Criar um Tipo de Ativo Digital

Um tipo de ativo digital define os tipos de suporte de ficheiro que um ativo digital pode armazenar e a estrutura de atributos (metadados) para descrever o ativo. Deve ser um administrador de conteúdos para criar tipos de ativo digital e para os partilhar com outros.

O Oracle Content Management inclui vários tipos de ativos digitais de utilização imediata com grupos predefinidos de tipos de suporte:

  • Imagem — este tipo de ativo suporta todos os tipos de suporte do Oracle Content Management conhecidos para imagens. Pode utilizá-lo de imediato para gerir ficheiros de imagem em repositórios.
  • Vídeo — este tipo de ativo suporta todos os tipos de suporte do Oracle Content Management conhecidos para vídeos. Pode utilizá-lo de imediato para gerir ficheiros de vídeo em repositórios.
  • Video Plus — este tipo de ativo suporta os mesmos tipos de suporte de ficheiro que o tipo Vídeo, mas foi concebido para suportar a gestão de vídeos avançados.
  • Ficheiro — este tipo de ativo permite gerir quaisquer ficheiros que não sejam imagens ou vídeos.

Pode restringir os tipos de ativos digitais customizados para suportar apenas tipos de suporte de ficheiro específicos e acrescentar atributos customizados, conforme necessário, para gerir os ativos digitais na sua organização.

Pode copiar um tipo de ativo existente ou criar um novo. Por exemplo, pode copiar o tipo incorporado Imagem para criar um tipo de ativo customizado que alargue o tipo de ativo com atributos.

  1. Entre em sessão como administrador de conteúdo no seu browser e clique em Conteúdo em Administração no menu de navegação da esquerda.
  2. Selecione Tipos de Ativo no menu pendente.
  3. Para criar um novo tipo de ativo digital, clique em Criar.
  4. Introduza um nome e uma descrição opcional para o seu tipo de ativo digital, selecione Criar um tipo de Ativo Digital e, em seguida, clique em Criar.
  5. No separador Tipos de Suporte, selecione os tipos de suporte que pretende suportar para este tipo de ativo digital. Pesquise e selecione uma extensão e, em seguida, clique em Acrescentar.

    Se selecionar um ou mais tipos de vídeo que suportem Video Plus, pode ativar (ligação interna) Video Plus OLINK Video Plus. O Video Plus suporta as capacidades de vídeo avançado, incluindo a transmissão em fluxo otimizada, a transcodificação automática, a conversão e a edição de vídeo.

  6. Clique no separador Definição.
  7. Arraste um campo de dados para a definição do tipo de ativo digital.
  8. A página de definições do campo de dados é aberta:
    • Introduza um nome para apresentação e uma descrição opcional para o seu campo de dados.
    • Opcionalmente, edite o nome do campo. Este nome deve ser exclusivo.
    • Se tiver selecionado texto, selecione se o campo permite apenas um único valor ou vários valores e o número de valores permitidos.
    • Selecione se o campo é obrigatório quando os utilizadores submetem o ativo digital.
  9. Na página de aspeto do campo de dados, defina como será o seu campo de dados e se pretende aplicar algum tipo de validação. Cada campo de dados tem diferentes valores de aspeto, tais como a validação, o comprimento mínimo ou máximo, o tipo de editor de texto a utilizar (área de texto ou editor de RTF) ou se os dados necessitam de seguir determinado padrão, tal como um endereço de correio eletrónico ou código postal válido. Para obter detalhes sobre os campos de dados disponíveis e respetivas opções, consulte Campos de Dados.

    Quando acrescenta um campo de texto grande e define a apresentação como um editor de rich text, pode selecionar o tipo de barra de ferramentas: standard, básica ou customizada. Para o editor de Rich Text customizado, consulte Customizar a Barra de Ferramentas do Editor de Rich Text.

  10. Na definição do tipo de ativo digital, pode agrupar campos relacionados para facilitar aos contribuidores trabalharem com fichas de ativos digitais.
    • Para criar um grupo, clique em Acrescentar Grupo e, em seguida, indique um nome para o grupo. Arraste os campos de dados para os grupos conforme pretendido.
    • Selecione se pretende que o grupo seja contraído por omissão quando for visualizado no editor do ativo digital.
    • Para editar o nome de um grupo, clique em ícone Editar grupo.
    • Para apagar um grupo, clique em ícone Retirar grupo. Selecione se pretende retirar os campos de dados juntamente com o grupo ou se pretende deslocar os campos de dados para outro grupo.
  11. Na página URL Amigável para o tipo de ativo digital, pode especificar um URL legível para ativos digitais criados utilizando este tipo de ativo.
  12. Na página Disposição do Conteúdo para o tipo de ativo digital, selecione as disposições e formatos de pré-visualização que pretende disponibilizar para este tipo de ativo digital. Quando um ativo digital for criado utilizando este tipo de ativo digital, a pessoa que cria o ativo pode pré-visualizar a forma como o ativo aparecerá utilizando qualquer uma destas disposições.
    • Disposições do Criador de Sites: Selecione as disposições de ambiente de trabalho e de dispositivo móvel para cada estilo de disposição utilizado no Criador de Sites. Se o ativo digital criado utilizando este tipo for utilizado num site, as disposições de conteúdo deverão ser criadas e carregadas antes de criar um tipo de ativo digital.
    • Disposições customizadas e pré-compiladas: acrescente estilos de disposição customizados que podem ser publicados através da API e opcionalmente utilizados para publicar apresentações em HTML para os ativos publicados. Consulte Gerir Componentes e Disposições Customizados.
      1. Clique em Acrescentar Estilo de Disposição.
      2. Introduza um nome de estilo.
      3. Um nome da API é automaticamente gerado, mas pode editá-lo conforme pretendido. O nome da API deve ser exclusivo.
      4. Selecione disposições de ambiente de trabalho e de dispositivo móvel.
      5. Se pretender publicar apresentações em HTML do conteúdo nesta disposição quando o ativo for publicado, selecione Publicar HTML. Quando o ativo for publicado, uma apresentação em HTML do ativo será criada automaticamente. Os administradores do repositório podem também republicar apresentações em HTML manualmente para todos os ativos publicados deste tipo de ativo.
    • Disposições de pré-visualização do site: Se pretender que o criador do ativo digital veja o aspeto que o ativo digital terá em determinada página do site, selecione o site e a página criados pelo Oracle Content Management ou introduza um site externo e um URL de página. Os URLs externos podem incluir repositórios de valores para id, type, language e slug. Por exemplo, http://www.example.com/mypage/{id}/{type}/{language}/{slug} ou http://www.example.com/mypage?id={id}&lang={language}&type={type}&slug=(slug).

Para visualizar as propriedades do tipo de ativo digital, clique em secção de propriedades adicionais.

Deve associar o tipo de ativo digital a, pelo menos, um repositório e conceder, pelo menos, o perfil de grupo do contribuidor aos utilizadores no repositório, para que o tipo de ativo digital possa ser utilizado para criar ativos digitais.