Migrar o Oracle Analytics Cloud Utilizando Instantâneos

As funcionalidades para descarregar e carregar permitem-lhe gravar instantâneos no seu sistema de ficheiros local e carregá-los novamente para a cloud. Utilize estas funcionalidades para migrar conteúdo entre dois serviços diferentes, migrar entre ambientes de desenvolvimento, teste e produção, e migrar um serviço implementado no Oracle Cloud Infrastructure Classic para o Oracle Cloud Infrastructure.

Acerca da Migração do Oracle Analytics Cloud

É fácil migrar conteúdo e definições de um ambiente do Oracle Analytics Cloud para outro ambiente com instantâneos. Pode migrar tudo ou pode migrar tipos específicos de conteúdo.

Pré-requisitos para Migração

Antes de migrar conteúdo de utilizador utilizando instantâneos, verifique o seu ambiente de origem e de destino:
  • Os ambientes de origem e de destino devem ambos utilizar o Oracle Analytics Cloud 5.1.x ou posterior. Os instantâneos captados em versões anteriores não captam todo o ambiente.

    Caso não tenha a certeza, pergunte ao seu representante da Oracle.

  • Se ainda não o tiver feito, crie o serviço de destino no Oracle Cloud Infrastructure.

    Consulte Criar um Serviço com o Oracle Analytics Cloud em Administrar o Oracle Analytics Cloud no Oracle Cloud Infrastructure (Segunda Geração).

  • Se pretender migrar dados baseados em ficheiros, verifique se os ambientes de origem e de destino estão em funcionamento e configurados com credenciais de armazenamento válidas.

    Os problemas de acesso ao armazenamento podem impedir a migração de ficheiros de dados utilizando instantâneos. Se isto acontecer, pode utilizar o utilitário de Migração de Dados para descarregar os seus ficheiros de dados e, em seguida, carregá-los em separado.

Itens Não Migrados

Alguns artefactos do Oracle Analytics Cloud não são incluídos nos instantâneos. Os artefactos não pertencentes ao Oracle Analytics Cloud também não são incluídos.

Itens Não Migrados Mais Informações
Configuração do programa antivírus Registe a configuração do programa antivírus utilizada no seu ambiente de origem e utilize as mesmas informações para configurar o seu programa antivírus no destino. Consulte Configurar um Programa Antivírus.
Configuração do servidor de correio Registe a configuração do servidor de correio de SMTP utilizada no seu ambiente de origem e utilize as informações para configurar o seu servidor de correio no destino. Consulte Configurar um Servidor de Email para Entregar Relatórios.
Outros instantâneos gravados no ambiente de origem

Se necessário, descarregue instantâneos individuais que pretenda migrar e, em seguida, carregue-os para o destino. Consulte Importar Instantâneos.

Utilizadores (e grupos)

Migrar do Domínio de Identidade do Oracle Cloud Infrastructure Identity and Access Management (IAM)

Utilize as funcionalidades de exportação e importação na Consola do Oracle Cloud Infrastructure para migrar utilizadores e perfis de grupo de um domínio de identidade para outro. Consulte Transferir Dados na documentação do Oracle Cloud Infrastructure.

Migrar do Oracle Identity Cloud Service

Utilize as funcionalidades de exportação e importação na Consola do Oracle Identity Cloud Service para migrar utilizadores e perfis de grupo de um domínio de identidade para outro. Consulte Gerir Utilizadores do Oracle Identity Cloud Service e Gerir Grupos do Oracle Identity Cloud Service.

Migrar do Servidor de LDAP do WebLogic Incorporado

Utilize o script wls_ldap_csv_exporter para exportar utilizadores e grupos para um ficheiro CSV que pode importar no Oracle Identity Cloud Service de destino. Consulte Exportar Utilizadores e Grupos do Servidor de LDAP do WebLogic Incorporado.

Configuração da gestão de identidades

Utilize a Consola do Oracle Cloud Infrastructure no seu ambiente de destino para reconfigurar quaisquer atribuições de perfil de grupo da aplicação de utilizador (ou grupo) que configurou na origem, reconfigurar o acesso único (SSO), etc.

