Criação de Conjunto de Regras de Negócios

Você pode criar um conjunto de regras de negócios nas exibições de Filtro, Personalizada, Sistema e Implantação e nos Designers de Conjuntos de Regras e de Modelos.

Para criar um conjunto de regras de negócios:

  1. Clique com o botão direito do mouse em Conjuntos de Regras e selecione Novo.
  2. Na caixa de diálogo Novo Conjunto de Regras, informe um nome e selecione um tipo de aplicativo e um aplicativo e clique em OK.

    Se você estiver adicionando um conjunto de regras da Exibição de Sistema, o tipo de aplicativo e o aplicativo serão preenchidos automaticamente.

  3. Em Objetos Existentes, arraste as regras e conjuntos de regras existentes e solte-os no fluxograma.

    Os conjuntos de regras do Planning podem conter regras e conjuntos de regras criados e implantados em diferentes aplicativos.

  4. Execute uma das seguintes tarefas:
    • Para alterar a ordem das regras no conjunto de regras, clique nas setas para cima ou para baixo ou clique com o botão direito do mouse na regra e selecione Mover para Cima ou Mover para Baixo.

    • Para remover uma regra do conjunto de regras, clique com o botão direito do mouse na regra e selecione Remover.

    • Para abrir uma regra de negócios para edição, clique com o botão direito do mouse na regra e selecione Abrir.

  5. Em Propriedades, especifique as propriedades para o conjunto de regras.

    No Designer de Conjunto de Regras, se você selecionar uma regra dentro do conjunto de regras que está criando, suas propriedades serão exibidas em Propriedades, não nas propriedades do conjunto de regras.

    Selecione Habilitar Execução Paralela se desejar que as regras e os conjuntos de regras do conjunto de regras sejam iniciados simultaneamente. Por padrão, as regras e os conjuntos de regras pertencentes a um conjunto de regras são iniciados sequencialmente - cada regra ou conjunto de regras do conjunto de regras deverá ser executado(a) sem erros antes do início da regra ou do conjunto de regras seguinte.

    Se o conjunto de regras contiver conjuntos de regras aninhados e estes tiverem a definição Habilitar Execução Paralela diferente do conjunto de regras pai, a definição do conjunto de regras aninhado será aplicada. Por exemplo, se houver um conjunto de regras 1 (sinalizado para processamento paralelo) contendo a regra 1, a regra 2 e o conjunto de regras 2 (sinalizado para processamento sequencial), as regras e os conjuntos de regras do conjunto de regras 2 serão processados sequencialmente, mesmo que o conjunto de regras 1 esteja sinalizado para processamento paralelo.

  6. Na guia Usos, revise os conjuntos de regras que estão usando esse conjunto, se houver.

    Por padrão, um conjunto de regras não é usado por outro conjunto de regras quando você o cria, portanto esta guia fica em branco quando você cria inicialmente o conjunto de regras de negócios.

    Se você selecionar uma regra no conjunto de regras, poderá ver os nomes dos conjuntos de regras de negócios.

  7. Na guia Variáveis, revise e especifique as informações sobre as variáveis usadas no conjunto de regras.

    Selecione Mesclar Variáveis para mesclar todas as instâncias da mesma variável usada nas regras desse conjunto de regras, de forma que apenas a primeira instância de cada variável seja exibida quando a regra for iniciada. Se você não mesclar as variáveis, todas as instâncias de cada variável serão exibidas.

    Se você selecionar a opção Mesclar Variáveis, o primeiro valor que o usuário especificar para a solicitação em tempo de execução será usado em todas as ocorrências subsequentes dessa solicitação durante a validação e o início.

  8. Clique em Botão Salvar.