Criando Contas Lógicas Complexas

Itens de lógica individuais são definidos dentro de um grupo de lógica complexa. Cada um dos campos para uma regra de lógica complexa funciona da mesma maneira que uma regra de lógica simples, exceto para os campos Valor do Critério e Incluir Cálculo. As contas lógicas complexas permitem que o usuário informe um valor de critério que inclui outras dimensões, além da dimensão da conta. Além disso, você pode especificar "agrupar por" e "nível do grupo" para alterar a forma como as contas lógicas geradas são exibidas no Workbench.

Valor do Critério

Para especificar critérios para cada dimensão, clique no ícone de Valor do Critério para abrir o formulário de critérios. O item da lógica só é criado a partir dos itens de linha de origem que atendem aos critérios especificados para cada dimensão. As descrições de cada campo de critérios lógicos complexos são:

Dimensão

Este campo permite a seleção de qualquer dimensão de origem habilitada. Você pode selecionar cada dimensão apenas uma vez.

Tipo de Critério

Este campo funciona com os campos Dimensão de Origem e Valor do Critério para determinar a partir de quais valores de origem os itens lógicos são derivados. Os tipos de critério disponíveis são In, Between e Like. O Tipo de Critério determina como o valor do critério é interpretado.

Valor do Critério

O tipo de critério usa este campo para determinar quais membros deverão ser incluídos na lógica de cálculo de qualquer dimensão lógica fornecida.

Agrupar Por

Na exibição do item lógico derivado no Workbench, o campo Agrupar Por permite que o item lógico substitua o membro exibido no campo de dimensões apropriado. Você pode sobrepor a opção, a fim de agrupar a dimensão com base no valor informado no campo Agrupar Por. Use este campo para codificar o membro retornado ou pode anexar valores codificados aos membros originais, informando um membro codificado e um asterisco (*) no campo Agrupar Por.

Por exemplo, com a inserção da palavra "Caixa" na linha com a conta selecionada para a dimensão, o formulário de Importação exibirá "Caixa" no campo Conta do item lógico. Se você inserir "L-*" no campo Agrupar Por, o formulário de importação exibirá "L-1100”, onde 1100 é a conta original que especificou o critério lógico.

Se você não especificar um valor no campo Agrupar Por, não haverá agrupamento para essa dimensão, e um item lógico separado será criado para cada membro de dimensão exclusiva.

Nível do Grupo

Na exibição do item lógico derivado no Workbench, o campo Nível de Agrupamento funciona com o campo Agrupar Por para substituir o membro exibido no campo de dimensões apropriado. Este campo aceita somente valores numéricos.

Quando você informa um valor de 3 no campo Nível do Grupo, os três caracteres à esquerda do campo Agrupar Por são retornados. Se nenhum valor for informado no campo Agrupar Por, a especificação de um valor de 3 no campo Nível do Grupo retornará os três primeiros caracteres do membro de dimensão de origem original. Os itens lógicos exibidos no formulário Importação podem ser agrupados no nível desejado.

Por exemplo, quando L-* é informado no campo Agrupar Por, o item lógico é exibido no formulário Importar como "L-1100", em que 1100 é a conta original especificada. Na exibição do item lógico derivado no Workbench, o campo Nível de Agrupamento funciona com o campo Agrupar Por para substituir o membro exibido no campo de dimensões apropriado. Este campo aceita somente valores numéricos.

+ exibe "L-11". Se você informar o nível de Grupo 1 para esta linha, o formulário Importação exibirá "L-1".

Incluir Cálculo

Se ele atender aos critérios do item lógico, campo Incluir Cálculo permitirá que o item lógico inclua os valores do Data Management calculados previamente em seus cálculos.

Nota:

Cada item lógico tem uma sequência anexada e os itens lógicos são calculados nessa sequência. Se o segundo item lógico ou posterior tiver este campo ativado, os itens lógicos calculados anteriormente serão incluídos, contanto que atendam aos critérios lógicos.