Sobre Ajustes Reversos

Os ajustes reversos oferecem uma forma automatizada e eficiente de gerenciar o cancelamento de correspondências contendo um ajuste e que estão associadas a uma reconciliação fechada.

Um ajuste reverso é criado automaticamente quando uma transação que atende às seguintes condições tem a correspondência cancelada no sistema de origem:

  • O status da correspondência é Correspondência Confirmada ou Ajuste Confirmado
  • O Status da Extração do ajuste é Fechado

Quando essa transação não é correspondida, uma mensagem de aviso é exibida, indicando que isso resultará na criação de um ajuste reverso. Clique em Sim para prosseguir com a criação de um ajuste reverso.

Os detalhes da correspondência, como ID da Correspondência, valor do ajuste e outras informações relacionadas são adicionados ao histórico de auditoria. Os termos correspondência original e ajuste original estão associados ao ajuste sem correspondência. A coluna Status Reverso para o ajuste original é definido como Ajuste Reverso, indicando que um ajuste reverso foi criado para esse ajuste. O ajuste reverso tem o mesmo ID de correspondência da correspondência original, mas o Status de Extração é Aberto. O valor do ajuste também é igual ao ajuste original, mas com sinal oposto. Por exemplo, se o valor do ajuste original for 120,45, o valor do ajuste reverso será -120,45.

Confira um exemplo de correspondência confirmada, com ID de correspondência 240008 e ID de transação 200001, na guia Transações:


Ajuste na guia Transações com uma correspondência confirmada

A imagem a seguir mostra a guia Transações depois que uma operação de não correspondência criou um ajuste reverso para o ID de transação 200001. O ID da transação do ajuste reverso é 200002, mas o ID da Correspondência é o mesmo do ajuste original.


Guia Transações mostrando um ajuste reverso criado após Cancelar Correspondência

A Data Contábil do ajuste reverso é determinada com base na configuração do processo de correspondência:

  • Se a Data Contábil do ajuste reverso = Data de Correspondência, a Data Contábil do ajuste será definida como a data atual
  • Se a Data Contábil do ajuste reverso = última data contábil no grupo de correspondência, a Data Contábil do ajuste será definida como a Data Contábil do ajuste original.

Após a operação de cancelamento da correspondência, a transação sem correspondência será adicionada a Menos Não Correspondente, e o ajuste original será adicionado a Menos Correspondentes Em Trânsito. Qualquer comentário e anexo no ajuste original também será incluído no ajuste reverso. Os usuários podem modificá-los ou excluí-los depois, se necessário.

Note:

Não é possível alterar o status do ajuste original para aberto depois que um ajuste reverso é criado.

Note:

Apenas Administradores de Serviço podem excluir um ajuste reverso.

Para visualizar detalhes de um ajuste reverso, abra os detalhes da correspondência na guia Correspondências ou na guia Transações no cartão Correspondência. Os detalhes exibidos para o ajuste original e para o ajuste reverso são mostrados abaixo.

Detalhes da correspondência para um ajuste e seu ajuste reverso