C Glossário

aplicativo

Um aplicativo do Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management é um conjunto relacionado de dimensões, segmentos ou conjuntos de valores usados para atender a um conjunto específico de requisitos operacionais, analíticos ou de geração de relatórios.

adaptador de aplicativo

Um adaptador de aplicativo consiste no registro, nas associações, nas validações, nas importações e nas exportações de um tipo de aplicativo específico dentro no Cloud EDM.

tipo de aplicativo

Um tipo de aplicativo é uma categoria que define o produto representado pelo aplicativo externo. Por exemplo, Planning e Universal são exemplos de um tipo de aplicativo.

grupo de aprovação

Um grupo de aprovação consiste em usuários ou grupos atribuídos a uma política como aprovadores. O usuário que configura a política determina se os usuários e grupos podem aprovar a solicitação simultaneamente ou se eles devem aprovar em uma ordem específica.

método de aprovação

Um método de aprovação determina se as aprovações são seriais ou paralelas. Se seriais, um aprovador por vez aprova em uma ordem especificada. Se paralelas, todos os aprovadores podem aprovar em qualquer ordem e ao mesmo tempo.

política de aprovação

Uma política de aprovação consiste nas configurações e nos grupos configurados para aprovar alterações em um aplicativo, uma dimensão, um conjunto de hierarquias ou um tipo de nó. Um usuário com a permissão Proprietário no nível de política (aplicativo, dimensão , conjunto de hierarquias ou tipo de nó) pode configurar políticas de aprovação.

destinatário

Um destinatário é o usuário que atualmente tem a solicitação atribuída a ele. Somente um usuário pode ser atribuído por vez.

associação

As associações são criadas entre dimensões e pontos de vista em um aplicativo do Oracle Enterprise Data Management Cloud para garantir que os objetos de dados associados cumpram os requisitos de um aplicativo externo.

chaves de associação

As chaves de associação são criadas durante o registro do aplicativo para controlar as regras de associação e as restrições de importação e exportação da associação para uma dimensão.

tipo de associação

Especifica se uma associação é do tipo Nó ou do tipo Hierarquia. As associações do tipo nó representam pontos de vista com uma lista sem formatação de nós que usam conjuntos de nós de lista. As associações do tipo hierarquia representam pontos de vista com um conjunto estruturado de nós que usam conjuntos de nós de hierarquia.

objeto de dados associado

Um objeto de dados associado é um objeto usado pelo aplicativo externo. As alterações feitas em um objeto associado afetam diretamente o aplicativo externo quando a dimensão é exportada. Quando você faz uma importação para uma dimensão existente, os dados contidos na cadeia de dados associada são afetados.

política de confirmação

As políticas de confirmação fornecem um estágio de revisão final durante o qual os itens de solicitação são analisados e confirmados por um usuário especificado na política de confirmação para aplicar uma segregação de deveres.

conexão (específica do aplicativo)

Permite que você compartilhe dados de um aplicativo específico no Oracle Enterprise Data Management Cloud para um aplicativo externo específico. As conexões específicas do aplicativo não podem ser reutilizadas em outros aplicativos.

conexão (global)

As conexões globais permitem que você compartilhe dados com aplicativos externos usando extrações. Você também pode usar uma conexão global em várias extrações, mas cada extração só pode usar uma conexão global.

restrição

As restrições permitem que você imponha regras de dados específicas (como exclusividade de nome) em dimensões e tipos de nó em um aplicativo.

colaborador

Um colaborador é um usuário ou um grupo que enviou, reatribuiu, aprovou ou adicionou um anexo ou um comentário a uma solicitação.

dados

Dados é um termo genérico usado para fazer referência a objetos ou informações quando não é necessário denotar detalhes específicos. For exemplo, quando você importa um aplicativo, dados são importados.

acesso aos dados

O acesso aos dados determina as ações que um usuário com a permissão Participante pode executar e as propriedades que ele pode ver e atualizar.

cadeia de dados

Uma cadeia de dados consiste nos objetos usados para preencher uma dimensão. A cadeia de dados pode incluir um ou mais tipos de nó, um conjunto de hierarquias (se você estiver utilizando nós relacionados), um conjunto de nós e um ponto de vista.

gerente de dados (função)

Como Gerente de Dados, você é analista ou supervisor de dados. Você carrega dados e gerencia a qualidade dos dados. Por exemplo, você pode importar dimensões, fazer comparações, executar validações e resolver problemas de dados.

exibição padrão

A exibição padrão é criada durante o registro e é associada a um aplicativo externo.

dimensão

Uma dimensão organiza informações de negócios. Em geral, uma dimensão contém hierarquias de nós relacionados e pode conter nós de diferentes tipos. Por exemplo, um aplicativo com uma dimensão Ano normalmente inclui nós de cada período de tempo, como trimestres e meses.

