Este tópico abrange dicas para trabalhar com blocos de inicialização e rastreamento de uso no Oracle Analytics.
Ativar Rastreamento de Uso
Quando a etapa inicial de otimizar blocos de inicialização da variável de sessão estiver concluída, ative o rastreamento de uso para blocos de inicialização a fim de entender melhor seu desempenho. Consulte Manter Blocos de Inicialização.
Os nomes de tabela para rastreamento de uso no OBIEE (Oracle BI Enterprise Edition) são mostrados neste tópico. Os nomes reais podem ser qualquer coisa, mas devem identificar o conteúdo de cada tabela, como PHYSICAL
, LOGICAL
ou INITBLOCK.
Ative o rastreamento de uso em Definições do Sistema e reinicie o BI (Business Intelligence) Server para iniciar o rastreamento de uso. Consulte Opções de Rastreamento de Uso.
Monitorar Blocos de Inicialização
Após ativar o rastreamento de uso, faça log-in no Oracle Analytics. Todos os blocos de inicialização da variável de sessão que não são diferidos são executados quando você faz log-in e preenche a tabela de rastreamento de uso do bloco de inicialização.
Usando o SQL Developer, o SQL*Plus ou outra ferramenta de entrada de SQL, execute a seguinte consulta na tabela de rastreamento de uso do bloco de inicialização usando um SESSION_ID
obtido de um log de sessão (por exemplo, -1883570176
).
SELECT USER_NAME, SESSION_ID, BLOCK_NAME, TO_CHAR(START_TS,'DD-MM-YYYY HH24:MI:SS') START_TIME, TO_CHAR(END_TS,'DD-MM-YYYY HH24:MI:SS') END_TIME FROM USAGE_TRACKING.S_NQ_INITBLOCK WHERE SESSION_ID = -1883570176 ORDER BY SESSION_ID, START_TS, END_TS
Não filtre usando USER_NAME
. Em vez disso, observe o START_TIME
e o USER_NAME
da linha de um log de sessão do seu interesse.
Filtre a consulta usando o SESSION_ID
associado ao USER_NAME
e, opcionalmente, o START_TIME.
A figura a seguir mostra o resultado da consulta em uma tabela.
.jpg
Esta tabela mostra que as chamadas SIGNING ON
e SIGNED ON
duram doze segundos. Em seguida, a chamada SIGNED OFF
mostra que o usuário fez logoff após 21 minutos de atividade. Os administradores podem ver exatamente quanto tempo está sendo utilizado e em que situações é necessário tomar uma medida corretiva.
SIGNING ON
SIGNED ON
SIGNED OFF
Nota:
Caso não esteja investigando problemas específicos de log-in, ignore os três blocos denominadosSIGNING ON
, SIGNED ON
e SIGNED OFF
. SESSION_ID
pode ser um número negativo. Há dois valores USER_NAME
distintos para o mesmo SESSION_ID
: BISystemUser e o nome real do usuário.Você pode especificar blocos de inicialização como diferidos. Eles são executados conforme necessário usando o nome de usuário original. Todos os blocos de inicialização da variável de sessão que não são diferidos são executados quando um usuário faz log-in e preenche a tabela de rastreamento de uso do bloco de inicialização. Eles são executados usando o nome de usuário BISystemUser.