O algoritmo de Insights de Contexto gera muitos tipos de visualizações para renderizar vários insights, classificados por nível de interesse.
Para classificar estes insights, o algoritmo executa várias análises que otimizam as colunas relacionadas e seleciona aquelas em que os dados mostram um contraste valioso entre a sua seleção e o resto dos dados. A ordem pela qual os insights são apresentados depende dos dados. Em cada insight, a sua seleção aparece a laranja enquanto o resto dos dados aparece a azul.
Divisão por atributo
Os Insights de Contexto apresentam três tipos de visualizações de divisão. A forma geral das distribuições ajuda a ver rapidamente que membros da sua seleção contrastam significativamente com o resto dos dados.
Uma divisão pode ser representada como um gráfico de barras de dois eixos, em que as barras representam a divisão dos dados selecionados e a linha representa a divisão dos dados restantes. Os membros são ordenados do mais alto para o mais baixo com base no resto dos dados.
Por exemplo, este insight divide as vendas por contentor do produto. A descrição fornecida indica que, no caso do contentor do produto Small Box, os dados selecionados têm vendas significativamente mais baixas em comparação com o resto dos dados. Também assinala que os contentores dos produtos Jumbo Drum e Jumbo Box para os dados selecionados têm vendas muito mais elevadas do que os restantes dados.
.png
Uma divisão dimensional pode também ser representada como um gráfico de dispersão de dois eixos, em que cada traço de dispersão representa a divisão dos dados selecionados e a linha representa a divisão dos dados restantes. Os membros são ordenados do mais alto para o mais baixo com base no resto dos dados.
Por exemplo, este insight divide o lucro por subcategoria do produto. Os dados selecionados para o Lucro mostram diferenças significativas para as Subcategorias de Produtos, tais como Telefones e Comunicação, Acessórios para Classificadores e Classificadores, e Cadeiras e Tapetes de Secretária.
.png
Uma divisão também pode ser representada como um gráfico de linhas de radar, em que a divisão da linha de dados selecionada e o resto da linha de dados são indexados a uma escala normalizada.
Por exemplo, este insight divide as Vendas por Modo de Expedição. As formas dos dados selecionados e o resto dos dados indicam diferenças significativas para os modos de expedição Camiões de Entrega de Mercadorias e Transporte Aéreo.
.png
Tendências
As visualizações de tendências comparam o crescimento relativo de uma métrica ao longo do tempo para a sua seleção e o resto dos dados utilizando linhas para mostrar a evolução de cada uma. O algoritmo utiliza a primeira coluna de data que aparece na secção Colunas Relacionadas do painel Gramática.
Cada linha começa com um valor de índice de base de 1,00 definido no período de tempo inicial. A evolução da métrica ao longo do tempo mostra o valor relativo nos períodos seguintes em comparação com o valor de índice de 1,00 no período inicial. Ao observar os valores absolutos da métrica, as discrepâncias nos valores tornam difícil comparar corretamente qualquer crescimento ou diminuição ao longo do tempo.
Por exemplo, este insight mostra a tendência das vendas por data de expedição. A descrição fornece insights adicionais sobre o desempenho global das vendas ao longo do tempo. A descrição também destaca os intervalos nos dados onde existe uma diferença significativa na tendência entre a sua seleção e o resto dos dados, neste caso, 2014 a 2015.
.png
Tendências de Valor
Este tipo de visualização de tendências mostra a tendência de uma métrica pelas colunas Data ou Tempo derivadas. Enquanto os gráficos de tendências são indexados aos valores iniciais, os diagramas de tendência de valores são diagramas de eixo duplo não indexados. Os gráficos de tendências de valores são úteis na identificação das diferenças entre os dados selecionados e os restantes dados na coluna de data ou tempo derivada selecionada.
Por exemplo, este insight mostra a tendência do valor de Lucro numa coluna de data derivada denominada Data de Expedição (Mês do Ano).
.png
Correlação
Este tipo de gráfico visualiza a correlação entre as diferentes métricas e outra métrica específica através da comparação dos dados selecionados com os restantes dados. Ao apresentar as correlações lado a lado, esta visualização destaca quaisquer semelhanças e diferenças assinaláveis entre os dois grupos de dados. As visualizações de correlação só estão disponíveis quando, pelo menos, uma métrica mostra uma diferença significativa na correlação entre os dados selecionados e o resto dos dados. As correlações para estas métricas são calculadas com o nível de dados mais granular da sua visualização de origem.
Por exemplo, este insight mostra os padrões de correlação entre Vendas e outras métricas de negócio disponíveis denominadas Lucro, Quantidade Encomendada, Custo de Expedição e Preço Unitário Bruto.
.png
Principais Diferenças
Este é um tipo de gráfico de divisão. Compara os padrões de uma métrica entre os dados selecionados e o resto dos dados, incidindo nos 10 principais casos com as maiores diferenças. Quando se trata de atributos com um elevado número de elementos, por exemplo, localidades ou produtos, este gráfico destaca as variações mais significativas da métrica.
Por exemplo, este insight apresenta as dez localidades em que as vendas divergem mais (para cima ou para baixo) entre os dados selecionados e o resto dos dados.
.png
80/20
Este tipo de visualização mostra que proporção do valor da sua métrica consiste nos primeiros 20% dos registos e que proporção consiste nos últimos 80% dos registos quando os dados são ordenados pela sua métrica. A visualização também mostra o mesmo para o resto dos dados. Isto é calculado ao nível mais granular dos dados na sua visualização de origem.
Por exemplo, este insight mostra as proporções 80/20, ordenadas por vendas, utilizando duas barras: a primeira para o resto dos dados e a segunda para a sua seleção. A descrição destaca o facto de a proporção ser visivelmente diferente entre as duas.
.png