As variáveis de substituição atuam como espaços reservados globais para informações que mudam regularmente. As variáveis de substituição são especialmente úteis para desenvolver e comunicar projeções contínuas. Quando você seleciona variáveis de substituição como membros no formulário, seus valores têm por base informações geradas dinamicamente. Por exemplo, você pode definir o membro do mês atual na variável de substituição CurMnth
para que, quando o mês mudar, não seja necessário atualizar manualmente o valor de mês no formulário.
Nota:
Quando você abre ou calcula valores em formulários, o aplicativo substitui as variáveis de substituição por valores atribuídos a eles.
É possível criar e atribuir valores a variáveis de substituição no aplicativo. Essas variáveis de substituição são então disponibilizadas no aplicativo quando você seleciona membros para um formulário.
As variáveis de substituição precisam ser adequadas ao contexto nos formulários. Por exemplo, é possível selecionar uma variável de substituição denominada CurrQtr
com o valor Qtr2 como membro da dimensão Período. Não é válido selecionar uma variável de substituição denominada CurrYr
para a dimensão Anos caso o seu valor seja Fev. Você pode definir variáveis de substituição no nível de aplicativo ou cubo.
A mesma variável de substituição pode existir em mais de um nível; o aplicativo usa o primeiro nível encontrado pesquisando na seguinte ordem:
Cubo
Aplicativo
Você pode selecionar entre as variáveis de substituição se elas estiverem ativadas para runtime prompts em regras de negócios e se seus valores corresponderem a um conjunto de membros no runtime prompt de uma regra de negócios.
O aplicativo verifica a validade das variáveis de substituição quando elas são usadas (por exemplo, quando o formulário é aberto). Ele não realiza a verificação quando você cria os formulários. Dessa forma, será necessário testar as variáveis de substituição salvando e abrindo os formulários.
Para especificar as variáveis de substituição em formulários: