Analytics > Projetando uma análise > Etapa 1: Definir critérios no Analytics > Combinando Várias Áreas de Assunto em uma Única Análise
Combinando Várias Áreas de Assunto em uma Única Análise
A maneira mais simples e rápida de criar e gerar um análise é usar uma única área de assunto. Se as colunas e métricas de dimensão do seu interesse estiverem todas disponíveis em uma única área de assunto, você deverá usar essa área de assunto para criar a análise.
Se seus requisitos de análise não puderem ser atendidos por uma única área de assunto, você poderá criar uma análise que combine informações de duas ou mais áreas de assunto. Você pode criar um análise combinada usando as Operações definidas, que tinham suporte em versões anteriores a 40 e continuam sendo aceitas. Para obter informações sobre como usar Operações Definidas, consulte Combinando Análises Usando Operações Definidas. Começando com a Versão 40, também é possível criar uma análise combinada usando dimensões comuns. Uma dimensão comum é uma dimensão que está disponível em todas as áreas de assunto que devem ser combinadas. Uma dimensão local é uma dimensão que está disponível em uma ou mais áreas de assunto, mas não está disponível em todas elas. Você pode incluir colunas de dimensões locais, bem como colunas de dimensões comuns em uma análise combinada.
Se desejar usar métricas de várias áreas de assunto, há uma vantagem em usar somente colunas de dimensões comuns, se seus requisitos puderem ser atendidos dessa maneira. Quando uma análise que combina várias áreas de assunto é gerada, consultas separadas são executadas para cada área de assunto na análise e os resultados são mesclados para gerar a análise final. Os dados que são retornados das diferentes áreas de assunto são mesclados usando as dimensões comuns. Se você usar somente colunas das dimensões comuns, o conjunto de resultados retornado por cada consulta da área de assunto será no mesmo nível granular e poderá ser completamente mesclado e renderizado na análise.
Quando você inclui colunas de dimensões locais em sua análise, alguns dos resultados podem aparecer em diferentes níveis granulares.
Ao combinar duas ou mais áreas de assunto em uma única análise, observe os seguintes pontos:
- A área de assunto que você seleciona quando cria uma análise pela primeira vez é conhecida como a área de assunto principal. Qualquer área de assunto que for adicionada posteriormente à análise será conhecida como área de assunto relacionada.
- É possível combinar uma área de assunto em tempo real com outras áreas de assunto em tempo real, bem como combinar uma área de assunto histórico com outras áreas de assunto histórico. Não é possível combinar uma área de assunto em tempo real com uma área de assunto histórico.
- Você deve incluir uma métrica da área de assunto principal e uma métrica de cada uma das áreas de assunto relacionadas na análise combinada. Não é preciso exibir as métricas nem usá-las, mas elas devem ser incluídas. É possível ocultar uma métrica se ela não for necessária na análise.
- Para garantir que os resultados para todas as áreas de assunto estejam no mesmo nível granular, inclua pelo menos uma coluna de, pelo menos, uma dimensão comum na sua análise combinada.
- Quando você selecionar colunas de uma dimensão comum, selecione apenas colunas que estejam disponíveis na mesma dimensão em todas as áreas de assunto.
Em alguns casos, uma dimensão que é comum a duas ou mais áreas de assunto pode não conter o mesmo conjunto de colunas em cada um das áreas de assunto. Nesses casos, é recomendável selecionar apenas colunas que estejam disponíveis na dimensão comum em todas as áreas de assunto.
- Ao selecionar colunas de uma dimensão comum, selecione todas as colunas de uma única área de assunto.
- Se você selecionar colunas de uma ou mais dimensões locais, bem como colunas de uma ou mais dimensões comuns, será necessário ativar a variável de dimensionalidade para a consulta de modo que essa consulta retorne o valor total para as medidas selecionadas. Se você selecionar colunas apenas das dimensões comuns, não será necessário ativar a variável de dimensionalidade. O procedimento mais adiante neste tópico inclui informações sobre como ativar a variável de dimensionalidade para uma consulta.
Para ver um exemplo de como combinar várias áreas de assunto em uma única análise, consulte Exemplo de Como Combinar Várias Áreas de Assunto em uma Única Análise.
O procedimento a seguir descreve como combinar várias áreas de assunto em uma única análise.
Antes de começar. Para realizar esse procedimento, sua função de usuário deve ter o privilégio Análise de Áreas de Assunto Inter-relacionadas.
Para combinar várias áreas de assunto em uma única análise
- Na guia Critérios ou na guia Resultados do editor de análise, no painel Área de Assunto, clique no ícone Adicionar/Remover Áreas do Assunto.
- Marque a caixa de seleção para cada uma das áreas de assunto relacionadas que deseja adicionar à análise.
Agora, você pode selecionar as colunas e métricas que deseja na área de assunto principal e nas áreas de assunto relacionadas. Lembre-se de que você deve incluir uma métrica de cada uma das áreas de assunto.
- Se você selecionou colunas nas dimensões locais e nas dimensões comuns, ao terminar de adicionar as colunas e métricas à análise, faça o seguinte:
- Clique na guia Avançado.
A guia Avançado mostra o código SQL que será enviado ao servidor Oracle BI quando a análise for executada.
- Na guia Avançado, marque a caixa de seleção Dimensionalidade e clique em Aplicar SQL.
O código SQL é atualizado automaticamente para ativar a variável de dimensionalidade, de modo que a consulta retorne o valor total para as medidas selecionadas nas dimensões.
OBSERVAÇÃO: Se você não ativar o valor da dimensionalidade e aplicar o SQL ao usar dimensões locais, ou se não adicionar métricas de todas as áreas de assunto envolvidas na análise, é possível que se depare com erros ODBC ou obtenha resultados incorretos. Também é possível obter resultados incorretos quando você combina áreas de assunto para as quais não há relações definidas no nível da área de assunto. Nesses casos, crie uma análise combinada usando operadores SET em vez de obter os resultados de que precisa.
Se desejar remover uma área de assunto relacionada de uma análise, execute as etapas no procedimento a seguir.
Para remover uma área de assunto relacionada de uma análise
- Na guia Critérios ou na guia Resultados do editor de análise, exclua a análise de todas as colunas e métricas selecionadas na área de assunto relacionada.
OBSERVAÇÃO: Se alguma das colunas ou métricas selecionadas na área de assunto relacionada permanecer na análise, você não poderá remover a área de assunto relacionada da análise.
- No painel Áreas do Assunto, clique no ícone Adicionar/Remover Áreas do Assunto, e marque a caixa de seleção para a área de assunto relacionada.
|