Introdução ao Agrupamento

Com o agrupamento, é possível calcular, agrupar e formatar dimensões aninhadas em um segmento de dados de linha ou coluna.

Um agrupamento pode conter somente um segmento de linha ou coluna de dados. Porém, é possível incluir opcionalmente um ou mais segmentos de fórmula, texto e/ou separador. Esses segmentos que não são de dados podem estar antes e/ou depois do segmento de dados. Por exemplo, você pode adicionar um segmento com a fórmula SOMA após o segmento de dados para calcular subtotais de cada combinação de dimensão aninhada. Também é possível adicionar um segmento de texto antes do segmento de dados com uma função de texto para exibir o nome ou o alias do membro atual no agrupamento.

Você pode adicionar um agrupamento se houver pelo menos duas dimensões nas linhas ou colunas. É possível adicionar mais agrupamentos se houver outras dimensões.

Por exemplo, na grade a seguir com as dimensões Entidade e Segmento, cada região da Entidade (América do Norte, América Latina) é agrupada com as seleções de Segmento com um cabeçalho de grupo (linha de texto), membros do Segmento, uma fórmula de linha para somar os Segmentos de cada região da Entidade e uma linha de separador após cada total.


imagem de introdução ao agrupamento

informações de design da grade

Ao assistir a este vídeo, você aprenderá a usar o agrupamento nas grades para calcular, agrupar e formatar dimensões aninhadas em um segmento de dados de linha ou coluna.

ícone de vídeo -- Agrupando Dimensões em Grades.

Um agrupamento pode conter um segmento de dados de linha ou coluna e, opcionalmente, linhas ou colunas de fórmula para definir totais e subtotais, linhas ou colunas de texto para títulos de grupos e linhas ou colunas separadoras para espaços em branco entre agrupamentos.