Funções de Agregação

Funções de agregação executam operações sobre diversos valores para criar resultados de resumo.

A lista a seguir descreve as regras de agregação que estão disponíveis para colunas e colunas de medidas. A lista inclui também as funções que você pode usar ao criar itens calculados para análises.

  • Padrão — Aplica a regra de agregação padrão como no modelo semântico ou pelo autor original da análise. Não disponível para os itens calculados em análises.

  • Determinado pelo Servidor — Aplica a regra de agregação determinada pelo Oracle Analytics (como na regra definida no modelo semântico). A agregação é executada no Oracle Analytics para regras simples, como Soma, Mínimo e Máximo. Não está disponível para colunas de medida no painel Layout ou para itens calculados em análises.

  • Soma — Calcula a soma obtida pela adição de todos os valores no conjunto de resultados. Use para itens com valores numéricos.

  • Mín. — Calcula o valor mínimo (valor numérico mais baixo) das linhas do conjunto de resultados. Use para itens com valores numéricos.

  • Máx. — Calcula o valor máximo (valor numérico mais alto) das linhas do conjunto de resultados. Use para itens com valores numéricos.

  • Média — Calcula a o valor médio de um item do conjunto de resultados. Use para itens com valores numéricos. As médias em tabelas e tabelas dinâmicas são arredondadas para o número inteiro mais próximo.

  • Primeiro — No conjunto de resultados, seleciona a primeira ocorrência do item para medidas. Para itens calculados, seleciona o primeiro membro, de acordo com a exibição na lista Selecionado. Não disponível na caixa de diálogo Editar Fórmula da Coluna.

  • Último — No conjunto de resultados, seleciona a última ocorrência do item. Para itens calculados, seleciona o primeiro membro, de acordo com a exibição na lista Selecionado. Não disponível na caixa de diálogo Editar Fórmula da Coluna.

  • Contar — Calcula o número de linhas no conjunto de resultados que têm um valor não nulo para o item. O item geralmente é um nome de coluna, caso em que o número de linhas com valores não nulos para essa coluna será retornado.

  • Contar Distintos — Adiciona processamentos distintos à função Contar, o que significa que cada ocorrência distinta do item será contada apenas uma vez.

  • Nenhum — Não aplica agregação. Não disponível para os itens calculados em análises.

  • Total Baseado no Relatório (quando aplicável) — Se não estiver selecionado, especifica que o Oracle Analytics deve calcular o total com base em todo o conjunto de resultados, antes de aplicar qualquer filtro às medidas. Não disponível na caixa de diálogo Editar Fórmula da Coluna ou para itens calculados em análises. Disponível apenas para colunas de atributos.

Função Exemplo Descrição Sintaxe

AGGREGATE AT

AGGREGATE(sales AT year)

Agrega colunas com base em um ou mais níveis na hierarquia de modelo de dados que você especifica.

  • measure é o nome da coluna de medida.
  • level é o nível no qual você deseja agregar.

Você tem a opção de especificar mais de um nível. Não é possível especificar um nível de uma dimensão que contenha níveis que estão sendo usados como nível de medida para a medida que você especificou no primeiro argumento. Por exemplo, não será possível gravar a função como AGGREGATE(yearly_sales AT month) se month vier da mesma dimensão de tempo usada como nível de medida para yearly_sales.

AGGREGATE(measure AT level [, level1, levelN])

AGGREGATE BY AGGREGATE(sales BY month, region) Agrega uma medida com base em uma ou mais colunas de dimensão.
  • measure é o nome de uma coluna de medida a ser agregada.

  • column é a coluna de dimensão na qual você deseja agregar.
Você pode agregar medidas com base em mais de uma coluna.
AGGREGATE(measure BY column [, column1, columnN])

AVG

Avg(Sales)

Calcula a média de um conjunto numérico de valores.

AVG(expr)

AVGDISTINCT

 

Calcula a média de todos os valores distintos de uma expressão.

AVG(DISTINCT expr)

BIN

BIN(revenue BY productid, year WHERE productid > 2 INTO 4 BINS RETURNING RANGE_LOW)

Classifica uma determinada expressão numérica em um número especificado de buckets de largura igual. A função pode retornar o número do bin ou um dos dois pontos finais do intervalo de bin. numeric_expr é o atributo numérico ou de medida para o bin. BY grain_expr1,…, grain_exprN é uma lista de expressões que definem o nível de detalhe no qual a numeric_expr é calculada. BY é obrigatório para expressões de medida e é opcional para expressões de atributo. WHERE um filtro a ser aplicado a numeric_expr antes que os valores numéricos sejam designados aos bins INTO number_of_bins BINS é o número de bins a serem retornados BETWEEN min_value AND max_value são os valores mínimo e máximo usados para os pontos finais dos bins mais externos RETURNING NUMBER indica que o valor de retorno deve ser o número de bins (1, 2, 3, 4, etc.). Este é o padrão. RETURNING RANGE_LOW indica o valor inferior do intervalo de bin RETURNING RANGE_HIGH indica o valor superior do intervalo de bin

BIN(numeric_expr [BY grain_expr1, ..., grain_exprN] [WHERE condition] INTO number_of_bins BINS [BETWEEN min_value AND max_value] [RETURNING {NUMBER | RANGE_LOW | RANGE_HIGH}])

BottomN

 

Classifica os n valores mais baixos do argumento da expressão, de 1 a n, sendo que 1 corresponde ao menor valor numérico.

expr é qualquer expressão avaliada como valor numérico. integer é qualquer número inteiro positivo. Representa o número inferior das classificações exibidas no grupo de resultados; 1 é a classificação mais baixa.

