Entender a Configuração do Servidor de Impressora e Fax

Conheça o tipo da sua impressora antes de configurar o servidor de impressora ou fax.

Independentemente do sistema operacional, o destino da impressora pode ser qualquer servidor IPP. O servidor IPP pode ser a própria impressora, mas se ela não suportar IPP de forma nativa, você poderá configurar um servidor de impressão que suporte IPP (como CUPS) e estabelecer conexão do servidor de impressão com a impressora.

Para enviar um fax, configure o CUPS (Common Unix Printing Service) e a extensão fax4CUPS. Para obter informações sobre a configuração de servidores de impressão CUPS ou Windows IPP e como conectar impressoras a eles, consulte a documentação do fornecedor de software CUPS ou Windows IPP.

PDF é um formato de saída comum para relatórios de negócios. Todavia, alguns relatórios requerem a impressão direta do servidor de relatórios. Por exemplo, contracheques e faturas normalmente são impressos na forma de jobs batch programados. Algumas impressoras com Raster Image Processing compatível com PostScript Nível 3 podem suportar documentos PDF de forma nativa, mas ainda há muitas impressoras de uso comercial que suportam apenas PostScript Nível 2 e não podem imprimir documentos PDF diretamente.

Para imprimir documentos PDF diretamente, se sua impressora ou servidor de impressão não suportar a impressão em PDF:

  • Selecione um filtro - PDF para PostScript ou PDF para PCL.

  • Configure um filtro personalizado ou de terceiros.

Um filtro permite que você chame um utilitário de conversão para converter o PDF em um formato de arquivo suportado pelo seu tipo de impressora específico. Você só pode usar a conversão de PDF em PCL para requisitos de seleção de fonte na impressão de cheques. Para requisitos genéricos de impressão, use o filtro PDF para PostScript de nível 2.

A seleção do filtro PDF para PCL preenche automaticamente o campo Comando de Filtro. Você pode incorporar comandos PCL em modelos RTF para chamar os comandos PCL em uma posição específica na página PCL; por exemplo, para usar uma fonte instalada na impressora em relação a números de conta e números de identificação bancária em um cheque.

Você também pode chamar um filtro personalizado usando comandos do sistema operacional.

Para especificar um filtro personalizado, especifique a string de comando do sistema operacional com os dois espaços reservados para nome do arquivo de entrada e de saída, {infile} e {outfile}.

Isso será especialmente útil se você estiver tentando chamar impressoras IPP diretamente ou impressoras IPP no Microsoft IIS (Internet Information Service). Ao contrário do CUPS, esses servidores de impressão não convertem o arquivo de impressão para um formato que a impressora possa entender. Com a funcionalidade de filtro, você pode chamar qualquer um dos comandos nativos do sistema operacional para transformar o documento no formato que a impressora de destino pode compreender.

Por exemplo, para transformar um documento PDF em um formato PostScript, insira o seguinte comando PDF para PS no campo Comando de Filtro:

pdftops {infile} {outfile}

Para chamar uma configuração de impressora HP LaserJet em um Microsoft IIS a partir do Linux, você pode definir Ghostscript como filtro para transformar o documento PDF no formato que a HP LaserJet pode compreender. Para fazer isso, insira o seguinte comando Ghostscript no campo Comando de Filtro:

gs -q -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=laserjet -sOutputFile={outfile} {infile}

Para servidores de fax, você pode usar o filtro a fim de transformar o arquivo no formato (Tag Image File Format).