Criando um Componente de Fórmula de Armazenamento Agregado

Um componente de fórmula de armazenamento agregado consiste em instruções de cálculo da fórmula. Para criar as instruções de cálculo de uma fórmula, insira ou selecione membros, e variáveis. Quando você cria a fórmula, cada uma das instruções de cálculo é listada em uma linha de uma grade no Designer de Componentes.

É possível criar um componente de fórmula na Exibição de Sistema ou no Designer de Regras. Um componente de fórmula existe como um objeto independente no banco de dados para que possa ser compartilhado entre regras de negócios.

Para criar um componente de fórmula para um aplicativo de armazenamento agregado:

  1. Na Exibição de Sistema, clique com o botão direito do mouse em Fórmulas e selecione Novo.
  2. Informe um nome do fórmula e o tipo de aplicativo.
  3. Selecione um Aplicativo.

    O nome do aplicativo deve ser um aplicativo do Planning.

  4. Selecione o Banco de Dados.

    Nota:

    Se você clicar com o botão direito do mouse em Fórmulas e selecionar Novo para criar uma nova fórmula, a caixa de diálogo Nova Fórmula será preenchida com o tipo de aplicativo, o aplicativo e com o banco de dados com o qual você está trabalhando na Exibição de Sistema.

  5. Clique em OK.
  6. No Designer de Componentes, em Propriedades, execute estas etapas:
    1. Opcional: Por padrão, uma fórmula é compartilhada quando é criada; você não pode marcar ou desmarcar a caixa de seleção Compartilhado.

      Dica:

      Para criar uma fórmula que não seja compartilhada, abra uma regra de negócios e arraste o componente de uma nova fórmula para o fluxograma da regra. A caixa de seleção compartilhada não fica marcada. Se você decidir tornar a fórmula compartilhada marque a caixa de seleção Compartilhada.

    2. Opcional: Edite o nome da fórmula inserindo um novo nome com até 50 caracteres. (O nome assume como padrão o valor da caixa de diálogo Nova Fórmula.)
    3. Opcional: Insira uma descrição da fórmula com até 255 caracteres.
    4. Opcional: insira uma legenda para a fórmula. A legenda é exibida abaixo da fórmula no fluxograma do Designer de Regras.

      Nota:

      Se você não inserir uma legenda, o nome do componente será exibido no fluxograma.

    5. Opcional: insira comentários relativos à fórmula. Por exemplo, é possível informar aos usuários como o componente de fórmula deve ser usado.
  7. Em Fórmula, insira uma legenda para a fórmula.
  8. Opcional: em Membro de Deslocamento, se desejar que o valor total de todas as fórmulas do componente de fórmulas sejam gravadas a um membro de deslocamento ou em um número de dimensão cruzada, clique no ícone Reticências para selecionar um membro.

    Nota:

    É possível definir um membro de deslocamento manualmente nas fórmulas criadas a seguir. O deslocamento definido no componente de fórmula é calculado como a soma de todas as quantidades calculadas.

  9. Para criar uma declaração de fórmula, clique na linha do primeiro comando de fórmula à esquerda do sinal de igual. Em seguida, insira um membro ou a seleção de membros da dimensão cruzada ou clique em Ações para selecionar:

    Nota:

    Para digitar uma seleção de dimensão cruzada dos membros, digite cada nome dos membros, separados por uma seta para a direita. Por exemplo, mem1>mem2>mem3.

  10. Para concluir o comando de fórmula, clique na linha à direita do sinal de igual. Em seguida, insira um membro ou a seleção de membros da dimensão cruzada ou clique em Ações para selecionar:
  11. Opcional: para cada linha das declarações da fórmula, clique no ícone Comentários para inserir comentários sobre a declaração da fórmula. Clique em OK.
  12. Em Usos, você pode verificar as regras que usam o componente de fórmula.

    Nota:

    Nenhuma das informações contidas nessa guia pode ser editada.

  13. Clique em Botão Salvar.