BottomN(expr, integer)

COUNT

COUNT(Products)

Determina o número de itens com um valor não nulo.

COUNT(expr)

COUNTDISTINCT

 

Adiciona um processamento distinto à função COUNT.

expr é qualquer expressão.

COUNT(DISTINCT expr)

COUNT*

SELECT COUNT(*) FROM Facts

Conta o número de linhas.

CONT(*)

First

First(Sales)

Seleciona o primeiro valor retornado não nulo do argumento de expressão. A função First opera no nível mais detalhado especificado em sua dimensão definida explicitamente.

First([NumericExpression)]

Last

Last(Sales)

Seleciona o último valor retornado não nulo da expressão.

Last([NumericExpression)]

MAVG

 

Calcula uma média (baixa) de movimentação das últimas n linhas de dados no conjunto de resultados, inclusive da linha atual.

expr é qualquer expressão avaliada como valor numérico. integer é qualquer número inteiro positivo. Representa a média das últimas n linhas de dados.

MAVG(expr, integer)

MAX

MAX(Revenue)

Calcula o valor máximo (valor numérico mais alto) das linhas que satisfazem ao argumento de expressão numérica.

MAX(expr)

MEDIAN

MEDIAN(Sales)

Calcula o valor mediano (médio) das linhas que satisfazem ao argumento de expressão numérica. Quando houver um número par de linhas, o mediano é o meio de duas linhas. Esta função sempre retorna o dobro.

MEDIAN(expr)

MIN

MIN(Revenue)

Calcula o valor mínimo (valor numérico mais baixo) das linhas que satisfazem ao argumento de expressão numérica.

MIN(expr)

NTILE

 

Determina a classificação de um valor em termos de uma faixa especificada pelo usuário. Ela retorna inteiros para representar qualquer faixa de classificações. NTILE com numTiles=100 retorna o que em geral é chamado de "percentil" (com números que variam de 1 a 100, com 100 representando a classificação final superior).

expr é qualquer expressão que avalia para um valor numérico. numTiles é um número inteiro positivo não nulo que representa o número de quadros.

NTILE(expr, numTiles)

PERCENTILE

 

Calcula uma classificação percentual de cada valor que satisfaz o argumento de expressão numérica. As faixas de classificação percentual vão de 0 (0 por cento) a 1 (100 por cento).

expr é qualquer expressão que avalia para um valor numérico.

PERCENTILE(expr)

RANK

RANK(chronological_key, null, year_key_columns)

Calcula a classificação de cada valor que satisfaz ao argumento de expressão numérica. O número mais alto é designado a uma classificação igual a 1 e cada classificação sucessiva recebe o próximo número inteiro consecutivo (2, 3, 4,...). Se determinados valores forem iguais, eles receberão a mesma classificação (por exemplo, 1, 1, 1, 4, 5, 5, 7...).

expr é qualquer expressão que avalia para um valor numérico.

RANK(expr)

STDDEV

STDDEV(Sales) STDDEV(DISTINCT Sales)

Retorna o desvio padrão de um conjunto de valores. O tipo de retorno é sempre duplo.

STDDEV(expr)

STDDEV_POP

STDDEV_POP(Sales) STDDEV_POP(DISTINCT Sales)

Retorna o desvio padrão de um conjunto de valores que usa a fórmula computacional para variação de população e desvio padrão.

STDDEV_POP([NumericExpression])

SUM

SUM(Revenue)

Calcula6 a soma obtida com a soma de todos os valores que satisfazem ao argumento de expressão numérica.

SUM(expr)

SUMDISTINCT

 

Calcula a soma obtida pela adição de todos os valores distintos que correspondem ao argumento da expressão numérica.

expr é qualquer expressão que avalia para um valor numérico.

SUM(DISTINCT expr)

TOPN

 

Classifica os n valores mais altos do argumento da expressão, de 1 a n, sendo que 1 corresponde ao maior valor numérico.

expr é qualquer expressão avaliada como valor numérico. integer é qualquer número inteiro positivo. Representa o número superior de classificações exibidas no conjunto de resultados, 1 sendo a classificação mais alta.

TOPN(expr, integer)

Dicas sobre o Uso de Funções Agregadas

Eis aqui algumas dicas para obter os melhores resultados ao usar funções agregadas em suas pastas de trabalho.

Dicas:

  • First, Last. Evite usar as agregações First e Last com um tipo de gráfico de barras empilhadas 100%. A adição da data atual a By acrescenta granulação à consulta, que extrai todas as linhas da visualização mais a data atual. A função Last então retorna a última linha desse conjunto de resultados, que varia dependendo de como os dados são retornados pela origem.
  • Min - Use Min para calcular o menor valor em um conjunto de linhas. Para localizar o menor valor em um conjunto de colunas, use Evaluate. Por exemplo:

    evaluate('least(%1,%2,%3)',column date 1,date 2,date 3)