Conexão com a Instância de Computação Usando Putty

Você pode se conectar a uma instância em execução usando uma conexão SSH (Secure Shell) ou de Área de Trabalho Remota. A maioria dos sistemas no estilo UNIX inclui um cliente SSH por padrão. Sistemas com Windows 10 e Windows Server 2019 devem incluir o Cliente OpenSSH, que você precisa se criou a instância usando as chaves SSH geradas pelo Oracle Cloud Infrastructure. Para outras versões do Windows, é possível conectar-se à linha de comando usando um cliente SSH gratuito chamado PuTTY, disponível em http://www.putty.org.

Antes de começar, você precisará das seguintes informações para se conectar à instância:

  • O endereço IP público da instância. Você pode obter o endereço na página Detalhes da Instância no Console. Abra o menu de navegação e clique em Computação. Em Computação, clique em Instâncias. Em seguida, selecione sua instância. Como alternativa, é possível usar as operações ListVnicAttachments e GetVnic da API de Serviços Principais.
  • O nome de usuário padrão para a instância. Se você usou uma imagem de plataforma para Linux, CentOS ou Windows para iniciar a instância, o nome de usuário será opc. Se você usou uma imagem de plataforma Ubuntu para iniciar a instância, o nome de usuário será ubuntu.
  • Para instâncias Linux: O caminho completo para a parte da chave privada do par de chaves SSH que você usou quando iniciou a instância. Para obter mais informações sobre pares de chaves, consulte Gerenciamento de Pares de Chaves em Instâncias Linux.
  • Para instâncias do Windows: Se estiver se conectando à instância pela primeira vez, será necessária a senha inicial da instância. É possível obter a senha na página Detalhes da Instância no Console.

Para se conectar à instância de computação:

  1. Inicie o PuTTY.

  2. Na página Básicas, em Nome do Host, informe o endereço IP público que você copiou e salvou na criação da instância de computação.

  3. Em Número da porta, deixe o valor padrão 22.

    Imagem mostra a página de informações básicas.

  4. Em Conexão, em Dados e em Nome de usuário de login automático, digite opc.

    O usuário opc pode executar operações que exigem acesso raiz ao nó de computação, como fazer backup ou aplicar patches; esse usuário pode usar o comando sudo para obter acesso raiz à instância de computação.

    Imagem mostra a página de informações básicas.
  5. Em Conexão, em Proxy e em Tipo de Proxy, selecioneHTTP.

  6. Em Nome de host do proxy, informe o endereço do servidor proxy do cliente.

  7. Em Número da porta, deixe o número da porta como 80.

    Imagem mostra a página Base.

  8. Em Conexão, expanda +SSH e selecione Auth.

  9. No Arquivo de chave privada para autenticação, informe a chave privada que você recebeu na criação da instância de computação.

    Você também pode clicar em Imagem mostra o ícone Períodos. e navegar até a chave privada que salvou.

    Imagem mostra a página Básicas.

  10. Clique em Abrir para iniciar a instância de computação.

    No exemplo a seguir, o agente já foi instalado na instância de computação e foi iniciado.

    Imagem mostra a instância de computação conectada pelo Putty.