cloneEnvironment

Clona o ambiente atual e, opcionalmente, artefatos do domínio de identidade (atribuições de funções predefinidas e de usuários), registros do Data Management, registros de auditoria, registro do Console de Jobs, conteúdo das caixa de entrada e de saída e instantâneos armazenados. Este comando é uma alternativa para o uso do recurso Clonar Ambiente na Migração.

Note:

  • Account Reconciliation: após a clonagem, as configurações do aplicativo de destinoAccount Reconciliation serão redefinidas para os valores padrão. Se você quiser reter as configurações do aplicativo alvo, exporte-as do ambiente de origem, por meio do comando exportARApplicationProperties. Em seguida, após a conclusão da clonagem, importe as propriedades do aplicativo para o ambiente de destino, por meio do comando importARApplicationProperties.
  • Gerenciamento de dados: a clonagem dos registros do gerenciamento de dados pode demorar se as tabelas intermediárias contiverem uma quantidade muito grande de registros. Da mesma forma, a clonagem de conteúdo das caixas de entrada e saída e dos instantâneos armazenados pode demorar um tempo considerável, principalmente se eles contiverem um grande número de dados.
  • Ambientes legados: a clonagem mantém a versão atual do Oracle Essbase, conforme apresentamos nos seguintes cenários:
    • Cenário 1: você está clonando um ambiente legado de origem que usa uma versão do Essbase incompatível com Cubos híbridos em um ambiente legado de destino que usa uma versão do Essbase compatível com Cubos híbridos. Nesse cenário, o Essbase no ambiente de destino passa por downgrade para ser compatível com a versão no ambiente de origem.
    • Cenário 2: você está clonando um ambiente legado de origem que usa uma versão do Essbase compatível com Cubos híbridos em um ambiente legado de destino que usa uma versão do Essbase incompatível com Cubos híbridos. Nesse cenário, o Essbase no ambiente de destino passa por upgrade para ser compatível com a versão no ambiente de origem.
    • Cenário 3: você está clonando um ambiente legado de origem que usa uma versão do Essbase incompatível com Cubos híbridos em um ambiente legado de destino do EPM Standard Cloud Service ou do EPM Enterprise Cloud Service que, por padrão, usa uma versão do Essbase compatível com Cubos híbridos. Nesse cenário, o Essbase no ambiente de destino não passa por downgrade para ser compatível com a versão no ambiente de origem.
  • Planning: talvez a clonagem não funcione se o processo de negócios Planning contiver um membro do período pré-implantado que foi substituído por um membro do período personalizado. Por exemplo, você renomeou o YearTotal membro do período como unused_YearTotal e, depois, adicionou um membro do período de outro tipo com o nome original do membro do período pré-implantado (YearTotal nesse exemplo). Nesse cenário, talvez a clonagem do ambiente não aconteça.
  • Ao executar esse comando: execute o comando após a manutenção diária programada dos ambientes de origem e de destino.

    A manutenção diária dos ambientes de origem e destino não pode ser iniciada enquanto o processo de clonagem estiver em execução. A manutenção diária é executada em seu próximo horário agendado depois que o processo de clonagem tiver terminado ou estiver encerrado após 36 horas.

Se esse comando for executado enquanto o instantâneo do ambiente de origem estiver sendo gerado; por exemplo, durante a manutenção diária, você receberá o erro File not found.

Para obter informações detalhadas sobre esses tópicos, consulte Clonagem de Ambientes do EPM Cloud em Administração da Migração para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Aplica-se a

Planning, Módulos do Planning, FreeFrom, Financial Consolidation and Close, Tax Reporting, Account Reconciliation, Profitability and Cost Management, Enterprise Profitability and Cost Management, Oracle Enterprise Data Management Cloud, Narrative Reporting, Sales Planning e Strategic Workforce Planning.

Funções Necessárias

Administrador de Serviço

A função Administrador de domínio de identidade é necessária para clonar usuários e funções predefinidas.