Configuração da rede Configure os requisitos da rede no ambiente de destino, conforme necessário.

Fluxo de Trabalho Típico para Migrar o Oracle Analytics Cloud

Utilize instantâneos para migrar o Oracle Analytics Cloud para outro ambiente. Segue-se o procedimento que deve efetuar.

Tarefa Descrição Mais Informações
Noções sobre como migrar utilizando instantâneos Saiba o que pode e não pode migrar em instantâneos e os pré-requisitos.

Acerca da Migração do Oracle Analytics Cloud

Criar o serviço de destino Utilize a Consola do Oracle Cloud Infrastructure para implementar um novo serviço no Oracle Cloud Infrastructure.

Criar um Serviço com o Oracle Analytics Cloud

Migrar utilizadores e grupos

Utilize as funcionalidades de exportação e importação na Consola do Oracle Cloud Infrastructure para migrar utilizadores e perfis de grupo de um domínio de identidade para outro. A forma como migra os utilizadores o Oracle Analytics Cloud depende da disponibilização de domínios de identidade na sua conta cloud. Se não tiver a certeza, consulte Acerca da Configuração de Utilizadores e Grupos.

Se o seu sistema de origem utilizar um servidor de LDAP do WebLogic Incorporado para a gestão de identidades, utilize o script wls_ldap_csv_exporter para exportar os seus utilizadores e grupos para um ficheiro CSV.

Transferir Dados (Utilizadores do IAM)

Gerir Utilizadores do Oracle Identity Cloud Service

Exportar Utilizadores e Grupos do Servidor de LDAP do WebLogic Incorporado

Tirar um instantâneo na origem

Capture o conteúdo que pretende migrar no sistema de origem.

Tirar um Instantâneo

Exportar o instantâneo

Descarregue o instantâneo que pretende migrar para o seu sistema de ficheiros local ou para um bucket de armazenamento no Oracle Cloud Infrastructure.

Exportar Instantâneos

Carregar o instantâneo para o destino

Entre em sessão no sistema de destino e carregue o instantâneo.

Importar Instantâneos

Repor o conteúdo do instantâneo

Selecione o instantâneo recém-carregado na lista de instantâneos gravados e reponha o conteúdo no instantâneo.

Repor a partir de um Instantâneo

Migrar ficheiros de dados

Utilize o utilitário Migração de Dados para migrar ficheiros de dados de um ambiente para outro.

Só é necessário quando:
  • Migra para uma região diferente.
  • Migra para o Oracle Analytics Cloud Gen 2 do Oracle Analytics Cloud Gen 1 ou Oracle Cloud Infrastructure Classic.
  • O processo de reposição falha devido a problemas de conectividade de rede ou de acesso ao armazenamento.

Migrar Dados Baseados em Ficheiros

Reconfigurar o seu programa antivírus Registe a configuração do programa antivírus no seu ambiente de origem e utilize-a para configurar o seu programa antivírus no destino.

Configurar um Programa Antivírus

Reconfigurar o seu servidor de correio

Registe a configuração do servidor de correio SMTP no seu ambiente de origem e utilize-a para configurar o seu servidor de correio no destino.

Configurar um Servidor de Email para Entregar Relatórios

(Opcional) Migrar outros instantâneos Descarregue instantâneos individuais que pretenda migrar e, em seguida, carregue-os para o seu ambiente de destino, conforme necessário.

