Muitos clientes enfrentam problemas de desempenho com aplicativos de data warehouse. Em alguns casos, as consultas SQL geradas pelo Oracle Analytics são complexas de analisar. Este tópico fornece algumas diretrizes sobre como analisar e minimizar problemas de desempenho que podem ser originados das consultas SQL geradas pelo Oracle Analytics.
Este tópico não abrange questões de desempenho causadas por problemas com sua rede, browser ou apresentação de relatório.
Analisar o Log de Consulta para o Oracle Analytics (Nível de Log 3 Necessário)
Para obter informações sobre como localizar este log ou entender o conteúdo, consulte Reunir e Analisar Logs de Consulta.
Analisar a Consulta de SQL Física
SELECT
e não tenham filtros aplicados (filtros reais, não condições de junção).REPORT_AGGREGATE
, count(distinct)...
), etapas de seleção, uma subconsulta no relatório, operadores definidos (UNION
), totais, subtotais, múltiplas views etc.Analisar o Plano de Execução
Analisar e Aperfeiçoar o Modelo de Dados para Reduzir o Volume de Dados Lidos
Por exemplo, se os usuários em sua maioria selecionarem dados do Ano, Trimestre ou Mês corrente, você pode dividir o fato em duas tabelas: atual e arquivado. No banco de dados Oracle, você também pode usar particionamento.
O volume de dados lidos não depende apenas do número de linhas em cada tabela. O volume da tabela depende também do número e do tamanho de suas colunas. Por exemplo, você pode dividir em duas uma tabela grande com 500 colunas; uma tabela com as 50 colunas usadas com mais frequência e a outra com as 450 colunas restantes que são raramente usadas.
Muitos problemas de desempenho no Oracle Analytics se originam de um design ruim, pois isso causa a geração de consultas SQL abaixo do ideal. Modificando o design, você pode melhorar as consultas SQL geradas pelo Oracle Analytics. Isso pode ter um grande impacto, não apenas no desempenho dos seus relatórios, mas também no volume de recursos usados no banco de dados.