Estrutura de Tema Básico

A estrutura básica de um tema inclui design, navegação e estilos especificados em pastas armazenadas no Oracle Content Management. Um tema faz parte do modelo de um site.

Quando um usuário seleciona um modelo para criar um novo site, os dados do tema associado são carregados automaticamente. Se você usar o Modelo Inicial JET ou o Modelo Inicial, o tema será automaticamente copiado em vez de referenciado. Como desenvolvedor, se você estiver usando o modelo inicial, talvez queira ter sua própria cópia do tema.

Um tema é organizado em uma estrutura de pastas e arquivos específicos, conforme ilustrado neste exemplo que mostra pastas e arquivos básicos:

    theme
         assets
             css
                 main.css
             js
                 topnav.js
         designs
             default
                design.css
                design.json
         layouts
         publish
         responsepages
             404.html
         viewport.json
         _folder.json
         _folder_icon.png
         components.json

Algumas pastas contêm tipos específicos de informações, inclusive as seguintes pastas:

  • assets: arquivos JavaScript, CSS (Cascading style sheet), imagens e outros arquivos de suporte que são referenciados pelos layouts.

  • designs: arquivos design.css e design.json, que são utilizados para especificar opções de estilo dos componentes.

  • layouts: arquivos HTML para modelos de página, que são utilizados para exibir páginas do site.

    Nota:

    Todos os arquivos HTML devem ter um elemento DOCTYPE no início do arquivo semelhante a este: <!DOCTYPE html>
  • publish: depois de um tema ter sido usado em um site publicado, esse diretório é listado e contém cópias dos arquivos. Esse diretório estará visível se você tiver sincronizado o tema usando o aplicativo de desktop, mas não estará incluído se você tiver exportado o tema como parte de um modelo.

  • responsepages: página especial para tratamento de erros (404).

    Nota:

    Se uma página de um site for sinalizada como Página de Erro, a mensagem de erro 404 do tema será ignorada e em seu lugar será utilizada a Página de Erro designada.
  • viewport.json: especifica as definições de Janela de Visualização do tema.

  • _folder.json: especifica o nome e o GUID do tema. Por exemplo:

    {
          "themeName":"MarketingCampaignTheme",
          "itemGUID":"TB79D65F699B022AC4E11F4D4EE870070A1ADD86BBBB"
    }

    O GUID é criado pelo Oracle Content Management quando o tema é primeiramente importado ou quando é copiado. O nome do tema é designado pelo desenvolvedor do tema durante a criação de um tema.

  • components.json: (Obsoleto.) Registra os componentes personalizados usados no tema. Só é mantido para fins de compatibilidade com versões anteriores.

Há dois arquivos de chave com os quais você trabalhará ao criar um novo tema. Esses arquivos definem os estilos dos componentes:

  • design.css

  • design.json

Uma boa prática seria colocar as informações de navegação em um arquivo JavaScript; por exemplo, um arquivo chamado nav.js. A pasta /assets/js/ do tema é um bom local para esse tipo de arquivo.