Sobre Etapas de Seleção em Pastas de Trabalho

No Oracle Analytics, você pode usar etapas de seleção para especificar quais níveis ou membros de uma hierarquia você deseja exibir em visualizações de tabela comum ou tabela dinâmica que usem essa hierarquia.

As etapas de seleção são semelhantes a filtros. Contudo, em vez de filtrar para selecionar valores de uma coluna, elas permitem selecionar membros de uma hierarquia para participar da consulta. Você pode escolher quais níveis ou membros da hierarquia deseja manter, adicionar ou remover em sua seleção. Você pode adicionar quantas etapas de seleção forem necessárias, em todos os escopos de filtro, e elas são aplicadas em uma ordem específica.

Para obter informações sobre quais propriedades de filtro você pode configurar para etapas de seleção, consulte Propriedades do Filtro e Propriedades da Barra de Filtragem.

Hierarquias

O Oracle Analytics suporta o uso de etapas de seleção tanto para hierarquias baseadas em níveis quando hierarquias principal-secundário, inclusive aquelas com estruturas do tipo ignorar nível ou desbalanceadas.

Hierarquias baseadas em nível (hierarquias estruturais) - Nessas hierarquias, os membros do mesmo tipo ocorrem apenas em um nível único, enquanto os membros de hierarquias principal-secundário têm todos o mesmo tipo. Em hierarquias baseadas em nível, os níveis se estendem de um nível mais baixo a um mais alto, por exemplo, os meses podem se estender a um ano. Esses desdobramentos ocorrem sobre os elementos da hierarquia e abrangem relacionamentos de negócios naturais.

Hierarquias principal-secundário (hierarquias de valor) - Nessas hierarquias, os relacionamentos de negócios ocorrem entre membros distintos do mesmo tipo no mundo real, como o relacionamento gerente-funcionário em uma árvore hierárquica organizacional. As hierarquias principal-secundário não têm níveis denominados explicitamente. Não há um limite para o número de níveis implícitos em uma hierarquia principal-secundário.