Nota:

Em alguns aplicativos financeiros, uma dimensão pode ser chamada de conjunto de valores, plano de contas ou segmento de plano de contas.

tipo de dimensão

Os tipos de dimensão são específicos do tipo de aplicativo e definem as características de dimensão com base no tipo de aplicativo externo. Por exemplo, para aplicativos do Financial Consolidation and Close, os tipos de dimensão são Conta, Entidade, Movimento e Personalizada. O tipo de dimensão controla propriedades, validações e outras características, como tipo de associação (hierarquia ou tipo de nó).

dados empresariais

Os dados empresariais são organizados e gerenciados no Cloud EDM. Eles podem incluir dados mestres, domínios, dimensões, hierarquias, dados de referência, configurações de aplicativos, métricas, medidas, classificações de negócios e taxonomias de negócios.

exportação

As exportações são mecanismos específicos do tipo de aplicativo que movem dados do Cloud EDM para um sistema de destino externo. Elas são controladas por meio do registro do aplicativo, associações e chaves de associação.

mapeamento de exportações

Exporta dados para uma ou mais chaves de mapeamento.

expressão

Uma expressão consiste em uma ou mais linhas de lógica, chamadas de instruções, que podem ser usadas para definir uma lógica de negócios personalizada.

termo de expressão

Um termo de expressão contém objetos e operadores que são avaliados de acordo com um valor.

aplicativo externo

Aplicativo externo é um aplicativo como o Planning, que reside totalmente fora do Cloud EDM.

extração

As extrações permitem que você recupere dados de um ponto de vista dentro de uma dimensão para um arquivo formatado ou uma conexão global. As extrações podem ser configuradas ​​pelos usuários e usar dados vinculados e não vinculados.

hierarquia

Uma hierarquia define relacionamentos entre nós. A estrutura em hierarquia estabelece relacionamentos familiares entre os nós, como pai, filho, irmão, descendente e antecessor.

conjunto de hierarquias

Um conjunto de hierarquias é um grupo de nós relacionados a uma estrutura hierárquica que pode ter um ou mais nós superiores.

nós compartilhados implicitamente

Quando um nó que tem descendentes ocorre em mais de uma posição em uma hierarquia, após a ocorrência inicial do nó, todas as demais ocorrências dele na hierarquia serão consideradas como nós implicitamente compartilhados.

importação

Importação é um processo no qual o administrador importa dados de um aplicativo externo para preencher os nós, propriedades e relacionamentos de hierarquia de uma dimensão.

herança

Fornece uma maneira de definir um valor padrão para uma propriedade com base na posição de um nó em uma estrutura de hierarquia recuperando o valor do respectivo ancestral mais próximo que tem um valor definido.

convidado

Um convidado é um usuário ou grupo que atualmente foi convidado a aprovar uma solicitação.

lista

Uma lista é um grupo de nós sem uma estrutura hierarquia. As listas podem conter nós de um ou mais tipos. Por exemplo, as listas podem ser usadas para representar conjuntos de valores do segmento de contas em um razão geral, em uma lista de contatos ou contas em um aplicativo de front-office.

literais

Literais são valores constantes que você insere manualmente em uma expressão.

local

O local é a posição completa de um nó em uma hierarquia. Quando um nó está em vários lugares em uma hierarquia, cada um terá um local exclusivo. O local é o nó combinado com a cadeia antecessora completa.

bloqueio na confirmação

Um parâmetro de propriedade que especifica que a propriedade só pode ser atualizada em um nó recém-adicionado. Se essa opção estiver ativada, depois que a solicitação para adição de um nó for confirmada, o valor da propriedade será bloqueado e não poderá mais ser atualizado.

conjunto de pesquisas

Os conjuntos de pesquisas são pares de chave-valor que permitem transformar um conjunto de valores de propriedades em outro conjunto de valores.

associação de mapeamento

Uma associação de mapa permite que tipos de nós sejam mapeados de dimensões em diferentes aplicativos de origem para uma dimensão em um aplicativo de destino.

chaves de mapeamento

Especifica os tipos de nó de origem mapeados para tipos de nó de destino e define o nome de um local para exportar os dados de mapeamento.

dados mestres

Os dados mestres são uma fonte única de dados de negócios comuns usados entre vários aplicativos.