Uso

epmAutomate cloneEnvironment TARGET_USERNAME TARGET_PASSWORD TARGET_URL [SnapshotName=NAME] [UsersAndPreDefinedRoles=true|false] [DataManagement=true|false] [appAudit=true|false] [jobConsole=true|false] [storedSnapshotsAndFiles=true|false] [DailyMaintenanceStartTime=true|false], onde:

Note:

  • O parâmetro dataManagement não se aplica a ambientes do Oracle Enterprise Data Management Cloud e do Narrative Reporting.

    Clone registros do Data Management somente se os ambientes de origem e de destino estiverem na mesma atualização mensal ou se o ambiente de destino estiver em uma atualização mais nova que a do ambiente de origem. Por exemplo, você só pode clonar registros do Data Management 22.01 para um ambiente com a atualização 22.01 ou para um ambiente com a atualização 22.02.

  • O parâmetro jobConsole aplica-se somente ao Planning, Módulos do Planning, Formato Livre, Financial Consolidation and Close, Tax Reporting, Enterprise Profitability and Cost Management, Sales Planning e Strategic Workforce Planning.
  • O parâmetro appAudit aplica-se somente ao Planning, Módulos do Planning, Formato Livre, Enterprise Profitability and Cost Management, Sales Planning e Strategic Workforce Planning.

    Por padrão, informações de auditoria para o Financial Consolidation and Close e o Tax Reporting são incluídas no instantâneo.

  • Se o parâmetro dataManagement, jobConsole ou appAudit não for aplicável a um ambiente, o EPM Automate ignorará o valor que você especificar.
  • TARGET_USERNAME é o ID de um Administrador de Serviço no ambiente de destino. Você deve usar o nome de usuário do domínio de identidades de destino (não o nome de usuário do SSO). Se você planeja clonar atribuições de funções e de usuário no ambiente de destino, esse usuário precisará ter também a função Administrador do Domínio de Identidade.
  • TARGET_PASSWORD é o local do arquivo de senha criptografado do usuário identificado por TARGET_USERNAME.
  • TARGET_URL é o URL do ambiente que será o ambiente clonado.
  • SnapshotName, opcionalmente, é o nome de um instantâneo que deve ser usado para clonagem. Este instantâneo deve estar presente no ambiente de origem. O padrão é Artifact Snapshot, que usa o instantâneo da última manutenção para clonar o ambiente.
  • UsersAndPreDefinedRoles, opcionalmente, identifica é para clonar usuários e as respectivas atribuições de funções predefinidas (os grupos de Controle de Acesso sempre são clonados). O padrão é false.

    Para que essa opção funcione, o usuário identificado por TARGET_USER_NAME precisa ter a função Administrador do Domínio de Identidade no ambiente de destino.

    Não será possível importar usuários e suas funções predefinidas caso um usuário que não seja Administrador do Domínio de Identidades e clone um ambiente após marcar essa caixa de seleção. O seguinte erro é registrado no Relatório de Status da Migração: Falha ao importar o Artefato <artifact_name> do Diretório Externo . O usuário <user_name> não tem autorização para fazer essa operação. O usuário precisa ter a função de Administrador do Domínio de Identidades para fazer essa operação.
    • Se você não estiver importando usuários e um usuário no instantâneo de origem não estiver atribuído a uma função predefinida no ambiente de destino, um erro (EPMIE-00070: Falha na localização do usuário durante a importação de funções atribuídas) será exibido.
    • A atribuição de função Administrador do Domínio de Identidades não está clonada. Os usuário apenas com a atribuição de função Administrador do Domínio de Identidades não estão clonados para o ambiente de destino.

      Os usuários atribuídos a uma combinação da função Administrador do Domínio de Identidades e funções predefinidas no ambiente de origem estão clonados, mas atribuídos apenas às respectivas funções predefinidas no ambiente de destino. Esses usuários não terão a função Administrador do Domínio de Identidades no ambiente de destino.

