Como Usar o Standard to Management Ledger Migration Utility

Use o Standard to Management Ledger Migration Utility para preparar um aplicativo Detailed Profitability para migração para um ambiente Profitability and Cost Management.

Nota:

Esse utilitário só está disponível para instalações do Oracle Hyperion Profitability and Cost Management que usem o Banco de Dados Oracle.

O utilitário cria um arquivo ZIP de modelo que pode ser importado como um novo aplicativo Management Ledger para o Profitability and Cost Management. Ele contém os metadados de dimensão, definições de ponto de vista (PDV) e preferências de aplicativo do aplicativo Standard Profitability. Ele também contém regras e conjuntos de regras do Management Ledger como placeholder, derivados dos estágios e das regras do aplicativo Standard, para fornecer uma estrutura que será preenchida manualmente para completar o processo de migração.

O Standard to Management Ledger Migration Utility usa um procedimento PL/SQL para extrair as informações do aplicativo Standard Profitability para arquivos em um servidor. O procedimento PL/SQL requer que primeiro você crie um objeto directory da Oracle, que é usado para acessar o sistema operacional no servidor de bancos de dados e gravar os arquivos. Em seguida, você copia esses arquivos para qualquer computador cliente baseado no Microsoft Windows, onde você executa um arquivo em lote (BAT) para prepará-los e empacotá-los em um arquivo ZIP de modelo do Management Ledger. Por fim, você pode importar o arquivo de modelo para um novo aplicativo Management Ledger no Cloud.

Estas são as etapas:

  1. Extraia os arquivos do utilitário do arquivo ZIP em que estão contidos.

    Abra o arquivo de patch P28048630_111240_Generic.zip e extraia esses dois arquivos: sptomlextract.sql, sptomltemplate.bat

    No arquivo Zip, eles estão localizados na pasta a seguir:

    HPCM_11_1_2_4_128_28048630\files\products\Profitability\database\Common\Oracle

  2. Crie um objeto de banco de dados do diretório Oracle para especificar o local no servidor do banco de dados em que os arquivos de migração deverão ser gravados:
    1. No Oracle SQL Developer ou no SQL Plus, conecte-se a um usuário que tenha o privilégio create any directory e execute este comando:

      create or replace directory EXTRACT_DIR as '<directory path where you want the migration files written>';

      Por exemplo, para gravá-los no diretório D:\Migration_Extract em um servidor do Windows:

      create or replace directory EXTRACT_DIR as 'D:\Migration_Extract';

    2. Conceda todos os privilégios nesse diretório ao proprietário do esquema do produto Profitability and Cost Management:

      grant all on directory EXTRACT_DIR to <proprietário do esquema do Profitability and Cost Management>;

      Por exemplo, se o proprietário do esquema do Profitability and Cost Management for HPCM1, use este comando:

      grant all on directory EXTRACT_DIR to HPCM1;

  3. Crie o pacote PL/SQL do utilitário de migração:

    No Oracle SQL Developer ou no SQL Plus, como proprietário do esquema do Profitability and Cost Management, execute o script sptomlextract.sql. Isso cria e compila o pacote PL/SQL HPM_SP_TO_ML_PKG.

  4. Execute o utilitário de migração para extrair as informações do aplicativo Standard Profitability nos arquivos em um servidor de bancos de dados:

    Execute este comando no Oracle SQL Developer ou no SQL Plus:

    exec HPM_SP_TO_ML_PKG.ExtractAll('<appName>');

    Por exemplo, para o nome do aplicativo "BksSP82", você usaria este comando:

    exec HPM_SP_TO_ML_PKG.ExtractAll('BksSP82');

    Os arquivos de migração são criados no diretório que você especificou na etapa 2.
  5. Copie os arquivos de migração para qualquer servidor ou cliente Microsoft Windows.

    Se a instância do Banco de Dados Oracle não estiver instalada em um sistema Microsoft Windows, copie os arquivos de migração gerados para qualquer sistema. Além disso, copie o arquivo sptomltemplate.bat nesse local.

  6. Gere o arquivo ZIP de modelo do Management Ledger:

    No computador que está executando o Microsoft Windows, execute o script sptomltemplate.bat para preparar e empacotar os arquivos de migração em um arquivo ZIP de modelo do Management Ledger usando este comando:

    sptomltemplate.bat <caminho do diretório onde você copiou os arquivos de migração>

    Por exemplo, se você copiou os arquivos de migração para D:\Migration_Template no servidor do Windows, o comando será:

    sptomltemplate.bat D:\Migration_Template

    Essa etapa gera um arquivo de modelo denominado SPtoML_Template.zip na mesma pasta.