Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Previous Topic

Next Topic

Acerca dos Eventos Agendados

Um evento agendado é uma regra de fluxo de trabalho que não é acionada por uma ação de utilizador. Em alternativa, o evento agendado é automaticamente executado quando são atingidas as data e hora especificadas. Opcionalmente, pode configurar um evento agendado a ser executado múltiplas vezes, num intervalo que especifica no evento agendado. As ações de fluxo de trabalho num evento agendado são efetuadas numa lista de registos ao passo que as ações noutros tipos de regras de fluxo de trabalho são efetuadas num único registo.

NOTA: O evento acionador para um evento agendado é um Evento Agendado.

Pode criar eventos agendados para todos os tipos de registo de nível superior que suportam funcionalidades de gestão de lista e para os tipos de registo Lista de Preços, Produto, Categoria do Produto e Utilizador.

NOTA: Também pode criar eventos agendados para o tipo de registo do Analytics. As ações de fluxos de trabalho em eventos agendados para o tipo de registo do Analytics não são efetuadas numa lista de registos. Em vez disso, estas ações executam uma análise, um painel ou página de painel em nome dos utilizadores especificados e enviam os resultados a esses utilizadores. Para obter mais informações sobre eventos agendados para o tipo de registo do Analytics, consulte Criar Eventos Agendados para o Analytics.

Quando cria um evento agendado para qualquer tipo de registo que não o tipo de registo do Analytics, o utilizador seleciona uma lista filtrada que devolve os registos para os quais pretende efetuar as ações do fluxo de trabalho. Sempre que o evento agendado é executado, as ações são efetuadas para os registos devolvidos pela lista filtrada nessa data. Os registos que são processados em sequência, isto é, todas as ações de fluxo de trabalho no evento agendado são executadas pela ordem especificada no evento agendado para o primeiro registo na lista, em seguida, todas as ações são executadas para o segundo registo na lista e assim sucessivamente.

Por exemplo, poderá querer que o Oracle CRM On Demand envie um lembrete de correio eletrónico aos proprietários das atividades abertas para as quais a data limite já decorreu e pretende que esta ação se repita em intervalos de uma semana. Para configurar este processo, pode criar um evento agendado no qual seleciona uma lista previamente definida que devolve todas as atividades abertas para as quais a data limite já tenha decorrido. Configura o evento agendado para repetir em intervalos de uma semana e, em seguida, cria a ação Enviar Mensagem de Correio Eletrónico no evento agendado. A primeira instância do evento agendado é executada na data de início que especificou e é enviado um lembrete de correio eletrónico ao proprietário de cada atividade aberta para a qual a data limite já decorreu. O evento agendado é então executado automaticamente de novo em intervalos de uma semana até a data final que especificou ser atingida (ou o evento ter sido executado o número de vezes que especificou).

As ocorrências dos eventos agendados são agendadas e executadas da seguinte forma:

  • Depois de ativar o evento agendado, é gerada uma instância pendente para a primeira ocorrência agendada do evento e o estado do evento agendado é definido para Agendado. A instância pendente é mostrada no Monitor de Espera do Fluxo de Trabalho. Para obter informações acerca dos campos apresentados para uma instância pendente, consulte Campos de Instâncias Pendentes do Fluxo de Trabalho.

    NOTA: A Data de Retoma numa instância pendente de um evento agendado é a data de execução da instância mais anterior possível. Dependendo do carregamento na base de dados do Oracle CRM On Demand e no servidor Oracle CRM On Demand nesse momento, a instância pode não ser executada de imediato.

    É gerada uma instância para a primeira ocorrência agendada do evento agendado mesmo se o fluxo de trabalho não estiver ativado (ou seja, se a caixa de seleção Ativar Fluxo de Trabalho do perfil da empresa não estiver marcada) na altura em que um evento agendado é ativado. Contudo, se o fluxo de trabalho não estiver ativado quando a data de retoma da instância chegar, acontece o seguinte:

    • Nenhuma das ações de fluxo de trabalho que são configuradas no evento é efetuada.
    • Se ocorrer um erro que causaria a falha da instância do evento agendado (por exemplo, se a lista de registos exceder o limite permitido), o limite é comunicado no Monitor de Erros do Fluxo de Trabalho. Caso contrário, o monitor de erros não comunica uma falha na instância.
    • É criada outra instância pendente para a próxima ocorrência agendada do evento.
    • Se a caixa de seleção Ativar Notificação estiver selecionada no evento agendado, é enviada uma mensagem de correio eletrónico para o utilizador que ativou o evento agendado. Se for encontrado um erro que leve à falha da instância do evento agendado, a mensagem de correio eletrónico indica que a instância foi concluída com erros, caso contrário a mensagem indica que a instância foi concluída com êxito.

