Passo 5: Registar Triggers

Neste passo, irá rever a forma como um trigger do Oracle Content Management pode ser registado, que pode selecionar utilizando a opção Ações do Trigger no separador Ligação do painel Definições para o seu componente.

Os triggers fazem parte da comunicação intercomponentes do Oracle Content Management. Qualquer componente pode gerar qualquer número de triggers. O componente pode fornecer um payload para um trigger, que depois é transmitido a qualquer ação executada quando o trigger é gerado. Os utilizadores podem selecionar as ações que serão executadas para cada trigger. Por fim, os componentes criados para funcionar em conjunto podem gerar automaticamente triggers para executar ações no outro componente sem ser necessário o utilizador definir a interação entre os componentes.

Para os componentes que acrescenta, os triggers são registados como parte dos dados de registo para o componente. Para acrescentar um trigger, atualize a matriz da propriedade "triggers" com cada um dos triggers que o componente suporta. Também deve especificar o payload que o trigger suporta, de modo a ser possível criar a interface do utilizador para permitir que o utilizador efetue a correspondência dos valores no payload com as propriedades suportadas pela ação.

Abra o ficheiro appinfo.json e reveja a entrada "triggers":[],.

"triggers": [{
    "triggerName": "imageClicked",
    "triggerDescription": "Image clicked",
    "triggerPayload": [{
      "name": "payloadData",
      "displayName": "Trigger Payload Data"
   }]
}],

Nesta entrada, verá o seguinte:

  • Um triggerName, "imageClicked", que deverá ser um valor único e que terá normalmente um namespace com a sua ID de componente customizado.

  • Um triggerDescription, "Image clicked", que é utilizado pela caixa de diálogo da interface do utilizador para apresentar o seu trigger.

  • Um valor único triggerPayload, "payloadData", para o seu trigger. Os utilizadores poderão selecionar entradas neste payload e mapeá-las a campos na ação.

Verificar os Resultados para o Passo 5

Pode ver e selecionar o seu trigger quando aceder ao separador Ligar no painel Definições para o seu componente:

  1. Renove a sua página no site para que o Criador de Sites possa escolher alterações para o componente.

  2. Apresente a página no modo de edição.

  3. Arraste e largue o seu componente na página.

  4. Abra o painel Definições com o seu componente.

  5. Selecione o separador Ligação na parte superior do painel Definições.

  6. Clique em Ações do Trigger como o Tipo de Ligação.

  7. Clique no trigger Image clicked que registou.

  8. Na caixa de diálogo, arraste a ação Mostrar Alerta da secção Ações da Página. (As Ações da Página são ações integradas fornecidas pelo Oracle Content Management.)

  9. No campo Mensagem, selecione o valor Dados de Payload do Trigger, que é o nome da entrada no payload que viu quando registou o trigger. Pode alterar para qualquer nome à sua escolha.

Agora pode registar um trigger e fazer correspondência do trigger a uma ação integrada, transmitindo um valor. No passo seguinte, iremos rever a forma como o trigger é gerado para executar a ação.

Avance para Passo 6: Gerar Triggers.