Imprimir      Abrir a versão em PDF da Ajuda on-line


Previous Topic

Next Topic

Sobre a especificação de filtros para relatórios e painéis incorporados

Você pode incorporar relatórios e painéis em guias da Web e no applet da Web personalizado. Você também pode configurar campos de link da Web para abrir relatórios e painéis.

Ao criar um applet Web, uma guia da Web ou um link da Web personalizado do tipo Relatório ou Painel, especifique filtros que serão aplicados em tempo de execução. Para um painel, os filtros especificados se aplicarão a todos os relatórios do painel.

Cada uma das colunas que você especifica nos filtros também deve ter um filtro configurado para ela no relatório que você deseja incorporar e, se você estiver incorporando um painel, a coluna deverá ter um filtro configurado para ela em cada um dos relatórios no painel. O filtro no relatório pode ser definido como "foi solicitado" ou configurado com um operador e um valor. Se um filtro não estiver configurado para uma coluna no relatório, qualquer filtro que você especificar para essa coluna no applet da Web, na guia da Web ou no link da Web não será aplicado quando o relatório for executado. Para obter informações sobre como adicionar filtros a colunas em relatório, consulte Adicionando Filtros a Colunas no Analytics.

OBSERVAÇÃO: Ao criar um applet da Web, uma guia da Web ou um link da Web personalizado do tipo Relatório, você pode especificar, se desejar, que os prompts definidos para o relatório incorporado sejam exibidos no tempo de execução, marcando a caixa de seleção Exibir Prompts de Relatório. A exibição de prompts no tempo de execução permite que os usuários filtrem o relatório. No entanto, a configuração na caixa de seleção Exibir Prompts de Relatório tem precedência em relação aos filtros definidos no campo Parâmetros para o relatório ou painel incorporado. Portanto, se você marcar a caixa de seleção Exibir Prompts de Relatório para um applet da Web, uma guia da Web ou um link da Web personalizado, os filtros definidos no campo Parâmetros, conforme descrito nesse tópico, serão ignorados, mesmo que nenhum prompt seja definido para o relatório incorporado.

Sintaxe para Especificação de Filtros

Você pode especificar os parâmetros para filtros das seguintes maneiras:

  • Usando os parâmetros Pn, que são conhecidos como a sintaxe Pn.
  • Usando grupos dos parâmetros opn, coln e valn, que são conhecidos como a sintaxe opn.

Não é possível usar uma combinação dos dois tipos de sintaxe.

Usando a sintaxe Pn, você pode especificar um máximo de seis filtros. No parâmetro P0, especifique o número de filtros que deseja configurar. Os valores válidos do parâmetro P0 são inteiros de 1 a 6. O parâmetro P0 pode ser usado somente uma vez na string de parâmetro. Cada filtro usa três parâmetros para conter o operador, a coluna e o valor. Você especifica o primeiro filtro nos parâmetros P1 a P3. P1 deve especificar o operador, P2 deve especificar a coluna e P3 deve especificar o valor. Especifique os filtros subsequentes em conjuntos de três parâmetros, a saber P4-P6, P7-P9, P10-P12, P13-P15 e P16-P18. Você deve usar o E comercial (&) para separar os parâmetros. Cada parâmetro pode ser usado somente uma vez na string de parâmetro.

Para um único filtro, a sintaxe é como se segue, embora os parâmetros possam ser colocados em qualquer ordem na string de parâmetro:

P0=1&P1=operador&P2=tabela.coluna&P3=valor

Para especificar filtros adicionais, adicione os parâmetros P4-P6, P7-P9 etc. e aumente o valor do parâmetro P0 para que corresponda ao número de filtros adicionados. Portanto, para dois filtros, a sintaxe é a seguinte:

P0=2&P1=operador&P2=tabela.coluna&P3=valor&P4=operador&P5=tabela.coluna&P6=valor

Usando a sintaxe opn, não há limites para o número de filtros que podem ser especificados. Cada filtro usa um grupo de três parâmetros: o parâmetro opn especifica o operador, o parâmetro coln especifica a coluna e o parâmetro valn especifica o valor. Você deve usar o E comercial (&) para separar os parâmetros. Cada um dos parâmetros em um grupo de filtros deve ser numerado com o mesmo número, que deve ser um inteiro maior que 0 (zero), assim como os grupos de parâmetros devem ser numerados sequencialmente. Para um único filtro, a sintaxe é como se segue, embora os parâmetros possam ser colocados em qualquer ordem na string de parâmetro:

op1=operador&col1=tabela.coluna&val1=valor

De modo semelhante, para dois filtros, a sintaxe é a seguinte:

op1=operador&col1=tabela.coluna&val1=valor&op2=operador&col2=tabela.coluna&val2=valor

OBSERVAÇÃO: No parâmetro de coluna, se um nome de tabela ou uma nome de coluna contiver um espaço, você deverá colocar esse nome entre aspas duplas. Se um nome de tabela ou um nome de coluna não contiver um espaço, não será necessário colocar o nome entre aspas duplas, mas você poderá fazer isso se quiser. Isso vale para ambos os tipos de sintaxe.

