Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Previous Topic

Next Topic

Monitor de espera de workflow

No Monitor de espera de workflow, é possível exibir os detalhes do seguinte:

  • Instâncias pendentes de ações Aguardar e detalhes dessas ações de workflow.
  • Instâncias dos eventos agendados (isto é, regras de workflow com o evento de acionamento Evento Agendado) que estão pendentes ou estão sendo executadas no momento.

Por exemplo, se uma instância de uma ação Aguardar de workflow ou uma instância de um evento programado estiver pendente por mais tempo do que o esperado, você poderá usar o Monitor de espera de workflow para investigar a instância e verificar a configuração da ação de workflow, do evento programado ou da ação de workflow. Se necessário, você poderá excluir a instância.

OBSERVAÇÃO: quando você exclui uma instância pendente de uma ação de Espera, nenhuma das ações remanescentes na regra de workflow é executada. Quando você exclui uma instância pendente de um evento programado, a instância do evento é cancelada, o status do evento programado é definido como Encerrado, e o evento programado é desativado. Nenhuma outra instância é gerada para as ocorrências restantes do evento programado.

Instâncias pendentes de ações Aguardar

Para compreender como instâncias pendentes de ações Aguardar são processadas em uma regra de workflow, considere o exemplo a seguir. Você pode configurar uma regra de workflow com a seguinte sequência direcionada de ações:

  1. Uma ação Aguardar com uma duração de 24 horas
  2. Uma ação Enviar e-mail
  3. Uma ação Aguardar com uma duração de 48 horas
  4. Uma ação Enviar e-mail
  5. Uma ação Criar tarefa

Se as ações forem corretamente configuradas, a primeira ação Aguardar na sequência, a ação 1, permanecerá no estado Pendente por no mínimo 24 horas. Após o período de espera terminar, a ação Enviar E-mail (ação 2) será executada. A segunda ação Aguardar (ação 3 na regra do workflow) será a próxima na sequência. Ela permanecerá no estado Pendente por no mínimo 48 horas. Após o período de espera terminar, a ação Enviar E-mail (ação 4) e a ação Criar Tarefa (ação 5) serão executadas.

OBSERVAÇÃO: O período de espera especifica o período mínimo de tempo que deverá decorrer antes de o Oracle CRM On Demand começar a executar as outras ações da regra de workflow. O período de tempo total que deverá decorrer antes de outras ações serem executadas poderá ser mais longo, dependendo não só da carga no banco de dados do Oracle CRM On Demand e da carga no servidor do Oracle CRM On Demand, como também do número de ações de Espera pendentes quando o período de espera for encerrado.

No entanto, se o período de espera na ação 3 tiver sido especificado incorretamente como 48 dias, em vez de 48 horas, a ação permanecerá no estado Pendente até que decorram 48 dias. Você pode ver a ação no Monitor de espera de workflow e exibir os detalhes da ação para verificar se o período de espera foi especificado incorretamente. Em seguida, é possível excluir a instância da ação Aguardar.

Quando você exclui a instância da ação Aguardar, a instância da regra de workflow é encerrada e as ações remanescentes na instância da regra não são executadas. No exemplo anterior, acontece o seguinte:

  • Se você excluir a ação 1 enquanto ela estiver pendente, as ações 2, 3, 4 e 5 não serão executadas.
  • Se você excluir a ação 3 enquanto ela estiver pendente, as ações 4 e 5 não serão executadas.

OBSERVAÇÃO: as ações de espera são o único tipo de ação de workflow que é retido no estado Pendente.

Instâncias pendentes de Eventos programados

Uma instância pendente de um evento agendado permanece no estado Enfileirado até a data e a hora em que a instância está agendada para ser executada (a data de reinício). A data de reinício é a data/hora mais próxima possível em que instância será executada. Dependendo da carga no banco de dados do Oracle CRM On Demand e no servidor do Oracle CRM On Demand nessa hora, bem como do número de instâncias da ação Aguardar e de instâncias do evento agendado que estão pendentes, a instância pode não ser executada imediatamente. Depois que a instância começa a ser executada, o status dela muda para Em Execução e o campo Data de Início Real é preenchido. Talvez seja preciso atualizar a página do navegador para ver os campos atualizados. A instância continua aparecendo no Monitor de Espera do Workflow enquanto está em execução.

Se necessário, você poderá excluir uma instância de um evento agendado enquanto ele estiver em execução. Se fizer isso, a instância será removida do Monitor de Espera do Workflow. Além disso, o status do evento agendado é definido como Encerrado, o evento agendado é desativado e nenhuma outra instância é gerada para as ocorrências restantes do evento agendado. A instância continua sendo executada até a próxima vez que o Oracle CRM On Demand for verificado para determinar se o evento agendado ainda está ativo. Essa verificação será executada em intervalos de cinco minutos durante o tempo em que uma instância estiver em execução. Quando o Oracle CRM On Demand determinar que o evento agendado foi desativado, a instância que estava em execução se encerrará e qualquer ação de workflow que ainda não tenha sido executada para a instância não será executada.

Também é possível excluir uma instância de um evento agendado enquanto ela estiver pendente (isto é, o status estiver definido como Enfileirado), conforme descrito em Excluindo Instâncias Pendentes do Monitor de Espera do Workflow.

Tópicos relacionados

Para obter informações sobre eventos programados, consulte os seguintes tópicos:

Para obter informações sobre como usar o Monitor de espera de workflow, consulte os tópicos a seguir:


Publicado em agosto de 2022 Copyright © 2005, 2022, Oracle e/ou suas empresas afiliadas. Legal Notices.