Você pode escrever uma instrução SQL SELECT específica da origem para consultar os dados de uma conexão e criar uma tabela em um conjunto de dados. Essa opção de consulta manual está disponível para a maioria dos tipos de conexão.
Use a opção de consulta manual para criar tabelas quando você não quiser usar as tabelas de uma conexão no conjunto de dados, mas em vez disso, quiser direcionar informações específicas. Ou use a opção de consulta manual quando a conexão da origem de dados não fornecer uma listagem de esquema. A instrução SQL que você usa é determinada pelo tipo de conexão da origem de dados.
- Na Home page, clique em Navegador
e em Dados.
- Clique na guia Conjuntos de Dados.
- Localize o conjunto de dados que deseja abrir, clique em Ações e clique em Abrir.
Certifique-se de abrir um conjunto de dados que esteja baseado em tabelas de banco de dados. Estas são exibidas com o ícone de banco de dados

.
- Certifique-se de estar no Diagrama de Junção antes de continuar selecionando a guia Diagrama de Junção.
- No painel Dados, painel Conexões, localize e expanda a conexão que deseja consultar e localize a opção Consulta Manual..
- Arraste e solte a Consulta Manual no Diagrama de Junção para criar um shell de tabela.
- Clique duas vezes na tabela Consulta Manual.
- Confirme se a opção Digitar SQL está selecionada.
- No campo Instrução, informe a instrução SQL.
Na consulta SQL, especifique o alias para as colunas quando usar funções de agregação como MAX e MIN, para evitar erros de consulta. Por exemplo, especifique SELECT MAX(SYS_BOOKING_DATE) <Alias_Name> FROM <table_name>;
instead of using SELECT MAX(SYS_BOOKING_DATE) FROM <table_name>;
.
- Opcional: Clique em Obter Dados de Visualização para verificar se você está consultando os dados corretos.
- Clique em OK.
- Opcional: Para modificar a instrução SQL, vá para Guias da Página da Tabela e selecione a guia da tabela que você criou. Clique em Editar Definição e use o campo Instrução para editar a instrução SQL.