Noções sobre Conteúdo Estruturado

"Conteúdo estruturado" é um termo utilizado para descrever o conteúdo que existe separadamente de qualquer ficheiro ou disposição.

Perspetiva Geral do Conteúdo Estruturado

Um item de conteúdo é um enquadramento de informações que pode ser utilizado num site ou para outros projetos. Um tipo de conteúdo pode ter diferentes disposições associadas ao mesmo para que as informações introduzidas com esse tipo de conteúdo possam ser formatadas de várias formas. Poderá ponderar num tipo de conteúdo como um formulário, onde as informações são introduzidas e gravadas. Assim, essas informações podem ser utilizadas posteriormente com diferentes disposições ou formatos. Só pode criar um tipo de conteúdo se tiver privilégios de administrador de conteúdo.

Um tipo de conteúdo é criado por um utilizador com o perfil de grupo de administrador de conteúdo e, em seguida, deverá ser associado a um repositório. Os utilizadores empresariais com pelo menos o perfil de grupo de contribuidor no repositório podem utilizar o tipo de conteúdo para criar um novo item de conteúdo. Consulte Mais Informações sobre Perfis de Grupo de Utilizadores para obter detalhes sobre perfis de grupo e responsabilidades.

Um tipo de conteúdo pode requerer texto, uma data, uma imagem ou uma variedade de campos numéricos. Tudo depende do que for necessário. Podem existir várias disposições diferentes associadas a um tipo de conteúdo, assim, dependendo do local onde o seu item é necessário, este pode ser apresentado com uma imagem grande e um tipo de letra pequeno ou uma imagem pequena com texto delimitador. As informações de localização e de contacto podem ser omitidas num local ou incluídas noutro. O conteúdo em si não será alterado, mas a disposição pode mudar sem afetar o conteúdo real introduzido.

Por exemplo, é possível que exista um tipo de conteúdo denominado Informações do Colaborador. Pode ter campos para um título da função, a localização geográfica, uma breve biografia e uma fotografia. Ao utilizar esse tipo de conteúdo para criar um item de conteúdo, escolhe uma coleção onde o item de conteúdo será gerido. Em seguida, o utilizador introduz informações específicas: o título da função, a localização, algumas informações sobre si próprio, e escolhe uma imagem a partir da sua coleção de ativos digitais para utilizar com o item de conteúdo.

imagem a mostrar a relação entre o tipo de conteúdo e o item de conteúdo conforme descrito no texto

O item de conteúdo torna-se parte da coleção. Podem existir fotografias, vídeos ou documentos na coleção que podem ser utilizados num site, ou num panfleto, ou onde for necessário. Uma coleção é uma forma de gerir todas as coisas de que necessita para um projeto num único local.

Utilizar Conteúdo Estruturado

Dependendo do seu perfil de grupo na organização, poderá na realidade não colocar conteúdo estruturado em utilização. Poderá criar itens de conteúdo ou acrescentar ativos digitais que sejam necessários. Consulte Mais Informações sobre Perfis de Grupo de Utilizadores para obter informações sobre perfis de grupo e permissões.

Segue-se uma perspetiva geral de como o conteúdo estruturado e os ativos digitais podem ser criados e utilizados. Em algumas organizações, pode ocorrer um passo antes ou depois do outro.

  • Os modelos e as disposições para um site e tipos de conteúdo podem ser criados e implementados. Isto é normalmente processado por um criador de TI com privilégios de administrador de conteúdos ou administrador de site. É com frequência que esses perfis de grupo são atribuídos a uma pessoa, mas algumas organizações poderão ter pessoas diferentes nesses perfis de grupo.
  • São criadas coleções (1) para gerir os elementos do site. Quando um site é criado, é criada automaticamente uma coleção, facilitando assim a gestão de todo o conteúdo do site. Em alternativa, os utilizadores podem criar coleções independentes para gerir os respetivos ativos digitais.
  • Uma pessoa com um perfil de grupo de administrador do conteúdo cria os tipos de conteúdo (2).
  • O administrador de conteúdo deve partilhar a coleção e associar os tipos de conteúdo a um repositório, em seguida, os utilizadores com pelo menos o perfil de grupo de contribuidor no repositório podem carregar ativos e criar itens de conteúdo (3).
  • Os contribuidores acrescentam os itens de conteúdo e importam os ativos digitais (4) para o site ou projeto. Quando um item de conteúdo é criado, é atribuído a uma coleção para que possa ser gerido com os perfis da coleção.
  • Um tipo de conteúdo pode ter diferentes disposições de conteúdo (5) associadas ao mesmo, permitindo-lhe apresentar o conteúdo de formas diferentes.
  • O criador de TI ou o administrador de site acrescenta os ativos digitais e os itens de conteúdo ao site ou projeto. Num site, os itens aparecem como parte do conteúdo disponível para utilização no site.
imagem a mostrar a relação entre coleções, itens de conteúdo e tipos conforme descrito no texto