Um nó é uma instância de uma entidade de negócios do mundo real. Os nós podem ser usados para representar uma conta, um centro de custo, uma entidade legal, um produto etc. Os nós podem ser exibidos em listas ou hierarquias.

conjunto de nós

Um conjunto de nós é um grupo de nós destinados a um objetivo de negócios específico. Um conjunto de nós utiliza um conjunto de hierarquias para gerenciar uma hierarquia de nós ou tipos de nó para gerenciar listas de nós.

tipo do conjunto de nós

Determina se um conjunto de nós é do tipo Lista ou Hierarquia. Os conjuntos de nós do tipo lista fazem referência a um ou mais tipos de nó. Os conjuntos de nós do tipo hierarquia fazem referência a um conjunto de hierarquias, que define os tipos de nó do conjunto de nós.

tipo de nó

Um tipo de nó classifica e gerencia nós com base em características de negócios comuns. Os tipos de nó são associados a dimensões; cada nó é designado a um tipo de nó. Os nós são identificados por um nome exclusivo e uma descrição. Por exemplo, o nome do nó pode ser "1000" e a descrição do nó pode ser "Cash Account".

conversor de tipo de nó

Os conversores de tipos de nó permitem comparar, localizar, alinhar e arrastar e soltar nós de diferentes tipos em dois pontos de vista diferentes.

política de notificação

As políticas de notificação permitem que proprietários de aplicativos ou dimensões notifiquem usuários específicos sobre solicitações concluídas enviadas para outros usuários.

objeto

Um objeto é um elemento em uma expressão que representa um valor.

operador

Os operadores executam comparações lógicas em uma expressão.

proprietário (função)

Como proprietário, você é responsável por um aplicativo de negócios ou uma área de assunto em sua organização e gerencia várias áreas funcionais no Cloud EDM.

permissões

As permissões protegem o acesso a aplicativos, dimensões, objetos de cadeia de dados e dados. Existem três níveis de permissão: Proprietário, Gerente de Dados e Participante. Para a permissão Participante, você também pode atribuir acesso aos dados. Consulte acesso aos dados.

nível de política

O nível de política é o objeto de dados em que uma política de aprovação está definida. As políticas de aprovação podem ser definidas nestes níveis: aplicativo, dimensão, conjunto de hierarquias e tipo de nó.

lógica posicional

Lógica que descreve a posição hierárquica de um nó, como antecessor, pai, filho ou inferior.

propriedade

Uma propriedade é uma característica de um objeto. Os nós têm propriedades identificadoras como nome e descrição. Os nós nas hierarquias podem ter propriedades de nós e de relacionamentos. As propriedades do nó descrevem características referentes ao nó em si, enquanto as propriedades do relacionamento descrevem atributos de relacionamento contextualizados.

tipo de dados da propriedade

O formato de armazenamento de dados para o valor de uma propriedade (por exemplo, Booliana, data, string ou timestamp).

padrão da propriedade

As propriedades podem ser configuradas para não ter um padrão ou para ter um padrão especificado ou derivado. Isso é gerenciado no inspetor de propriedades e configurado durante o registro do aplicativo com base no tipo de aplicativo, no tipo de dimensão e na propriedade.

nível da propriedade

Determina onde os valores da propriedade são definidos. Para propriedades no nível do nó, os valores de propriedade definidos se aplicam a esse nó em todos os locais e pontos de vista. Para propriedades no nível do relacionamento, os valores de propriedade definidos são exclusivos para relacionamentos pai-filho específicos em um conjunto de hierarquias.

parâmetros de propriedade

Os parâmetros de propriedade base são a configuração inicial de uma propriedade no processo de registro do aplicativo. Você pode alterar o valor de um parâmetro base para um tipo de nó ou aplicativo específico adicionando uma substituição para esse parâmetro no nível do tipo de nó ou do aplicativo.

racionalização

A racionalização garante que os dados sejam representados de forma consistente entre vários aplicativos.

dados de referência

Os dados de referência são valores permitidos reutilizados com frequência, como códigos postais e abreviações de estados.

