Principais Perguntas Frequentes sobre Indexação de Conteúdo e Dados

As principais perguntas frequentes para indexar modelos semânticos e conteúdo do catálogo são identificadas neste tópico.

O que posso indexar?

Os administradores podem optar por indexar:

  • Modelos semânticos - área de assunto, nomes e valores de dimensões e nomes e valores de medidas. Você deve ser administrador para modificar as preferências de indexação do modelo semântico.
  • Conteúdo do catálogo - Pastas de trabalho, análises, painéis e relatórios. Você deve ser administrador para modificar as preferências de indexação do catálogo.
  • Conjuntos de dados baseados em arquivo - Você pode indexar um conjunto de dados baseado em arquivos para que os usuários especificados possam criar visualizações com os dados de um conjunto de dados. Ou você pode certificar um conjunto de dados baseado em arquivo para que os usuários especificados possam pesquisar seus dados na home page. Qualquer usuário pode definir um conjunto de dados baseado em arquivo para indexar ou certificar o conjunto de dados.

Consulte Configurar Indexação de Pesquisa de Modelo de Dados.

O que é um conjunto de dados certificado?

Qualquer usuário pode fazer upload de uma planilha para criar um conjunto de dados, e as planilhas submetidas a upload podem ter qualidade variável. Quando um usuário certifica um conjunto de dados compartilhado, ele confirma que o conjunto de dados contém dados bons e confiáveis que outros usuários podem pesquisar na home page. Quando você e os usuários aos quais foi concedido acesso aos conjuntos de dados pesquisam na home page, os dados em um conjunto de dados certificado são classificados com alta classificação nos resultados da pesquisa.

Com que frequência eu programo um crawling?

O índice é atualizado automaticamente conforme os usuários adicionam ou modificam conteúdo do catálogo. Por padrão, o crawling do catálogo e do modelo semântico é executado uma vez por dia. Em alguns casos, convém alterar esse padrão após a importação de um arquivo BAR, se a indexação automática não for executada ou se as atualizações de dados ocorrerem com menos frequência (por exemplo, mensalmente).

Posso indexar conteúdo em outros idiomas além do inglês?

Sim. Você pode indexar conteúdo em 28 idiomas.

  • Modelos semânticos e conteúdo do catálogo- Você pode gerar índices para vários idiomas ao mesmo tempo. Vá para a página Índice de Pesquisa e use Ctl-clique para selecionar um ou mais dos 28 idiomas disponíveis. Por exemplo, se a sede da sua empresa estiver nos Estados Unidos e você tiver escritórios na Itália, poderá escolher inglês e italiano para criar índices nos dois idiomas. Consulte Configurar Indexação de Pesquisa de Modelo de Dados.

  • Conjuntos de dados - Você pode indexar um conjunto de dados para um único idioma de cada vez. Vá até a caixa de diálogo Inspecionar relativa ao conjunto de dados e selecione um dos 28 idiomas disponíveis. Consulte Indexar um Conjunto de Dados.

Nota:

Caso seus dados estejam em inglês e o idioma do seu índice seja inglês, você não poderá procurar os dados em outro idioma, como francês. Por exemplo, caso seus dados incluam nomes de produto em inglês (como chair, desk, matches), você não poderá pesquisar usando nomes de produtos em francês (como chaise, bureau, alumettes).

Há considerações ao indexar áreas de assunto com tabelas grandes?

Você pode indexar qualquer tabela de tamanho, mas as tabelas grandes levam mais tempo para serem indexadas. Para grandes áreas de assunto que têm muitas tabelas ou tabelas grandes, indexe apenas as colunas que seus usuários precisarão procurar.

Como os arquivos de índice são compactos, é raro exceder o espaço de armazenamento que o Oracle Analytics reserva para indexação.

Como os resultados da pesquisa são ordenados?

Os resultados da pesquisa estão listados nesta ordem:

  1. Modelo semântico (camada semântica)
  2. Conjuntos de dados certificados
  3. Conjuntos de dados pessoais
  4. Itens de catálogo (pastas de trabalho, análises, painéis e relatórios)

Devo usar Não Indexar para proteger meus itens de catálogo?

Não. A Oracle não recomenda definir o campo Status de Crawling como Não Indexar como uma maneira de ocultar um item de catálogo dos usuários. Os usuários não verão o item nos resultados da pesquisa ou na home page, mas ainda poderão acessar o item. Em vez disso, use permissões para aplicar a segurança adequada ao item.

Como crio um índice com mais eficiência?

Para obter melhores resultados, indexe apenas as áreas de assunto, dimensões, itens de catálogo e conjuntos de dados de certificação que os usuários precisam encontrar. A indexação de todos os itens gera muitos resultados de pesquisa. A Oracle recomenda que você desmarque todos os itens de modelo semântico e de catálogo e, em seguida, selecione apenas os itens de que o usuário precisa. Você pode adicionar itens ao índice, conforme necessário.

Por que há muitas consultas distintas selecionadas no banco de dados durante a indexação?

É muito provável que seja porque a opção de indexação do modelo semântico está definida como Indexar. Quando você define essa opção como Indexar, metadados e valores são indexados, o que significa que durante a indexação as consultas distintas selecionadas são executadas para extrair os valores de dados de todas as colunas em todas as áreas de assunto configuradas para indexação.

Se a sobrecarga desse sistema não for aceitável ou se os usuários não precisarem de funcionalidade adicional para visualizar valores de dados na barra de pesquisa da Home page, vá para a Console, clique em Índice de Pesquisa e defina a opção de indexação como Indexar Metadados Somente. A definição dessa opção como Indexar Metadados Somente indexa, apenas, nomes de dimensão e medida, mas não executa consultas distintas selecionadas.