Exportar Instantâneos

Importar Instantâneos

Migrar configuração da gestão de identidades Utilize a Consola do Oracle Cloud Infrastructure no seu ambiente de destino para reconfigurar quaisquer atribuições de perfil de grupo da aplicação de utilizador (ou grupo) que configurou na origem, reconfigurar o acesso único (SSO), etc.

espaço em branco

Migrar Dados Baseados em Ficheiros

Os utilizadores podem carregar ficheiros de dados, tais como folhas de cálculo, para o Oracle Analytics Cloud de modo a criar conjuntos de dados. Quando migrar para um novo ambiente do Oracle Analytics Cloud, pode levar consigo estes dados baseados em ficheiros. Por vezes, problemas de conectividade da rede ou de acesso ao armazenamento poderão impedi-lo de migrar os ficheiros de dados no instantâneo. Para esses casos, o Oracle Analytics Cloud oferece um utilitário CLI (interface da linha de comandos) que lhe permite deslocar os seus ficheiros de dados para a nova localização. O utilitário CLI do instantâneo também desloca quaisquer plug-ins relacionados com mapas e ficheiros de extensões que os utilizadores poderão carregar para as respetivas visualizações de dados.

Execute o utilitário de CLI de migração de dados se vir a mensagem A reposição foi concluída com erros - falha na reposição de dados (ou semelhante) quando tentar repor um instantâneo com ficheiros de dados. Esta mensagem ocorre quando:
  • Migra conteúdo de uma região diferente.
  • Migra conteúdo do Oracle Analytics Cloud Gen 1 ou Oracle Cloud Infrastructure Classic para o Oracle Analytics Cloud Gen 2.
  • O processo de reposição falha devido a outro problema de conectividade de rede ou de acesso ao armazenamento.

O utilitário CLI permite-lhe deslocar ficheiros de dados diretamente de um ambiente para outro num único passo. Ou, se preferir, pode descarregar os dados baseados em ficheiros para um ficheiro ZIP e, em seguida, carregar os ficheiros de dados para o seu ambiente escolhido em dois passos distintos.

  1. Verifique os detalhes do ambiente.
    • Verifique se os sistemas de origem e de destino utilizam o Oracle Analytics Cloud 5.3 ou posterior. O utilitário CLI não está disponível em versões anteriores.

      Caso não tenha a certeza, pergunte ao seu representante da Oracle.

    • Verifique se os sistemas de origem e de destino estão ambos a funcionar e se o Oracle Analytics Cloud está configurado com credenciais de armazenamento válidas.

    • Verifique o seu ambiente local. Precisa do Java 1.8 ou posterior para executar o utilitário CLI.

    • Certifique-se de que consegue aceder ao ambiente de origem e ao Oracle Analytics Cloud de destino a partir do ambiente local onde pretende executar o utilitário CLI.

    • Verifique o nome e a localização do instantâneo que descarregou anteriormente que contém os seus dados baseados em ficheiros. Por exemplo, /tmp/20190307095216.bar.
  2. Descarregue o utilitário CLI.
    1. No seu Oracle Analytics Cloud de destino, clique em Consola e, em seguida, clique em Instantâneos.
    2. Clique no menu Página menu Página, selecione Migrar, em seguida, Descarregar Utilitário de Migração de Dados.
      Siga as instruções para gravar o ficheiro migrate-oac-data.zip localmente.
  3. Descomprima o migrate-oac-data.zip.

    O ficheiro ZIP contém três ficheiros:

