Limitações e Comportamentos para Relatórios e Objetos Compartilhados

Antes de trabalhar nos relatórios e objetos compartilhados, você precisa analisar a lista de limitações e comportamentos.

Table 8-1 A lista de limitações e comportamentos para relatórios e objetos compartilhados:

Relatórios e Objetos Compartilhados Limitações e Comportamentos
Relatórios Compartilhados
  • Um relatório compartilhado não pode ter objetos vinculados apontando para outro relatório compartilhado.

  • Um relatório compartilhado não pode ser escolhido como um relatório para um link de Conteúdo de Detalhamento.

  • Você pode gerar um relatório de instantâneos de um relatório compartilhado, da mesma forma que um instantâneo gerado usando um relatório regular.

  • Se um relatório compartilhado estiver ausente ou se um objeto compartilhado de um relatório compartilhado for excluído, ao editar o relatório assinante, será retornado um erro de validação indicando que o objeto compartilhado está ausente.

  • Relatórios compartilhados podem ser renomeados ou movidos para um local diferente. Nesse caso, os links para os objetos compartilhados inseridos nos relatórios assinantes são retidos.

  • Em implantações do Narrative Reporting, você não pode adicionar ou incluir uma Nota em um relatório compartilhado.

  • Relatórios compartilhados não podem ser inseridos em Pacotes de Relatórios, Livros ou Definições de Intermitência.

  • Você não pode usar um relatório compartilhado de uma Biblioteca Remota para inserir objetos compartilhados em relatórios.

Inserção de Objetos

Não é possível inserir um objeto compartilhado em um relatório que tenha um objeto com o mesmo nome do objeto compartilhado sendo inserido.

Por exemplo, se o seu relatório tiver uma grade existente chamada Grade 1, você não poderá inserir uma grade compartilhada chamada Grade 1.

Grades
  • Ao inserir uma grade compartilhada que tenha referências a outra grade no relatório compartilhado (fórmulas entre grades ou funções de texto em um segmento de texto), a outra grade deverá ser inserida ao mesmo tempo. Se a outra grade não for inserida, você poderá receber um erro de validação para a fórmula inválida ou as referências da função de texto.

    Nota: Se o relatório tiver uma grade existente com o mesmo nome da grade referenciada, a grade do relatório existente será referenciada pela fórmula entre grades ou pela função de texto.

  • Você não pode mudar a origem de dados para as grades compartilhadas inseridas. É preciso desvincular a grade ou fazer a mudança no objeto de origem no relatório compartilhado de origem.

  • Uma grade compartilhada salva com os links de Conteúdo de Detalhamento mantém os links quando a grade é inserida em um relatório.

Ponto de Vista e Seleções Compartilhadas
  • Seleções e opções de POV são incluídas na grade no relatório assinante, a menos que já exista uma grade no relatório assinante. Nesse caso, as seleções e as opções de POV da grade existente serão usadas. Nessa situação, uma dimensão de POV da grade compartilhada será usada apenas se a dimensão não estiver presente no relatório assinante.

  • Se uma dimensão de POV da grade compartilhada for definida para ser uma Dimensão Global nas opções de POV, ela poderá ser alterada para Local, se necessário, desabilitando a Dimensão Global em Opções de POV. Se uma dimensão de POV da grade compartilhada for definida como Local, não poderá ser alterada e sempre permanecerá no Local.

  • As Seleções Salvas, caso existam na grade compartilhada, são incluídas na grade no relatório assinante, a menos que haja uma Seleção Salva com o mesmo nome já existente no relatório assinante.

    Nota: Você pode desvincular a Seleção Salva compartilhada no Seletor do Membro. A Seleção Salva local não tem mais um link para o relatório compartilhado de origem.

Gráficos
  • Se um gráfico compartilhado for originado por uma grade oculta no relatório compartilhado, a grade oculta será inserida automaticamente como oculta no relatório assinante.

  • Para obter um gráfico compartilhado inserido com uma grade diferente, você precisa desvincular o gráfico para torná-lo editável, a fim de alterar a grade de origem.

  • Você não pode excluir a grade de origem para um gráfico compartilhado inserido. Um erro de validação será recebido.

Caixas de Texto
  • Funções de texto em uma caixa de texto compartilhada inserida que tem referências de grade não resolvidas (por exemplo, uma função de texto que faz referência a Grade 1, quando a grade não existe no relatório assinante) retornarão um erro de validação até que a referência da grade seja resolvida.

  • Ao inserir uma caixa de texto compartilhada, que está configurada como uma caixa de texto Nota, em um relatório, o POV Nomeado da caixa de texto Nota também será inserido no relatório assinante, a menos que já exista um POV Nomeado com o mesmo nome no relatório assinante.

    Nota: Você pode desvincular o POV Nomeado compartilhado pelo Gerenciador de POV Nomeado. Isso essencialmente duplica o POV Nomeado no relatório e oculta o POV Nomeado compartilhado. O POV Nomeado local não tem mais um link para o relatório compartilhado de origem.

Permissões de Acesso
  • Ao inserir objetos compartilhados em um relatório, somente os relatórios compartilhados aos quais o Designer de Relatórios tem acesso estarão listados.

  • Ao editar um relatório assinante com objetos compartilhados inseridos, caso o Designer de Relatórios não tenha acesso ao relatório compartilhado de origem, ainda será possível acessar o objeto compartilhado no relatório assinante. Além disso, quem visualiza os relatórios não precisa de acesso ao relatório compartilhado de origem para acessar objetos compartilhados em um relatório assinante.

Integração com Pacotes de Relatório

Relatórios assinantes contendo objetos compartilhados podem ser inseridos em um pacote de relatórios como doclets de referência ou doclets (somente pacotes de relatório em PDF). Se os relatórios assinantes forem inseridos no pacote de relatórios como vinculados (ao relatório na Biblioteca), os objetos compartilhados permanecerão vinculados ao seu relatório compartilhado de origem. Se os relatórios assinantes forem inseridos como desvinculados ou armazenados no pacote de relatórios, os objetos compartilhados serão desvinculados de seu relatório compartilhado de origem.