Customizar Definições do Site

Pode customizar as definições do site para acrescentar ícones de site, um ficheiro de controlador, um mapa de site, ficheiros robot, ficheiros auxiliares e para especificar um fornecedor de correspondências.

Estas definições são armazenadas numa atualização até confirmar a atualização. Após a publicação, os ficheiros são armazenados na pasta raiz do tema, pelo que todos os sites que utilizem esse tema utilizarão esses ficheiros.

Para alterar os ícones e o comportamento da ligação para todo o site:

  1. Abra um site para edição.

  2. Clique em ícone Definições na barra lateral e, em seguida, clique em ícone Site Site.

  3. Na secção Ícones Favoritos, escolha uma imagem para utilizar para o site quando este estiver minimizado num browser ou numa plataforma diferente, como um dispositivo móvel. O ícone deve ser armazenado como um ativo digital a que pode aceder. Clique em Selecionar ficheiro para importar, navegue para o ícone e selecione-o e, em seguida, clique em OK. A customização é necessária para o ícone favorito funcionar em todos os browsers:

    • Para Chrome e Safari, deve existir uma referência para o ícone favorito, incluindo o prefixo do site, no ficheiro de controlador, conforme mostrado neste exemplo:
      <link rel="shortcut icon" href="/mySitePrefix/favicon.ico" />

      Para Internet Explorer 11 e Firefox, deve ser incluída uma entrada semelhante nos modelos da página. No entanto, um modelo de página faz parte de um tema e pode ser utilizado em vários sites. Portanto, não pode utilizar um prefixo de site fixo, em vez disso deve utilizar um token. Consulte este exemplo:

      <link rel="shortcut icon" href="<!--$SCS_SITE_PATH-->/favicon.ico" />
      O token será trocado pelo prefixo de site quando a página for entregue.
    Note que o Internet Explorer e o Firefox carregam um ícone favorito a partir do controlador e novamente a partir do modelo da página. Portanto, o ícone ficará intermitente a menos que o mesmo seja referenciado a partir do controlador e do modelo da página. O Chrome e o Safari apenas carregam o ícone que é referenciado a partir do controlador.
  4. Na secção Ficheiro de Controlador, pode acrescentar um ficheiro que altere a forma como os browsers processam pedidos de ligação. Para além de referenciar os ícones favoritos, pode também acrescentar os identificadores de OpenGraph ou de metadados para verificação do site webmaster ou para partilhar o site nas redes sociais. Pode exportar o ficheiro de controlador por omissão e editá-lo ou importar o seu próprio ficheiro. O ficheiro deve ser armazenado como um ativo digital a que pode aceder. Clique em Selecionar ficheiro para importar, navegue para o ficheiro e selecione-o e, em seguida, clique em OK.

    Por exemplo, se o seu site contiver um botão de Partilha do Facebook, pode pretender fornecer metadados que o Facebook pode utilizar para mostrar detalhes sobre o seu site no Facebook, como neste exemplo:
    <meta property="og:image" content="https://my.domain.com/fb-image.jpg"/>
    <meta property="og:title" content="My Site Title on FB!"/>
    <meta property="og:url" content="https://my.domain.com"/>
    <meta property="og:site_name" content="My Site Name on FB"/>
    Pode acrescentar um identificador webmaster da Google, semelhante a este exemplo:
    <meta name="google-site-verification" content="GCVURS9d2fP6jev5upt0Yt1AIp71C9D__ALqS8pg" />
  5. Na secção Mapa de Site e Ficheiros Robot, pode carregar um mapa de site e ficheiros robot customizados. Um mapa do site consiste num ficheiro XML que pode utilizar para listar URLs para um site e informações acerca de cada URL, como a data da última atualização. Um ficheiro robot consiste num ficheiro de texto que pode criar para instruir robots de mecanismos de pesquisa a indexar páginas no seu site. Os ficheiros devem ser armazenados como ativos digitais a que pode aceder. Clique em Selecionar ficheiro para importar, navegue para o ficheiro e selecione-o e, em seguida, clique em OK.

  6. Na secção Ficheiros Auxiliares, pode carregar mais ficheiros se necessário, tais como os necessários para verificar a propriedade do site. O ficheiro deve ser armazenado como um ativo digital a que pode aceder. Clique em Selecionar ficheiro para importar, navegue para o ficheiro e selecione-o e, em seguida, clique em OK.

  7. Pode escolher um fornecedor para o componente do mapa e as ligações utilizadas. Selecione Oracle Maps ou Google Maps.

  8. Quando publica a atualização, as alterações são também publicadas e utilizadas.