Validações Personalizadas

As validações personalizadas permitem adicionar uma lógica de negócios personalizada para impor regras de dados aos seus aplicativos, tipos de nó, conjuntos de hierarquia e às suas dimensões.

Vídeos

Sua meta Assistir a este vídeo

Saiba como criar e trabalhar com validações personalizadas.

ícone de vídeo Como Criar e Trabalhar com Validações Personalizadas

Considerações

  • Você deve ter a permissão Proprietário ou Gerente de Metadados em pelo menos uma dimensão para criar, editar ou excluir uma validação personalizada.
  • As validações de tipo de nó são executadas para todos os nós em um ponto de vista por tipo de nó.
  • Validações de conjunto de hierarquia são executadas para todos os nós no ponto de vista, desde que o ponto de vista seja uma hierarquia.
  • As validações são executadas no estado dos nós depois que uma solicitação é executada (ou seja, como o nó parecerá depois do commit da solicitação). Não é possível executar uma validação no estado de um nó antes de uma solicitação ser executada.
  • As validações são impostas quando uma solicitação é enviada, aprovada, tem commit realizado ou uma validação é executada. A seguinte tabela descreve quais validações personalizadas são executadas quando validações são realizadas em diferentes contextos:
    Contexto de Validação Execução de Validações
    Valida uma solicitação Validações personalizadas são executadas para itens de solicitação que atendam ações de disparador ou propriedades de disparador
    Validar um ponto de vista com uma solicitação aberta Validações personalizadas são executadas para todos os nós no ponto de vista, incluindo os itens de solicitação
    Validar ponto de vista fora de uma solicitação Validações personalizadas são executadas para itens de solicitação que atendam propriedades de disparador, mas não ações de disparador

Exemplo de Validação Personalizada

Neste exemplo, adicionamos uma validação ao tipo de nó Conta no aplicativo Corporate Planning que afirma que todos os nomes de nó devem começar com o mesmo caractere que o pai do nó. A captura de tela a seguir mostra a validação personalizada que criamos.


captura de tela do tipo de nó da conta com descrição complementar

A validação tem esta definição:

  • O indicador Habilitado é definido como Verdadeiro.
  • A expressão retorna um valor Verdadeiro caso o nome do nó inicie com o mesmo caractere que o primeiro caractere no nome do pai do nó, e com o valor Falso caso não inicie.
  • As ações do disparador da validação são Adicionar e Renomear, e a propriedade do disparador é Nome.
  • Uma mensagem de falha indica que a validação falha no nó da conta caso não inicie com o mesmo caractere que seu nó pai.

Para testar uma validação, vamos tentar enviar uma solicitação que adicione um nó ao tipo de nó Conta cujo nome comece com um caractere diferente do primeiro caractere do seu pai. Nesse caso, no nó pai OFS_Total Revenue, tentaremos adicionar um nó chamado Receita do Projeto.


captura de tela mostra o erro de validação

Quando enviamos a solicitação, obtemos um erro de validação de que o nome do nó deve começar com o mesmo caractere que seu nó pai.