Parâmetro de Página

Quando você incorpora um painel, também é possível usar, se desejado, o parâmetro de página para especificar qual página do painel é aberta quando o painel é renderizado. A sintaxe para o parâmetro de página é:

Page=nome da página

onde nome da página é o nome da página como ele aparece no painel. Não coloque o nome da página entre aspas duplas, mesmo se o nome contiver um ou mais espaços. Você pode especificar o parâmetro de página isoladamente ou com outros parâmetros. Você pode colocar o parâmetro de página em qualquer local na string de parâmetro, mas deve usar um E comercial (&) para separar o parâmetro de página de qualquer parâmetro que venha antes ou depois dele.

O parâmetro de página não é validado quando os parâmetros são salvos. Caso você não inclua o parâmetro de página, ou se o incluir, mas deixar o valor em branco, a primeira página do painel será aberta quando o painel foi renderizado. Se você especificar um valor diferente de um nome válido de uma página no painel selecionado, um erro será exibido no tempo de execução.

Sobre Caracteres Especiais em Parâmetros

Se um nome de tabela, nome de coluna, valor ou nome de página do painel que você especificar em um parâmetro incluir algum dos caracteres seguintes, o caractere deverá ser codificado, como se segue:

  • % (sinal de porcentagem). Codificar como %25.
  • & (E comercial). Codificar como %26.
  • [ (colchete esquerdo). Codificar como %5B.
  • ] (colchete direito). Codificar como %5D.
  • + (sinal de mais). Codificar como %2B.

Se esses caracteres não forem codificados, um erro poderá ser retornado quando você tentar salvar os parâmetros, ou os resultados poderão não estar corretos no tempo de execução.

Validação de Parâmetro

Com exceção do parâmetro de página, os parâmetro especificados são validados quando você tentar salvar as alterações. Se algum erro for detectado, você deverá corrigir esses erros para poder salvar as alterações.

OBSERVAÇÃO: Em versões anteriores a 40, os parâmetros de filtro não eram validados antes que fossem salvos. Desse modo, um parâmetro de filtro que foi especificado para um relatório ou painel incorporado em uma versão anterior a 40 pode conter um erro. Se algum erro for detectado na sintaxe de um filtro quando um relatório ou painel incorporado for renderizado, uma mensagem de erro será exibida. Além disso, se você editar um campo existente do applet da Web, da guia da Web ou do link da Web do tipo Relatório ou Painel e se fizer uma alteração em algum campo, quando você tentar salvar as alterações, todos os campos, inclusive o campo Parâmetros, serão validados. Se algum erro for detectado, ele deverá ser corrigido.

As seções a seguir descrevem os parâmetros que compõem um filtro.

Operador

A tabela a seguir lista os operadores que podem ser usados em um filtro.

Operador

Descrição

eq

Igual a ou em

neq

Diferente de ou não contido em

lt

Menor que

gt

Maior que

ge

Maior que ou igual a

le

Menor que ou igual a

bwith

Começa com

ewith

Termina com

cany

Contém qualquer. O parâmetro de valor pode ter vários valores, cada um separado por um sinal de mais (+). Se você usar a sintaxe Pn, será preciso especificar o número de valores no início da lista de valores. Se usar a sintaxe opn, não especifique o número de valores, caso contrário, o Oracle CRM On Demand irá supor que o número especificado é outro valor.

Por exemplo, para encontrar regiões de conta Leste, Oeste e Centro (isto é três regiões):

P0=1&P1=cany&P2="Conta"."Região da Conta"&P3=3+Leste+Oeste+Centro

ou:

op1=cany&col1="Conta"."Região da Conta"&val1=Leste+Oeste+Centro

chamada

Contém todos. O parâmetro de valor pode ter vários valores, cada um separado por um sinal de mais (+). Se você usar a sintaxe Pn, será preciso especificar o número de valores no início da lista de valores. Se usar a sintaxe opn, não especifique o número de valores, caso contrário, o Oracle CRM On Demand irá supor que o número especificado é outro valor.

like

Semelhante a. O parâmetro da valor deve conter um valor. A string de valor deve terminar com o caractere curinga % (sinal de porcentagem); caso contrário, o operador like retornará apenas correspondências exatas para a string. O sinal de porcentagem deve se codificado como %25.

