinal de igual com prefixo não é suportado nos campos de pesquisa do tipo de campo Telefone.
- Não é possível colocar um prefixo num valor num campo de pesquisa da lista de escolha com o sinal de igual.
|