      O mesmo comportamento aplica-se a cada instância do evento agendado até o fluxo de trabalho ser ativado.

  • Se uma instância do evento agendado for executada, ocorre o seguinte:
    • Se a caixa de seleção Ativar Notificação estiver selecionada no evento agendado, o Oracle CRM On Demand envia uma mensagem de correio eletrónico para o utilizador que ativou o evento agendado para confirmar que a instância foi executada.
    • É gerada outra instância para a próxima ocorrência agendada do evento.
  • Quando todas as instâncias do evento agendado estiverem concluídas, o evento agendado é desativado (ou seja, a caixa de seleção Ativo no evento agendado é automaticamente desmarcada) e o estado do evento agendado é definido para Concluído.

Estado do Evento Agendado

O campo Estado num evento agendado é atualizado automaticamente e é só de leitura. Os valores que se seguem podem ser apresentados no campo Estado:

  • Não Agendado.O evento agendado nunca foi ativado.
  • Agendado. O evento agendado está ativo e existe uma instância pendente do evento.
  • Concluído. Todas as ocorrências agendadas do evento agendado foram concluídas.
  • Terminado. A instância gerada mais recentemente do evento agendado foi apagada do Monitor de Espera do Fluxo de Trabalho ou o evento agendado foi desativado.

    Para obter mais informações sobre o que acontece quando apaga uma instância de um evento agendado do Monitor de Espera do Fluxo de Trabalho, consulte Apagar Instâncias Pendentes a partir do Monitor de Espera do Fluxo de Trabalho.

Acerca de Como Apagar Eventos Agendados

Se apagar um evento agendado antes de todas as ocorrências agendadas do evento terem sido executadas, ocorre o seguinte:

  • Se existir uma instância pendente do evento agendado, a instância é apagada a partir do Monitor de Espera do Fluxo de Trabalho.
  • Se uma instância do evento agendado estiver em execução atualmente, ocorre uma falha na instância. A falha não é comunicada no Monitor de Erros do Fluxo de Trabalho.
  • Não são geradas mais instâncias do evento agendado.

Acerca de Como Desativar Eventos Agendados

Se desativar um evento agendado antes de todas as ocorrências agendadas do evento terem sido executadas, ocorre o seguinte:

  • O estado do evento agendado está definido para Terminado.
  • Se existir uma instância pendente do evento agendado, a instância é apagada a partir do Monitor de Espera do Fluxo de Trabalho.
  • Se uma instância do evento agendado estiver em execução atualmente, podem ocorrer falhas nalgumas ações.

    Durante o tempo de execução da instância de um evento agendado, o Oracle CRM On Demand verifica em intervalos de cinco minutos se o evento agendado ainda está ativo. Se o evento agendado tiver sido desativado, a instância é terminada. Qualquer ação que ainda não tenha sido efetuada sofre uma falha e as instâncias de erro das ações falhadas são comunicadas no monitor de erros.

  • Não são geradas mais instâncias do evento agendado.

Se selecionar a caixa Ativo num registo do evento agendado que foi previamente desativada, o registo do evento agendado é tratado como um novo evento agendado. Dependendo da agenda, ocorre um dos seguintes casos:

  • Se forem agendadas ocorrências futuras. O estado do evento agendado é definido para Agendado e é gerada uma instância pendente para a ocorrência agendada seguinte. O número de ocorrências do evento agendado é redefinido para 1 quando a instância é gerada.
  • Se não forem agendadas ocorrências futuras. A caixa de seleção Ativo no evento agendado é automaticamente desmarcada de novo e o estado do evento agendado é definido para Concluído.

O número máximo de eventos agendados ativos que é suportado para uma instância de Oracle CRM On Demand é 100.

Procedimentos Recomendados

Seguem-se algumas sugestões de procedimentos recomendados para gerir os seus eventos agendados:

  • Mantenha o número de eventos agendados ativos o mais baixo possível. Ter demasiados eventos agendados ativos pode afetar o desempenho das ações de fluxo de trabalho nos eventos.
  • Mantenha o número de registos na lista para um evento agendado o mais baixo possível. Apesar de um evento agendado poder processar um máximo de 1000 registos numa lista, o desempenho das ações do fluxo de trabalho nos eventos é melhor se a lista for filtrada para conter menos registos.
  • Configure os seus eventos agendados para que executem em momentos diferentes. O desempenho pode ser afetado se agendar vários eventos para executarem ao mesmo tempo.

Para obter informações sobre como criar eventos agendados, consulte Criar Eventos Agendados e Criar Eventos Agendados para o Analytics.


Publicado em Agosto 2021 Copyright © 2005, 2021, Oracle e/ou respetivas associadas. Legal Notices.