Por exemplo, para localizar nomes de conta semelhantes a Acme:

P0=1&P1=like&P2="Conta"."Nome da Conta"&P3=Acme%25

ou:

op1=like&col1="Conta"."Nome da Conta"&val1=Acme%25

top

Primeiros n itens. Por exemplo, para localizar as seis primeiras receitas de vendas:

P0=1&P1=top&P2="Conta"."Receita da Conta"&P3=6

ou:

op1=top&col1="Conta"."Receita da Conta"&val1=6

bottom

Últimos n itens. Por exemplo, para localizar as quatro últimas receitas de vendas:

P0=1&P1=bottom&P2="Conta"."Receita da Conta"&P3=4

ou:

op1=bottom&col1="Conta"."Receita da Conta"&val1=4

bet

Entre. O parâmetro de valor deve ter dois valores separados por um sinal de mais (+). Se você usar a sintaxe Pn, será preciso especificar o número de valores (2) no início da lista de valores. Se usar a sintaxe opn, não especifique o número de valores, caso contrário, o Oracle CRM On Demand irá supor que o número especificado é outro valor.

Por exemplo, para filtrar por receita da conta entre 100.000 e 500.000:

P0=1&P1=bet&P2="Conta"."Receita da Conta"&P3=2+100000+500000

ou:

op1=bet&col1="Conta"."Receita da Conta"&val1=100000+500000

null

É nulo. O parâmetro de valor deve ser 0 (zero) e não pode ser omitido.

nnull

Não é nulo. O parâmetro de valor deve ser 0 (zero) e não pode ser omitido.

Coluna

Ao especificar a coluna, observe os seguintes pontos:

  • Você deve especificar o nome da tabela e o nome da coluna, separados por um ponto (.).
  • Se um nome de tabela ou nome de coluna contiver um espaço, você deverá colocar esse nome entre aspas duplas. Se um nome de tabela ou um nome de coluna não contiver um espaço, não será necessário colocar o nome entre aspas duplas, mas você poderá fazer isso se quiser. Isso vale para ambos os tipos de sintaxe. Por exemplo, todos estes são válidos:

    "Conta"."Nome da Conta"

    "Solicitação de Serviço".Área

    Conta."Nome da Conta"

  • Use os nomes de coluna originais, e não os nomes de exibição.

Valor

Ao especificar o valor para um filtro, observe os seguintes pontos:

  • Você pode especificar um valor diretamente ou um campo como um parâmetro.
  • Se você usar a sintaxe opn e especificar diretamente um valor que contenha um espaço, o valor deverá ser colocado entre aspas duplas. Se mais de um valor for especificado, e se qualquer um dos valores contiver um espaço, cada um deles deverá ser colocado entre aspas duplas, por exemplo:

    val1="Nova York"+"Alabama"+"Califórnia"

    Se você usar a sintaxe Pn, não será preciso colocar um valor que contenha um espaço entre aspas duplas.

  • Para incluir um campo de usuário ou de sistema em um parâmetro de filtro, coloque o cursor no campo Parâmetros na posição em que o parâmetro será adicionado e selecione o campo a ser incluído na lista Campos usuário e sistema.

    Para obter informações sobre os campos de usuário e sistema que você pode usar nos parâmetros, consulte Campos de usuário e sistema.

  • (Applets Web somente para páginas de detalhes de tipo de registro, e links da Web) Para incluir um campo do tipo de registro em um parâmetro de filtro, coloque o cursor no campo Parâmetros na posição em que o campo será adicionado e selecione o campo na lista Campos de tipo de registro, em que tipo de registro é o nome do tipo de registro para o qual você está criando o applet.

    Por exemplo, se você selecionar o campo ID da linha na lista Campos de tipo de registro, %%%Row_Id%%% será inserido. No tempo de execução, %%%Row_Id%%% será substituído pelo ID da linha do registro atual.

OBSERVAÇÃO: O URL de um relatório ou um painel é gerado em tempo de execução. O tamanho da URL do relatório ou do painel varia, dependendo dos valores passados para a URL dos filtros no tempo de execução. Cada navegador tem um comprimento máximo de URL. Se o URL de um relatório ou um painel exceder esse tamanho, os usuários poderão perceber comportamentos indeterminados no navegador quando tentarem exibir esse relatório ou painel.

OBSERVAÇÃO: É possível especificar parâmetros para um relatório, um painel ou uma página de painel em uma ação Enviar E-mail em um evento agendado do Analytics da mesma maneira que você especifica os parâmetros para um relatório ou painel incorporado em um applet, uma guia ou um link da Web. No entanto, não é possível selecionar campos para especificar como valores de parâmetro em uma ação Enviar E-mail. Para obter informações sobre como configurar eventos agendados do Analytics, consulte Criando Eventos Agendados do Analytics.


Publicado em agosto de 2022 Copyright © 2005, 2022, Oracle e/ou suas empresas afiliadas. Legal Notices.