|
Administrando o Oracle CRM On Demand > Gerenciamento do processo de negócio > Configuração do workflow > Criando Eventos Agendados para o Analytics
Criando Eventos Agendados para o Analytics
Você pode criar um ou mais eventos agendados para o tipo de registro Analytics e configurar uma ou mais ações Enviar E-mail no evento para executar as seguintes tarefas:
- Executar um objeto do Analytics em nome de um ou vários usuários especificados. O objeto do Analytics pode ser uma análise, um painel ou uma página do painel.
- Enviar os resultados que são gerados para um usuário a esse usuário como um anexo de e-mail.
Os direitos de acesso do usuário especificado determinam os resultados que são gerados para esse usuário.
Um evento agendado para o tipo de registro Analytics é diferente de um evento agendado para outros tipos de registro nos seguintes pontos:
- Você não seleciona uma lista de registros para o evento agendado.
- Somente a ação Enviar E-mail é suportada.
- No evento agendado, você adiciona uma lista dos usuários em nome dos quais o objeto do Analytics deve ser executado.
- O tipo de intervalo Por hora não está disponível.
Uma ação de workflow Enviar E-mail de um evento agendado para o tipo de registro Analytics é diferente de uma ação Enviar E-mail para outros tipos de registro nos seguintes pontos:
- Você não especifica um destinatário para o e-mail que configura na ação. Os e-mails são enviados aos usuários que são selecionados na regra do workflow.
- A ação Enviar E-mail executa um objeto do Analytics, bem como envia os e-mails com os resultados aos usuários.
- Você deve selecionar o objeto do Analytics que deve ser executado, bem como o formato da saída.
Você pode criar, no máximo, até cinco ações Enviar E-mail em um evento agendado do Analytics. Quando uma instância do evento é executada, todas as ações são executadas na sequência para o primeiro usuário na lista; em seguida, todas as ações são executadas para o próximo usuário, e assim por diante por toda a lista de usuários.
OBSERVAÇÃO: as operações que são executadas pelas ações de workflow nos eventos agendados para o tipo de registro Analytics, assim como as solicitações e os dados que são processados pelas ações, são contabilizados no uso da sua empresa em relação às alocações de serviços de relatório. Para obter informações sobre alocações de serviço, consulte Sobre Alocações de Serviço. Os arquivos que são gerados pelas ações de workflow também podem ser incluídos no cálculo da quantidade de armazenamento usado pela sua empresa, dependendo de quanto tempo os anexos de e-mail ficam retidos para a empresa. O período de retenção para anexos de e-mail é especificado no campo Expiração do Anexo de E-mail (Dias) no perfil da empresa. Para obter mais informações, consulte Configurando Configurações da Empresa.
Falhas da Ação de Workflow
Se uma ação de workflow em um evento agendado para o tipo de registro Analytics falhar para um ou vários usuários, a falha será reportada no Monitor de Erros do Workflow. Para obter mais informações sobre o que acontece quando uma ação de workflow em um evento agendado para o tipo de registro Analytics falha, consulte Sobre Falhas de Ação de Workflow e Regra de Workflow.
Considerações ao Agendar um Evento
As seguintes considerações se aplicam durante a programação de um evento:
- Você não pode especificar uma condição em um evento programado. As instâncias programadas do evento e as ações de workflow no evento são sempre executadas, a menos que um erro ocorra.
OBSERVAÇÃO: após a seleção do evento de acionamento Evento Agendado na página Regra de Workflow - Nova, a página será atualizada. A seção Condição da Regra de Workflow da página é removida e a seção Detalhes da Programação, onde você especifica a programação para o evento, se torna disponível.
- Por razões de desempenho, recomendamos que você evite configurar vários eventos programados para serem executados ao mesmo tempo.
- Você deverá especificar uma data e um horário de início para o evento programado e deverá especificar uma data e um horário de término ou o número de vezes que o evento deverá ser executado.
OBSERVAÇÃO: o Oracle CRM On Demand não gera instâncias para datas e horários passados, mesmo que você especifique uma data e um horário de início passados. Por exemplo, se você especificar uma data de início de 15 de janeiro de 2018 para um evento programado que deverá ser repetido 10 vezes em intervalos de um mês e se a data atual for 30 de maio de 2018, a primeira instância do evento será programada para 15 de junho de 2018. Somente as instâncias das cinco ocorrências no futuro serão executadas.
- Se você especificar que o evento programado deverá ser executado em determinada data do mês e se essa data não ocorrer no mês especificado, o evento não será executado no mês em questão. Por exemplo, se você selecionar o dia 29 do mês, o evento não será executado em fevereiro, a menos que o ano seja bissexto.
