Tirar Instantâneos e Repor Informações

Pode tirar um instantâneo do seu sistema em qualquer altura utilizando a Consola.

Tópicos:

Nota:

Também pode gerir instantâneos utilizando a API REST. A página Instantâneos na Consola do Oracle Analytics Cloud lista os instantâneos que tirar utilizando a Consola. Os instantâneos que tirar e registar utilizando a API REST não são apresentados na página Instantâneos. Consulte Gerir Instantâneos com APIs REST.

Tirar um Instantâneo

Os administradores podem tirar um instantâneo do sistema em qualquer altura.

  1. Clique em Consola.
  2. Clique em Instantâneos.
  3. Clique em Criar Instantâneo.
  4. Introduza uma breve descrição do instantâneo para o ajudar a recordar mais tarde o motivo pelo qual o criou.

    Por exemplo, por que motivo criou o instantâneo e o que contém.

  5. Selecione o conteúdo que pretende incluir, Tudo ou Customizado.
    • Tudo - Inclui tudo sobre o seu ambiente no instantâneo .
    • Customizado - Selecione apenas os tipos de conteúdo que pretende gravar no instantâneo. Desmarque quaisquer itens que não pretenda.
  6. Clique em Criar.

O conteúdo mais recente foi gravado num instantâneo.

Repor a partir de um Instantâneo

Se ocorrer algum problema, pode repor facilmente o conteúdo para um estado em funcionamento anterior a partir de um instantâneo. Também repõe instantâneos ao migrar conteúdo entre ambientes.

Antes de começar, leia estas sugestões sobre a reposição de instantâneos.

  • Assim que começar a repor o instantâneo, será terminada a sessão dos utilizadores atualmente em sessão.

  • Após repor a partir de um instantâneo, aguarde algum tempo até que o conteúdo reposto seja renovado (por exemplo, aproximadamente 15 a 30 minutos para um instantâneo grande).

  • Os agendamentos das entregas não são automaticamente repostos ou ativados quando repõe o conteúdo do catálogo de um instantâneo. Assim, pode repor e ativar as entregas no momento mais adequado a si. Consulte Repor e Ativar Agendas de Entrega.

  • Pode repor instantâneos tirados na mesma versão (ou versão anterior) que o ambiente de destino.

    Poderá obter resultados inesperados se tentar repor a partir de um instantâneo tirado de uma atualização mais recente do Oracle Analytics.

  • Ao repor um instantâneo tirado de um ambiente diferente, deve carregar os dados associados aos seus conjuntos de dados baseados em ficheiros para o ambiente de destino.

  • Pode tirar e repor instantâneos utilizando a Consola ou a API REST. A página Instantâneos na Consola lista os instantâneos que tirar utilizando a Consola. Os instantâneos que tirar e registar utilizando a API REST não são apresentados na página Instantâneos. Consulte Gerir Instantâneos com APIs REST.

Para repor um instantâneo:

  1. Clique em Consola.
  2. Clique em Instantâneos.
  3. Selecione o instantâneo que pretende utilizar para repor o sistema.
  4. Clique em Ações de Instantâneo Menu de ações de instantâneo.
  5. Clique em Repor para repor o estado em que o sistema se encontrava quando este instantâneo foi tirado.
  6. Na caixa de diálogo Repor Instantâneo, selecione apenas aqueles elementos que pretende repor.

    Por exemplo, talvez não queira incluir perfis de grupo da aplicação se estiver a repor um instantâneo tirado de um ambiente de pré-produção para um ambiente de produção. Muitas vezes, os perfis de grupo de pré-produção têm membros diferentes em relação ao ambiente de produção. Se assim for, selecione Customizado e desmarque Perfis de Grupo da Aplicação antes de repor.

    1. Selecione a opção Repor que pretende.
      • Substituir Apenas Conteúdo do Instantâneo - Substitua todos os tipos de conteúdo incluídos no instantâneo (listado no campo de descrição) com o conteúdo dentro do instantâneo.

        O processo de reposição substitui todos os tipos de conteúdo no destino. Por exemplo, se o seu destino incluir os livros A e B e o instantâneo contiver o livro A, apenas o livro A irá existir no destino após repor o instantâneo.

        Selecione esta opção se não pretender substituir ou retirar qualquer tipo de conteúdo que exista no destino, ou seja, se pretender substituir apenas os tipos de conteúdo incluídos no instantâneo.

      • Substituir Tudo - Substitui todo o seu conteúdo existente. Substitua o seu conteúdo existente pelo conteúdo incluído neste instantâneo (listado no campo de descrição).

        Quaisquer tipos de conteúdo não incluídos no instantâneo, excluindo os conjuntos de dados baseados em ficheiros, plug-ins e extensões, são retirados e repostos com as definições por omissão.

      • Customizado - Selecione apenas os tipos de conteúdo que pretende repor. Pode repor com conteúdo gravado dentro do instantâneo e repor conteúdo com as definições por omissão se esse conteúdo estiver em falta no instantâneo.

        • O conteúdo gravado dentro do instantâneo é listado no campo de descrição.
        • O conteúdo não incluído no instantâneo é marcado com um ícone de aviso O ícone de aviso indica que não existe conteúdo disponível. Só reponha o conteúdo marcado com um ícone de aviso se pretender repor esse conteúdo com as definições por omissão.

