Usando o Rastreamento de Consulta em Bancos de Dados de Armazenamento Agregado

Use dados de consulta para selecionar o conjunto mais adequado de exibições agregadas para materializar para um banco de dados.

Habilite o rastreamento de consulta para capturar dados sobre o custo de cada consulta executada no banco de dados. O custo de uma consulta é uma estimativa do tempo de recuperação médio necessário para recuperar valores de exibição. Para a primeira exibição (selecionada por padrão), a estimativa é a média de todas as consultas possíveis. Para exibições para as quais o rastreamento de consulta é usado, a estimativa é a média das consultas rastreadas. Portanto, uma exibição pode, em diferentes condições, exibir diferentes estimativas. Para calcular uma porcentagem que avalia o benefício do uso de uma exibição específica, divida o valor de custo da consulta para a exibição no valor de custo de consulta para o uso de exibições que contêm apenas os valores de nível 0.

Uma vez habilitado, o rastreamento de consulta continua até que ocorra uma das seguintes opções:

  • O rastreamento de consulta é desativado para o banco de dados, conforme descrito neste tópico.

  • O aplicativo é submetido a shutdown. Se ocorrer o shutdown do aplicativo, o rastreamento de consulta não continuará automaticamente quando o aplicativo for reiniciado.

  • As exibições agregadas adicionais são materializadas para o banco de dados. Como os dados de rastreamento da consulta se tornam inválidos quando exibições adicionais são materializadas, a materialização de qualquer nova exibição agregada reinicializa o rastreamento de consulta.

O rastreamento de consulta, que é armazenado apenas na memória, inclui consultas do Oracle Hyperion Web Analysis, a API da grade, os scripts de relatório, as APIs de Java e assim por diante.

Nota:

O rastreamento de consulta só pode ser usado em bancos de dados de armazenamento agregado.

Para habilitar ou desabilitar o rastreamento da consulta:

  1. Em Exibição de Sistema, clique em Ícone Propriedades do Banco de Dados.
  2. Em Modo de Exibição do Enterprise, clique com o botão direito do mouse no tipo de plano, selecione Controle de Consulta e escolha uma destas opções:
    • Habilitar, para habilitar o rastreamento de consulta

    • Desabilitar, para desabilitar o rastreamento de consulta

      Quando você habilita o rastreamento de consulta, o banco de dados registra informações de consulta; quando você desabilita o rastreamento da consulta, o banco de dados interrompe a gravação das informações de consulta e limpa os dados de consulta da memória.

  3. Clique em OK para confirmar que você deseja habilitar ou desabilitar o rastreamento de consulta.