registro

Um registro é um processo no qual o administrador especifica as dimensões e propriedades a serem usadas com base em um aplicativo externo para criar uma cadeia de dados, uma exibição padrão e um aplicativo do Cloud EDM. O registro do aplicativo também especifica outras configurações necessárias para o tipo de aplicativo. Por exemplo, os registros do aplicativo Oracle Planning and Budgeting Cloud especificam os tipos de plano usados pelo aplicativo.

relacionamento

Uma conexão entre dois nós no Cloud EDM usada para a organização de nós pai-filho em um conjunto de hierarquias.

solicitação

Uma solicitação é o mecanismo para atualizar dados. As alterações nos dados são organizadas em itens da solicitação.

item da solicitação

Um item de solicitação é um grupo de ações de alteração para um nó específico. Um item de solicitação pode conter uma ou mais ações de alteração.

ação de item de solicitação

Operações (como adicionar, inserir, atualizar, mover, remover ou excluir) que são executadas em um item em uma solicitação. Você pode criar um filtro em uma assinatura ou em uma política para uma ação de item de solicitação para que, por exemplo, apenas ações específicas gerem uma solicitação de assinatura.

estágio da solicitação

O estágio da solicitação refere-se à posição de uma solicitação no workflow da aprovação. Uma solicitação pode estar em um destes estágios: Enviar, Aprovar ou Fechado.

status da solicitação

O status da solicitação consiste no status da solicitação: Rascunho, Em Andamento, Retornada, Chamada novamente, Concluída ou Rejeitada.

administrador de serviço (função)

Como Administrador de Serviço, você é um líder técnico. Você cria e administra os componentes de serviço do Enterprise Data Management. Por exemplo, você pode gerenciar a segurança do usuário, criar e migrar aplicativos e configurar manutenção e backups.

nós compartilhados

Nós que existem abaixo de diferentes pais em um conjunto de hierarquias ou em um ponto de vista.

instrução

Uma instrução em uma expressão é uma informação distinta que controla a lógica de uma expressão. Há três tipos de instruções: instruções Se, instruções Retornar e Comentários.

assinatura

As assinaturas permitem que você compartilhe dados entre pontos de vista inscrevendo um ponto de vista de destino em um ponto de vista de origem. Quando uma atualização é feita no ponto de vista de origem, uma solicitação é gerada automaticamente para fazer a mesma alteração no ponto de vista de destino.

emissor

O emissor é o usuário que enviou uma solicitação. Há um emissor para uma solicitação. Esse usuário precisa, pelo menos, da permissão Emissor em todos os objetos na solicitação.

modelo

Os modelos permitem que você armazene configurações do aplicativo em um arquivo off-line para ser usado em outros ambientes do Oracle Enterprise Data Management Cloud.

objeto de dados desassociado

Um objeto de dados desassociado é um objeto que não é utilizado pelo aplicativo externo, mas que pode ser usado para modelar e avaliar possíveis alterações nas dimensões. Os objetos desassociados não são atualizados pelo processo de importação. Eles podem ser indiretamente afetados por alterações em outros objetos da cadeia de dados.

usuário (função)

Como Usuário, você é um usuário comercial ou auditor. Você exibe ou modifica dados e pode aprovar solicitações ou alterações de auditoria feitas por outros usuários. Por exemplo, você pode navegar pelos dados nas exibições ou enviar e aprovar alterações usando solicitações.

validação

As validações preservam a integridade dos dados e impõem a lógica de negócios no Oracle Enterprise Data Management Cloud.

nível de validação

O nível de validação é o objeto de dados ao qual uma validação é aplicada em uma validação personalizada. O nível de validação pode ser no tipo de nó ou no conjunto de hierarquia.

exibição

As exibições apresentam a você uma coleção de listas e/ou de hierarquias para uma atividade ou um contexto específico, como a manutenção de entidades. As exibições consistem em um ou mais pontos de vista nos quais você pode atualizar dados. A exibição padrão é criada quando você registra um aplicativo. Uma exibição de manutenção é criada para necessidades de negócios específicas.

ponto de vista

Os pontos de vista fornecem um subconjunto de nós para você trabalhar. Por exemplo, os pontos de vista podem representar diferentes centros de custo que requerem manutenção entre os aplicativos, tais como aplicativos financeiros e aplicativos de planejamento.

tipo de ponto de vista

Determina se um ponto de vista é do tipo Lista ou Hierarquia. O tipo do ponto de vista é determinado pelo conjunto de nós a que o ponto de vista faz referência.