        Se não pretender repor tudo, desmarque todos os itens que pretende manter.

    2. Se selecionar Customizado, selecione apenas os itens que pretende repor.
  7. Para fins de auditoria, introduza o motivo pelo qual está a repor.

    É recomendável incluir um motivo para repor. Mais tarde poderá pretender analisar o histórico da reposição e estas informações poderão ajudá-lo a lembrar-se por que motivo repôs o instantâneo.

  8. Clique em Repor.

    É apresentada uma mensagem de aviso porque a reposição de um instantâneo pode causar muitas interrupções.

  9. Clique em Sim para repor o instantâneo selecionado ou clique em Não para abandonar a reposição.
  10. Aguarde até à conclusão da reposição e, em seguida, aguarde mais alguns minutos para que o conteúdo reposto seja renovado no seu sistema.
    O tempo que demora a restaurar o seu sistema depende do tamanho do seu instantâneo. Para um instantâneo grande, permita aproximadamente 15 a 30 minutos.
  11. Saia da sessão e, em seguida, volte a entrar em sessão para ver o conteúdo reposto e herdar os perfis de grupo da aplicação recentemente repostos, se existirem.

Controlar quem é o Autor da Reposição, bem como o Objeto e Momento da Reposição

Pode verificar o histórico de reposição para saber exatamente quando e que conteúdo foi reposto e para verificar se existem erros durante o processo de reposição. Isto pode ser útil se encontrar problemas durante ou após a reposição de um instantâneo.

  1. Clique em Consola.
  2. Clique em Instantâneos.
  3. Clique no menu Página menu Página e selecione Mostrar Histórico de Reposição.

Editar Descrições de Instantâneos

Pode acrescentar ou atualizar a descrição de qualquer instantâneo.

  1. Clique em Consola.
  2. Clique em Instantâneos.
  3. Selecione o instantâneo que pretende editar.
  4. Clique em Ações de Instantâneo Menu de ações de instantâneo.
  5. Clique em Editar Nome.
  6. Atualize a descrição e clique em OK.

Apagar Instantâneos

De vez em quando, apague os instantâneos de que não necessita.

  1. Clique em Consola.
  2. Clique em Instantâneos.
  3. Selecione o instantâneo que pretende apagar.
  4. Clique em Ações de Instantâneo Menu de ações de instantâneo.
  5. Clique em Apagar para confirmar que pretende apagar o instantâneo.

Agendar Instantâneos Regulares (Cópias de Segurança)

Deve tirar instantâneos regularmente como parte do plano de continuidade de negócio da sua organização para minimizar a perda de dados. Se ocorrer algum problema com o seu conteúdo ou serviço, pode reverter para o conteúdo de utilizador que gravou recentemente num instantâneo. Por exemplo, o conteúdo de utilizador como relatórios, dashboards, livros de visualização de dados, relatórios de píxeis perfeitos, conjuntos de dados, fluxos de dados, modelos semânticos, perfis de grupo de segurança, definições do sistema, etc.

Efetuar Cópia de Segurança com Frequência

A Oracle recomenda que tire instantâneos em pontos de controlo significativos, por exemplo, antes de efetuar uma alteração importante no seu conteúdo ou ambiente. Além disso, a Oracle recomenda que tire instantâneos semanais regulares ou com a sua própria frequência definida, com base na taxa de alteração do seu ambiente e nos requisitos de anulação. Pode manter até 40 instantâneos online e exportar os que desejar para armazenamento offline (ou seja, para o seu sistema de ficheiros local ou para o seu próprio armazenamento no Oracle Cloud). Consulte Tirar um Instantâneo e Exportar Instantâneos.

Armazenar Cópias de Segurança no Oracle Cloud

A Oracle recomenda que adote a prática regular de exportar instantâneos para armazenamento offline. Se exportar instantâneos grandes com regularidade (superiores a 5 GB ou superiores ao limite de descarregamentos do seu browser), a Oracle recomenda a configuração de um bucket de armazenamento no Oracle Cloud e a gravação dos seus instantâneos no armazenamento na cloud. Desta forma, poderá evitar a ocorrência de erros com a exportação devido a limitações de tamanho e limites de tempo atingido que possam por vezes ocorrer ao exportar instantâneos para o seu sistema de ficheiros local. Consulte Configurar um Bucket de Armazenamento do Oracle Cloud para Instantâneos.

Automatizar Cópias de Segurança utilizando APIs REST

Utilize as APIs REST para criar, repor e gerir, de forma programática, os seus instantâneos no armazenamento do Oracle Cloud. Por exemplo, poderá criar um script que efetue cópias de segurança regulares (instantâneos). Consulte Gerir Instantâneos com APIs REST.

Recuperação de Situações Graves

Caso ocorra uma situação grave imprevista, um plano de continuidade do negócio bem arquitetado permitir-lhe-á recuperar o mais rapidamente possível e continuar a fornecer serviços aos seus utilizadores do Oracle Analytics Cloud. Tirar instantâneos regulares é uma das possibilidades de ajudar a minimizar interrupções para os utilizadores.

Pode também implementar um ambiente do Oracle Analytics Cloud de cópia de segurança passiva numa região diferente para mitigar o risco de eventos à escala regional. Para mais informações e procedimentos recomendados, consulte Configuração da Recuperação de Situações Graves para o Oracle Analytics Cloud.