Especificar e Configurar URLs Personalizados

A configuração de um URL personalizado para um site permite aos utilizadores acederem a um site do Oracle Content Management num domínio especificado em vez do domínio de uma instância do Oracle Content Management. Por exemplo, enquanto um URL da instância pode ser https://myinstance.cec.ocp.oraclecloud.com/site/MyCustomerSite/, um URL mais amigável como https://www.exemplo.com é mais fácil de lembrar, potencialmente melhor para a utilização da marca e globalmente mais simples de utilizar. E, em função daquilo que for necessário, um site do Oracle Content Management pode ser também alojado com um percurso customizado, tal como https://www.exemplo.com/store/

Para utilizar os domínios personalizados, são necessários vários passos.

  • Utilize uma Rede de Entrega de Conteúdo (CDN).

  • Faça a gestão de um domínio personalizado com um sistema de nomes de domínio (DNS) para que o registo do Nome Canónico (CNAME) do domínio seja mapeado para a CDN.

  • Implemente um certificado válido na CDN para proteger o domínio personalizado.

  • Configure um site do Oracle Content Management para aceitar pedidos no domínio personalizado.

  • Configure a CDN para encaminhar de forma adequada os pedidos para o Oracle Content Management.

Utilizar uma Rede de Entrega de Conteúdo

Uma rede de entrega de conteúdo (CDN) consiste numa plataforma de servidores distribuídos globalmente que se destina a melhorar o desempenho e a segurança dos websites. Uma CDN minimiza a distância entre os utilizadores e os servidores, ao mesmo tempo que otimiza o desempenho dos pedidos de conteúdo. Enquanto o objetivo principal de uma CDN consiste em melhorar a experiência do utilizador, uma CDN pode também ser utilizada para alterar os pedidos em trânsito de forma a limpar a visualização para o utilizador, mesmo que o processo nos bastidores não esteja limpo.

Para suportar o alojamento de um site do Oracle Content Management num domínio personalizado, será necessário trabalhar com a CDN para a configurar para processar todos os pedidos do domínio personalizado configurado, encaminhá-los de volta para o Oracle Content Management de forma apropriada e efetuar as alterações aos pedidos, para que sejam processados de modo adequado e seguro pelo Oracle Content Management.

Gerir um Domínio com um Sistema de Nomes de Domínio (DNS)

Qualquer domínio pode ser utilizado como um domínio personalizado para um site do Oracle Content Management. Deve controlar qualquer domínio utilizado como o domínio personalizado antes de o configurar para utilização com o site do Oracle Content Management.

Devido a limitações do DNS, a utilização de um domínio raiz, tal como exemplo.com, sem www ou outro subdomínio, tal como store.exemplo.com, provavelmente não será possível. Confirme junto dos fornecedores de DNS e CDN para determinar se é possível a utilização de um domínio raiz.

Uma vez que o DNS funciona ao nível do domínio e não ao nível do percurso, para o Oracle Content Management alojar alguns percursos do seu domínio e outro host de serviço outros percursos, o encaminhamento terá de ser processado pela CDN. O DNS só pode ser utilizado para segregar tráfego ao nível do domínio e subdomínio.

Implementar Certificados

Um certificado que proteja um domínio personalizado necessita de ser criado e alojado pela CDN. Um certificado pode proteger um único domínio, vários domínios e subdomínios, ou subdomínios de substituição, tais como *.exemplo.com. Qualquer combinação é aceitável para o domínio personalizado. Todos os domínios protegidos estarão visíveis nos detalhes do certificado, de modo que se não pretender partilhar estes detalhes publicamente, devem ser utilizados certificados separados.

Nota:

O processo de criação e alojamento de certificados é frequentemente específico para a CDN e necessitarão de especificar a melhor forma de o fazer.

Configurar um Site do Oracle Content Management para Domínios Personalizados

Para um site do Oracle Content Management carregar de forma adequada quando utilizar um domínio personalizado, deve primeiro indicar ao Oracle Content Management qual o URL do site que está a utilizar o domínio personalizado. Isto é efetuado no Oracle Content Management no separador de propriedades do site.

  1. No Oracle Content Management, clique em Sites na navegação lateral.

  2. Selecione o site com o qual pretende utilizar um domínio personalizado e escolha Propriedades no menu do botão direito do rato ou na Barra Lateral na barra de ações.

  3. Introduza um domínio personalizado no campo respetivo e clique em Gravar.

    Nota:

    Pode demorar até uma hora ou mais para o Oracle Content Management ficar pronto a aceitar pedidos no domínio. Verifique o progresso em qualquer momento no painel de propriedades do site.

Configurar a Rede de Entrega de Conteúdo para Encaminhar Pedidos

Assim que o Oracle Content Management for corretamente configurado e estiver pronto para os aceitar, os pedidos efetuados para o domínio personalizado serão encaminhados através do DNS para a CDN e a CDN deve reencaminhar os pedidos para o Oracle Content Management de forma adequada. Por exemplo, se um site do Oracle Content Management com um URL de site https://myinstance.cec.ocp.oraclecloud.com/site/MyCustomerSite/ estiver configurado com um domínio personalizado https://www.exemplo.com/store, a CDN deve estar configurada para:

  • reconhecer o domínio personalizado: https://www.exemplo.com/store

  • identificar a instância do Oracle Content Management de origem a utilizar o domínio personalizado: https://myinstance.cec.ocp.oraclecloud.com/

  • anexar o percurso do site para o site específico: site/MyCustomerSite/

  • e enviar o URL de site completo para a instância do Oracle Content Management de origem: https://myinstance.cec.ocp.oraclecloud.com/site/MyCustomerSite/.

  • O Oracle Content Management recebe o pedido e responde à CDN, que realiza o pedido para o browser do utilizador, mostrando apenas o domínio personalizado ao utilizador: https://www.exemplo.com/store

Os passos de configuração da CDN são frequentemente específicos para a CDN, por isso trabalhe com o seu fornecedor de CDN para configurar de forma adequada a definição da origem, que indica à CDN como alcançar a instância do Oracle Content Management de origem e o percurso do site, que anexa o percurso do site correto.

Nota:

Os pedidos não devem conter nenhum dos seguintes percursos:
  • /documents*

  • /content/published*

  • /osn*

  • /pxysvc*

  • /site*

Os pedidos para estes percursos não se destinam a incluir o percurso do site. Devem resolver para a raiz da instância do Oracle Content Management de origem para serem processados adequadamente.