Imprimir      Abrir versão PDF da ajuda online


Previous Topic

Next Topic

Ligar as Vistas Principal e Detalhada

Pode estabelecer uma relação entre duas ou mais vistas para que uma vista, denominada vista principal, efetue alterações aos dados numa ou em mais vistas, denominadas vistas de detalhe. Uma vista torna-se numa vista principal quando configura a interação de uma coluna na vista para enviar eventos detalhe-principal em canais designados. Esta coluna é a coluna principal. Quando clicar na coluna principal na vista principal, a definição da célula (ou item) onde clicou é transmitida através de um canal para a vista de detalhe. Refere-se a um evento detalhe-principal.

Uma vista de detalhe é uma vista que monitoriza e responde aos eventos detalhe-principal que são enviados por uma vista principal num determinado canal. Uma vista de detalhe inclui uma ou mais colunas cujos valores são alterados diretamente pelas informações transmitidas por um evento detalhe-principal. Estas são as colunas de detalhes.

Quando um evento detalhe-principal é enviado para uma vista de detalhe, as informações de evento detalhe-principal são revistas para determinar a coluna destas informações que corresponde à coluna de detalhe. Quando uma correspondência é encontrada, a coluna de detalhe é atualizada com os valores da coluna principal e, em seguida, toda a vista de detalhe é renovada.

Os seguintes tipos de vistas podem ser configurados como vistas principais ou visitas de detalhe:

  • Funil
  • Indicador
  • Gráfico
  • Tabela dinâmica
  • Tabela
  • Grelha (apenas nas extremidades exteriores e não nas visualizações interiores)

Ao configurar vistas principais e de detalhe, tome note das seguintes considerações:

  • Uma vista de detalhe pode monitorizar eventos detalhe-principal de múltiplas vistas principais.
  • Uma vista de detalhe não pode agir como principal para outra vista.
  • A vista principal e a vista de detalhe podem estar na mesma análise ou em análises diferentes.
  • Deve utilizar o mesmo canal tanto para a vista principal como para a vista de detalhe numa relação detalhe-principal.
  • Qualquer tipo de coluna (atributo ou medida) pode ser uma coluna principal. No entanto, uma coluna que esteja no destino para largar Parâmetros ou no destino para largar Secções na vista principal não pode ser uma coluna principal. A coluna principal deve ser colocada no corpo da vista.
  • Uma coluna de detalhe deve:
    • Corresponder a uma coluna na vista principal.
    • Estar no destino para largar Parâmetros ou no destino para largar Secções da vista de detalhe, consoante o tipo de vista. Para as vistas Tabela e Tabela Dinâmica, deve estar no destino para largar Parâmetros. Para as vistas Gráfico e Indicador, pode estar no destino para largar Parâmetros ou no destino para largar Secções.

O procedimento seguinte descreve a forma como configura uma vista principal.

Para configurar uma vista principal

  1. No separador Critérios do editor de análises, no menu pendente para a coluna que pretende que seja a coluna principal, selecione Propriedades da Coluna.
  2. Na caixa de diálogo Propriedades da Coluna, clique no separador Interação.
  3. No campo Interação Principal na secção Valor, selecione Enviar Eventos Detalhe-Principal.
  4. No campo Especificar canal, introduza um nome para o canal onde a vista principal envia eventos detalhe-principal. Pode utilizar qualquer nome apropriado, por exemplo, Canal de Análise de Vendas, Canal 1 ou canal 1.
  5. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Propriedades da Coluna.
  6. Clique no separador Resultados no editor de análises e, em seguida, acrescente a vista a utilizar como a vista principal.

    A vista principal deve incluir a coluna principal.

  7. Grave a análise.

O procedimento seguinte descreve a forma como liga uma vista de detalhe a uma vista principal.

Para ligar uma vista de detalhe a uma vista principal

  1. Edite a vista que pretende que seja a vista de detalhe.

    NOTA: A vista de detalhe pode estar na mesma análise que a vista principal ou numa análise diferente.

  2. No editor de vistas, na barra de ferramentas, clique no ícone para editar as propriedades da vista.

    Por exemplo, numa vista Tabela, clique no ícone Propriedades da Vista Tabela.

  3. Na caixa de diálogo das propriedades para a vista, marque a caixa de seleção Detalhe-Principal.

    SUGESTÃO: A caixa de seleção Detalhe-Principal aparece no separador Geral da caixa de diálogo Propriedades do Indicador, separador Geral da caixa de diálogo Propriedades do Gráfico e separador Estilo da caixa de diálogo Propriedades da Tabela.

  4. No campo Canais de Eventos, introduza o nome do canal onde a vista de detalhe se destina a monitorizar os eventos detalhe-principal.

    O campo Canais de Eventos só é ativado quando selecionar a caixa de seleção Monitorizar Eventos Detalhe-Principal. Utilize este campo para entrar num ou em mais canais onde a vista de detalhe se destina a monitorizar eventos detalhe-principal gerados por uma ou mais vistas principais. O nome do canal é sensível a maiúsculas e minúsculas e deve corresponder exatamente ao nome de canal especificado na vista principal. Separe os nomes de canal com uma vírgula, por exemplo, canal a, canal b.

  5. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo de propriedades.
  6. Na secção Disposição, arraste a coluna (ou colunas) para que seja a coluna (ou colunas) de detalhe para o destino para largar Parâmetros ou o destino para largar Secções, da seguinte forma:
    • Se a vista de detalhe for uma vista Tabela ou Tabela Dinâmica, arraste a coluna ou as colunas para o destino para largar Parâmetros.
    • Se a vista de detalhe for uma vista Gráfico ou Indicador, arraste a coluna ou as colunas para o destino para largar Parâmetros ou para o destino para largar Secções, consoante a sua preferência, a menos que a vista Gráfico ou Indicador tenha uma coluna no destino para largar Parâmetros. Em seguida, deve arrastar a coluna ou colunas para o destino para largar Parâmetros.

      NOTA: Deve arrastar e largar todas as colunas de detalhe no mesmo destino para largar. Não pode ter algumas no destino para largar Parâmetros e outras no destino para largar Secções.

  7. Clique em Concluído.
  8. Grave a análise.

Publicado em Agosto 2021 Copyright © 2005, 2021, Oracle e/ou respetivas associadas. Legal Notices.