    • As alterações nas funções predefinidas do usuário serão atualizadas com base nas funções atribuídas no instantâneo de origem. No entanto, as atribuições de função no destino não serão removidas para correspondência com as do instantâneo de origem. Por exemplo, suponha que jdoe seja atribuído à função predefinida Usuário Avançado no ambiente de destino, mas tenha somente a função Usuário no instantâneo de origem. Nesse caso, esse comando atribui jdoe à função Usuário e não remove a atribuição da função Usuário Avançado no ambiente de destino.
    • Esse comando não excluirá usuários existentes do ambiente de destino se eles não existirem no instantâneo de origem. Por exemplo, jdoe tem uma conta no ambiente de destino, mas essa conta não está presente no instantâneo de origem. Nesse caso, a conta de jdoe no ambiente de destino não será excluída.
    • Esse comando adiciona usuários que não existem no ambiente de destino; ele não atualiza propriedades do usuário atual no ambiente de destino mesmo se elas forem diferentes no instantâneo de origem. Por exemplo, se o sobrenome de jdoe no instantâneo de origem for grafado diferentemente no ambiente de destino, a alteração não será feita no ambiente de destino. Uma senha aleatória é atribuída a novos usuários no ambiente de destino. Os novos usuários receberão e-mails de ativação da conta solicitando que eles alterem as senhas.
    • Esse comando não altera senhas de usuários existentes no ambiente de destino mesmo se elas forem diferentes no instantâneo de origem.
  • dataManagement=true|false, opcionalmente, clona os registros do Data Management no ambiente de origem para o ambiente de destino. O padrão é true, que clona os registros do Data Management. Defina esse valor como false caso não queira clonar os registros do Data Management.
  • appAudit=true|false, opcionalmente, clona os registros de auditoria no ambiente de origem para o ambiente de destino. O padrão é true, que clona os dados do aplicativo de auditoria. Defina esse valor como false caso não queira clonar dados de auditoria do aplicativo no ambiente de destino.
  • jobConsole=true|false, opcionalmente, clona os registros do Console no ambiente de origem para o ambiente de destino. O padrão é true. Defina esse valor como false caso não queira clonar os registros do Console de Jobs.
  • storedSnapshotsAndFiles, opcionalmente, identifica se o comando deve clonar o conteúdo das caixas de entrada e saída e os instantâneos armazenados. O padrão é false.

    Note:

    Apenas as pastas de nível superior na caixa de entrada e na de saída são clonados; as subpastas não. Se você precisar reter o conteúdo das subpastas, faça o backup desse conteúdo para um computador local e faça o upload dele para o ambiente de destino.
  • DailyMaintenanceStartTime, opcionalmente, define a hora inicial de manutenção do ambiente de destino clonado como a hora do ambiente de origem. O padrão é true. Para manter a hora de início da manutenção atual do ambiente de destino, defina esse valor como false.

Exemplos

  • Clonar o ambiente, as atribuições de funções predefinidas e de usuários, os dados de auditoria, os registros do console de jobs e os registros do Data Management. Além disso, altere a hora de início do ambiente de destino para a mesma do ambiente de origem:

    epmAutomate cloneEnvironment serviceAdmin Password.epw https://test-cloudpln.pbcs.us1.oraclecloud.com UsersAndPreDefinedRoles=true

  • Clonar o ambiente, inclusive o conteúdo das caixas de entrada e saída e os instantâneos armazenados, mas não as atribuições de funções predefinidas e de usuários, os registros do Data Management, os dados de auditoria e os registros do Console de Jobs, sem alterar a hora de início da manutenção do ambiente de destino:

    epmAutomate cloneEnvironment serviceAdmin Password.epw https://test-cloudpln.pbcs.us1.oraclecloud.com DataManagement=false appAudit=false jobConsole=false storedSnapshotsAndFiles=true DailyMaintenanceStartTime=false

  • Clonar todo o ambiente (atribuições de funções predefinidas e de usuários, dados de auditoria, registros do Console de Jobs, conteúdo das caixas de entrada e saída, instantâneos armazenados e registros do Data Management) usando um instantâneo personalizado. Além disso, altere a hora de início do ambiente de destino para a mesma do ambiente de origem:

    epmAutomate cloneEnvironment serviceAdmin Password.epw https://test-cloudpln.pbcs.us1.oraclecloud.com UsersAndPreDefinedRoles=true storedSnapshotsAndFiles=true SnapshotName=SampleSnapshot