Como Trabalhar com Instruções

As instruções controlam a lógica de uma expressão.

Há dois tipos de instruções:

  • As instruções Return retornam um valor. Para que uma instrução return seja válida, o resultado deverá corresponder ao tipo de dados da propriedade para a qual a expressão está sendo definida.
  • As instruçõesIf especificam uma lista de instruções a serem executadas quando sua condição é verdadeira. Para que uma instrução If seja válida, o resultado deverá corresponder a um valor booliano. Você pode usar instruções Else e Else If para expandir a condição.

Para inserir uma instrução:

  1. Na seção Instruções da paleta, arraste uma instrução até o editor ou clique em inserir instrução e seleciona a instrução na lista suspensa.

    Você pode inserir uma instrução em qualquer lugar onde haja uma seta azul no editor. Quando você adiciona uma instrução ao editor, uma barra azul vertical é adicionada ao editor para indicar um bloco de instruções. Você pode aninhar instruções dentro de outras instruções, e cada instrução é indicada por uma barra azul.

  2. Selecione objetos e operadores para a sua expressão. Após selecionar um objeto, você pode selecionar os atributos ou métodos do objeto. Consulte Como Trabalhar com Objetos e Operadores
  3. Para remover um bloco de instruções, clique em remover instrução no bloco de instruções e selecione Remover

Quando você começa a selecionar campos em uma instrução, o termo de expressão é contornado em vermelho para indicar que não é válido. Não é possível salvar uma expressão até que todas as instruções dessa expressão sejam válidas, conforme o seguinte.

  • Instruções If devem ser avaliadas de acordo com um valor booliano.
  • Instruções Return devem retornar o tipo de dado esperado:
    • Para transformações de propriedade e propriedades derivadas, o tipo de dado esperado é o tipo de dado da propriedade que está sendo transformada ou derivada. Consulte Propriedades.
    • Para validações personalizadas, o tipo de dado esperado é um valor Booliano.