Sobre Variáveis

As variáveis assumem valores definidos para elas. Elas são usadas em componentes conforme você projeta regras de negócios e modelos.

Você pode criar variáveis das seguintes maneiras:

  • Clique em Botão Designer de Variáveis para iniciar o Designer de Variáveis.
  • Crie variáveis de dentro de uma regra, um script, uma fórmula ou um modelo, de qualquer local em que a caixa de diálogo Seletor de Variável esteja disponível.

    Por exemplo:

    • Abra uma regra e depois arraste um componente Intervalo de Membros.
    • Clique em Botão Selecionar ao lado de uma dimensão e depois selecione Variável.
    • Na caixa de diálogo Selecionar Variável, clique em Criar para criar uma variável.

Quando você cria uma variável, ela é criada no nível que você escolhe: global, aplicativo, tipo de plano ou regra de negócios. Se a mesma variável nomeada for criada em cada nível, a variável de nível mais baixo será usada na regra. Por exemplo, se você criar uma variável Global chamada vMês e uma variável de tipo de plano chamada Mês, as regras usarão a variável do tipo de plano.

Há dois tipos de variáveis:

  • Execução — quando a regra de negócios é iniciada, o cálculo definido para a variável é executado. É possível usar variáveis de execução em componentes de script ou loops fixos.

  • Substituição — Quando você estiver projetando ou iniciando a regra de negócios, a variável será substituída dentro de um cálculo. É possível usar variáveis de substituição em qualquer componente.

    Você pode criar vários tipos de variáveis de execução e substituição. As variáveis que você pode criar diferem, dependendo do tipo de aplicativo com o qual você está trabalhando e do fato de você estar criando uma variável de execução ou de substituição.

    Nota:

    Para regras não groovy, variáveis do tipo membro ou membros são os únicos tipos de variáveis suportadas para cubos Planejamento do tipo Opção de Armazenamento Agregado (ASO).

Você pode criar variáveis que solicitam que os usuários insiram informações quando eles estiverem iniciando uma regra de negócios. Essas variáveis de solicitação em tempo de execução solicitam aos usuários informações, como membros, texto, datas ou números. As solicitações informam aos usuários qual tipo de dados é esperado.

Por exemplo:

  • Selecione um mês.

  • Insira o número esperado de visitas de clientes por trimestre.

  • Especifique que alteração de porcentagem nos ganhos você espera no mês seguinte.

Há quatro objetos do banco de dados com que você pode associar uma variável, dependendo do tipo de aplicativo para o qual uma variável está sendo criada. Uma variável pode existir em vários objetos ao mesmo tempo e pode possuir o mesmo nome em cada objeto.