![]() |
|
Otimizar o DesempenhoSempre que acede a um relatório ou a uma análise, os dados são obtidos da base de dados, processados pelo servidor de relatórios e apresentados na página. Quanto mais complexa for a análise, mais tempo pode demorar a consulta à base de dados para obtenção e apresentação dos dados. Este tópico contém diretrizes que o ajudam a criar relatórios que sejam apresentados o mais rápido possível. Antes de começar. Efetue os seguintes procedimentos:
Acerca das áreas de informações empresariaisPode utilizar dois tipos de áreas de atividade dependendo das necessidades de geração de relatórios e de negócio. As áreas de atividade do Analytics devem ser utilizadas sempre que possível para criar relatórios. Estas áreas de atividades são criadas com base num repositório de dados criado especificamente para o efeito e otimizado para um melhor desempenho ao nível das consultas. O repositório de dados utilizado para as áreas de atividade do Analytics é atualizado diariamente e os relatórios criados através destas áreas de atividade apresentam resultados mais rapidamente do que as áreas de atividade de relatórios, inclusive no caso de consultas mais extensas e complexas. As áreas de atividade Geração de Relatórios são criadas utilizando a mesma base de dados em que ocorrem todas as outras transações de utilizador na aplicação, pelo que consomem os mesmos recursos dos quais depende a aplicação quando os dados são obtidos para os relatórios. Diretrizes para Utilização de uma Área de Atividade Geração de RelatóriosSe estiver a utilizar a área de atividade Geração de Relatórios, siga estas diretrizes:
Diretrizes sobre melhoramento do desempenhoSiga estas diretrizes para melhorar o desempenho: Criar Relatórios de Forma IncrementalEfetue os seguintes procedimentos:
Minimizar a utilização de tipos de registo entre campos ou colunasSiga estas diretrizes:
Utilizar Campos IndexadosEfetue os seguintes procedimentos:
Limitar a hierarquia organizacional a cinco níveisQuanto mais alta for a posição de um utilizador na hierarquia organizacional, mais dados serão devolvidos e mais lenta será a execução do relatório. Por isso, deve limitar a hierarquia a um máximo de 5 níveis. Utilizar FiltrosA utilização de filtros restringe a quantidade de dados devolvida quando acede a uma análise. A filtragem pode aumentar a velocidade de execução do relatório.
No entanto, tenha as seguintes diretrizes em consideração quando acrescentar filtros:
Siga as Diretrizes para Definir ParâmetrosPode definir parâmetros para o seu relatório no editor da análise. Estes parâmetros permitem aos utilizadores que acedem ao relatório concluído efetuar seleções para limitar os dados no relatório. Quando executa um relatório que utiliza parâmetros, a experiência de um utilizador é afetada pelo tempo de processamento do parâmetro e pelo tempo de processamento do relatório. Se acrescentar parâmetros ao relatório, execute o seguinte procedimento:
Fornecer ligações de pesquisa detalhada para relatórios detalhadosEm vez de criar um relatório que apresente uma longa lista de tabelas e gráficos de dados, faça o seguinte:
O procedimento seguinte descreve como ligar relatórios a tabelas. Para ligar relatórios a tabelas
Limitar o Número de Operações DefinidasAs funcionalidades avançadas permitem-lhe combinar consultas. Pode definir operações como, por exemplo, uniões, intersecções e outras ações de união nessas consultas para criar um relatório final. Quanto maior for o número de resultados de consulta combinados, mais tempo será necessário para a execução do relatório final. Para obter um processamento mais rápido, limite o número de operações definidas a um máximo de três. Clarificar o código HTML e narrativasQuando utilizar HTML em conjunto com SQL, faça o seguinte:
Retirar Colunas em Tabelas DinâmicasAs tabelas dinâmicas permitem mostrar o relatório em várias vistas sem escrever vários relatórios mas também podem afetar o desempenho. Sempre que possível, retire as colunas dos critérios do relatório (no Passo 1 - Definir critérios) que não sejam utilizadas na própria tabela dinâmica. Utilizar Resultados do Gráfico DinâmicoSempre que possível, para cada tabela dinâmica que necessite de um gráfico, utilize a opção Resultados do Gráfico Dinâmico em vez de criar uma vista de gráfico separada. A utilização de vários gráficos numa análise pode requerer maior processamento, uma vez que o Oracle CRM On Demand deve criar os gráficos individualmente, em vez de simultaneamente com a tabela dinâmica. Assegurar que os relatórios são redimensionáveisOs relatórios podem ser executados sem problemas através de um teste antes da importação de todos os dados de produção. Após essa importação, o volume de dados acrescido irá afetar negativamente o desempenho dos relatórios. Se estiver na fase de implementação do Oracle CRM On Demand, dedique algum tempo a fazer novos testes e a otimizar os relatórios após a importação de todos os dados de produção. Utilizar os campos Code e UTC otimizados nos filtrosMuitas áreas de atividade de relatórios incluem campos especiais nas respetivas dimensões que são otimizadas para reduzir o tempo de consulta quando são utilizadas nos filtros. Os campos otimizados terminam com as palavras Code ou UTC. Por exemplo, a dimensão Conta tem um campo Tipo de conta. Existe também um campo Código do tipo de conta, que é uma versão otimizada do campo Tipo de conta. Os campos otimizados e não otimizados produzem os mesmos resultados em relatórios, mas utilizar o campo otimizado no filtro gera consultas mais rápidas. Este método é mais rápido do que utilizar o campo não otimizado. Utilizar estes campos nas condições do filtro reduz as junções da tabela adicionais e evita as conversões da marca de hora baseadas no fuso horário da empresa. Nota: Estes campos otimizados suportam traduções de língua para todas as línguas suportadas, mas não suportam a mudança do nome do tipo de registo. Para melhorar o desempenho de análises que utilizam filtros em campos da lista de escolha otimizada, utilize os valores dos Campos da Lista de Escola Otimizados (Código) no filtro em vez dos valores das pastas Campos Customizados Otimizados, que são dependentes da língua da empresa. |
Publicado em Agosto 2021 | Copyright © 2005, 2021, Oracle e/ou respetivas associadas. Legal Notices. |