Utilizar um Servidor de Correio de SMTP Acessível Publicamente para Entregar Relatórios

Ligue ao servidor de correio da sua organização, para que os analistas possam enviar os respetivos relatórios e visualizações de dados por email diretamente do Oracle Analytics. O servidor de correio de SMTP deve estar acessível a partir da Internet pública.

O Oracle Analytics pode ligar a servidores de correio com autenticação Básica, exceto para o Microsoft Exchange Online (a partir de setembro de 2025). A Microsoft planeia remover completamente o suporte para autenticação básica até setembro de 2025. Se pretender que o Oracle Analytics utilize os serviços de correio oferecidos pelo Microsoft Exchange Online (parte do Microsoft 365), deve configurar e utilizar OAuth2 (Fluxo de Credenciais do Cliente) para autenticação.

  1. Na página principal do Oracle Analytics, clique em Navegador Ícone Navegador utilizado para apresentar o Navegador e, em seguida, clique em Consola.
  2. Clique em Definições de Correio.
  3. Introduza o nome do Servidor de SMTP que pretende utilizar para entregar mensagens de email.

    Por exemplo, mymail.example.com.

    O servidor de SMTP deve estar acessível a partir da Internet pública. Se o seu servidor de email tiver um endereço IP público, pode introduzir aqui o endereço IP público em vez do nome do servidor.

  4. Introduza o número da Porta.

    As portas de SMTP comuns incluem:

    • 25 (Segurança da Ligação = Nenhuma)
    • 465 (Segurança da Ligação = SSL/TLS)
    • 587 (Segurança da Ligação = STARTTLS)
  5. Introduza o nome e o endereço de email que pretende ver no campo "De" das mensagens de email que apresentam relatórios (Nome de Apresentação do Remetente e Endereço de E-mail do Remetente).
    Por exemplo, Joe Brown e joseph.brown@example.com.
  6. Clique em Testar para verificar a ligação.

    Se pretender testar a ligação, deve fazê-lo antes de configurar as definições de Segurança da Ligação. Não pode utilizar a funcionalidade de teste se o seu fornecedor do servidor de correio utilizar OAuth2.

    Nota:

    Pode clicar em Apagar em qualquer altura para limpar todas as definições do servidor de correio e iniciar de novo.

  7. Opcional: Se o servidor de correio requerer autenticação:
    1. Em Autenticação, selecione o tipo de autenticação necessário para o seu servidor de correio. Básico ou OAuth2.
    2. Para a autenticação Básica, introduza o Nome de Utilizador e a Senha para um utilizador com acesso ao servidor de correio.

      A senha deve ter entre 8 e 255 caracteres.

    3. Para a autenticação OAuth2, configure as propriedades requeridas pelo fornecedor do servidor de correio.

      Nota:

      Atualmente, o Oracle Analytics suporta OAuth2 para um único fornecedor: Microsoft - Fluxo de Credenciais do Cliente. Consulte Microsoft Exchange Online - Reconfigure Servidores de Correio de SMTP Existentes Configurados com Autenticação Básica para utilizar OAuth2.
      • Nome de Utilizador: Nome de utilizador necessário para autenticar o acesso ao servidor de correio. Qualquer utilizador válido com acesso ao servidor de correio.
      • Fornecedor: Selecione Microsoft como fornecedor do Microsoft Exchange Online (Microsoft 365).
      • Tipo de Concessão: Selecione Credenciais do Cliente.
      • ID do Cliente: Introduza a ID do cliente necessária para aceder ao servidor de correio.
      • Segredo do Cliente: Introduza o segredo do cliente necessário para aceder ao servidor de correio.
      • ID do Diretório (Tenant): (Apenas Microsoft) Identificador para o tenant do servidor de correio.
  8. Opcional: Para configurar um servidor de correio seguro:
    1. Clique em Segurança da Ligação e selecione o protocolo de segurança adequado ao seu servidor de correio.
      • SSL/TLS: Selecione se o seu servidor de correio utilizar SSL ou TLS. O valor da porta assume por omissão 465.
      • STARTTLS: STARTTLS é uma forma de assumir uma ligação não segura existente e atualizá-la para uma ligação segura utilizando SSL ou TLS. O valor da porta assume por omissão 587.

      Em Certificado de TLS, o Certificado por Omissão está selecionado. O certificado por omissão permite a comunicação do servidor de correio com codificação. Na maior parte dos casos, não é necessário fornecer um certificado compatível porque a maioria dos servidores de correio consegue utilizar o certificado por omissão, incluindo o Office 365.

    2. Opcional: Carregue um certificado de TLS customizado. Em Certificado de TLS, selecione Certificado Customizado e, em seguida, clique em Selecionar para navegar para o ficheiro do certificado (.pem).
      Se não tiver configurado um programa antivírus, é solicitado que configure um agora ou continue sem um programa antivírus.
  9. Clique em Gravar.

    Se tiver êxito, é apresentada a mensagem SMTP configuration has been updated. Aguarde até que as suas alterações sejam renovadas no sistema e que as opções de menu Email sejam apresentadas.

    Se o seu servidor de correio utilizar a autenticação OAuth2 e o Oracle Analytics não conseguir obter um token OAuth2, é apresentada a mensagem Invalid configuration: SMTP configuration has been updated but is invalid. Neste caso, valide a configuração de OAuth2 para o seu fornecedor do servidor de correio, verifique se as definições Nome de Utilizador, ID do Cliente, Segredo do Cliente e ID do Diretório (Tenant) que introduziu aqui estão corretas e, em seguida, tente gravar novamente a configuração do servidor de correio.