Analytics > Conceber uma Análise > Passo 1: Definir Critérios no Analytics > Combinar Várias Áreas de Atividade Numa Única Análise
Combinar Várias Áreas de Atividade Numa Única Análise
A forma mais simples e rápida de criar e gerar uma análise é através da utilização de uma área de atividade única. Se as colunas e métricas da dimensão em que tem interesse estiverem todas disponíveis a partir de uma única área de atividade, deverá utilizar essa área de atividade para criar a análise.
Caso os requisitos da sua análise não puderem ser cumpridos por uma única área de atividade, pode criar uma análise que combine informações de duas ou mais áreas de atividade. Pode criar uma análise combinada através das Operações Definidas, que foram suportadas em releases anteriores à Release 40 e assim continuam. Para mais informações sobre como utilizar as Operações Definidas, consulte Combinar Análises Utilizando Operações Definidas. Desde a Release 40, também pode criar uma análise combinada através das dimensões comuns. Uma dimensão comum é uma dimensão disponível em todas as áreas de atividade que deverão ser combinadas. Uma dimensão local é uma dimensão disponível numa ou mais áreas de atividade, mas não em todas. Pode incluir colunas de dimensões locais bem como colunas de dimensões comuns numa análise combinada.
Se pretender utilizar métricas de várias áreas de atividade, será vantajoso utilizar apenas colunas de dimensões comuns, caso as suas necessidades possam ser satisfeitas desta forma. Quando uma análise que combina várias áreas de atividade é gerada, são executadas consultas em separado para cada área de atividade na análise e os resultados agregados para gerar a análise final. Os dados devolvidos a partir das diferentes áreas de atividade são agregados através das dimensões comuns. Se utilizar apenas dimensões comuns, o conjunto de resultados devolvido por cada consulta de área de atividade é o mesmo ao nível granular, sendo possível agregá-lo e apresentá-lo de forma clara na análise.
Se incluir colunas de dimensões locais na sua análise, alguns dos resultados podem ter níveis de granularidade diferentes.
Ao combinar duas ou mais áreas de atividade numa única análise, tenha em consideração os seguintes aspetos:
- A área de atividade que seleciona quando cria uma análise pela primeira vez é denominada de área de atividade principal. Quaisquer áreas de atividade que acrescentar posteriormente à análise são denominadas de áreas de atividade relacionadas.
- Pode combinar uma área de atividade em tempo real com outras áreas de atividade em tempo real e pode combinar uma área de atividade histórica com outras áreas de atividade históricas. Não pode combinar uma área de atividade em tempo real com uma área de atividade histórica.
- É necessário incluir uma métrica da área de atividade principal e uma métrica de cada uma das áreas de atividade relacionadas na análise combinada. Não é necessário visualizar as métricas ou utilizá-las, mas estas devem ser incluídas. Pode ocultar uma métrica, caso não precise dela na análise.
- Para assegurar que os resultados de todas as áreas de atividade têm o mesmo nível de granularidade, inclua no mínimo uma coluna pelo menos de uma dimensão comum na sua análise combinada.
- Ao selecionar colunas a partir de uma dimensão comum, selecione apenas colunas disponíveis na mesma dimensão em todas as áreas de atividade.
Nalguns casos, a dimensão comum a duas ou mais áreas de atividade pode não conter o mesmo conjunto de colunas em cada uma das áreas de atividade. Nesses casos, recomendamos que selecione apenas disponíveis na dimensão comum em todas as áreas de atividade.
- Ao selecionar colunas a partir de uma dimensão comum, selecione todas as colunas de uma única área de atividade.
- Se selecionar colunas de uma ou mais dimensões locais bem como colunas de uma ou mais dimensões comuns, é necessário ativar para a consulta a variável a nível dimensional, para que esta devolva o valor total das medidas selecionadas. Se selecionar colunas apenas de dimensões comuns, não precisa de ativar a variável a nível dimensional. O procedimento indicado mais à frente no presente tópico inclui informações sobre como ativar a variável a nível dimensional para uma consulta.
Para ver um exemplo de como combinar várias áreas de atividade numa única análise, consulte Exemplo de Combinação de Várias Áreas de Atividade numa Única Análise.
O procedimento seguinte descreve como combinar várias áreas de atividade num único sistema de análise.
Antes de começar. Para efetuar este procedimento, a função de utilizador deve incluir o privilégio Sistema de Análise de Várias Áreas de Atividade,
Para combinar várias áreas de atividade num único sistema de análise
- No separador Critérios ou no separador Resultados do editor de análises, na secção Áreas de Atividade, clique no ícone Acrescentar/Retirar Áreas de Atividade.
- Marque a caixa de seleção de cada uma das áreas de atividade relacionadas que pretende acrescentar à análise.
Pode agora selecionar as colunas e métricas que pretende da área de atividade principal e das áreas de atividade relacionadas. Não se esqueça de que deve incluir uma métrica de cada uma das áreas de atividade.
- Se tiver selecionado colunas de ambas as dimensões locais bem como colunas de dimensões comuns, efetue o seguinte, quando concluir a adição de colunas e métricas à análise:
- Clique no separador Avançado.
O separador Avançado mostra o código SQL que será submetido no servidor Oracle BI ao executar a análise.
- No separador Avançado, marque a caixa de seleção A Nível Dimensional e clique em Aplicar SQL.
O código SQL é automaticamente atualizado para ativar a variável a nível dimensional, para que a consulta devolva o valor total das medidas selecionadas nas dimensões.
NOTA: Se não ativar o valor a nível dimensional e aplicar o SQL ao utilizar dimensões locais, ou se não acrescentar métricas de todas as áreas de atividade envolvidas na análise, poderão ocorrer erros no ODBC ou obter resultados incorretos. Também poderá obter resultados incorretos ao combinar áreas de atividade para as quais não existem relações definidas ao nível da área de atividade. Nesses casos, crie uma análise combinada utilizando antes operadores DEFINIDOS para obter os resultados que procura.
Caso pretenda retirar uma área de atividade relacionada de uma análise, execute os passos no procedimento que se segue.
Para retirar uma área de atividade relacionada de uma análise
- No separador Critérios ou no separador Resultados do editor da análise, apague da análise todas as colunas e métricas que selecionou da área de atividade relacionada.
NOTA: Se qualquer uma das colunas ou métricas que selecionou da área de atividade relacionada permanecerem na análise, não poderá retirar a área de atividade relacionada da análise.
- Na secção Áreas de Atividade, clique no ícone Acrescentar/Retirar Áreas de Atividade e desmarque a caixa de seleção da área de atividade relacionada.
|