Ativar e Configurar Insights Contextuais para uma Visualização

Como autor de conteúdo, você pode ativar Insights Contextuais para visualizações individuais em uma tela e especificar quais colunas do seu conjunto de dados o algoritmo usa para identificar insights em potencial.

A propriedade Explicar Visualização é desativada por padrão quando você cria uma nova visualização. Você pode ativá-la para todos os tipos de visualização, com a exceção de Mosaico, Mapa e Matriz de Correlação. Quando a propriedade for ativada, os usuários poderão explorar os insights gerados automaticamente.

Você também pode especificar quais colunas do seu conjunto de dados deseja que o algoritmo de IA considere ao gerar insights. Você faz isso adicionando-as à seção Colunas Relacionadas do painel Gramática da sua visualização. Essas colunas são usadas somente pelo algoritmo Insights Contextuais e não são incluídas ou adicionadas à sua visualização original. Antes de permitir que outras pessoas explorem os Insights Contextuais gerados com base em suas seleções, reserve algum tempo para analisar os insights e fazer ajustes nas colunas relacionadas conforme necessário.

O algoritmo dos Insights Contextuais avalia as colunas relacionadas e identifica aquelas que mostram o maior contraste entre sua seleção e o restante dos dados na visualização, dentro do contexto de quaisquer filtros aplicados.

Você pode adicionar até 30 colunas relacionadas. Essas colunas podem ser atributos, métricas, colunas de data e horário ou cálculos. Contudo, o algoritmo só usa aquelas que considera elegíveis. Por exemplo, somente cálculos que usam funções simples como string ou conversão são considerados. Se você adicionar várias colunas de tipo de dados de data, apenas a primeira na sequência será considerada.

Para conjuntos de dados XSA (origens não baseadas na Área de Assunto), há uma opção padrão para deixar vazia a seção Colunas Relacionadas do painel Gramática. Nesse caso, os Insights Contextuais identificam automaticamente as colunas mais apropriadas a serem usadas para identificar insights. Entretanto, a Oracle recomenda que você adicione colunas relevantes para produzir insights significativos. Para áreas de assunto, você deve adicionar colunas relacionadas a fim de gerar Insights Contextuais para visualizações usando dados dessas áreas de assunto.

Ativar Insights Contextuais para uma Visualização

Como autor de conteúdo, ative Insights Contextuais para uma visualização.

Os Insights Contextuais são ativados para consumidores em Apresentar. Para desativá-los, consulte Especificar as Ações de Visualização da Pasta de Trabalho em Apresentar e cancele a seleção de Explicar Visualização.
  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. Em Visualizar, clique em uma visualização.
  3. Clique em Propriedades para abrir o painel Propriedades e, em seguida, clique em Funções Analíticas.
  4. Clique no campo Explicar Visualização e selecione Ativada.

  5. Clique em Salvar.

Configurar Insights Contextuais para uma Visualização

Como autor de conteúdo, especifique quais colunas deseja que o algoritmo dos Insights Contextuais considere ao gerar insights para uma visualização.

  1. Na Home page, passe o cursor do mouse sobre uma pasta de trabalho, clique em Ações e, em seguida, selecione Abrir.
  2. Em Visualizar, clique em uma visualização.
  3. Clique em Gramática para abrir o painel Gramática e role até Colunas Relacionadas.
  4. No painel Dados, arraste até Colunas Relacionadas as colunas que deseja que os Insights Contextuais usem.

  5. Clique em Salvar.
  6. Para testar se os Insights Contextuais funcionam conforme pretendido, selecione um ou mais pontos de dados na visualização, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Explicar Selecionado.