    • migrate-oac-data.jar
    • config.properties
    • readme
  4. Se pretender migrar ficheiros de dados armazenados no seu ambiente de origem diretamente para o destino num único passo, configure a secção [MigrateData] em config.properties.
    [MigrateData]
    # Migrate data files from a source Oracle Analytics Cloud environment (OAC) to a target Oracle Analytics Cloud environment.
        # Specify the source environment as Oracle Analytics Cloud.
          SOURCE_ENVIRONMENT=OAC
        # Source Oracle Analytics Cloud URL. For example: https://sourcehost.com:443 or http://sourcehost.com:9704
          SOURCE_URL=http(s)://<Source Oracle Analytics Cloud Host>:<Source Port>
        # Name of a user with Administrator permissions in the source environment. For example: SourceAdmin
          SOURCE_USERNAME=<Source Administrator User Name>
        # Location of the source snapshot (.bar file). For example:  /tmp/20190307095216.bar
          BAR_PATH=<Path to Source Snapshot>
        # Target Oracle Analytics Cloud URL. For example: https://targethost.com:443 or http://targethost.com:9704
          TARGET_URL=http(s)://<Target Oracle Analytics Cloud Host>:<Target Port>
        # Name of a user with Administrator permissions in the target environment. For example: TargetAdmin
          TARGET_USERNAME=<Target Administrator User Name>
  5. Se pretender descarregar primeiro os ficheiros de dados do seu Oracle Analytics Cloud de origem para o seu ambiente local e, subsequentemente, carregar os ficheiros de dados para o ambiente do Oracle Analytics Cloud de destino, configure as secções [DownloadDataFiles] e [UploadDataFiles] em config.properties.
    [DownloadDataFiles]
    #Download Data Files: Download data files from Oracle Analytics Cloud storage to a local repository
        # Specify the source environment as Oracle Analytics Cloud.
          SOURCE_ENVIRONMENT=OAC
        # Source Oracle Analytics Cloud URL. For example: https://sourcehost.com:443 or http://sourcehost.com:9704
          SOURCE_URL=http(s)://<Source Oracle Analytics Cloud Host>:<Source Port>
        # Name of a user with Administrator permissions in the source environment. For example: SourceAdmin
          SOURCE_USERNAME=<Source Administrator User Name>
        # Location of the source snapshot (.bar file). For example:  /tmp/20190307095216.bar
          BAR_PATH=<Path to Source Snapshot>
        # Local data file directory. Make sure you have enough space to download the data files to this directory. For example: /tmp/mydatafiledir 
          DATA_FRAGMENTS_DIRECTORY=<Data Files Directory>
         # Data fragment size. Data files are downloaded in fragments. Default fragment size is 500MB.
          MAX_DATA_FRAGMENT_SIZE_IN_MB=500
    [UploadDataFiles]
    #Upload data files: Upload data files to the target Oracle Analytics Cloud. 
        # Target Oracle Analytics Cloud URL. For example: https://targethost.com:443 or http://targethost.com:9704
          TARGET_URL=http(s)://<Target Oracle Analytics Cloud Host>:<Target Port>
        # Name of a user with Administrator permissions in the target environment. For example: TargetAdmin
          TARGET_USERNAME=<Target Administrator User Name>
        # Local directory containing the data files you want to upload. For example: /tmp/mydatafiledir
          DATA_FRAGMENTS_DIRECTORY=<Data Files Directory>
        # Location of the source snapshot (.bar file). For example:  /tmp/20190307095216.bar
          BAR_PATH=<Path to Source Snapshot>
  6. Execute o ficheiro migrate-oac-data.jar no seu ambiente local.

    Sintaxe:

    migrate-oac-data.jar [-config configfile] [-d] [-help] [-m]  [-u]

    Em que:

    • -config configfile: Nome do ficheiro config.properties

    • -d: Descarrega dados localmente utilizando informações em config.properties

    • -help: Apresenta o auxílio

    • -m: Migra dados utilizando informações de origem e de destino no ficheiro config.properties

    • -u: Carrega dados utilizando informações do ficheiro config.properties

    Por exemplo, para migrar ficheiros de dados num único passo:

    java -jar migrate-oac-data.jar -m -config config.properties

    Por exemplo, para descarregar ficheiros de dados localmente:

    java -jar migrate-oac-data.jar -d -config config.properties

    Por exemplo, para carregar ficheiros de dados:

    java -jar migrate-oac-data.jar -u -config config.properties
  7. Entre em sessão no seu Oracle Analytics Cloud de destino.
  8. Para expor os ficheiros de dados no Oracle Analytics Cloud, deve repor o instantâneo que utilizou para migrar o resto do seu conteúdo pela segunda vez. Desta vez, deve selecionar a opção de reposição Customizado.
    1. Abra a Consola e clique em Gerir Instantâneos.
    2. Selecione o instantâneo com os seus ficheiros de dados.
    3. Selecione a opção de reposição Customizado e, em seguida, selecione a opção Dados baseados em ficheiros.
      Anule a seleção de todas as outras opções.
    4. Clique em Repor.
  9. Verifique se os seus ficheiros de dados estão disponíveis.