Propriedades Gerais de Banco de Dados

Informações gerais para o banco de dados incluindo propriedades nas seguintes áreas:

  • Geral — forneça uma descrição para o banco de dados e visualize seu tipo e status (se está carregado ou não), bem como o nível de acesso mínimo para ele.

  • Cálculosomente para aplicativos de Armazenamento em Bloco

    • Agregue Valores Ausentes — agrega valores ausentes durante os cálculos do banco de dados.

      Por padrão, durante os cálculos completos de bancos de dados, o Oracle Essbase não agrega valores ausentes (#Missing). Quando os dados não são carregados em níveis pais, a agregação de valores ausentes pode aprimorar o desempenho do cálculo. Para banco de dados para os quais você tem permissões de Gerenciador de Banco de Dados, você poderá escolher se agregará valores ausentes.

      Se você nunca carrega dados em níveis pais, agregar valores ausentes pode melhorar o desempenho do cálculo. Se você agregar valores ausentes e carregar dados no nível pai, os valores do nível pai serão substituídos pelos resultados de consolidação do banco de dados, mesmo se os resultados forem valores #MISSING.

    • Crie Blocos na Equação - cria um bloco de dados para determinadas combinações de membros.

      Se você criar blocos na equação, quando atribuir um valor não constante a uma combinação de membro para a qual não exista bloco de dados, o Essbase criará um bloco de dados. A criação de blocos na equação pode produzir um banco de dados muito grande.

      Quando você atribui uma constante a um membro em uma dimensão esparsa, o Essbase cria um bloco de dados. Portanto, ao atribuir constantes a membros esparsos (por exemplo, "West = 5"), não selecione Criar Blocos na Equação.

      Quando você atribuir algo diferente de uma constante a um membro esparso, se desejar criar blocos, deverá selecionar Crie Blocos na Equação. Por exemplo, se nenhum dado existir para Valores Reais, um membro da dimensão esparsa Cenário, você deverá selecionar Crie Blocos na Equação para executar a seguinte alocação: 2002Forecast = Actuals * 1.05;

    • Cálculo em Dois Passos — recalcula determinados membros.

      Se você selecionar Cálculo em Dois Passos, depois de um cálculo padrão, os membros marcados como dois passos serão recalculados. A marcação de dois passos ficará efetiva em membros da dimensão marcados como contas e em membros Cálculo Dinâmico e Cálculo e Armazenamento Dinâmicos de qualquer dimensão.

  • Buffers de Recuperação de Dados

    • Tamanho do Buffer — tamanho do buffer de recuperação. Usado para processar e otimizar recuperações do complemento de planilha e de scripts de relatório.

    • Tamanho do Buffer de Classificação — tamanho do buffer de classificação de recuperação

  • ArmazenamentoSomente para Aplicativos de Armazenamento em Bloco

    • Modo de Acesso atual de E/S — modo de acesso atual

    • Modo de acesso pendente de E/S - uma destas opções está configurada por padrão:

      • E/S Armazenada em Buffer — usa o cache de buffer do sistema de arquivos. Se a E/S Direta não tiver sido especificada para a configuração Direction no arquivo essbase.cfg quando o banco de dados foi criado, a E/S armazenada em buffer será a padrão.

      • E/S Direta — ignora o cache de buffer do sistema de arquivos e executa E/S assíncrona e sobreposta oferecendo tempo de resposta mais rápido e mais potencial para otimizar os tamanhos de cache. Se a opção E/S Direta for selecionada, o Essbase tentará usar E/S Direta sempre que o banco de dados for iniciado. Se a opção E/S Direta não estiver disponível, o Essbase usará E/S em Buffer. Selecione E/S Direta para usar bloqueio da memória de cache ou a E/S sem espera (assíncrona) fornecida pelo sistema operacional.

    • Compactação de Dados - por padrão, uma destas opções está configurada:

      • Codificação de bitmap — um bitmap é usado para representar células de dados. Somente o bitmap, o cabeçalho de bloco e outras informações de controle são armazenados em disco. A codificação de bitmaps é o método mais eficiente de compactar dados. O Essbase armazena somente valores não ausentes e não compacta valores repetitivos ou zeros. Quando o banco de dados armazena um bloco de dados no cache, ele usa o bitmap para recriar valores ausentes e, portanto, expande totalmente o bloco.

      • RLE (Codificação de Comprimento de Percurso) — Valores consecutivos recorrentes, incluindo zeros, são compactados e um registro é mantido para cada valor recorrente e o número de vezes que ele é repetido consecutivamente. A RLE pode ser preferível se a densidade média do bloco não for maior que três por cento ou se o banco de dados incluir muitos valores de zero consecutivos ou qualquer valor recorrente consecutivo diferente de zero.

      • ZLIB — é criado um dicionário de dados baseado nos dados que estão sendo compactados. Geralmente, quando os dados são extremamente densos, a compactação do ZLIB fornece a melhor razão de compactação. No entanto, em algumas circunstâncias, outros métodos de compactação podem produzir resultados melhores. Com a compactação ZLIB, o espaço de armazenamento salvo tem pouca ou nenhuma relação com o numero de células ausentes ou o número de células contínuas de valor igual.

      • Nenhuma Compactação — nenhuma compactação de dados é executada.