Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Previous Topic

Next Topic

Configurando Listas de Opções em Cascata Compartilhadas

No tipo de registro que oferece suporte aos valores da lista de opções de compartilhamento, é possível configurar listas de opções em cascata que compartilham a configuração de listas de opções em cascata existentes em um tipo de registro diferente. O tipo de registro onde as listas de opções em cascata originais são definidas é conhecido como o tipo de registro de origem, e o tipo de registro que compartilha a configuração das listas de opções em cascata originais é conhecido como o tipo de registro de destino.

Por exemplo, talvez seja conveniente configurar listas de opções em cascata no tipo de registro Conta para que elas tenham os mesmos valores da lista de opções e as mesmas associações entre os valores que as listas de opções em cascata que já estão configuradas no tipo de registro Contato. Neste exemplo, o tipo de registro Contato é o tipo de registro de origem e o tipo de registro Conta é o tipo de registro de destino.

Para obter uma lista de tipos de registro que oferecem suporte aos valores da lista de opções de compartilhamento, consulte Criando Campos de Lista de Opções Personalizada com Valores Compartilhados.

Para configurar listas de opções em cascata personalizadas, execute as etapas no procedimento a seguir.

Antes de começar. As listas de opções em cascata no tipo de registro de origem já devem estar configuradas.

Para configurar listas de opções em cascata compartilhadas

  1. Na página Campos para o tipo de registro de destino, crie campos de lista de opções personalizada que extraem seus valores dos campos de lista de opções que são usados nas listas de opções em cascata no tipo de registro de origem.

    Por exemplo, se as listas de opções em cascata no tipo de registro Contato usarem um campo chamado Classe como a lista de opções pai e um campo chamado Subclasse como a lista de opções relacionada, faça o seguinte no tipo de registro Conta:

    • Crie um campo de lista de opções personalizada e configure-o para extrair seus valores do campo Classe no tipo de registro Contato.
    • Crie um segundo campo de lista de opções personalizada e configure-o para extrair seus valores do campo Subclasse no tipo de registro Contato.

      OBSERVAÇÃO: Para obter informações sobre como criar campos de lista de opções que extraem seus valores de outros campos de lista de opções, consulte Criando Campos de Lista de Opções Personalizada com Valores Compartilhados.

  2. Na página Personalização do Aplicativo para o tipo de registro de destino, clique no link obrigatório Listas de Opções em Cascata e faça o seguinte:
    1. Na Etapa 1 da página Configuração da Lista de Opções em Cascata, nos campos Lista de Opções Principal e Lista de Opções Relacionada, selecione os campos da lista de opções personalizada que você configura na etapa 1 deste procedimento e, se desejar, digite uma descrição das listas de opção em cascata.

      Certifique-se de que a relação entre a lista de opções principal e a lista de opções relacionada seja igual à relação entre os campos correspondentes no tipo de registro de origem. No exemplo usado anteriormente, o campo Classe é usado como a lista de opções principal nas listas de opções em cascata do tipo de registro Contato, enquanto o campo Subclasse é usado como a lista de opções relacionada. Portanto, nas listas de seleção em cascata do tipo de registro Conta, o campo que extrai seus valores do campo Classe no tipo de registro Contato deve ser a lista de opções principal e o campo que extrai seus valores do campo Subclasse no tipo de registro Contato deve ser a lista de opções relacionada.

    2. Na Etapa 2 da página Configuração da Lista de Opções em Cascata, marque a caixa de seleção Ativar Lista de Opções em Cascata Compartilhada.

      Depois que você marcar essa caixa de seleção, a página mostrará as associações que já estão configuradas entre os valores principais e os valores relacionados nas listas de opções em cascata do tipo de registro de origem, não sendo possível alterar essas associações.

    3. Clique em Concluir para salvar a definição de listas de opções em cascata.

Se algum dos valores nos campos de origem forem alterados posteriormente, as mesmas alterações serão refletidas automaticamente nos campos de destino. De modo semelhante, se alguma das associações entre os valores principais e os valores relacionados nas listas de opções em cascata do tipo de registro de origem for alterada, as mesmas alterações serão refletidas automaticamente nas listas de opções em cascata do tipo de registro de destino.

Se, posteriormente, você desmarcar a caixa de seleção Ativar Lista de Opções em Cascata Compartilhada nas listas de opções em cascata, as associações entre os valores principais e os valores relacionados se tornarão editáveis, e as listas de opções em cascata não compartilharão mais a configuração das listas de opções em cascata do tipo de registro de origem. Portanto, se alguma das associações for alterada posteriormente nas listas de opções em cascata do tipo de registro de origem, as alterações não serão refletidas nessas listas de opções em cascata. No entanto, os campos da lista de opções personalizada no tipo de registro de destino continuam extraindo seus valores dos campos da lista de opções no tipo de registro de origem, a menos que você mude a configuração dos campos para que eles não extraiam mais seus valores dos campos da lista de opções no tipo de registro de origem.


Publicado em agosto de 2022 Copyright © 2005, 2022, Oracle e/ou suas empresas afiliadas. Legal Notices.