Selecionando um Nome de Serviço de Banco de Dados do Oracle Autonomous Data Warehouse

A seleção correta do nome do serviço de banco de dados predefinido é fundamental para estabelecer conexão com o Oracle Autonomous Data Warehouse. Saiba mais sobre os diversos nomes de serviço de banco de dados predefinidos e qual você deve escolher.

Quais são os nomes de serviço de banco de dados predefinidos?

O Oracle Autonomous Data Warehouse oferece três nomes de serviço de banco de dados para conexões no seguinte formato:
  • databasename_high - Recursos mais elevados, simultaneidade mais baixa. As consultas são executadas em paralelo.
  • databasename_medium - Menos recursos, maior simultaneidade. As consultas são executadas em paralelo.
  • databasename_low - O mínimo de recursos, o máximo de simultaneidade. As consultas são executadas de modo serial.

Esses nomes estão contidos no arquivo tnsnames.ora na wallet Oracle. Clique em Conexões do Banco de Dados na Console do Oracle Cloud Infrastructure para ver as strings.
Descrição de GUID-993E1C00-6FF1-4577-A8E2-CE15736B7C69-default.png segue
.png

Sobre Grupos de Consumidores no Oracle Resource Manager

Os nomes de serviço de banco de dados são mapeados para grupos de consumidores no Resource Manager, os quais limitam o número de conexões e consultas simultâneas que podem ser executadas no Oracle Autonomous Data Warehouse ao mesmo tempo (simultaneidade) e o número máximo de processos paralelos que são permitidos por consulta (parallel_degree_limit). Esses limites se baseiam no número de ECPUs ou OCPUs licenciadas e se o dimensionamento automático está ativado.

A tabela a seguir mostra amostras de valores de conexão simultânea para um banco de dados com 32 ECPUs, com o dimensionamento automático de ECPU desativado e ativado.

Nome do Serviço do Banco de Dados Número de Consultas Simultâneas com o Dimensionamento Automático de ECPU Desativado Número de Consultas Simultâneas com o Dimensionamento Automático de ECPU Ativado
high 3 9
medium 20 (0,63 × número de ECPUs) 60 (1,89 × número de ECPUs)
low Até 4.800 (150 x número de ECPUs) Até 4.800 (150 x número de ECPUs)

Escolhendo o Nome Ideal para o Serviço de Banco de Dados do Oracle Analytics

O maior número de consultas simultâneas que podem ser executadas para o serviço de banco de dados high é três sem dimensionamento automático e nove com o dimensionamento automático ativado. Esse limite pode ser atingido por três usuários conectados ao nome do serviço high de banco de dados em execução com uma consulta para cada ou três relatórios em um painel de controle do Oracle Analytics para um só usuário.

O nome do serviço low funciona melhor para a maioria das cargas de trabalho do Oracle Autonomous Data Warehouse com o Oracle Analytics. Contudo, para utilizar consultas paralelas, selecione o nome do serviço medium. O limite de grau de paralelismo para o nome do serviço low é um, o que significa sem paralelismo. Se você estiver conectado ao nome do serviço low, mesmo que o grau de paralelismo seja especificado no nível da tabela ou do índice, o grau de paralelismo será reduzido para um e a consulta não será executada em paralelo. O limite de grau de paralelismo (por consulta) para medium e high é igual a duas vezes o número de CPUs licenciadas.

Observação: A conexão com um banco de dados que faz parte do Oracle Fusion Analytics Warehouse (Fusion Analytics) requer o uso do nome do serviço low para permitir o número máximo de consultas simultâneas.

Monitorando instruções enfileiradas

Se o limite de número máximo de consultas simultâneas for atingido, as consultas em excesso serão enfileiradas. O Oracle Autonomous Data Warehouse oferece uma métrica para verificar se há instruções enfileiradas.

Selecione Ações de Banco de Dados e Painel de Controle de Banco de Dados na página Oracle Autonomous Data Warehouse da Console do Oracle Cloud Infrastructure.


Descrição de GUID-78C6AFF4-1BA2-404D-B1F8-42C67C8DCA41-default.png segue
.png

Selecione Hub de Desempenho e selecione Guia Monitoramento de SQL para ver o status da instrução enfileirada, que é exibido na forma de um relógio cinza. Neste exemplo, três consultas estão em execução com o nome do serviço high, uma está enfileirada e uma está em execução com o nome do serviço medium. A instrução enfileirada é executada quando uma das três consultas em execução com o nome do serviço high é concluída.


Descrição de GUID-AF649614-A214-42F7-AD17-7AC36DC40497-default.png segue
.png

Monitorando o paralelismo

Se o limite de grau de paralelismo for excedido, você verá o downgrade do DOP (degree of parallelism, grau de paralelismo) no relatório de monitoramento de SQL. O motivo do downgrade do grau de paralelismo de 353 significa que o Resource Manager fez downgrade da instrução por causa do limite máximo do grau de paralelismo.


Descrição de GUID-02DDFA21-7953-43C2-B78C-88F9F0C3392D-default.png segue
.png

Para o Oracle Database versão 18 e posteriores, os códigos de motivo do downgrade são descritos na seguinte tabela:

ID Códigos de Motivo
352 Downgrade do DOP por causa do DOP adaptativo.
353 Downgrade do DOP por causa do DOP máx. do gerenciador de recursos.
354 Downgrade do DOP por causa do número insuficiente de processos.
355 Downgrade do DOP por causa da falha de junção dos elementos secundários.

Evento de Espera de CPU do Resource Manager

Uma sessão aguardando a CPU ser alocada pelos incrementos do Resource Manager ao evento de espera de quantum resmgr:cpu. Para reduzir a ocorrência deste evento de espera, verifique se o nome do serviço low ou medium está sendo usado para a conexão do OAC ou aumente o número de CPUs alocadas para o ADW.

Para ver o número de esperas e o tempo de espera médio, analise os Eventos de Espera em Primeiro Plano no relatório do AWR (Automatic Workload Repository) para o evento de espera de quantum resmgr:cpu.

Neste exemplo, houve um total de 272 esperas, aguardando em média 588,91 milissegundos cada, para um tempo de espera total de 160 segundos. Foi determinado que o motivo foi que o nome do serviço de banco de dados high estava sendo usado para a conexão do OAC. Esses períodos de espera desapareceram quando o cliente alternou para o serviço medium, e a lentidão periódica do respectivo painel de controle foi resolvida.


Descrição de GUID-EA1878A7-1E60-47BA-989C-404AD8D7D7DE-default.png segue
.png

Dica ao Criar uma Conexão com o Oracle Autonomous Data Warehouse no Oracle Analytics

No Oracle Analytics, quando você define a conexão do Oracle Autonomous Data Warehouse usando a wallet da instância, o nome do serviço high é selecionado por padrão. Altere o nome para low ou medium para evitar limitar o número de conexões simultâneas.


Descrição de GUID-E576A8A9-5059-4EE1-815C-4A07A7FB27FA-default.png segue
.png