O procedimento a seguir descreve como criar um evento agendado para o tipo de registro Analytics.
Antes de começar. Para executar o seguinte procedimento, a sua função de usuário deve ter os seguintes privilégios:
- Gerenciar Regras de Dados – Gerenciar Regras de Workflow
- Acessar V3 Analytics
Para criar um evento agendado para o tipo de registro Analytics
- No canto superior direito de qualquer página, clique no link global Administração.
- Na seção Gerenciamento de processo de negócios, clique em Configuração do workflow.
- Na página Lista de regras de workflow, execute um dos seguintes procedimentos:
- Para criar um novo evento programado copiando um evento existente, clique em Copiar no evento programado que deseja copiar.
- Para criar um novo evento programado que não seja baseado em um evento existente, clique em Novo na barra de título.
- Na página Detalhe da regra de workflow, na seção Detalhes-chave da regra de workflow, preencha as informações sobre o evento programado.
A tabela a seguir descreve os campos.
Campo
|
Descrição
|
Nome do workflow
|
Insira um nome exclusivo de até 50 caracteres.
|
Ativo
|
Use a caixa de seleção para ativar ou desativar o evento programado.
Até o momento em que um evento programado é ativado, o campo Iniciado por no registro de evento programado mostra o nome do usuário que criou o evento programado. O campo Iniciado por é mostrado na página Detalhe do evento programado depois que o registro é salvo.
Após a caixa de seleção Ativo ser marcada no evento programado e o registro ser salvo, o campo Iniciado por no registro será atualizado para mostrar o nome do usuário que marcou a caixa de seleção Ativo.
O campo Iniciado por em todas as instâncias pendentes e em todas as instâncias com erros do evento programado também mostra o nome do usuário que marcou a caixa de seleção Ativo no evento programado.
OBSERVAÇÃO: quando você ativa o evento programado, uma instância é automaticamente gerada para a primeira ocorrência programada do evento. Como prática recomendada, configure todas as ações de workflow no evento programado antes de ativar o evento. Caso contrário, se o horário de início do evento estiver próximo, a primeira instância poderá ser executada antes de você finalizar a configuração das ações de workflow.
Para obter mais informações sobre o que acontece quando você ativa ou desativa um evento programado, consulte Sobre eventos programados.
|
Descrição
|
(Opcional) Insira informações adicionais sobre o evento programado, como o objetivo do evento.
|
Tipo de registro
|
Selecione o Analytics.
|
Evento de acionamento
|
Somente o evento de acionamento Evento Agendado é suportado para o tipo de registro Analytics.
|
Ativar notificação
|
Marque essa caixa de seleção se desejar que o Oracle CRM On Demand envie notificações por e-mail ao usuário que tornou ativo o evento agendado. Se essa caixa de seleção for marcada, um e-mail será enviado sempre que uma instância do evento agendado for concluída com êxito, sempre que uma instância do evento falhar e sempre que uma instância pendente do evento for excluída.
|
- No campo Data/hora de início, selecione a data e a hora em que deseja que a primeira instância do evento programado seja executada.
- No campo Recorrente, selecione o intervalo no qual deseja que o evento programado seja repetido; por exemplo, Semanalmente.
- No campo A cada, configure o período de intervalo para as instâncias recorrentes. Por exemplo, se você tiver selecionado Semanalmente no campo Recorrente e quiser que as instâncias se repitam em intervalos de duas semanas, insira 2 no campo A cada. O valor mínimo que você pode inserir é 1.
- Se você tiver selecionado Mensalmente no campo Recorrente, poderá programar o evento para ser executado no último dia de cada mês em que o evento será executado marcando a caixa de seleção Último dia do mês.
Por exemplo, se você configurar um evento programado para ser iniciado em 23 de abril e quiser repeti-lo em intervalos de dois meses, a primeira instância do evento será executada em 23 de abril. A segunda instância será executada em 23 de junho, a terceira instância será executada em 23 de agosto e assim por diante. No entanto, se você marcar a caixa de seleção Último dia do mês, a primeira instância do evento será executada em 30 de abril, a segunda instância será executada em 30 de junho, a terceira instância será executada em 31 de agosto e assim por diante.
- Especifique o número de vezes que deseja executar o evento programado ou especifique a data/horário de término, procedendo de uma das seguintes formas:
- Selecione a opção Após e, em seguida, especifique o número de vezes que o evento programado deverá ser executado. O valor inserido deve ser maior que 0 (zero).
- Selecione a opção Por data/hora e selecione a data e a hora de término para o evento programado. A data/hora de término deve ser posterior à data/hora de início.
- Salve as alterações.
