Acerca das Propriedades do Parâmetro

O modo e o local de utilização de um parâmetro no livro determinam as propriedades que define para o mesmo. Por exemplo, poderá definir propriedades diferentes para um parâmetro que pretende utilizar como um controlo de filtro versus um parâmetro que pretende utilizar numa expressão.

Estas são as propriedades que pode definir quando cria ou modifica um parâmetro:

Tipo de Dados

Especifica o tipo de dados que o parâmetro contém e os valores ou o intervalo de valores que o parâmetro aceita. O tipo de dados também é utilizado para confirmar que o parâmetro é compatível e que quaisquer expressões são geradas corretamente para a localização onde utiliza o parâmetro.

Formato

Fornece opções de formatação de data e hora. Esta propriedade está disponível para os tipos de dados Data, Hora e Indicação de Data/Hora.

Pode utilizar o formato por omissão, Automático, escolher entre as opções disponíveis ou definir um formato customizado.

Permitir Várias Seleções

Determina se o parâmetro pode aceitar um único valor inicial ou vários valores iniciais.

Depois de ativar vários valores, pode utilizar o campo Valor Inicial para especificar mais de um valor inicial ou escrever uma expressão de SQL para fornecer valores iniciais. Quando o seu parâmetro inclui vários valores iniciais e utiliza o parâmetro como um controlo de filtro, o utilizador pode escolher um ou mais valores iniciais.

Pseudónimo

Fornece um valor de apresentação de substituição para o elemento de dados ou valor de chave transmitido pelo parâmetro.

Muitos conjuntos de dados utilizam nomes pouco amigáveis para os elementos de dados. Utilize um pseudónimo para ajudar os utilizadores a compreender o que é o elemento de dados. Por exemplo, em vez de LST_OR_DT, pode criar um pseudónimo "Data da Última Encomenda" para tornar o nome do elemento de dados amigável para o utilizador.

Utilize pseudónimos para fornecer nomes mais familiares e amigáveis para os utilizadores poderem escolher entre controlos de filtro. Por exemplo, para um valor de dados de 1, pode fornecer um pseudónimo de Região de Vendas Oriental e para um valor de dados de 2, pode fornecer um pseudónimo de Região de Vendas Ocidental.

Para ações de dados, utilize pseudónimos num parâmetro para transmitir um valor de chave e um valor de apresentação. Depois, quando o livro de destino aplicar os valores de parâmetros de entrada, também aplica os valores de apresentação de entrada para cada valor de chave de entrada.

Números do Formato

Determina se os valores numéricos do parâmetro contêm os formatos de milhares e decimais. Esta opção está disponível para os tipos de dados de Número Inteiro e Duplo.

Quando a opção Números do Formato estiver ativada, os valores de parâmetro utilizam a formatação de números determinada pela definição de idioma do browser, por exemplo, 12.500 ou 12,500.

Quando a opção Números do Formato estiver desativada, os valores de parâmetro não contêm formatação de números, por exemplo, 12500.

Valores Disponíveis

Especifica a lista de valores que o parâmetro pode reter. Os valores disponíveis de um parâmetro são qualquer, valor, coluna, uma consulta de SQL Lógico e um intervalo de valores. É possível colocar em cache até 10 000 valores disponíveis.

  • Selecione Qualquer para permitir que os utilizadores introduzam qualquer valor suportado pelo tipo de dados.

  • Selecione Valor para fornecer um ou mais valores que o utilizador pode escolher. Se Permitir Vários Valores estiver ativado, os utilizadores podem escolher mais do que um valor.

  • Selecione Coluna para escolher uma coluna da qual pretende extrair uma lista de valores. Quando seleciona esta opção, o campo de seleção de colunas apresenta todas as colunas da área de atividade ou do conjunto de dados do livro (incluindo datas derivadas) e quaisquer métricas chave e cálculos.

    As datas derivadas são colunas com diferentes níveis de granularidade, tais como Ano, Trimestre, Mês e Dia. O Oracle Analytics gera automaticamente colunas de data derivada para quaisquer colunas Data, Hora ou Indicação de Data/Hora nos conjuntos de dados.

  • Selecione Consulta de SQL Lógico para introduzir uma expressão de SQL Lógico para devolver um ou mais valores disponíveis. Pode referenciar outros parâmetros na expressão de SQL Lógico. Depois de introduzir uma expressão de SQL Lógico, pode clicar no ícone Validar para validar a expressão.

  • Selecione Intervalo para fornecer os valores de início e de fim para limitar o valor que um utilizador pode escolher.

Impor Validação

Quando cria ou modifica um parâmetro, esta opção verifica o valor inicial do parâmetro ou os valores contra a lista de valores disponíveis.

No runtime, esta opção valida que os valores do parâmetro especificado estão incluídos na lista de valores disponíveis.

Em design time, se no campo Valores Disponíveis selecionar Valor, ativar a opção Impor Validação fornece a lista de valores disponíveis no campo Valor Inicial.

Valor Inicial

O valor inicial é o valor por omissão do parâmetro que é aplicado e apresentado quando o utilizador abre o livro.

  • Selecione Valor e deixe o campo do valor em branco quando não pretender aplicar um valor de parâmetro inicial por omissão. Se não especificar um valor inicial, são utilizados todos os valores.

  • Selecione Valor e especifique o valor que pretende aplicar como valor do parâmetro inicial por omissão. Tenha em atenção o seguinte:

    • Se tiver selecionado Permitir Várias Seleções, pode especificar mais de um valor inicial, até 1000 valores iniciais.

    • Se tiver selecionado Impor Validação, pode selecionar os valores especificados no campo Valores Disponíveis.

  • Selecione Primeiro Valor Disponível para aplicar e apresentar o primeiro valor na lista de valores do parâmetro como valor inicial por omissão. Se estiver a trabalhar com uma coluna de atributos que contenha letras, o primeiro valor é determinado pela lista devolvida pela expressão de SQL Lógico. A lista devolvida está sempre por ordem alfabética.

  • Selecione Consulta de SQL Lógico para introduzir uma instrução de SQL Lógico para extrair de forma dinâmica uma lista de valores da origem de dados. Pode referenciar outros parâmetros na expressão de SQL Lógico. Depois de introduzir uma expressão de SQL Lógico, pode clicar no ícone Validar para validar a expressão.