Sobre Propriedades de Parâmetro

As propriedades definidas para um parâmetro na pasta de trabalho são determinadas pela forma pela qual você deseja usá-lo e onde deseja usá-lo. Por exemplo, você pode definir diferentes propriedades para um parâmetro que deseja usar como controle de filtro em relação a um parâmetro que deseja usar em uma expressão.

Estas são as propriedades que você pode definir quando cria ou modifica um parâmetro:

Tipo de Dados

Especifica o tipo de dados que o parâmetro contém e os valores ou a faixa de valores que ele aceita. O tipo de dados também é usado para confirmar se o parâmetro é compatível e se todas as expressões foram geradas corretamente para o local em que você usa o parâmetro.

Formato

Fornece opções de formatação de data e hora. Esta propriedade está disponível para os tipos de dados Data, Hora e Timestamp.

Você pode usar o formato padrão, Automático, escolher entre as opções disponíveis ou definir um formato personalizado.

Permitir Seleção Múltipla

Determina se o parâmetro pode aceitar um valor inicial único ou diversos.

Após a ativação de diversos valores, use o campo Valor Inicial para especificar mais de um valor inicial ou gravar uma expressão SQL para fornecer valores iniciais. Quando o parâmetro inclui diversos valores iniciais e você usa o parâmetro como controle de filtro, o usuário pode escolher um ou mais valores iniciais.

Alias

Fornece um valor de exibição de substituição para o elemento de dados ou um valor de chave informado pelo parâmetro.

Muitos conjuntos de dados usam nomes não amigáveis para os elementos de dados. Use um alias para ajudar os usuários a entender o que é o elemento de dados. Por exemplo, em vez de LST_OR_DT, você pode criar um alias "Last Order Date" para tornar o nome do elemento de dados amigável ao usuário.

Use aliases para fornecer nomes amigáveis e mais familiares para que os usuários escolham entre os controles de filtro. Por exemplo, para um valor de dados 1, você pode fornecer o alias East Sales Region e, para um valor de dados 2, pode fornecer o alias West Sales Region.

Para ações de dados, use aliases em um parâmetro para transmitir um valor de chave e um valor de exibição. Assim, quando a pasta de trabalho de destino aplicar os valores do parâmetro de entrada, ela também aplicará os valores de exibição de entrada para cada valor de chave de entrada.

Formatar Números

Determina se os valores numéricos do parâmetro contêm os formatos de milhar e decimal. Esta opção está disponível para os tipos de dados Inteiro e Duplo.

Quanto a opção Formatar Números está ligada, os valores de parâmetro usam a formatação de número determinada pela definição de idioma do browser, por exemplo, 12,500 ou 12.500.

Quanto a opção Formatar Números está desligada, os valores de parâmetro não contêm formatação de número, por exemplo, 12.500.

Valores Disponíveis

Especifica a lista de valores que o parâmetro pode conter. Os valores disponíveis de um parâmetro são qualquer um, valor, coluna, uma consulta SQL Lógica e uma faixa de valores. Até 10.000 valores disponíveis podem ser armazenados no cache.

  • Selecione Qualquer um para permitir que os usuários digitem qualquer valor suportado pelo tipo de dados.

  • Selecione Valor para fornecer um ou mais valores entre os quais o usuário pode escolher. Se Permitir Diversos Valores estiver ativado, os usuários poderão escolher mais de um valor.

  • Selecione Coluna para escolher uma coluna da qual será extraída uma lista de valores. Ao selecionar esta opção, o campo de seleção de coluna exibe todas as colunas da área de assunto ou do conjunto de dados da pasta de trabalho (incluindo datas derivadas) e qualquer métrica e cálculo principal.

    As datas derivadas são colunas com diferentes níveis de granularidade, como Ano, Trimestre, Mês e Dia. O Oracle Analytics gera automaticamente colunas de data derivadas para qualquer coluna de Data, Horário ou Timestamp em conjuntos de dados.

  • Selecione Consulta SQL Lógica para digitar uma expressão SQL Lógica a fim de retornar um ou mais valores disponíveis. Você pode referenciar outros parâmetros dentro da expressão SQL Lógica. Após inserir uma expressão SQL Lógica, você poderá clicar no ícone Validar para validar a expressão.

  • Selecione Faixa para fornecer os valores inicial e final a fim de limitar o valor que um usuário pode escolher.

Impor Validação

Quando você cria ou modifica um parâmetro, essa opção compara o valor ou valores iniciais do parâmetro com a lista de valores disponíveis.

No runtime, essa opção valida se o valor ou valores de parâmetro especificados está(ão) incluído(s) na lista de valores disponíveis.

No design time, se no campo Valores Disponíveis você selecionar Valor, a ativação da opção Impor Validação fornecerá a lista de valores disponíveis no campo Valor Inicial.

Valor Inicial

O valor inicial é o valor padrão do parâmetro que é aplicado e exibido quando o usuário abre a pasta de trabalho.

  • Selecione Valor e deixe o campo de valor em branco quando não quiser aplicar um valor de parâmetro inicial padrão. Se você não especificar um valor inicial, todos os valores serão usados.

  • Selecione Valor e especifique um valor que deseja aplicar como o valor do parâmetro inicial padrão. Observe o seguinte:

    • Se você selecionou Permitir Seleção Múltipla, poderá especificar mais de um valor inicial, até 1.000 valores iniciais.

    • Caso tenha selecionado Impor Validação, poderá selecionar entre os valores especificados no campo Valores Disponíveis.

  • Selecione Primeiro Valor Disponível para aplicar e exibir o primeiro valor na lista de valores do parâmetro como o valor inicial padrão. Se você estiver trabalhando com uma coluna de atributo que contém letras, o primeiro valor será determinado pela lista retornada pela expressão SQL lógica. A lista retornada está sempre em ordem alfabética.

  • Selecione Consulta SQL Lógica para informar uma instrução SQL Lógica para extrair dinamicamente uma lista de valores da origem de dados. Você pode referenciar outros parâmetros dentro da expressão SQL Lógica. Após inserir uma expressão SQL Lógica, você poderá clicar no ícone Validar para validar a expressão.