Sobre os Componentes

As regras de negócios e os modelos podem incluir diversos tipos de componentes.

  • Componentes de Fórmula — instruções de cálculo que você pode gravar ou projetar usando membros, funções e instruções condicionais

  • Componentes de Script — apenas instruções de scripts de cálculo.

  • Componentes de Condição — instruções condicionais (ou seja, instruções If...Then) que são verdadeiras ou falsas.

  • Componentes de Blocos de Membros — Contêm um membro que você especifica.

  • Componentes de Intervalos de Membros (ou loops de metadados) — Contêm listas de membros de metadados (por exemplo, listas de contas).

  • Componentes de Loops Fixos — Contêm loops de metadados que, por exemplo, percorrem uma lista de membros de metadados, como contas.

  • Componentes de Loop de Metadados — (somente para usuários de modelos personalizados) Contêm um ou mais parâmetros que você pode aplicar aos filhos de uma dimensão pai.

  • Componentes de Atribuição DTP — (somente usuários de modelos personalizados) Contêm as solicitações em tempo de design e as condições definidas para elas.

É possível criar componentes de fórmula e script, independentemente das regras e dos modelos em que eles são usados. Como eles são objetos independentes, você pode abri-los, salvá-los, editá-los, excluí-los e exportá-los de dentro da Exibição de Sistema.

Ao contrário dos componentes de fórmula e script, você precisa criar os outros tipos de componentes de dentro das regras e modelos. Não é possível abri-los, salvá-los, excluí-los ou exportá-los, independentemente das regras e modelos aos quais eles pertencem.

Nota:

À medida que cria componentes, pode ser que você queira deixar abertos os componentes, as regras de negócios, modelos e variáveis com os quais está trabalhando. O Calculation Manager exibe esses objetos em uma interface com guias, de maneira que você possa percorrer as guias facilmente enquanto cria componentes. É possível ter até dez guias abertas no Calculation Manager, mas a Oracle recomenda abrir no máximo dez objetos ao mesmo tempo para otimizar o desempenho.