Criar um Conjunto de Dados com base em uma Conexão

Ao criar um conjunto de dados, você pode adicionar tabelas de uma ou mais conexões de origens de dados, adicionar junções e enriquecer dados.

Antes de criar o conjunto de dados, você pode verificar se as conexões necessárias da origem de dados já existem. Consulte Exibir Conexões Disponíveis.

Nota:

Você pode criar conjuntos de dados com várias tabelas da maioria das origens de dados. As exceções incluem Oracle EPM Cloud, Oracle Essbase ou Google Analytics.

  1. Na Home page, clique em Criar e em Conjunto de Dados.
  2. Na caixa de diálogo Criar Conjunto de Dados, selecione uma conexão.
  3. No editor Conjunto de Dados, vá para o painel Conexões e procure ou pesquise um esquema.
    As conexões com a propriedade Conexões do sistema selecionada não estão disponíveis para conjuntos de dados.
  4. Opcional: Se você quiser criar manualmente as junções de tabela do conjunto de dados, em vez de fazer com que o Oracle Analytics as crie automaticamente, desmarque o botão de alternância Junção Automática de Tabelas para desativar a criação de junções automáticas.
  5. Clique no esquema para exibir uma lista de suas tabelas. Arraste e solte as tabelas no Diagrama de Junção. Se você conhece a tabela de fatos, inclua-a primeiro, antes de incluir as tabelas de dimensão. A tabela de fatos deve ser a tabela mais à esquerda no Diagrama de Junção.
    Por padrão, o conjunto de dados que você está criando inclui todas as junções de tabela definidas na origem de dados. Se não houver junções na origem de dados, o Oracle Analytics identificará e adicionará junções.
  6. Opcional: Para adicionar dados de outras origens de dados, vá para o painel Conexões, clique em Adicionar e clique em Adicionar Conexão ou Adicionar Arquivo para selecionar e adicionar outra conexão ou outro arquivo ao conjunto de dados.
  7. Opcional: Se você adicionou outra conexão ou um arquivo, no painel Conexões, clique no esquema da nova conexão para abri-la e arraste e solte as tabelas no Diagrama de Junção.
  8. Opcional: Quando você arrasta e solta uma tabela para o Diagrama de Junção de algumas origens de dados, como áreas de assunto locais ou áreas de assunto do Fusion Applications Suite, nenhuma coluna é exibida. Vá para as Guias da Página da Tabela, clique na tabela da área de assunto e use o editor de transformação para especificar quais colunas devem ser incluídas na tabela. Clique em OK.
  9. No Diagrama de Junção, inspecione, modifique, adicione ou exclua junções.
    • Para inspecionar ou modificar uma junção, clique na junção para abrir o editor Junção e inspecione ou modifique o tipo de junção e as condições de junção.
    • Para adicionar uma junção, localize a tabela que você deseja unir, passe o cursor do mouse sobre ela para selecioná-la e, em seguida, clique para arrastá-la e soltá-la na tabela à qual você deseja uni-la. Abra o editor Junção para inspecionar ou atualizar o tipo e as condições de junção.
    • Para excluir uma junção, passe o cursor do mouse sobre o ícone de junção e clique em Excluir Junção.
  10. Clique em Salvar.
  11. Informe um nome e clique em OK.
  12. Para preparar os dados de uma tabela, vá para a linha da guia na parte inferior do editor de Conjunto de Dados e clique na guia da tabela. Como alternativa, no Diagrama de Junção, clique duas vezes na tabela ou clique com o botão direito na tabela e selecione Abrir.

  13. Use o editor de transformação para realizar qualquer transformação ou enriquecimento de dados. Clique em Salvar Conjunto de Dados.
  14. Para editar a definição de uma tabela, como colunas para inclusão ou exclusão e acesso a dados, no editor de transformação, clique em Editar Definição e faça as alterações. Clique em OK e, em seguida, clique em Salvar Conjunto de Dados.