Exibição de Gráfico: Gráfico de Burndown para Análise de Desempenho de Reconciliação

Este exemplo cria um gráfico de burndown que analisa o desempenho da reconciliação, rastreando a data de término, a data de término real e os saldos totais de reconciliação ao longo do tempo.

Os gráficos Burndown são uma ferramenta poderosa para analisar e melhorar seu processo de reconciliação. O gráfico mostra se suas reconciliações estão sendo realizadas antes do agendamento, no prazo ou atrasado (após a data agendada). Você pode analisar o desempenho das suas reconciliações em vários períodos. Com base nesta análise, você poderá fazer alterações no seu processo de reconciliação existente, se necessário. Por exemplo, se o gráfico indicar que as suas reconciliações estão sendo concluídas de forma consistente bem antes do tempo, você poderá tentar alterar seus agendamentos de reconciliação para corresponder às datas reais de conclusão. Você pode fazer isso reduzindo a Duração definida em seus Perfis. No entanto, se o gráfico indicar que há muitas reconciliações atrasadas, você poderá fazer drill-down das reconciliações atrasadas e analisar os motivos desse atraso. Você pode deixar as datas de vencimento como estão, se puder fazer uma alteração no processo para corrigir os problemas que estão causando atraso nas reconciliações. Por outro lado, se existirem motivos legítimos que impeçam a conclusão das reconciliações antes de uma determinada data (por exemplo, os Preparadores não conseguem obter todas as informações obrigatórias a tempo), você poderá tentar alterar as datas de vencimento para que as reconciliações não estejam sempre atrasadas.

O gráfico criado neste exemplo é este:

Gráfico de Burndown para Analisar o Desempenho da Reconciliação

A linha Verde mostra a contagem das reconciliações em relação às datas de vencimento relacionadas. A linha Vermelha mostra a contagem das reconciliações em relação à conclusão real. A linha Ciano mostra os saldos totais a serem reconciliados em relação à conclusão real. Observe que, à medida que o tempo avança e os saldos são reconciliados, a linha Ciano, que representa os saldos totais a serem reconciliados, vai para zero. Da mesma forma, a contagem das reconciliações abertas, representadas pela linha Vermelha, também vão para zero. Observe o andamento das linhas Vermelha e Ciano para comparar a contagem de reconciliações com os saldos totais a serem reconciliados. Da mesma forma, o monitoramento das linhas Vermelha e Verde ajuda a comparar as datas de conclusão reais e as datas de conclusão planejadas.

Algumas observações baseadas nesse gráfico:

  • Há uma lacuna considerável entre a data de vencimento (representada pela linha Verde) e a data de término real (representada pela linha Vermelha). Isso indica que as reconciliações estão sendo realizadas muito antes da data de vencimento definida. Se essa tendência for observada de forma consistente, em vários períodos, tente alterar seu processo e aproximar as datas de término das datas de término reais.

  • Embora ambas as linhas Ciano e Vermelha rastreiem o andamento das reconciliações, há uma distância considerável entre essas duas linhas até 5 de dezembro. Isso indica que as reconciliações de menor valor estavam sendo concluídas durante esse período. Após 5 de dezembro, a distância entre essas duas linhas continua a diminuir, indicando que as reconciliações dos valores mais elevados são realizadas durante o período entre 5 e 10 de dezembro.

    A melhor prática recomendada é concluir as reconciliações de alto valor e de alto risco no início do ciclo de reconciliação.

Pré-requisito: Criação de um Atributo

Se você ainda não tiver um atributo que calcule o valor absoluto do Saldo do Sistema de Origem (Funcional), crie um atributo chamado Saldo do Sistema de Origem Funcional Absoluto. Para criar esse atributo, na página Início, clique em Configuração. Na guia Atributos, clique em Adicionar para criar um atributo. Especifique o seguinte para o novo atributo:

  • Guia Propriedades: Digite Saldo do Sistema de Origem Absoluto Funcional em Nome, selecione Número em Tipo, Cálculo e, em seguida, Soma em Total.
  • Guia Formato: Selecione 2 em Casas Decimais e Separador de Milhar.
  • Guia Cálculo: Selecione Com script em Tipo de Cálculo, escolha Exibir para Usuário e digite ABS(TRANSLATE({Source System Balance (Functional)}, 'USD', 'REC')) em Definição do Cálculo.

Para criar o gráfico de burndown:

  1. Na exibição obrigatória no dashboard, clique no Seletor de Exibição e selecione Exibição de Gráfico.
  2. Clique em Configurações.
  3. Na guia Propriedades:
    • Defina o Título para o Gráfico de Burndown para Análise do Desempenho de Reconciliação.
    • Em Tipo, selecione Linha.
    • Selecione Dois Eixos Y.
  4. Na guia Layout:
    • Em Tipo, selecione Data.
    • Em Legenda (Série), adicione linhas com as seguintes propriedades:
      • Linha 1

        Em Valor, selecione Reconciliação. Em Agregação, selecione Contagem. Em Agrupar Por, selecione Data de Término. In Agregação de Data, selecione Em ou Após.

      • Linha 2

        Em Valor, selecione Reconciliação. Em Agregação, selecione Contagem. Em Agrupar Por, selecione Data de Término (Real). In Agregação de Data, selecione Em ou Após.

      • Linha 3

        Em Valor, selecione Saldo do Sistema de Origem Funcional Absoluto. Em Agregação, selecione Soma. Em Agrupar Por, selecione Data de Término (Real). In Agregação de Data, selecione Em ou Após.

  5. (Opcional) Na guia Eixo:

    Se você quiser exibir dados para um período de tempo específico, clique em Eixo X e, em Mínimo e Máximo, selecione as datas obrigatórias.

  6. Na guia Legenda:
    • Para a série Saldo do Sistema de Origem Funcional Absoluto, selecione Dois Y.
    • Personalize os rótulos exibidos no gráfico:
      • Para a Contagem de Séries, defina Rótulo para Data de Término.
      • Para a segunda Contagem de Séries, defina Rótulo para Data de Término (Real).
      • Para a Série Saldo do Sistema de Origem Funcional Absoluto, defina o Rótulo para Saldo Reconciliado Total.
  7. Clique em OK para salvar as configurações do gráfico.