Resolver Problemas com Livros, Análises e Dashboards

Este tópico descreve problemas comuns que poderá encontrar quando estiver a utilizar livros, análises e dashboards e explica como resolvê-los.

Não consigo ver dados numa análise ou num livro

Abre uma análise ou um livro, mas não consegue visualizar os respetivos dados.

Poderá estar a ocorrer algum problema temporário com a base de dados. Contacte o administrador para obter assistência.

Pode não ter as permissões necessárias para aceder aos dados. Contacte o proprietário ou o administrador do objeto e peça-lhe para verificar as suas permissões de acesso. Irá necessitar de permissões de leitura para a análise ou o livro e qualquer artefacto incluído na análise ou no livro (por exemplo, um conjunto de dados).

Não consigo aceder a uma análise, um dashboard ou um livro em concreto

Tenta apresentar uma análise, um dashboard ou um livro e percebe que não tem acesso.

É normal não ter acesso a uma análise, um dashboard ou um livro se não tiver as permissões ou o perfil de grupo da aplicação correto para o acesso. Contacte o proprietário da análise, do dashboard ou do livro ou o seu administrador para assistência na obtenção das permissões ou do perfil de grupo da aplicação correto.

Não consigo encontrar uma análise, um dashboard ou um livro

Tente pesquisar no catálogo. Pode pesquisar análises, dashboards ou livros pelo nome (completo ou parcial) e pela localização da pasta. A pesquisa não é sensível a maiúsculas e minúsculas. As pesquisas no catálogo devolvem apenas os objetos para os quais tem permissão para ver.

Contacte o administrador se, mesmo assim, não conseguir encontrar uma análise, um dashboard ou um livro e suspeitar do respetivo apagamento por engano. O seu administrador pode repor versões anteriores do catálogo a partir de instantâneos recentes, se necessário.

A análise ou o livro está a ser executado muito lentamente

Tenta executar uma análise ou um livro e percebe que está a demorar muito tempo.

Várias circunstâncias subjacentes podem fazer com que uma análise ou um livro seja executado lentamente. Contacte o administrador e peça para rever os ficheiros de diário associados à análise ou ao livro. Depois de rever os ficheiros de diário com o administrador, efetue os ajustamentos adequados na análise ou no livro.

A análise ou o livro devolveu dados de que não estava à espera

Várias circunstâncias subjacentes podem fazer com que uma análise ou um livro devolva resultados inesperados. Para uma análise, no painel Áreas de Atividade do separador Critérios, clique em Renovar para garantir que está a ver as informações mais recentes. Para um livro, renove os dados de origem.

Em alternativa:

  • Peça a um modelador de dados ou a um administrador para recarregar dados subjacentes para garantir que quaisquer alterações recentes ao modelo semântico se refletem na análise. Para as análises, os modeladores de dados e os administradores podem aceder à opção Recarregar Metadados do Servidor quando clicarem no ícone Renovar no painel Áreas de Atividade do separador Critérios.

  • Peça ao administrador para rever os ficheiros de diário para a análise ou o livro. Depois de rever os ficheiros de diário com o administrador, efetue os ajustamentos adequados na análise ou no livro.

Não percebo por que motivo a minha análise ou o meu livro mostra um erro de apresentação da visualização

Quando apresentar uma análise ou um livro, poderá ver uma mensagem como a seguinte: "Erro de Apresentação da Visualização. Foi excedido o número máximo configurado de registos de entrada de dados permitidos." Esta mensagem indica que selecionou mais dados do que os que podem ser apresentados numa visualização desse tipo. Acrescente um ou vários filtros à análise ou ao livro para reduzir a quantidade de dados. Por exemplo, acrescente um filtro que especifique um intervalo de datas de apenas alguns anos.

As colunas Ano correspondentes de uma área de atividade e origem de dados externa não funcionam corretamente

Esta não correspondência é comum a uma coluna que contém números mas que deve ser tratada como se contivesse caracteres. Normalmente, o Microsoft Excel define como numérico o tipo de dados de uma coluna que contém apenas números. É utilizada uma plica como prefixo dos números; isto cria um problema porque é acrescentado um espaço no início do número. No caso de correspondências e filtros, este espaço à esquerda faz com que a correspondência falhe.

Para contornar este problema, crie uma fórmula que concatene uma cadeia de caracteres de comprimento zero (plicas sem nada entre elas) à coluna com o número. Por exemplo, se a coluna com números estiver na coluna A, crie uma cadeia de caracteres equivalente acrescentando uma coluna para cada célula com a fórmula =concatenate(A2,’’), =concatenate(A3’’).

Não consigo ver a opção Insights Automáticos na tela Visualizar do editor de livros

Peça ao administrador do Oracle Analytics para ativar os insights automáticos.

A opção Insights Automáticos aparece a cinzento na tela Visualizar do editor de livros

Na caixa de diálogo Inspeção do Conjunto de Dados para os conjuntos de dados que requerem insights, selecione a opção Ativar Insights.