Adicionando Usuários aos Eventos Agendados para o Analytics
O procedimento a seguir descreve como adicionar a lista de usuários em nome de quem as ações de workflow no evento agendado serão executadas.
Para adicionar uma lista de usuários a um evento agendado para o Analytics
- Na página Detalhes de Regra de Workflow, na seção de informações relacionadas a Executar como, clique em Adicionar.
- Na janela Pesquisa, procure os usuários para quem você deseja que a regra de workflow execute as ações de workflow.
- Ao terminar a seleção de usuários, clique em OK para fechar a janela de pesquisa.
Criando Ações Enviar E-mail de Eventos Agendados para o Analytics
O procedimento a seguir descreve como criar uma ação Enviar E-mail de um evento agendado para o tipo de registro Analytics.
Antes de começar:
- Se desejar que a ação Enviar E-mail execute uma análise, a análise deverá ser salva no catálogo, em uma pasta em Pastas Compartilhadas, e você deve ter acesso à pasta. Para que a ação seja concluída com êxito em tempo de execução para um usuário especificado no evento agendado, esse usuário também deverá ter acesso à pasta.
- Se desejar que a ação Enviar E-mail execute um painel ou uma página do painel:
- O painel ou a página do painel deve ser salvo(a) na subpasta Painéis gerada pelo sistema diretamente em /Pastas Compartilhadas/Pasta Compartilhada por Toda a Empresa ou na subpasta Painéis gerada pelo sistema diretamente em /Pastas Compartilhadas/Pasta Migrada Compartilhada por Toda a Empresa, e você deve ter acesso ao painel. Se o painel ou a página do painel estiver armazenado(a) na subpasta Painéis gerada pelo sistema diretamente em /Pastas Compartilhadas/Pasta Migrada Compartilhada por Toda a Empresa, você deverá ter o privilégio Acessar Pasta Migrada Compartilhada por Toda a Empresa.
- Para que a ação seja concluída com êxito em tempo de execução para um usuário especificado no evento agendado, esse usuário deverá ter acesso ao painel ou à página do painel. Se o painel ou a página do painel estiver armazenado(a) na subpasta Painéis gerada pelo sistema diretamente em /Pastas Compartilhadas/Pasta Migrada Compartilhada por Toda a Empresa, o usuário deverá ter o privilégio Acessar Pasta Migrada Compartilhada por Toda a Empresa.
- Se o nome da análise, do painel ou da página do painel que você seleciona na ação Enviar E-mail contiver algum dos seguintes caracteres especiais, o caractere será substituído por um sublinhado (_) no nome do arquivo que é enviado ao usuário especificado:
- Asterisco (*)
- Barra Invertida (\)
- Dois pontos (:)
- Vírgula (,)
- Aspas duplas (")
- Símbolo de maior (>)
- Símbolo de menor (<)
- Ponto de interrogação (?)
- Barra (/)
- Barra vertical (|)
Para criar uma ação Enviar E-mail de um evento agendado para o tipo de registro Analytics
- Na página Detalhes de Regra de Workflow, na seção de informações relacionadas a Ações, clique em Menu e selecione Enviar E-mail.
- Na página Edição de Ação do Workflow, na seção Detalhes-Chave da Ação, preencha os campos de detalhes para a ação de workflow.
Para obter informações sobre a caixa de seleção Para Tradução, consulte Criando Ações de Workflow: Enviar E-mail.
- Na seção Detalhes do Conteúdo do Analytics, faça o seguinte:
- No campo Tipo de Conteúdo, selecione o tipo de objeto do Analytics que você deseja que a ação execute.
- No campo Formato do Conteúdo, selecione o tipo de saída que você deseja que a ação gere.
- Clique no ícone Pesquisa do campo Caminho do Nome do Conteúdo para abrir a janela pop-up que exibe o catálogo.
- Navegue até o objeto do Analytics que você deseja, selecione-o e clique em OK.
- (Opcional) No campo Parâmetros, insira os parâmetros para o objeto do Analytics.
A especificação dos parâmetros para um objeto do Analytics em uma ação de workflow é semelhante à especificação dos parâmetros para uma análise ou um painel em um applet Web ou guia da Web. Para obter mais informações, consulte Sobre como Especificar Filtros para Relatórios e Painéis Incorporados.
- Na seção Mensagem de E-mail, preencha os campos De, Responder para, Assunto, Formato do E-mail e Corpo da Mensagem.
Para obter informações sobre esses campos, consulte Criando Ações de Workflow: Enviar E-mail.
OBSERVAÇÃO: se você incluir campos do tipo de registro Usuário no assunto do e-mail ou corpo da mensagem, os campos serão preenchidos com os valores do registro do usuário em nome de quem o objeto do Analytics é executado.
- Salve a ação do workflow.
|