Ficha de Início do Processo

Pode utilizar um formulário de início de processo para iniciar um processo definido com o Oracle Process Cloud Service.

Para que uma ficha de início de processo funcione num site, é necessário cumprir o seguinte:

  • Os processos e os formulários de início de processo associados devem ser definidos com o Oracle Process Cloud Service para que possa apresentá-los com este componente. Consulte Programar Processos Estruturados em Utilizar Processos no Oracle Integration.
  • Para utilizar a ficha de início de processo, deve ser atribuído ao utilizador o perfil de grupo associado ao processo da pista que contém a ficha de início.
  • Um administrador deve configurar a integração entre o Oracle Process Cloud Service e o Oracle Content Management. Consulte Integrar com o Oracle Process Cloud Service em Administering Oracle Content Management. A integração entre os dois serviços requer acessos SSO, pelo que ambos os serviços devem estar no mesmo domínio de identidade.

Para acrescentar um componente ficha de início de processo a uma página:

  1. Navegue até à página que pretende editar e certifique-se de que comutador Editar está definido para Editar.
  2. Acrescente o componente à página.
  3. Para editar o componente e o seu aspeto, clique no respetivo ícone de menu ícone Menu do Componente e escolha Definições.
  4. Escolha Definições Customizadas para selecionar uma ficha de início de processo e para definir valores por omissão da ficha.
    1. Se pretender que o seu site seja público, selecione um serviço proxy.
    2. Selecione uma partição para a ficha de início. Pode utilizar a partição de teste para verificar se o processo está a funcionar como planeado ou a partição de produção para implementar o processo para utilização geral.
    3. Se pretender utilizar sempre a versão do processo selecionada como valor por omissão, selecione Utilizar a versão do processo por omissão. Se não selecionar esta opção, selecionará uma versão específica e se o processo for atualizado terá de atualizar a seleção nestas definições.
    4. Selecione um processo.
    5. Selecione uma ficha de início. As fichas têm a seguinte sintaxe: process type:version:processname:start. Por exemplo, Basic Approval:1.0:Process:Start Basic Approval.

      Se uma mensagem na parte superior da janela indicar “Nenhuma ligação do Process Cloud Service”, é possível que a integração entre o Oracle Process Cloud Service e o Oracle Content Management não esteja configurada. Contacte o administrador.

      O autor do processo deve acrescentá-lo como iniciador do processo para poder ser visto na lista. O autor do processo deve acrescentar todos os visitantes do site como iniciadores do processo ou os visitantes poderão concluir a ficha, mas não iniciar o processo.

    6. Escolha a partir das seguintes opções para definir valores por omissão adicionais para a ficha.
      • Título da ficha: Pode substituir o título da ficha por omissão por um título seu.
      • Nome do botão Submeter: Opcionalmente renomeie o botão Submeter com um valor que especificar.
      • Mostrar botão Submeter: Pode mostrar ou ocultar o botão Submeter no componente (mostrado por omissão). Pode ocultar o componente do botão Submeter se um botão semelhante for fornecido na própria ficha.
      • Confirmação de submissão: Opcionalmente substitua a mensagem de confirmação por omissão por uma mensagem sua.
      • Mostrar confirmação de submissão: Opcionalmente mostre ou oculte a mensagem de confirmação ao clicar no botão Submeter. É mostrado por omissão e apresentado no componente da ficha de início do processo.
      • Mostrar botão Gravar: Pode mostrar ou ocultar o botão Gravar no componente (ocultado por omissão). Pode mostrar o componente do botão Gravar se o processo associado lhe permitir gravar o seu trabalho e voltar ao mesmo mais tarde.
      • Mostrar botão Excluir: Pode mostrar ou ocultar o botão Excluir no componente (ocultado por omissão). Pode mostrar o botão Excluir se quiser permitir que o utilizador exclua o conteúdo da ficha e recomece.
      • Mostrar Anexos: Pode mostrar ou ocultar uma área de Anexos na ficha com capacidade para importar um ou mais ficheiros (ocultada por omissão). Os ficheiros carregados são armazenados como parte do processo no Oracle Process Cloud Service.
      • Customizar Valores por Omissão: Pode definir o preenchimento prévio dos pares de nome e valor na ficha de início. Clique em Acrescentar Campo, em seguida, introduza o nome e o valor de campo. O nome é um dos campos da ficha, não uma etiqueta utilizada na ficha, e o valor é aquilo que é permitido para esse campo. Para inserir os dados do utilizador com sessão iniciada, utilize os valores especiais %%username%% e %%userid%%.
  5. Utilize o separador Geral para modificar o espaçamento, alinhamento e outras opções de apresentação.
  6. Utilize o separador Estilo para formatar a moldura que contém o componente com estilos predefinidos ou com escolhas customizadas.
  7. Utilize o separador Ligações para atribuir ações aos triggers fornecidas pelo componente:
    • Ficha de início submetida: Este trigger ocorre quando o utilizador clica no botão Submeter.
    • Ficha de início gravada: Este trigger ocorre quando o utilizador clica no botão Gravar.
    • Ficha de início excluída: Este trigger ocorre quando o utilizador clica no botão Excluir.
    Clique no trigger para atribuir uma ação. Para obter mais informações sobre como atribuir triggers e ações, consulte Utilizar Triggers e Ações.